Como regular esta suspensão!!

Boas.
Tenho uma suspensão Sr Sontour XCM v2 e eu sei que não presta mas por agora é o que tenho, lol. Acontece que não a percebo porque não sei como a meter mais mole ou mais rija :| Aquilo no topo tem dos 2 lados assim:

2rr5v2d.jpg


Agora a minha pergunta é, aquele símbolo "+" significa que rodar naquele sentido a suspensão fica + mole ou + rija?? E para o símbolo "-" a mesma coisa... Eu já rodei em tantos sentidos dos 2 lados e parece-me sempre igual. Alguém que tenha alguma igual ou parecida que me dê um pouco de ajuda sff.

Obrigado desde já.
 
Andei a pesquisar mais a fundo aqui no fórum e encontrei alguma informação, mas não o que preciso saber realmente. Se alguém souber de alguma coisa que avise :wink:
 

ivosilva83

New Member
Re:Como regular esta suspensão!!

regra geral se não me engano: + a suspensão fica mais rija - a suspensão fica mais mole.

mas tendo em conta que a tua suspensão é igual à minha é como eu disse em cima.


estas suspensões de gama baixa por mais que se rode a diferença não e muita.


espero ter ajudado.
 

sierra

New Member
Re:Como regular esta suspensão!!

Boas,
já tive uma suspensão XCT V2 e penso que não há nada a fazer, desmontei-a e tudo mas sempre fez só uns 4cms de curso :evil:
essa peça da foto supostamente será o rebound, mas também não faz nada.
quando tiveres hipótese compra uma suspensão nova :mrgreen:


boas pedaladas.
 
Re:Como regular esta suspensão!!

Olá GraveSleepy,

Esse manípulo é de regulação de pré-carga que é um pouco diferente da dureza de compressão..
Para ficar mais mole, penso que só trocando as molas.

Um pormenor interessante é o seguinte, já tive uma suspensão XCM, de gama baixa como dizem..
Agora tenho uma Marzocchi X600 na HT e uma Rock Shox Revelation 426 na FS, ambas a ar.

E se disser que com a XCM nunca tive problemas e que as duas supostamente melhores me deixaram à boleia?!
E esta hein?! ;)
 
Re:Como regular esta suspensão!!

Não me admira :mrgreen:

Mas não poderás ter tido azar e as 2 suspensões terem defeito de fabrico? :shock:
 

100do

New Member
Re:Como regular esta suspensão!!

I l l u m i n a t u s said:
Olá GraveSleepy,

Esse manípulo é de regulação de pré-carga que é um pouco diferente da dureza de compressão..
Para ficar mais mole, penso que só trocando as molas.

Um pormenor interessante é o seguinte, já tive uma suspensão XCM, de gama baixa como dizem..
Agora tenho uma Marzocchi X600 na HT e uma Rock Shox Revelation 426 na FS, ambas a ar.

E se disser que com a XCM nunca tive problemas e que as duas supostamente melhores me deixaram à boleia?!
E esta hein?! ;)
A seguir compras uma FOX :mrgreen: :mrgreen:

Eu tive 2 ou 3 suspensões de gama baixa.
Realmente elas têm muito pouco por onde avariar, mas a realidade é que aquilo estar lá ou não estar é quase a mesma coisa. Isto percebe-se quando mudamos para uma boa suspensão a ar. Por alguma razão elas custam mais do que muitas bicicletas que andam por aí...
 
Re:Como regular esta suspensão!!

O que quis dizer foi que mesmo sendo uma suspensão barata nunca me deixou ficar mal, nem deixei de me divertir nos trilhos..
É verdade que não são propriamente confortáveis, mas acabam por cumprir a função... e com grandes índices de fiabilidade..
Se tive azar com umas e sorte com a xcm, isso não posso responder ;)

Suspensão Fox?! Não me parece ;)
Já tenho o amortecedor e chega..
 
Re:Como regular esta suspensão!!

Mas FOX ainda são todas muito caras, isso é para PRO e eu ainda só agora estou a querer levar o BTT mais a sério. Estava a pensar numa Marzocchi ou Rock Shox, mas estou mais inclinado para Rock Shox. Mas por agora esta vai ter que durar ainda alguns meses :evil: :evil:
 

elv1s

Member
Re:Como regular esta suspensão!!

Ora bem, eu já tive uma hardrock com uma suspensão dessas.

E a que tinha, tinha 2 botões desses, um em cada perna, que servem para a pré-carga da mola, ou seja, + mais pré-carga, mais a mola fica comprimida, logo mais dura.
Tem é de se regular nas duas pernas, em valores semelhantes. A não ser que esse modelo só tenha uma mola do lado esquerdo, mas o funcionamento é igual.

Se queres mais mole, tem de ir tudo para a esquerda, para o lado do -, e se mesmo assim ficar dura, só alterando mesmo a mola, pois há molas de "dureza" diferentes que se devem ajustar ao peso do utilizador.

Um sintoma que a minha tinha, era muita sensibilidade à falta de lubrificação das pernas, pois no manual refere que levam apenas massa da suntour, ao que eu optei por inventar um pouco e meti as bernas em banho de óleo 10W(é só desmontar os parafusos das bainhas e verter um pouco lá para dentro). É óleo próprio para suspensões, e nem imaginam a diferença, ficou a trabalhar muito melhor, pois assim as pernas nunca ficam secas.
 
Top