Condução...

RMMTB

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Bem, para respeito das regras e não desviar mais este tópico...

Ponta/tacão
http://en.wikipedia.org/wiki/Heel-and-toe

Travar com pé esquerdo
http://en.wikipedia.org/wiki/Left-foot_braking

É preciso mais informação para se entender que são coisas diferentes, sendo que a última não tem qualquer aplicação no dia a dia?

Em relação a motas não tenho grandes conhecimentos em termos de condução desportiva, mas acho que não é preciso tanto para saber que um toque no travão de trás permite colocar mais carga na roda da frente. E que isso pode ser benéfico antes de travar com essa roda...
 

RMMTB

New Member
Desculpa lá mas eu falo em travar com pé esquerdo, tu vais buscar o ponta/tacão que é travar e acelerar com o pé direito ao mesmo tempo. E o baralhado sou eu?! Tens aí a distinção e a explicação. Só não entendes que são coisas diferentes se não quiseres...
 

TeZz

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filho leste hoje a primeira x o que é o ponta tacão , e estás a querer ensinar-me o que te tentei explicar.. enfim.. tas num forum .. está tudo escrito..



É quase como tentar travar no carro com o pé esquerdo

o amigo abelha referiu , que travar com o pé esquerdo era dificil, isto em relaçao á utilizaçao das manetes de travão invertidas, com uma certa lógica atençao

e ja agora quem conduz mesmo bem trava com o pé esquerdo e direito

eu apenas lhe lembrei que é apenas uma questão de habito, qualquer piloto,ou pessoa que conduza ( desportivamente muito bem) trava igualmente com o pé esquerdo ou direito.
os pés são apenas mais treinados para uma coisa numa pessoa "comum"
metam o carro em primeira, e tentem arrancar com o pe direito a desembraiar. vai abaixo, o esquerdo é que sabe fazer isso , está treinado.

enquanto se falava de travagens, entras tu a matar, com um saco de perolas
PS: travar com pé esquerdo nada tem a ver com conduzir bem ou mal. É uma técnica que se aprende, especialmente para corridas com carros de tracção dianteira,

ok entao travar com o pé esquerdo é uma coisa para carros de tracçao dianteira , tipo esta afirmação nem faz sentido sequer.


que serve para controlar a distribuição de peso e tracção ou para abrandar sem baixar o regime do motor.

ok, aqui claramente TU INTRODUZES , na thread , o heel and toe, ou o ponta tacão, como ainda não tinhas pesquisado, descreves muito rudimentarmente o rev matching, o "abrandar sem baixar o regime do motor"

Estraga imenso o carro e não tem utilidade literalmente nenhuma na estrada, excepto em manobras lentas com carros automáticos, visto que não existe embraiagem para ajudar a dosear a potência.

depois ainda concluis induzindo toda a gente em erro que "estraga imenso" o carro , calculo que estivesses a falar do " abrandar sem baixar o regime do motor." porque travar com o pé esquerdo não estou a ver como possa estragar o carro, contudo como te foi explicado por mim e outro user, o rev matching , heel and toe ou ponta tacao faz-se exactamente para proteger o motor e principalmente transmissão


depois.. abres uma thread para as pessoas não confundirem ponta tacão com travar com o pé esquerdo..

priceless
 

TeZz

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mas acho que não é preciso tanto para saber que um toque no travão de trás permite colocar mais carga na roda da frente. E que isso pode ser benéfico antes de travar com essa roda...

há e já agora, tambem estás redondamente enganado sobre motas.
se quizeres eu ensino-te
 

RMMTB

New Member
TeZz, como te disse, dispenso gente a armar-se, especialmente a dizer disparates. Se para ti não faz sentido o que eu disse, se achas que o que eu descrevi sobre travar com pé esquerdo é o heel and toe, então é porque não fazes ideia sequer do que estava a falar. Por isso poupa-me a atitude condescendente, quando pelos vistos nem sabes do que falei e informa-te primeiro.

E sim, é um fórum, está tudo escrito, por isso lê, vê como metes água logo na primeira linha e como foste tu que falaste no "heel and toe":

Isso è heel and toe , pesquiza.. Nao é com o pe esquerdo no travao..

Eu falo de uma técnica que é com o pé esquerdo! Tu entras a matar, a tentar corrigir, quando nitidamente não fazes ideia do que falei. Se fizesses ideia, então não dizias logo que não é com o pé esquerdo. A técnica que eu descrevi é com o pé esquerdo, o próprio nome na Wiki está lá "travar com o pé esquerdo". Se não sabes o que é ou se até como disseste, para ti não faz sentido, vai ler antes de dizeres mais disparates.

Agora não tenho culpa que a única coisa que conheças é o heel and toe e assim que alguém fala em "manter regime" achas logo que só pode ser isso. E depois ainda achas que os outros estão errados, só por não fazeres ponta de ideia do que se está a falar.

PS: Quanto às motas, até tenho muito a aprender, mas se perceberes tanto como de automóveis, então prefiro ficar-me pelo que sei.
 

magno

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http://www.youtube.com/watch?v=qdWSyrqEnE4
aqui podem ver as duas tecnicas a serem utilizadas
pelo que sei o heal and toe é utilizado ao fazer mudança de velocidades, pelo que o pé esquerdo é só utilizado para a embraiagem na utilização dessa técnica, por isso é que se chama heal and toe, dedo e calcanhar, colocas a ponta do pé no travão e o calcanhar no acelerador, senão com qual pé accionavas a embraiagem?
travar com o pé esquerdo é só para desacelerar o carro sem perder o "sweet spot" em que o acelerador estava para poderes voltar a velocidade estável em que o carro estava.
 

Rui Marçal

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Lol...

Quase todos tem razão...

A técnica do ponta-tacão e de travar com o pé esquerdo só faz sentido em carro de competição.

No dia a dia desgasta os travões, desgasta a embraiagem e queima mais combustível.

Claro que se alguém sabe travar bem com o pé esquerdo como nos carros automáticos não estraga nada, desde que não acelere ao mesmo tempo...

A técnica de travar com o pé esquerdo, normalmente é usada na competição em carros de cx automática ou semi automática. Com esta técnica perde-se menos tempo morto a passar o pé direito do acelerador para o travão. Assim, ainda o pé direito está a desacelerar já o pé esquerdo está a travar.
Há também pilotos que com caixa manual conseguem travar com o pé esquerdo, porque não o conseguem fazer com ponta tacão ou porque simplesmente o pedal do acelerador é muito mais baixo que o pedal do travão e não dá jeito nenhum fazer ponta tacão.

Normalmente os carros desportivos tem os pedais à mesma altura e são grandes para isso mesmo. No meu BMW faço na boa ponta tacão, num Citroën que tive era impossível. O BMW tem um grande pedal de acelerador onde é impossível falhar e o Citroën era pequenino.

O ponta tacão é mais usado em competição e em carros com caixa manual. A curvar acelera-se com a parte de trás do pé para não perder rotação e tração e pode-se ir travando para tentar equilibrar o carro e mantê-lo na corda da curva. Entretanto sobra o pé esquerdo para embraiar e meter mudanças.

Os carros atuais que circulam nas nossas estradas já simulam um pouco a travagem em curva para equilibrar o carro. O que acham que é o controlo de estabilidade e como atua? Travando uma ou várias rodas. É por isso que os pilotos aceleram e travam ao mesmo tempo.

Na F1 usam sempre o pé esquerdo para travar porque é um desporto que exige muita rapidez.

O Rubens Barrichelo era um dos muitos poucos pilotos que não o conseguia fazer. Ele travava com o pé direito e acelerava com o mesmo.

Muitas vezes em direto faziam a comparação com o Schummi onde isso se via muito bem. Na curva o Rubens ia sempre com o pé no acelerador e nunca ia ao travão. No caso do Shummi isso já não era assim e na chuva então isso era muito notório em curva ele a travar constantemente e a acelerar sempre.
 

jorgemiguel4

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Eu não percebo nada disso, mas neste tópico tanto parece haver coisas muito certas e muito erradas.


O meu ponto de vista:
Obviamente que Heel-and-Toe e Left Foot Braking são coisas diferentes, mas isso acho que nunca esteve em discussão.
Depois, ao contrario do que o Rui é praticamente impossível a um piloto fazer o que o ESP(controlo de estabilidade) faz, a não ser que tenha um travão independente para cada roda. Os pilotos travam e aceleram ao mesmo tempo para quando largarem o travão terem logo toda a potencia disponível na saída de uma curva por exemplo, não me parece que tenha alguma coisa haver com a estabilidade.


Heel-and-Toe é bom para fazer Rev Matching enquanto se trava e isso é benéfico para o motor e periféricos quando bem feito! Pé esquerdo da embraiagem e direito no travão e acelerador, dando apenas a aceleração necessária para sincronizar a velocidade do motor com a caixa antes de largar a embraiagem totalmente.
 

Patitos

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Uma coisa é a teoria, outra é a prática, e garanto-vos que é bem diferente. Já faço rallys á muitos anos e requer muito treino , desgaste e €€€ gastos em material, e ainda hoje antes de uma prova no dia anterior estudo o percurso e retiro notas no carro de rally , e só volto a pegar noutro carro no dia a seguir á prova.
 

jorgemiguel4

New Member
Uma coisa é a teoria, outra é a prática, e garanto-vos que é bem diferente. Já faço rallys á muitos anos e requer muito treino , desgaste e €€€ gastos em material, e ainda hoje antes de uma prova no dia anterior estudo o percurso e retiro notas no carro de rally , e só volto a pegar noutro carro no dia a seguir á prova.


E o que tens a dizer acerca do assunto aqui discutido? Era importante a opinião de alguém com mais experiência...
 

Tremoço

Member
O left foot braking e o ponta-tacão sao coisas bastante diferentes.

O ponta-tacão serve, tal como foi dito anteriormente, para igual a rotação do motor ao reduzir, e porque se faz isto? Primeiro, como foi dito, para proteger transmissões,motor, e tudo mais,devido ao salto brusco de rotação que pode ocorrer. Mas também serve para outra coisa bem mais importante, evitar o shift-lock, ou seja, evitar que as rodas fiquem bloqueadas quando se reduz, sim e algo que pode acontecer ;) e para não perder o controlo do carro faz-se ponta-tacão de forma a evitar isto. Normalmente e o unico momento em que se usa esta técnica.

Travar com o pe esquerdo ja pode ter muitas mais utilidades, como nao perder o turbo-bust, nao perder a aceleraçao do carro, desequilibrar/equilibrar o carro ao entrar na curva (nao so em tracçao a frente).

podem ver uma pequena explicaçao do grande senhor dos rallys:

http://www.youtube.com/watch?v=BMEqOGejlrw

Espero ter ajudado ;)
 
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