Comparativo entre o Polar CS500 e o Garmin Edge 500

Rui Marçal

New Member
Boas malta dos pedais,

Eu gosto dos nº que acompanham as minhas voltas, tal como gosto de gravar os percursos que faço. Por vezes utilizo a aplicação do telemóvel Sports track que até funciona muito bem, é à borla mas gasta bastante bateria...Enfim, queria algo mais e decidi depois de estudar algumas coisas que o Edge 500 seria o que pretendia, mas nem tudo é bom...

O meu atual é o Polar CS500 que já me acompanha há mais de um ano mas faltava-lhe mais coisas e tinha alguns defeitos como na ter luz, por vezes faço voltas noturnas e não gravar tracks...entre outras.

Decidi comprar o Edge 500 e ainda estou a testar os 2 pois eles apresentam valores dispares, agora qual o melhor? É isso que proponho aqui apresentar.

A

Este é o banco de testes, lol...ainda cheguei a andar também com o Garmin Montana 600 para confirmar dados como a elevação, altimetria e km percorridos, mas não tenho fotos desse momento, lol...

Em termos de design acho o Polar mais bonito, mas também é maior e mais pesado.

O Polar não tem GPS e como tal conta os km através do sensor na roda. O Garmin como usa o GPS não necessita disso.

O Edge ganha aqui cerca de 50grs no peso em relação ao Polar e é de instalação mais fácil visto ter 2 suportes muito fáceis de instalar e pode-se ter 2 bikes, em que cada suporte está numa delas, depois é só trocar duma para a outra. Permite ainda no menu "dar" o nome até 3 bikes e usa-lo com dados independentes para cada uma delas.

O Polar também tem a opção até 2 bikes mas o suporte é só um e os sensor de velocidade também. Por isso para quem quer 1 ciclocomputador para 2 bikes, sem dúvida que o Edge é muito melhor.

Ter ou não sensor de velocidade é vantajoso mas também é desvantajoso. Se tivermos bom tempo, circularmos em locais com poucas árvores ou prédios, ou seja, se tivermos acesso facilitado a muitos satélites, o Edge marca bem os km, senão, falha...
O Polar bem calibrado marca sempre bem, mas para ser 100% preciso temos de ir atualizando o perímetro da roda e ter pressões sempre semelhantes. No caso do Edge isso é automático. Mas para quem faz muita cidade ou muita serra onde a receção do GPS pode falhar, o Edge falha mesmo, não muito, mas falha.

Outra falha do Edge é o modo de parar automático. Tal como o Polar, eles tem a função de parar a contagem sempre que a bike pára. O Polar funciona a 100% o Edge não. Mais uma vez basta irmos devagar, por exemplo a subir e a receção dos satélites ser fraca e o Edge interpreta isso como uma paragem, quando não é.

Outra desvantagem que encontro no Polar são as "folhas" que nos são apresentadas quando rolamos. No Polar temos 9 folhas para consultar. É muita folha para desfolhar para consultar o que queremos.



Folha do resumo da volta. Limite de batimento cardíaco.



Tempo da volta e limite cardíaco máximo e média cardíaca.



Kcalorias gastas e destas a % de calorias (13%) que foram consumidas através da gordura. Ou seja, 13% da energia proveio diretamente da gordura. Penso que o Garmin não tem isto...pelo menos diretamente....




Velocidade máxima e média da volta.



Distancia da volta.




Duração da volta.



Acumulado. Aqui o Polar volta a perder, para se consultar este item, o quanto já subimos, temos de parar a cronometragem e pesquisar nas várias folhas. Neste caso, o Edge está sempre a atualizar os dados...



Inclinação máxima que descemos. Também temos de parar para obter esta informação. No Edge, não marca o valor máximo, mas depois é possível ver no computador essa situação.




Desci uma parede com 32% de inclinação. O edge marcou nesta parede 45%!. Parece-me algo exagerado, eu não fiz rapel lol...



Acumulado de descida. No Edge está sempre atualizado, no Polar temos de parar.



Este é um dos menus que personalizei. Dá para personalizar até 5 menus com um máximo de 8 informações por página, o que perfaz 40 informações diferentes! Grande vantagem para o Edge 500.



Mais um exemplo. As informações que estão em branco devem-se a ter a cinta do batimento cardíaco desligada no momento das fotos.



Mais uma página.




Isto é o resumo da volta...

Depois ainda temos um programa informático onde descarregamos a informação toda onde se encontra tudo o que queremos. Muito completo. No caso do Polar tinha de gastar mais dinheiro para comprar os acessórios para poder comunicar com o computador.

No Edge conseguimos meter toda essa informação só numa página totalmente personalizada por Nós.

Mais ou menos é isto, resumindo:
 

Rui Marçal

New Member
Obrigado João, achei que fazia aqui falta uma analise a 2 ciclocomputadores quase de topo.

João, realmente o Edge está carregado de opções para consultar, aquilo é que é um computador, parece um Nissan GTR.

Eu escrevi algo mais no 1º post mas não apareceu!

Entretanto aqui fica o resumo lol...

Polar CS500
Vantagens:

Mais bonito;
Melhor visibilidade dos números;
Maior rigor na quilometragem apresentada;


Desvantagens:

Mais caro;
Menos informação no geral;
Menos informação por página;
Não tem GPS;
Para saber algumas informações obriga a parar o exercício;
Muitas páginas (8) com informação espalhada.


Garmin Edge 500
Vantagens:

Mais barato;
Mais pequeno;
2 suportes para bike;
Muito mais informação no geral e por página, com a atualização do software dá para 40 tipos de informação diferente;
Todos os dados são atualizados durante a volta sem ter de parar o exercício;
Mais leve;
Páginas personalizáveis;
Boa interatividade com o computador;
Utilização dos satélites para gravar o percurso;

Desvantagens:

Menor rigor no consumo das quilocalorias;
Menor rigor e atraso a dar as informações de declive;
Quando perde os satelites há informação que fica deturpada.
 

Rui Marçal

New Member
Olá Mariosimas,

Excelente artigo sem dúvida, não o conhecia.

Pelo que eles dizem o Edge 500 até deve ser bastante preciso e talvez o Polar CS500 seja menos preciso...

Obrigado pelo artigo.
 

Rui Marçal

New Member
Este domingo fiz então mais um teste durante um passeio. Foi um teste com mais km e gravação do percurso. Junto umas imagens do aspeto que tem o software do Garmin.



Do lado esquerdo temos um calendário com as nossas atividades e que ficam a negrito sempre que fazemos algo nesse dia. Por baixo temos todas as atividades...

À esquerda temos o mapa do track que fizemos. Exporta-lo para o Google Earth através daqui é muito fácil.



Aqui, do lado esquerdo temos a mesma coisa da página de cima.

Em cima podemos consultar alguns dados da volta e mais em baixo do ritmo cardíaco.

No gráfico de baixo dá para pedir mais informação além da que está na foto. É muito bom para analisar voltas de estrada para quem faz.

Basicamente é isto.

Agora vem a pergunta. Qual eu gosto mais?

Resposta: nenhum.

Para mim estes ainda não são os derradeiros ciclocomputadores e porquê?

Já expliquei um pouco nos posts anteriores as vantagens e desvantagens de cada um, mas, eles tem falhas.

Sempre que vamos mais devagar, o Garmin, muitas vezes não me dá o perfil de inclinação, nisto o Polar não falha.

O Garmin de vez em quanto pára a cronometragem quando não estamos parados, o Polar não falha pois não se regula por GPS mas sim por sensores.

Apesar de tudo, em termos de precisão de km o Garmin "quase" não falha e conta bem, mas no consumo de quilocalorias parece-me que o Polar é muito mais certo. Nesta volta que dei o Garmin diz-me que consumi 1572kcal, impossível, tive de consumir muito mais. Já o Polar diz que consumi 2360kcal, muito mais de acordo com o que fiz e com o tempo que demorei.

Em termos de acumulado, o Garmin também me parece mais correto que o Polar.

Por isso, os 2 tem coisas boas e más. O ideal seria fundir os 2.

A precisão do consumo calórico durante a volta do Polar, com todos os menus personalizáveis e "n" de informação que o Garmin apresenta.

Para quem não tem um ciclocomputador, aconselho o Garmin. Agora, para quem como eu já tinha, não vale a pena o investimento.

Dos 2, prefiro o Garmin, mas ainda não me devo ficar por aqui, lol...É esperar para ver o que vem aí...​


 

paff

New Member
Boas,

Estive a ver este comparativo interessante e acho que se resolve bem a maior falha do Garmin: comprar a versão com sensor de velocidade!

É cara mas.. acho que faz com que se torne um ciclocomputador bastante completo sem as falhas de sinal de velocidade/distância.
 

Amagortis

New Member
Boas,
Gostei bastante da analise efetuada por ti, colega.
Estava com ideias de comprar um Polar CS 500, mas depois do que li acho que ja nao vou.
Mas também não vou para um Garmin, pois pessoalmente não gosto do aparelho.
Vou continuar com o meu Polar RS800CX, apesar de achar o CS 500 muito bonito, mas isso não é tudo
Comparando com os dois, tem todas as funções que o CS500 (excepto o alarme para beberes agua :) ) e muitas mais, não é preciso para ver certos dados, consigo ver todos em tempo real. E comparando com o Garmin, também não vejo nada de melhor, pois o RS800CX permite o GPS da Polar, que pelas reviews que tenho visto é um excelente aparelho.
Apenas posso agradecer pelo feedback que deste sobre o mesmo.
Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Boas paff,

Sim, pode-se comprar um sensor de velocidade, mas aí tiras logo 3 vantagens ao Garmin, é não precisar dele do sensor, fica mais caro e mais pesado.

Além disso, as pequenas falhas de velocidade nem é o pior. Para mim o pior é não te dar a inclinação quando rodas devagar e o problema dos gasto em quilocalorias que falha por defeito.

Amagortis,

O RS800CX é muito bom e caro também, lol...Mas não gosto de o usar no pulso e nem gosto dos suportes que se usam para os por no guiador...

Ainda bem que te ajudei a não gastares dinheiro, com a crise que aí anda dá sempre jeito, lol...
 

Amagortis

New Member
Sim, de facto é um pouco caro, com todos os acessórios, fica um pouco puxado, tive sorte que consegui o meu numa promoção muito porreira.
Eu não o uso no pulso, não da para ver dados nenhuns, no pulso só se for a correr, ai sim é muito pratico, de resto deixa la :)
Já em relação ao suporte da bike, também não lhe acho muita piada, pois fica no guiador, mas que se há-de fazer, não se pode ter tudo :)
Agora o CS500 foi mesmo pena, pois pensei que fosse possível ver todos os dados em tempo real como no RS800CX, mas pronto.
Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Tu consegues vê-los quase todos, os que não consegues são estes:
Acumulado de subidas, maior declive a subir, maior declive a descer e pouco mais.

Depois ainda há outra chatice, se quiseres ver as horas e estiveres parado, não dá. Ou paras o treino e começas a rolar, depois já dá para percorrer as páginas.

É realmente pena ser assim. É que é nas coisas mais básicas que o CS 500 falha. Não se compreende muito bem.
 

Rui Marçal

New Member
Bom, hoje tenho novidades em relação ao Garmin Edge 500 que foi usado no modo de GPS...

Carreguei o track e vamos ver como se sai...

Definitivamente o Edge 500 não é um GPS de raiz, embora se tenha saído melhor do que esperava.

Não aparece o mapa como nos verdadeiros GPS, o que aparece é o desenho do track que vamos seguindo.

Sempre que entramos no track há um sinal de aviso bem como quando saímos dele, é positivo esta parte.

O Edge continua a perder com alguma facilidade os satélites, e quando isso acontece o track fica parado, o que por vezes dá azo a falhar um ou outro cruzamento...Por outro lado, muitas vezes estamos no track e ele diz que estamos perdidos para logo a seguir nos dizer que estamos no track, lol, um bocado irritante...

Mas o que é certo é que até acaba por cumprir com a função, ou seja, não sendo bem um GPS como estamos habituados, até funciona e é mais uma opção que o Edge tem.

Para quem quer um GPS não me parece que seja a opção indicada, mas para quem o tem até dá para umas brincadeiras...Tive cerca de 4 enganos e não precisei de muito tempo para me aperceber deles, volta-se atrás e voltamos a entrar no track.
 

MMTS

Member
boas... antes de mais os meus parabéns pela excelente analise... por acaso neste momento também tenho os dois, no entanto o garmin edge 500 veio para substituir o cs500.

De facto não existe muito a acrescentar para alem do que já foi dito, apenas acho que para estar plenamente satisfeito, seria fundir os dois em um... mas isso é impossível!!
Neste momento ja deu para perceber que o garmim leva mais vantagem, trata-se de um aparelho mais evoluído e para os mais exigentes o polar é muito bom e certinho mas acaba por ser mais básico, mas trata-se de um conceito diferente mais virado para um ciclo computador, o garmin é tudo isso e mais alguma coisa, vertente gps…
 

Rui Marçal

New Member
Boas MMTS,

Realmente resumiste muito bem tudo e em poucas palavras...

Mariosimas,


O melhor dos 2 mundos seria Precisão do Polar associado à capacidade de informação do Garmin.
 

Amagortis

New Member
Boas Rui,
Mas isso é possível, basta optares por outro modelo da Polar, nomeadamente o CS 600 ou o RS 800CX.
Para mim, dos melhores aparelhos que podes adquirir.
Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Olá Amagortis,

Não é bem assim...Estás a falar de aparelhos que custam o dobro do Garmin e não dão tanta informação diretamente no aparelho como o Garmin. No Garmin é tudo personalisável, podes por 8 informações diferentes na mesma página. Ou podes só por uma informação por página, o que quiseres. Até 5 páginas.

Ou seja, o raio do aparelho é um autêntico camaleão e não tens de andar perdido pelas diferentes páginas à procura do que queres. Neste aspeto é imbatível.

Podes por numa página só coisas relacionadas com batimentos cardíacos, consumo calórico, etc...Noutra com o track, velocidade, inclinação, acumulados...etc...

Os Polares não te fazem isto e para acederes a algumas destas informações tens de os ligar à net...

O RS 800 é um relógio e não gosto muito de os ver no guiador com o aplicador...
 

petiagos

New Member
Gosto muito do Edge 500. Para mim e para o que faço, que é, puro lazer, está mais do que perfeito.
Ultimamente tenho notado que a marcação do ritmo cardiaco está um pouco baixa para o tipo de esforço que costumo fazer nos mesmos locais, o que pode levar ao engano. Ou seja vou numa taxa de esforço maior do que aquela que é apresentada. Vou estar atento nas próximas voltas.
 

MMTS

Member
boas "Amargotis", realmente comparando o polar rs8oocx, não e bem assim, tambem ja tive um e as diferenças para o garmim são notorias.
O polar rs800 é um topo de gama e muito bom para aquilo que foi traçado, ao nivel de pulsometro mas lá esta! o garmin ganha por ter essas mesmas funções e por ter a tecnologia de gps...;)
 
Top