como mudar o eixo pedaleiro

semanuelp

New Member
Boas,
já vi que o problema está resolvido, contudo queria deixar apenas alguma informação adicional, para futuras consultas a este tópico e para aqueles que pretendem ser eles a fazer o trabalho:

Salvo alguma desconhecida excepção, a rosca do lado da pedaleira desaperta no sentido do ponteiro dos relógios, ou seja, ao contrário do convencional. A do lado esquerdo é normalíssima.

Notas:
Para quem tem dúvidas acerca de qual o eixo indicado a comprar (em caso de avaria), podem sempre retirar o eixo avariado e levá-lo a uma loja e adquirir um igual ou de características iguais. Parece-me óbvio.

Se quiserem comprar primeiro e fazer o trabalho depois (desaconselhável mas à bom-português), é preciso: medir o comprimento da caixa pedaleira e apontar a marca e modelo da pedaleira. Esta será a informação que os funcionários das lojas necessitam.

O inconveniente de comprarem primeiro e trabalhar depois passa pelo seguinte:
Por vezes acontecem coisas incríveis, tais como o crenque do lado pedaleiro não sair (mais comum do que possa parecer) e nem com um extractor o crenque sai (chegando mesmo a moer o enroscado do crenque). Nestes casos a solução (em último caso) passa por dar a pedaleira como perdida e tirá-la à pancada, inutilizando todo os jogo pedaleiro.

Resumindo: desmontem primeiro o eixo porque em caso de danificarem o sistema pedaleiro e se tiverem que comprar outro jogo, terão que adquirir um eixo para esse novo sistema e até porque poderá acontecer já não existir o modelo que actualmente está instalada na bike.ATENÇÃO QUE ESTA SITUAÇÃO É MUITO PESSIMISTA (mas acontece tanto ...)

Com a evolução mecânica e até mesmo devido à "mania" que muitas marcas têm em criar sistemas diferentes dos das outras ( ex: Shimano e o seu sitema OCTALINK ), o melhor mesmo é não gastarmos dinheiro com ferramentas para este componente, até porque é dos componentes que menor manutenção necessita, se tivermos o cuidado de não mandar jactos de água direccionados ao eixo, ou termos os cuidados básicos de limpeza.


Cumpts
 

mexia

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Eixo da pedaleira

Boas, eu sei k deve ser mto básico mas ñ consigo abrir o eixo da pedaleira pork tava habituado aos da idade da pedra e este tem umas soisas d plástico k s partem s eu tentar abrir com uma chave d fendas, k é komo abria os outros. Alguem m pode explicar como é? sff e outra nem sei s eixo da pedaleira é o termo mais adekuado. lol

Obrigado
 

ctimoteo

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Re: Eixo da pedaleira

Eu também não sou pro em mecanica. Mas...

Os eixos pedaleiros agora são selados.

Ou seja não temos acesso ás esferas.

Logo manutenção Zero.

Quando começar a dar barraca é trocar. Um Deore LX custa cerca de 15€ (se não fui muito banhado...)

Espero ajudar.
 

PlayGhost

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Re: Eixo da pedaleira

Penso que o que quer é tirar o eixo do quadro e para isso precisas de uma ferramenta, que podes comprar, pois ja fica pra futuras operaçoes. Has de reparar se nao é igual dos dois lados da bicleta o estriado do eixo. Para desapertar isso atençao; porque do lado esquerdo da bicicleta tem rosca normal, mas do lado direito a rosca é invertido, quer isto dizer k quando estas a desapertar, estas na realidade a apertar. ( Acho que não troquei os lados da bicicleta em relação a qual dos lados tem rosca normal ). Espero ter ajudado e se algo estiver mal que me corrijam se faz favor!!! Em relação ao facto de os eixos serem selados quer dizer que caso este tenha um problema tens de comprar outro eixo novo ( tambem não são muito caros ), mas atenção que ainda existem por ai eixos sem serem selados o que permite trocar o rolamento que esteja gripado. Se a bicicleta for mais antiga é bem possivel que ainda tenho o tal eixo com as esferas, mas penso que actualmente já não se usa nada com esferas soltas...
 

mexia

New Member
Re: Eixo da pedaleira

Boas,
Obrigado pela ajuda, vo ver s compro esse ferramenta e tb vo ver d um eixo novo. a minha bike ñ é nada d especial mas tb ñ é velha, é d janeiro, por isso, axo k ainda vou é à decathlon primeiro k isso dee ter garantia, o pior é k como eu lá tive a mexer eles podem imbirrar. lol

Obrigado
 

100do

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Re: Eixo da pedaleira

Aproveito para perguntar se os eixos Shimano Acera e Alivio são selados. Tem a tal peça de plástico. Isso significa que é selado? Não sei ao certo se é Alivio ou Acera.
Já agora, a ferramenta para o desapertar é universal, dá para os eixos da shimano ou há uma ferramenta específica para cada modelo de eixo??
 

Jepas

Super Moderador
Re: Eixo da pedaleira

Boas,

os eixos Shimano Acera e Alivio são selados?

Sim, que eu saiba todos os eixos actualmente são selados, entre as roscas devem dizer: Sealed Cartridge Unit. A ferramenta é universal. E tem este aspecto:

689.jpg



Jepas
 

100do

New Member
Re: Eixo da pedaleira

Jepas, agradeço a resposta.
Perguntei por causa da minha bike. É a que falei no tópico da garantia do Feira Nova. Esta é mais uma prova da incompetência não só do pessoal das lojas mas também do técnico espanhol que "supostamente" analisou a minha bicicleta.
Digo isto porque o eixo pedaleiro gripou (em menos de um ano e cerca de 500 km) e disseram que isso se deveu a "falta de manutenção e mau uso".
É uma situação que se arrasta à cerca de dois meses e meio e ainda está para dar molho. Eles que não julguem que me vou calar, porque isso não vai acontecer. No final da história (se terminar... :roll:), eu digo o que se passou.
Abraços natalícios :D
 

jdpcsm

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Bom dia,

alguem sabe como retirar os cranks de um eixo pedaleiro cilindrico? aquilo tem uma cavilha em cada crank com uma porca, tirei a porca e nada, tenho e receio de andar para ali a fazer força e ainda estragar alguma parte. E depois para retirar o eixo pedaleiro, sai da mesma forma que os quadrados?
Se alguem puder dar alguma dica agradecia,

cumprimentos a todos
 

Pax

New Member
Cheira-me que esses cranks são old school. :wink:

Caso seja esse o caso, e se bem estou lembrado, tens que tirar também as cavilhas para poderes tirar os cranks.

Mas aguarda mais opiniões.
 

jdpcsm

New Member
Sim, são de uma bike de estrada antiga (deve ser dos anos 80), vou transforma-la numa de passeio num proximo projecto. O pior é que não consigo tirar as cavilhas, aquilo deve ter um modo de sair sem ser a martelada que é a vontade que dá lol
 

Pax

New Member
Quando andava na minha BMX Orbita (com amortecedor central :mrgreen:) tive por várias vezes que tirar as ditas cavilhas porque iam ganhando folga.

A única maneira que tinha de as tirar (sem ir ao mecânico especializado) era com um ponteiro mais fino que o diâmetro da cavilha e com um martelo, ir dando umas pancadinhas amorosas até que a cavilha que dignasse a sair.
 

LOKO

Member
he he he, este tópico trouxe-me algumas recordações.

Sim essas cavilhas eu costumava tirá-las a martelada, com algum cuidado, se tiveres uma marreta de borracha dá com isso senão faz como eu fazia, para não estragar a rosca não tirava a porca toda, soltava-a só e depois colocava uma madeira e batia com um martelo normal para sacar a cavilha.
Essa cavilha é que segura o pedal na posição correcta, e lembro-me tb que é preciso muita pressão para manter a pedaleira fixa sem criar aqueles barulhos infernais.....xiiii.......

cumps e bom trabalho.
 

Antonio Faisca

New Member
Pax_Eco said:
Quando andava na minha BMX Orbita (com amortecedor central :mrgreen:) tive por várias vezes que tirar as ditas cavilhas porque iam ganhando folga.

A única maneira que tinha de as tirar (sem ir ao mecânico especializado) era com um ponteiro mais fino que o diâmetro da cavilha e com um martelo, ir dando umas pancadinhas amorosas até que a cavilha que dignasse a sair.
loko said:
he he he, este tópico trouxe-me algumas recordações.

Sim essas cavilhas eu costumava tirá-las a martelada, com algum cuidado, se tiveres uma marreta de borracha dá com isso senão faz como eu fazia, para não estragar a rosca não tirava a porca toda, soltava-a só e depois colocava uma madeira e batia com um martelo normal para sacar a cavilha.
Essa cavilha é que segura o pedal na posição correcta, e lembro-me tb que é preciso muita pressão para manter a pedaleira fixa sem criar aqueles barulhos infernais.....xiiii.......

cumps e bom trabalho.

ei.....eu também recordei os meus tempos com uma BMX Suspensão total, vermelha com a mola amarelinha!!!! era assim que fazia tb!!!ui que rica trabalheira..... :mrgreen:
 

Pax

New Member
Eish! Olha o que eu fui dizer! :shock: :mrgreen: :mrgreen:

Deixem-se da saudosismos e ajudem lá o jdpcsm, que ele está enrascado.
 

Antonio Faisca

New Member
Pax_Eco said:
Eish! Olha o que eu fui dizer! :shock: :mrgreen: :mrgreen:

Deixem-se da saudosismos e ajudem lá o jdpcsm, que ele está enrascado.

...pois!!! EU realmente só conheço o método "pancada" para tirar essas cavilhas!! Desenroscas o parafuso até a rosca ficar alinhada pelo topo do parafuso, dás umas pancadas "secas" e direitas com um martelo de borracha ou com um martelo normal e um bocado de madeira a fazer de batente!! ...depois reza para que o crank não esteja calcionado com o veio.....WD40...

Boa sorte
 

jdpcsm

New Member
Comprei um eixo pedaleiro, caixas e rolamentos para as duas pedaleiras (fiz uma de dois lugares), mas agora estou com um problema...na pedaleira de tras a total substituição dos elementos resultou, consegui tirar a folga toda que tinha e ficou bom, na da frente, substitui tudo por peças iguais, resultado a folga mantem-se e na tentativa desesperada de retirar a folga, esmaguei o rolamento :( Será que o eixo que la estava não era para lá, e eu ao comprar outro igual mantive tudo na mesma??
Já não sei mesmo o que fazer...o que fazer para saber qual o eixo adequado, se o que la estiver não tiver a medida certa??

cumprimentos a todos
 

Ricardo_Portela

New Member
Boas

Alguem me sabe dizer como tirar uma pedaleira RACEFACE DEUS XC e qual o material necessário???
Deus-crank.jpg

Já li algumas coisas na net mas não compreendo, no site da RACEFACE e no site da PARKTOOL.

Boas Pedaladas
 
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