Boas,
já vi que o problema está resolvido, contudo queria deixar apenas alguma informação adicional, para futuras consultas a este tópico e para aqueles que pretendem ser eles a fazer o trabalho:
Salvo alguma desconhecida excepção, a rosca do lado da pedaleira desaperta no sentido do ponteiro dos relógios, ou seja, ao contrário do convencional. A do lado esquerdo é normalíssima.
Notas:
Para quem tem dúvidas acerca de qual o eixo indicado a comprar (em caso de avaria), podem sempre retirar o eixo avariado e levá-lo a uma loja e adquirir um igual ou de características iguais. Parece-me óbvio.
Se quiserem comprar primeiro e fazer o trabalho depois (desaconselhável mas à bom-português), é preciso: medir o comprimento da caixa pedaleira e apontar a marca e modelo da pedaleira. Esta será a informação que os funcionários das lojas necessitam.
O inconveniente de comprarem primeiro e trabalhar depois passa pelo seguinte:
Por vezes acontecem coisas incríveis, tais como o crenque do lado pedaleiro não sair (mais comum do que possa parecer) e nem com um extractor o crenque sai (chegando mesmo a moer o enroscado do crenque). Nestes casos a solução (em último caso) passa por dar a pedaleira como perdida e tirá-la à pancada, inutilizando todo os jogo pedaleiro.
Resumindo: desmontem primeiro o eixo porque em caso de danificarem o sistema pedaleiro e se tiverem que comprar outro jogo, terão que adquirir um eixo para esse novo sistema e até porque poderá acontecer já não existir o modelo que actualmente está instalada na bike.ATENÇÃO QUE ESTA SITUAÇÃO É MUITO PESSIMISTA (mas acontece tanto ...)
Com a evolução mecânica e até mesmo devido à "mania" que muitas marcas têm em criar sistemas diferentes dos das outras ( ex: Shimano e o seu sitema OCTALINK ), o melhor mesmo é não gastarmos dinheiro com ferramentas para este componente, até porque é dos componentes que menor manutenção necessita, se tivermos o cuidado de não mandar jactos de água direccionados ao eixo, ou termos os cuidados básicos de limpeza.
Cumpts
já vi que o problema está resolvido, contudo queria deixar apenas alguma informação adicional, para futuras consultas a este tópico e para aqueles que pretendem ser eles a fazer o trabalho:
Salvo alguma desconhecida excepção, a rosca do lado da pedaleira desaperta no sentido do ponteiro dos relógios, ou seja, ao contrário do convencional. A do lado esquerdo é normalíssima.
Notas:
Para quem tem dúvidas acerca de qual o eixo indicado a comprar (em caso de avaria), podem sempre retirar o eixo avariado e levá-lo a uma loja e adquirir um igual ou de características iguais. Parece-me óbvio.
Se quiserem comprar primeiro e fazer o trabalho depois (desaconselhável mas à bom-português), é preciso: medir o comprimento da caixa pedaleira e apontar a marca e modelo da pedaleira. Esta será a informação que os funcionários das lojas necessitam.
O inconveniente de comprarem primeiro e trabalhar depois passa pelo seguinte:
Por vezes acontecem coisas incríveis, tais como o crenque do lado pedaleiro não sair (mais comum do que possa parecer) e nem com um extractor o crenque sai (chegando mesmo a moer o enroscado do crenque). Nestes casos a solução (em último caso) passa por dar a pedaleira como perdida e tirá-la à pancada, inutilizando todo os jogo pedaleiro.
Resumindo: desmontem primeiro o eixo porque em caso de danificarem o sistema pedaleiro e se tiverem que comprar outro jogo, terão que adquirir um eixo para esse novo sistema e até porque poderá acontecer já não existir o modelo que actualmente está instalada na bike.ATENÇÃO QUE ESTA SITUAÇÃO É MUITO PESSIMISTA (mas acontece tanto ...)
Com a evolução mecânica e até mesmo devido à "mania" que muitas marcas têm em criar sistemas diferentes dos das outras ( ex: Shimano e o seu sitema OCTALINK ), o melhor mesmo é não gastarmos dinheiro com ferramentas para este componente, até porque é dos componentes que menor manutenção necessita, se tivermos o cuidado de não mandar jactos de água direccionados ao eixo, ou termos os cuidados básicos de limpeza.
Cumpts