Como reparar um furo da maneira correcta

Bruno Malheiro

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O tempo é precioso.
Isso toda a gente sabe.
O que pouca gente sabe é como trocar um pneu o mais rápido possível e de maneira correcta


PASSO A PASSO


Leva sempre uma câmara de ar dobrada no bolso traseiro do jersey ou no camelback

camerakenda.jpg


No caso de furo, para imediatamente num local limpo e seguro

Se o pneu furado for o traseiro, coloca na mudança menor para poder-se tirar melhor a roda.

shimano%201.jpg


Com a ajuda dos desmontas,tiras só um lado do pneu,depois retiras a câmara furada e guardas-a.

PARK940.00300.jpg


Se pensas que é só retirar a câmara furada e colocar a nova,estás errado doh
Antes de montares a nova câmara de ar tens de te certificar sempre se o pneu está limpo por dentro e verificar se a causa do furo ainda não estará presente no pneu.
Exemplo: se o furo foi causado por um vidro,o mesmo ainda poderá estar espetado no pneu e assim que encheres a câmara nova ele fura novamente.


Encaixas o pipo da câmara de ar nova e a seguir dás um bocado de ar na câmara para evitares trilhar a câmara de ar no pneu.

Com as mãos ou com os desmontas encaixas as bordas do pneu no aro.

Por fim verifica se os discos estão centrados com as pastilhas ou se utilizares v-brake verifica se os calços ficaram soltos da roda,e verifica se a roda gira normalmente.


OUTRAS DICAS

Pneus com a lateral de Kevlar, além de serem mais leves, são muito mais fáceis de montar e desmontar e dispensam desmontas.
Leva sempre mais de uma câmara de ar em provas longas como maratonas ou travessias.
Mantem-te sempre atento às condições de conservação do pneu e da câmara para evitar surpresas.


Não é difícil pois não?E sempre poupas uma ida a oficina apenas para trocar uma câmara de ar :mrgreen:

Boas pedaladas
 

nelson_r

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Obrigado por explicares, há sempre pessoal que não sabe ou quando sabe por vezes não faz bem.

Cumprimentos betetísticos.
 

albubikes

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só naõ concordo na parte em meter a mudança na mais pequena, has-de reparar que roça sempre no quadro, esperimenta meter na penultima
 

highlife

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albubikes said:
só naõ concordo na parte em meter a mudança na mais pequena, has-de reparar que roça sempre no quadro, esperimenta meter na penultima

Roça no quadro? Só se for a tua, eu sigo o exemplo do Bruno Malheiro e o processo é sempre rápido!! Pior é mesmo quando se tem UST e sai aquela baba toda!! Carga de trabalhos!

Bela dica.... Bruno Malheiro :)
 

Bravellir

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Acrescento:

Ao desmontar, antes de meter os desmontas, com as mãos, apertar todo o pneu de maneira ás bordas desencaixarem do aro dos dois lados e se juntarem no centro do aro. Dessa maneira, até alguns pneus de arame se podem tirar sem desmontas.

Ao montar, verificar bem se as bordas encaixam bem no aro. Dar um pouco de ar até ter alguma pressão e de seguida com as mãos torcer o pneu para os dois lados para que as bordas se ajustem bem ao aro. Isto evita também que o pneu fique descentrado e crie aquela ilusão de roda empenada.

Ter calma. É um processo muito simples e fácil, mas se estivermos cheios de pressa e aflitos, os desmontas vão fugir, a câmara vai dobrar, a bomba vai desencaixar, em suma, vai tudo correr mal e demorar o triplo do tempo. Manter a calma e os movimentos seguros é muito mais rápido. Para quem compete: Tudo se treina. Mudar câmaras tambem. Treinem ate conseguirem trocar rápidamente e com segurança. Depois a meio de uma maratona vai ser tudo mais simples e rápido.
 

CMSR

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albubikes ve se nao tens as mudanças desafinadas, qual a logica do ultimo carreto se nao se pode usar?
 

albubikes

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Boas, peço desculpa expliquei-me mal,

quis dizer foi que quando metido na ultima mudança, a corrente roça ligeiramente na escorra inferior quando se tira e põe a roda;

pensei que fosse só na giant, mas tenho uma Rocky Element e faz o mesmo nas duas, verifiquei isso tambem noutras bikes da malta e faz o mesmo, em kona, specialized, klein, scott, etc...

só que eles também não davam conta, e metida na penúltima já não faz aquilo e é mais fácil encaixar a roda;

acontece que as escoras têm aquele feitio em funil e quando se puxa a roda para frente a corrente toca la.
 

pintox

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Como reparar um furo da maneira correcta?
Ou, como trocar uma camara???

Pensei pelo titulo do tópico que se referi-se a remendar uma camara da forma correcta :s

E já que falo no assunto, como costumam fazer para remendar as vossas camaras? Ou deitam-nas fora como vi há dias um artista fazer com ma camara com 2 furitos quase imperceptiveis.
 

i_mendes

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Maneira correcta de remendar um furo? Existe uma maneira correcta para isso? :roll:

De facto, a meio de uma passeio ou prova, ou o que for, é complicado, pelo menos demora-se muito mais tempo, mas depois quando se chegar a casa e houver tempo e paciência sempre se pode fazer.

Primeiro tempo de ter um kit de remendos (desmontas, cola, lixa e os remendos), se não houver lixa pode ser uma faca.

Depois de desmontar o pneu e a câmara de ar, temos de ver onde é o furo. Por vezes é difícil apanhar o desgraçado, por isso, nestes casos, enche-se um pouco a câmara de ar e coloca-se dentro de uma alguidar com água ou dentro da banheira. Aperta-se a câmara de ar até começarem a sair bolhas de ar na água em algum sítio. Será nesse local que está o furo. Depois de localizado, seca-se bem essa área, passa-se com a lixa ou raspa-se com uma faca, para que essa superfície fique um pouco àspera. Depois coloca-se a cola no local do furo (espalhar na área do furo até ficar um pouco maior que o tamanho do remendo, para que as pontas deste fiquem bem coladas). Depois é esperar uns minutos (no tubo de cola normalmente vem essa informação). Finalmente cola-se o remendo fazendo bastante pressão em toda a àrea do remendo durante alguns minutos com os dedos, para que fique bem 'agarrado'.

E pronto, dá trabalho, mas poupa-se uns cêntimo (ou euros) em câmaras de ar novas. :)

Agora que venha o próximo a explicar como se faz para os pneus tubless (sem o tal líquido). :mrgreen:
 

rjcm

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Concordo plenamente com o i_mendes, mas permitam-me acrescentar de depois de localizares o furo na banheira ou alguidar de água, convém sempre verificar cuidadosamente o resto da câmara. Não vá ficar um furo lento despercebido e depois aquela câmara, que normalmente fica para câmara de reserva não vai de maneira nenhuma cumprir a sua missão.. :roll:

É tão importante como verificar a superfície interior do pneu!!! :ideia:

Abraço
 

Sanctos

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Com um kit destes:
02.jpg

depois de localizado o furo, é só raspar com a lixa e colar o 'autocolante' ! Fazer um pouco de pressão e está pronto a encher (dentro do pneu para que este faça força e ajude a secar). É RAPIDISSIMO
 

meloy

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E agora a pergunta mais...

Qual o máximo de remendos aconselhados antes de mandar a camara de ar para o lixo?!
A minha (por enquanto tem 3 remendos)....
 

Helveta

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Boas amigos do pedal,

Tambem tenho essa dúvida meloy, tenho uma que já vai com 2 remendos...
Algum conselho?
 

meloy

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acho que é mais um... e mais um...
assim ficas com a camara fortalecida por remendos!!! e torna-se um pneu anti-furos ao fim de algum tempo!!!!
 
isso é mto relativo se os furos forem mto uns em cima dos outros s calhar convém ate pq se tens mais algum sujeitas t a n ter espaço p remendar,
s n for o caso aguenta ate n dar mais é simples
 

Miguel Trek

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Boas, :fpalm:
Eu nos meus tempos maus, era até nao caber mais e os remendos eram feitos de borracha de uma camara de ar velha...!!! Às vezes os remendos eram tantos que até se sentia no pneu os altos dos remendos... Hoje com a crise dá que pensar...!!! Mas acho que devemos ter um pouco de bom senso...( dois ou tres nao faz mal nenhum...) ;)
Boas pedaladas :cool:
 

asasemvezdepes

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Eu consegui desmontar arranjar o pneu só que agora estou com dificuldade a montar. Parece que o pneu não foi feito para ali. Alguma dica para facilitar o processo?
 
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