como por a minha alma carbon nos 10kg?

koncept_94

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tenho uma orbea alma de agosto de 2008 que esta nos 11 kg
o equipamento é o seguinte:

_guiador e avanço truvativ team
_espigao ritchey pro
_pedaleira shimano xt
_cassete sram "vemelha"(topo de gama)(desculpem a ignorancia de nao saber o modelo dela)
_corrente xtr
_desviadores x-9
_grip shift x-o
_travoes shimano xt
_suspensao reba race c/ poplock
_aros mavic 917 com cubos msc wcr
_pneus ircc serac xc tubless
_selim prologo
_caixa de direcçao fsa de carbono
_anilhas de direcçaoe aperto de espigao kcnc


dêm-me sugestoes para baixar algum peso na minha bike!!
 

Polegar

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o equipamento é o seguinte:

_guiador e avanço truvativ team Ritchey WCS carbon e avanço de aluminio --ou melhor guiador Easton EC90 25.4 e avanço Syntace F99
_espigao ritchey pro KCNC
_pedaleira shimano xt
_cassete sram "vemelha"(topo de gama)(desculpem a ignorancia de nao saber o modelo dela)
_corrente xtr
_desviadores x-9 (Traseiro passa para Xo e o da frente xtr
_grip shift x-o
_travoes shimano xt (Magura Marta SL, Hope pro, avid ultimate)
_suspensao reba race c/ poplock (Sid2009, DTswiss, Magura)
_aros mavic 917 com cubos msc wcr Esteticamente para mim SLR,( apesar de ter as ST e a minha orbea carbon tinha 9920gramas)
_pneus ircc serac xc tubless
_selim prologo Selle italia SLR
_caixa de direcçao fsa de carbono
_anilhas de direcçaoe aperto de espigao kcnc

Não sabendo o orçamento que dispoês por nos 10 kilos é fácil e até menos  :mrgreen:

Claro que com outro orçamento isto ainda baixa mais, muito mais  :mrgreen:
 

fitty77

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Partilho de algumas sugestões que o Polegar já tinha mencionado. Contudo, não queria ser tão rigido nas sugestões, isto porque, muitas vezes pode-se arranjar coisas usadas em bom estado, ou boas promoções, e aí é uma questão de aproveitar (se compensar) em vez de sermos rigido na escolha apenas de determinado modelo.
Contudo, depende sempre muito do orçamento, e do que vais fazer com o que vais tirar da bike (se ficas com esses orgãos, ou se o spretendes vender, e dessa forma abate-se ao valor dos novos elementos que vás comprar.

Partilho da sugestão em relação ao guiador e avanço, principalmente com o avanço da Syntace e o guiador EC90. Mas lá está, há outras exelentes propostas, e será uma questão de aproveitares uma oportunidade....

Em relação ao espigão, depende muito do teu peso. O KCNC é leve, mas não sei até que ponto pode levar com um gajo relativamente pesado em cima. Contudo, o espigão que tens, também não é de deitar fora. E aqui, aquilo que se gasta, não se traduz muito em termos de peso. Mas todas as gramas contam no fim.

O pedaleiro que tens é bom, mas se tiveres orçamento para isso, um XTR é sempre de ponderar. E saiem 100gr (com um custo de 250€ +/-.... o que não é propriamente barato)

A cassete a que te referes é a PG990. Podes ponderar a XT na próxima vez que a substitues. É mais barata (embora não muito) e mais leve e podes reduzir ainda mais algum peso na versão 11-32 (não sei qual usas) bem como a retirada (ou não) de alguns elos à corrente. Usas uma vez e comparas com a Sram. Se achares que deves voltar atrás na escolha, voltas, senão, manténs a XT.

Os travões, aconselho-te a mudares, apenas se tiveres mesmo muito orçamento. Só se estiveres descontente com os XT. Tudo o que pretendas comprar para reduzir peso, vai sair caro, e o ganho não será muito. Ok, tiras 150 ou 200gr, com um custo de 400€, pode ser menos, pode ser mais.... mas será sempre um valor alto. Ainda assim, se ponderares isto, procura negócios no Ebay. Cheguei a encontra set's de Marta SL a rondar os 200€, novos (embora nas versões visualmente menos apelativas e em final de campanha, obviamente).

Em relação à Reba, podes tirar aí algumas gramas, mas convém arranjares um bom negócio. Não vais ganhar apenas em peso, mas também em comportamento (embora não seja má....)

Nas rodas, será onde tu poderás vir a tirar mais peso. Não conheço esses aros (são UST? é que mencionas uns Serac Tubeless...), nem o peso do conjunto. Mas se existe sitio que justifica o investimento para retirar peso, esse sitio é as rodas e tudo o que esteja agarrado a elas. Assim, quanto mais leves forem as rodas (principalmente os aros) e os pneus, melhor. Eu tenho 2 set's de rodas, umas são as SLR, e outras uma montagem com aros X455 da DT. Em ambos os casos, uso pneus de kevlar normais, sem camara. Nas SLR, é montar e acabou, nas outras tenho um kit de conversão. O que fiz nas SLR, foi montar uns Speed King Supersonic, onde cada um pesa cerca de 400gr. Se os teus Serac UST pesares 650 (sinbceramente não sei de cor, mas deve andar por aqui) é meio kilo que tiras logo à partida, sem investimento nenhum (fazes isso quando os pneus se gastarem, e os pneus normais até são mais baratos que os UST). Ok, podes dizer que não gostas deste pneu, mas exsitem outros, igualmente leves e muito variados (se falar em pesos de 400gr, tens pouco por onde escolher, mas se elevares a fasquia até às 500, já aparecem muitas opções, e são 300gr que tiras). Metes um liquido à base de latex (Joe's, Notubes, etc) e aquilo funciona mesmo. Uso estas montagens vai para quase um ano (as rodas convertidas) e há cerca de 1 mês (as SLR) e nunca tive problemas, nem furos. Se ainda assim quiseres trocar de rodas, sempre é mais peso que tiras (ou não...) mas é mais dinheiro que tens que gastar....

No selim, concordo que podes tirar algum peso, mas tens que ter atenção à adaptabilidade do teu traseiro (que é como quem diz, se o teu rabo vai gostar doutro selim...)

Como vês, já tens muito por onde gastar dinheiro. Agora depende de até onde queres ir....
 

Turbolento

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Boas.

Também tenho uma Orbea Alma montada "à la carte".
Apesar de não saber qual o peso do conjunto (aros mavic 917 com cubos msc wcr) penso que poderás retirar maior percentagem de peso adquirindo umas rodas ZTR Olympic com cubos A2Z e que julgo pesarem cerca de 1250gr ou 1300gr o par.

Eu optei pelas Mavic SLR por uma questão de esteticista, mas em termos de peso as ZTR são fantásticas (cerca de 250 ou 300gr mais leves que as SLR).

Depois pensa também num discos XTR ou algo ainda mais leve em versão de 160mm.


Apesar de dar muito trabalho, o melhor que podes fazer mesmo, é desmontares a bike peça a peça e pesares cada componente antes de comprares o que quer que seja.
Depois de teres os pesos individuais de cada componente é bastante mais fácil veres onde podes retirar peso gastando menos €€.
 
Subscrevo as opiniões da malta que já postou, mas há uns pormenores...os avid juicy ultimate estão a cerca de 200€ o par na merlin, o que é metade do habitual...

As rodas, definitivamente as ZTR, tal como o espigão KCNC ti PRO LITE, no entanto, estes dois componentes têm limites de peso, e se tiveres mais de 85kg comprometes a fiabilidade do material...

Pneus idem, no entanto tens de ver onde andas com eles, porque os maxxis maxxlite pesam umas 300 e poucas gramas, mas têm tacos praticamente invisiveis (por favor abstenham-se de comentários tipo "o hermida também usa" e etc, porque eles são mesmo fininhos, senão todos andávamos com pneus de 300gr. ).

Quanto á suspensão tens opções que nunca mais acabam...Sid's anteriores a 2008 (mais leves e com tunnings podem chegar a ter 1 kg +\-), as dtswiss (preços já upa upa), ou manitou r7 ( se bem que de momento não haja importador em portugal, onde também quase não se vêm suspensões deles).

No entanto, faltou dizeres o essencial, que é quanto tens para gastar de modo a chegares aos 10 Kg (ou menos) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumps.
 

koncept_94

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os meus aros sao tubless e as rodas completas pesam sensivelmente o mesmo que umas slr, quanto ao guiador penso que nao sera necessario mudar pois pesa o mesmo que um ritchey wcs de aluminio

para ja estava a pensar em gastar cerca de 300 euros.

em principio compro um espigao kcnc tirando cerca de 200 gramas, mudo os meus pneus por pneus em kevlar tirando 600 gramas nos dois pneus e vendo a minha suspensao e compro uma rx sid de 2005

sendo assim gasto 200 euros, tendo ainda cerca de 100 euros para gastar. o que posso fazer com eles?
 
com 100€ ainda trocas a parafusaria toda da bike, para aluminio, titanol, e nalguns sitios ergal...há por ai um tópico sobre isso, basta leres...
quanto a lojas tens a tibolts.co.uk, que em termos de titânio tem preços bem porreiros...aluminio e ergal encontras em montes de lojas por aí...
Dependendo dos parafusos que tens agora, ainda tiras umas gramas valentes...
Cumps.
 

fitty77

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Com esses 100€ (talvez um pouco mais) podias substituir o selim. Não conheço o teu selim, mas se for daqueles mais pesadotes e com muita "esponja", podes comprar um SLR Kit Carbonio, que pesa cerca de 130gr (eles anunciam 120, mas o meu foi o que pesou na minha balança) e é muito bom. Fica um bocadinho acima desses 100€ (cerca de 120 nas lojas on-line) mas é capaz de valer a pena.
 

fitty77

New Member
Ok, estou esclarecido. Mas se vires que está dificil definires onde gastar o dinheiro... Mais vale se calhar ficares quieto e gastá-lo noutra coisa qualquer que não na bicla. Já tens um avião do caraças, e com essas melhorias ainda vai ficar melhor. Olha, lembrei-me agora. Então e que pedais tens?
 

fitty77

New Member
Então, que tal uns Look Carbon XPTO (não me lembro agora da designação completa, mas penso que sabes quais me refiro) ou Exustar?A considerar para gastares esses restantes 100 aerios. E ainda tiras umas gramas valentes com isso.
 

Polegar

Active Member
Pedro_xpto said:
Tinha? Ja nao tem? ja tens uma spark? :eek:fftopic:
Não, ainda tenho a alma, a Spark há de vir mas a seu tempo (a nova RC biklas ainda te mato)
A minha alma tinha 9920, porque há de ter menos agora (E pena a suspensão ter acabado, senão la ia a DTswiss, uma boa opcção para ti Koncept.
Sorry pelo off topico
:back2topic:
 

koncept_94

New Member
em principio a bike fica assim esta semana:

_guiador e avanço truvativ team
_espigao ritchey pro espigao kcnc pro ti
_pedaleira shimano xt
_cassete sram "vemelha"(topo de gama)(desculpem a ignorancia de nao saber o modelo dela)
_corrente xtr
_desviadores x-9
_grip shift x-o
_travoes shimano xt
_suspensao reba race c/ poplock rx sid team
_aros mavic 917 com cubos msc wcr
_pneus ircc serac xc tubless pneus kevlar(larsen tt e speed king)
_selim prologo
_caixa de direcçao fsa de carbono
_anilhas de direcçaoe aperto de espigao kcnc
_pedais shimano m 520(acho eu!!) :oops: pedais crank brothers c/ mola vermelha


caso hajam mais sugestoes todas sao bem vindas.
 

fitty77

New Member
koncept_94 said:
em principio a bike fica assim esta semana:

_guiador e avanço truvativ team
_espigao ritchey pro espigao kcnc pro ti
_pedaleira shimano xt
_cassete sram "vemelha"(topo de gama)(desculpem a ignorancia de nao saber o modelo dela)
_corrente xtr
_desviadores x-9
_grip shift x-o
_travoes shimano xt
_suspensao reba race c/ poplock rx sid team
_aros mavic 917 com cubos msc wcr
_pneus ircc serac xc tubless pneus kevlar(larsen tt e speed king)
_selim prologo
_caixa de direcçao fsa de carbono
_anilhas de direcçaoe aperto de espigao kcnc
_pedais shimano m 520(acho eu!!) :oops: pedais crank brothers c/ mola vermelha


caso hajam mais sugestoes todas sao bem vindas.

Posso fazer um aparte? Estás a pensar meter Larsen e SK ao mesmo tempo, certo? Presumo que o Larsen atrás e o Speed King à frente, certo? Mas olha que o SK rola bem (um atributo do Larsen) e para este tempo, em zonas com lama e assim é melhor. Por isso, se metesses os dois Speed King até nem seria mal pensado (para além de serem mais leves que o Larsen)
 

koncept_94

New Member
os dois speed king?? :roll: :roll:

o meu unico problema e que eu gosto muito dos larsen atras!!

mas com um bocadinho de jeito ainda experimento os 2 sk e larsen sk!!
 

fitty77

New Member
Ya, se puderes experimenta... Pelo menos eu gostei (mas como isto dos pneus é sempre muito pessoal....). Tem atenção às pressões, pois o seu comportamento varia muito com ligeiras alterações de pressão. Pelo menos achei isso....
 
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