Condropatia

ruialexis

Elos Rápidos
Após "procura avançada" existem várias referências no Fórum a lesões e dores nos joelhos, mas nenhum tópico específico sobre Condropatia.

Condropatia, significa uma lesão ao nível da cartilagem do joelho que pode ser avaliada através de ressonância magnética (RM) entre Grau 1 (menos grave) e Grau VI (mais grave). De acordo com o que tenho lido o Grau I/II ainda é considerado uma lesão reversível, o mesmo não acontece com o Grau III/IV.

A razão pela qual início este tópico tem a ver com o facto de me ter sido diagnosticada condropatia de grau I/II.

Costumo realizar Maratonas e Ultra Maratonas em BTT e foi precisamente numa prova de 80Km onde decidi fazer 20Km antes e 20Km depois para fazer um treino mais longo que surgiu a lesão. Foi estranho porque nos 20Km iniciais e durante os 80Km da prova não tive nenhum tipo de sintoma e rolei sempre num ritmo rápido e constante, no entanto nos últimos 20km começou a surgir uma dor ligeira lateral à rótula (patela) que foi agravando ao ponto de já não ter força para pedalar neste joelho.

Nunca tive nenhum sintoma deste género e por isso desvalorizei completamente esta dor, nos 2 dias seguintes não consegui pedalar e tinha dor a subir e a descer escadas, mas nos restantes dias estava de férias num local que me obrigou a subir centenas de escadas, que subi sem nenhum tipo de limitação.
Passado uma semana, já estava esquecido da dor e fui para a estrada sem nenhum tipo de limitação, ao fim de 25" aproximadamente voltaram as dores e aqui o "esperto" continuou a pensar que isto não era nada de especial...só não vim de táxi para casa porque não encontrei nenhum e acho que agudizei a lesão!

Neste momento já estive em 2 consultas de ortopedia, fiz anti-inflamatório (Etoricoxib) durante uma semana e glucosamina (que continuo a fazer). Fiz RM que revelou "incipiente tendinose", condropatia grau I/II e suspeita de edema, após a RM comecei novamente o anti-inflamatório para fazer mais 2 semanas.

Conclusão, já passaram cerca de 5 semanas. Consigo pedalar no rolo em cadência sem nenhum tipo de carga (recomendação médica para evitar perda de massa muscular), mas não tolero nenhum tipo de carga por mais pequena que seja.

Começo a roçar o "desespero" por achar que vai demorar meses até voltar ao normal, caso ainda seja possível voltar ao normal!

Pergunto se algum de vós já teve esta lesão, e quais os procedimentos, tratamentos, sucessos e insucessos que tiveram.

Obrigado pela ajuda,
RA
 

jfreitas

New Member
Bom dia,

Caro Ruialexis, eu também tenho essa lesão, não sei é qual o meu grau... Conheço-a, no entanto, como condromalácia (no fundo é a mesma coisa, o que interessa é o termo "condro" que dz respeito à rótula, depois entre malácia e patia é sinónimo de doença).


aqui fica um link sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Condromal%C3%A1cia_patelar
entretanto descobri que a condropatia pode ser causada por condromalácia, adiante...

De qualquer maneira, posso relatar-te o que se passou comigo que talvez te ajude.
Os sintomas que tive são os mesmos que tu, tudo o que fosse agachamentos, subir escadas, correr, bicicleta me fazia doer ao ponto de não conseguir fazer força. Fui ao médico para ver o que era porque, se bem me lembro, também fiz líquido no joelho.
Fiz uma ressonância magnética e apurou-se que tinha condromalácia. Depois esse mesmo diagnóstico foi confirmado por exame de apalpação (do joelho...atenção :p) por parte do médico.
Um dos exames que ele me fez e que ainda hoje me faz doer foi estar deitado de barriga para cima, ou sentado, com a perna em questão esticada numa cama em repouso. Depois apoiar a mão no final da parte da frente da coxa a fazer uma ligeira pressão na rótula no sentido do pé. De seguida contrair o músculo da coxa, o que fará a rótula deslocar-se para trás, no sentido da anca. A mim, ainda hoje, faz-me uma dor/impressão tremenda, e penso que está relacionado com a patologia.

O que fiz foi antinflamatório na altura em que estava com o líquido para reduzir o inchaço. Depois, a cura propriamente dita é dificil.
É que, segundo o Médico me explicou, e é um GRANDE especialista na matéria (ex-médico do futebol do Sporting, nem é preciso dizer o nome...) a minha cartilagem estava desgastada. E regenerar cartilagem é muito dificil pois é uma tecido que tem pouca irrigação sanguínea.
Existem produtos que fomentam a renegeração, mas como a irrigação naquela zona é pouca, os efeitos não se sentem muito.
O que me foi aconselhado foi tomar complexo de glucosamina com condroitina sob a forma de um comprimido que é o Glucomix.
Mais recentemente fui novamente ao médico, por rotina, e foi-me aconselhado um outro produto que é o: Joint Care Advanced.

O que interessa, no fundo, é que tenham estes dois produtos. Existem N produtos no mercado, tem atenção porque sulfato de glucosamina é diferente de glucosamina, e pode parecer que tem as quantias certas e depois não tem.

Como é obvio, não te aconselho a guiares-te pelas minhas palavras, que não sou médico.

O que faço hoje em dia é, mês sim, mês não, tomo uma caixa de glucomix, que dura cerca de um mês, um comprimido de manhã e outro à noite. Os comprimidos sabem a peixe :p

Dito isto, desejo-te boa sorte na cura desse problema, que tanto me afectou e chateou, deixando-te a esperança de eu estar praticamente recuperado e ter uma vida activa normal: corro, faço natação, bicicleta, triatlo e mais uma porrada de coisas. Há dias em que sinto os joelhos mais cansados mas nada de mais.

Qualquer coisa que precises dispõe.

João Freitas
 

Renatogas

Member
Olá Ruialexis.

Pelo o que li no teu post....o teu estado clinico diz que tens uma tendinite no tendão rotuliano.
Esta lesão dá-se á falta de alongamento no final dos treinos, á existençia de uma atrofia muscular (não na perna de apoio) e geralmente aparece
nas alturas de maior carga nos treinos, sugiro-te também para rever bem a tua posição em cima da bicicleta o bico de selim deve estar alinhado com o movimento do pedaleiro (Posição para o Cross) mas no teu caso deve estar ligeiramente atras para não "forçar" os joelhos (posição de maratonista).
Aconselho-te a fazer gelo e pomada anti-inflamatório nas primeiras 72h apos o aparecimento da dor (tendinite aguda), se não desaparecer nas primeiras 72h, tens de fazer algumas sessões de eletroterapia (iontoforese), isto para uma tendinite cronica, á casos clinicas nas tendinites que podem ficar para o "resto da vida", isto se não fizeres um bom tratamento, procura um massagista desportiva ou um fisioterapeuta, mas procura um bom profissional com um bom conhecimento em eletroterapia e faz um reforço muscular na perna com atrofia se for o teu caso....e a deixar de treinar enquanto a dor existir.
No caso da falta de cartilagem no joelho faz uma suplementação Sulfato de Glucosamina ou Sulfato de Condroitina...vai há farmacia e compra o Viartril é importante fazer esta suplementação no minimo 1 vez ao ano, nós atletas.

Espero ter ajudado....boa recuperação :p

Renato Gaspar
 
Last edited:

ruialexis

Elos Rápidos
Renatogas,

obrigado pelos teus conselhos. Neste momento acabei o período de mais 2 semanas com anti-inflamatório e continuo a fazer o Sulfato de Glucosamina e Sulfato de Condroitina (Artrozen). Vou estar mais uma semana parado ou que irá fazer um total de 3 semanas sem nenhum tipo de actividade física e 8 semanas após a dor inicial.

Estou na expectativa para ver como o joelho vai reagir. Caso não tenha resultados vou consultar outro Médico e iniciar fisioterapia na FisioGaspar.

1 Abraço.
RA
 

MADCoelho

New Member
boa noite pessoal como ciclistas que somos a nossa principal arma é os nossos amigos joelhos, e sem eles andar de bike é para esquecer, eu sofri uma lesão muito grave no joelho esquerdo e tive 3 anos sem puder sequer andar mais rápido do que o normal, e tudo porque? porque tinha a lesão e os sintomas mas nao sabia o que era.

aqui deixo algumas advertências para vocês meus amigos.

Andar de bicicleta é um meio de locomoção, pode ajudar a reduzir o stress, favorece o emagrecimento e evita doenças. Mas, ao mesmo tempo, a falta de conhecimentos e excessos na prática do desporto podem prejudicar a saúde dos joelhos, levando a problemas, como condropatia patelar – um desgaste da cartilagem da patela, que é um dos tipos de lesões mais comuns nas pessoas que andam de bicicleta com frequência.

De acordo com o ortopedista, durante a prática do ciclismo os joelhos realizam movimentos cíclicos de flexão e extensão (esticar e dobrar) que levam a patela a subir e descer em contato com a tróclea (região do fêmur onde a patela entra e se articula). “Em qualquer situação, quando o joelho fica dobrado além de 40 graus, a patela passa a fazer contato com uma região do fêmur chamada tróclea e faz pressão na cartilagem que reveste estas duas estruturas: patela e tróclea. Então, quanto maior o grau de flexão do joelho, maior é a pressão que recai sobre a cartilagem destas estruturas, o que pode levar à lesão”.

Isso ocorre, principalmente, quando o ciclista posiciona o selim da bicicleta numa altura muito baixa, posição que faz com que os joelhos tenham graus altos de flexão, além dos 40 graus, promovendo um aumento da carga (força de atrito) que passa na articulação patelo-femoral desgastando a cartilagem desta região. Além disso, quando o ciclista realiza esforços maiores, como numa subida, a pressão que passa na articulação patelo-femoral aumenta ainda mais, contribuindo para o desgaste articular. “Na prática de qualquer tipo de desporto, os maiores riscos de lesões acontecem nos momentos de esforços constantes. No caso do ciclismo, os extremos de esforço podem aumentar em demasia as pressões que atuam nas cartilagens articulares femoro-patelares e também imprimir carga nociva nos tendões do quadríceps e da musculatura posterior da coxa, estimulando o aparecimento de tendinites”

Tratamento

O tratamento para lesões no joelho deve ter avaliação adequada e individual, considerando-se o equipamento utilizado pelo ciclista e a técnica de pedalada. “Quando se identifica alguma inconformidade, esta deverá ser corrigida. Problemas como altura do selim ou alinhamento dos joelhos em relação aos pés durante o movimento cíclico de pedalada são exemplos de potenciais problemas na prática da atividade física. Além disso, deve-se buscar o equilíbrio da musculatura da coxa e panturrilha com adequação da força e alongamentos musculares”, ressalta.

Benefícios do ciclismo

O movimento cíclico que se observa na pedalada é saudável, na maioria das vezes, já que estimula a renovação das células articulares e promove a distribuição do líquido sinovial, que lubrifica e nutre células cartilaginosas por todo o joelho. Desta forma, se não houver carga e o selim estiver posicionado na altura correta a bicicleta pode ser utilizada na recuperação de lesões no joelho. Outro aspecto que pode ser explorado na recuperação de lesões com o uso da bicicleta é o ganho de amplitude de movimento dos joelhos, alternando a altura do selim, mais baixo e mais alto.

a minha operação foi atraves de arto-escopia, e ate ao momento tomo cartilagem de tubarao para puder rolar como dantes, contudo agora tenho de ser seguido de 6 em 6 meses pelo ortopedista
 
Top