Partilho de algumas sugestões que o Polegar já tinha mencionado. Contudo, não queria ser tão rigido nas sugestões, isto porque, muitas vezes pode-se arranjar coisas usadas em bom estado, ou boas promoções, e aí é uma questão de aproveitar (se compensar) em vez de sermos rigido na escolha apenas de determinado modelo.
Contudo, depende sempre muito do orçamento, e do que vais fazer com o que vais tirar da bike (se ficas com esses orgãos, ou se o spretendes vender, e dessa forma abate-se ao valor dos novos elementos que vás comprar.
Partilho da sugestão em relação ao guiador e avanço, principalmente com o avanço da Syntace e o guiador EC90. Mas lá está, há outras exelentes propostas, e será uma questão de aproveitares uma oportunidade....
Em relação ao espigão, depende muito do teu peso. O KCNC é leve, mas não sei até que ponto pode levar com um gajo relativamente pesado em cima. Contudo, o espigão que tens, também não é de deitar fora. E aqui, aquilo que se gasta, não se traduz muito em termos de peso. Mas todas as gramas contam no fim.
O pedaleiro que tens é bom, mas se tiveres orçamento para isso, um XTR é sempre de ponderar. E saiem 100gr (com um custo de 250€ +/-.... o que não é propriamente barato)
A cassete a que te referes é a PG990. Podes ponderar a XT na próxima vez que a substitues. É mais barata (embora não muito) e mais leve e podes reduzir ainda mais algum peso na versão 11-32 (não sei qual usas) bem como a retirada (ou não) de alguns elos à corrente. Usas uma vez e comparas com a Sram. Se achares que deves voltar atrás na escolha, voltas, senão, manténs a XT.
Os travões, aconselho-te a mudares, apenas se tiveres mesmo muito orçamento. Só se estiveres descontente com os XT. Tudo o que pretendas comprar para reduzir peso, vai sair caro, e o ganho não será muito. Ok, tiras 150 ou 200gr, com um custo de 400€, pode ser menos, pode ser mais.... mas será sempre um valor alto. Ainda assim, se ponderares isto, procura negócios no Ebay. Cheguei a encontra set's de Marta SL a rondar os 200€, novos (embora nas versões visualmente menos apelativas e em final de campanha, obviamente).
Em relação à Reba, podes tirar aí algumas gramas, mas convém arranjares um bom negócio. Não vais ganhar apenas em peso, mas também em comportamento (embora não seja má....)
Nas rodas, será onde tu poderás vir a tirar mais peso. Não conheço esses aros (são UST? é que mencionas uns Serac Tubeless...), nem o peso do conjunto. Mas se existe sitio que justifica o investimento para retirar peso, esse sitio é as rodas e tudo o que esteja agarrado a elas. Assim, quanto mais leves forem as rodas (principalmente os aros) e os pneus, melhor. Eu tenho 2 set's de rodas, umas são as SLR, e outras uma montagem com aros X455 da DT. Em ambos os casos, uso pneus de kevlar normais, sem camara. Nas SLR, é montar e acabou, nas outras tenho um kit de conversão. O que fiz nas SLR, foi montar uns Speed King Supersonic, onde cada um pesa cerca de 400gr. Se os teus Serac UST pesares 650 (sinbceramente não sei de cor, mas deve andar por aqui) é meio kilo que tiras logo à partida, sem investimento nenhum (fazes isso quando os pneus se gastarem, e os pneus normais até são mais baratos que os UST). Ok, podes dizer que não gostas deste pneu, mas exsitem outros, igualmente leves e muito variados (se falar em pesos de 400gr, tens pouco por onde escolher, mas se elevares a fasquia até às 500, já aparecem muitas opções, e são 300gr que tiras). Metes um liquido à base de latex (Joe's, Notubes, etc) e aquilo funciona mesmo. Uso estas montagens vai para quase um ano (as rodas convertidas) e há cerca de 1 mês (as SLR) e nunca tive problemas, nem furos. Se ainda assim quiseres trocar de rodas, sempre é mais peso que tiras (ou não...) mas é mais dinheiro que tens que gastar....
No selim, concordo que podes tirar algum peso, mas tens que ter atenção à adaptabilidade do teu traseiro (que é como quem diz, se o teu rabo vai gostar doutro selim...)
Como vês, já tens muito por onde gastar dinheiro. Agora depende de até onde queres ir....