Como suavizar mudanças traseiras em desviadores Shimano

gtid10

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Ah pois é meus amigos...
Quantos de vocês não tem este problema : a bicha :wink: de mudanças que fica junto ao desviador traseiro faz uma curva demasiado apertada por causa da colocação do ponto de apoio na escora e de 2 em 2 meses la estão vocês a ter que trocar o cabo ou a bicha ou ambos, problema resolvido nos SRAM mas não nos Shimano.
Havia no mercado uma coisa chamada Rollmagic da Avid que resolvia este problema mas como não consegui encontrar essa peça pus mãos a obra e depois de olhar pra quantidade de tralha que tenho na garagem arranjei esta simples solução: basta cortar a bicha e encaixar a curva de metal dum travão de v-brake. E pronto. Resulta e bem. Ainda so dei umas voltas na garagem mas vou fazer uns kms valentes e depois faço a analise do resultado.
Aceitam-se (e agradecem-se) criticas e sugestões.
E agora a foto da engenhoca

homemaidhk9.jpg

Abraços e boas voltas.

RN
 

ig9981

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Assim à primeira vista está uma engenhoca engraçada e que parece funcional! Muito bem!! :yeah:

Vai fazendo uns quilómetros e diz se realmente notas diferenças, é que se a resposta for afirmativa talvez comece a usar o mesmo sistema! :D

P.S.: só acho é que os restantes locais onde a bicha e o cabo vão continuar a ser sujeitos à humidade e infiltração até de terra vão acabar por nos obrigar a ir continuando com as trocas de cabo! :wink:
 

kuko

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Boas,
já conhecia a engenhoca e inclusive vende-se umas peças da avid com um funcionamento semelhante.

essa parte onde a bicha encaixa na peça de metal fica sempre sujeita a entrada de agua o que vai estragar o dito engenho. como alternativa podes isolar com fita preta.

vai dando noticias do comportamento disso.
abraço
 

gtid10

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Boas.

20kms feitos e tudo impecável. Apenas a mudança mais pequena não entrava assim que a metia, mas chegado a casa e depois de analisar o problema, vi que na realidade tinha o desviador mal afinado e bastou soltar o cabo, rodar 1/4 o parafuso regulador, voltar a apertar o cabo e ajustar a tensão e ficou 5*****.

kuko said:
essa parte onde a bicha encaixa na peça de metal fica sempre sujeita a entrada de agua o que vai estragar o dito engenho. como alternativa podes isolar com fita preta.
kuko, também pensei nisso mas já vou fazer um upgrade para resolver essa situação porque não gosto muito da solução da fita. Vai haver novidades em breve.

AOliveira79 said:
P.S.: só acho é que os restantes locais onde a bicha e o cabo vão continuar a ser sujeitos à humidade e infiltração até de terra vão acabar por nos obrigar a ir continuando com as trocas de cabo! :wink:
AOliveira79, isso infelizmente vai ter que se continuar a fazer, a não ser quem usa aquele sistema da Jagwire que tem revestimento plástico ao longo de todo o cabo. Infelizmente, parece que isso já não se vende por cá.
Mas o objectivo desta engenhoca serve apenas para eliminar o excesso de fricção no ultimo bocado da bicha e ate agora tem resultado.
Fiquem atentos, novidades pra breve.

Boas voltas.

RN
 

biciamante

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Esta aparenta ser uma solução interessante, contudo sem dizer que com o tempo os problemas irão aparecer acho que os pontos fracos podem ser 2.

Primeiro o encaixe da ponta da espiral na curva, as espirais de mudança existem em 2 medidas ambas mais finas que as espirais para as quais foram pensadas as curvas, logo existe folga entre a parte envolvente da curva e a espiral, o que pode originar acumulação de sujidade, e a consequente posterior perda de suavidade no funcionamento do cabo, exactamente o contrário do que se pretendia inicialmente. Para resolver este eventual problema encontro 2 soluções, usar um terminal de espiral metálico na união entre a curva e a ponta da espiral, ou envolver a união com um pouco de manga rectatil dos electricistas.

Por outro lado os cabos de mudança são mais finos que os de travão para os quais foi pensada a curva pelo que ao soltar cabo para colocar mudanças mais pesadas a folga gerada dentro da curva pode atrasar ligeiramente a resposta do desviador, para que isso aconteça é necessário que exista alguma outra prisão pelo que na montagem nova o problema não se coloca, mas com o uso pode eventualmente acontecer.

A solução aqui apresentada no entanto é pouco importante para quem usa bons cabos e espirais de travão visto que os revestimentos internos das espirais e os muito finos acabamentos dos cabos conseguem tornar as curvas pouco importantes no aumento da fricção, isto para não falar dos cabos gore tex, dos mud lovers, dos nokon, ou dos avid isolados que têm recobrimentos e guias de espiral pensadas de forma a evitar os problemas que se tentam resolver com esta "engenhoca" tambem deixar a curva da espiral um pouco mais longa costuma ajudar porque o raio de curvatura fica maior logo a pressão entre o cabo e a espiral fica menor tornando o funcionamento mais suave.
 

100do

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Está interessante e pode resolver problemas a muita gente.
Só tenho uma dúvida:
Essas curvas têm de origem um revestimento interior em plástico. Meteste esse revestimento ou só o metal????
Parece-me que será melhor só com o metal.

Eu tinha problemas nessa bicha que vai ao desviador. Aliás, acho que a bicicleta já veio nova com esse problema. Resolvi-o à pouco tempo. Meti uma bicha mais larga (dos travões) e deixei-a um pouco mais comprida. Para já estão a funcionar bem.

Quanto à tua bricola dou mais uma sugestão:

- Mete fita cola isoladora preta na união entre a bicha e a curva. Evitas água e pó e fica mais fixa. :wink:
 
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