Como montar uma suspensão - Método nada profissional e bastante arcaico

zykon

Super Moderador
Boas,

A pedido de muitas familias aqui fica uma tentativa para explicar os passos necessários à montagem duma suspensão.

Os métodos utilizadas são tudo menos profissionais, as ferramentas igual. Mas o que interessa é desenrascar.
Já montei 3 ou 4 suspensões assim e nunca nenhuma me caiu da bicicleta :mrgreen:

Ferramenta necessária:

:arrow: Martelo :mrgreen:
:arrow: Chave sextavada 5mm
:arrow: pedaço de ferro com cerca de 1cm quadrado de base e 10 cm de altura
:arrow: Chave inglesa grande ou tubo(mais abaixo explico)
:arrow: Fita métrica
:arrow: Serra de cortar ferro ou rebarbadora com disco de cortar (é preferivel a serra para quem não estiver habituado a mexer em rebarbadoras)
:arrow: desperdicio para limpar as patas (as tuas claro)
:arrow: Oculos de protecção para a tromba (se usares a rebarbadora)
:arrow: Luvinha se não quiseres sujar as mãos

Material necessário

:arrow: Suspensão :mrgreen:
:arrow: Bicicleta onde a montar :lol:
:arrow: Aranha


O primeiro passo deve ser desmontar a suspensão que já está na bicicleta. Se isto não se aplicar avancem.
  • Desmontar tudo o que estiver agarrado à suspensão : bombas travão, cabos, etc
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  • aliviar o parafuso que ajusta a suspensão à testa do quadro e o avanço à caixa de direcção. Não desapertem todo, porque depois do proximo passo pode cair a suspensão para o chao e danificar-se.
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  • Desapertar os parafusos do avanço. Tambem não é preciso desapertar por completo, so o suficiente para tirar o avanço do tubo da suspensão.
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  • desapertar o resto deste parafuso e tirar a tampa de cima, e de seguida o avanço.
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  • Neste momento, se a suspensão ainda não está escavacada no meio do chão porque voces não ligaram ao que eu escrevi e desapertaram logo o parafuso todo, puxem-na para baixo para ela sair.
  • Agora é altura de começar a usar o martelo. Vamos tirar a pista da caixa de direcção, ou o que lhe quiserem chamar. É uma especie de anilha de ajuste, que está agarrada à suspensão.
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  • Com uma chave de fendas nesta posição, comecem a bater com o martelo na chave, para ir levantanto a pista. O tudo da suspensão nesta zona é conico, por isso é só necessário levantar cerca de 5mm, depois é so puxar com a mão. Por perguiça eu não tirei isto, mas deve dar para perceberem.
  • Como existem algumas coroas que não tem uma rampa que permite encaixar a chave de fendas, podemos fazer sem querer alguns riscos na coroa, Uma coisa que funciona para começar a levantar a pista e diminuir os arranhões é pegar numa faca velha e martelá-la de maneira a que a lâmina penetre entre a pista e a coroa. :arrow: Sugestão by Boinga
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  • Já podem por a suspensão velha para o lixo :mrgreen: mas guardem aquela peça que acabaram de tirar.

Agora é a perte de trabalhar com máquinas perigosas. Vamos cortar o tubo da suspensão nova
Desta parte, por esquecimento não tirei fotos exemplificativas, mas tambem não tem nada que saber.

  • Medir o tubo da suspensão velha
  • Se quiserem por espaçadores que não usava, ou tirar alguns que usavam, ou vão tambem trocar de avanço, tem que fazer essas contas todas.
  • Mais vale deixarem o tubo grande e depois terem que cortar novamente do que ele ficar curto
  • Depois de encontrada a medida marcar e escolher a ferramenta de corte
  • Quem não estiver habituado a rebarbadoras não a use, pois tem uma capacidade de corte e desgaste enorme, e podem estragar logo o tubo
  • Cortar o tubo na medida pretendida
  • Depois de cortado o tubo, vamos colocar a aranha
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  • colocar a aranha no tubo e colocar o tal pedaço de ferro na posição que está na foto
  • Dar porrada no ferro até a aranha (parte superior) entra cerca de 1cm para dentro do tubo
  • Tem que entrar a direito. Façam esta parte com calma e paciencia
  • outra forma de colocar a aranha é enroscando um parafuso na mesma e batendo na cabeça do parafuso, que fica um pouco torto, mas paciência, mais tarde endireita-se! O uso do parafuso tem a vantagem de que, se a aranha estiver a entrar um pouco torta dentro do tubo, se pode endireitar batendo de lado na cabeça do parafuso. :arrow: sugestão by Chupa cabras
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  • Agora é tempo de colocar a tal pista que tiramos da suspensão velha.
  • Aqui podem usar um tubo que tenha um diametro inferior à pista e superior ao tubo da suspensão. Como acredito que voces dificilmente têm algum tubo assim, exemplificarei usando uma chave inglesa
  • enfiar a pista pelo tubo da suspensão até chegar à perte cônica do mesmo. A pista tem tambem uma parte conica, e outra direita. A que vai ficar por baixo, é a direita, ou seja, a conica tem que entrar depois na caixa de direcção
  • Abrir a chave inglesa até que de para colocar em cima da parte não conica da pista
  • com o martelo bater na CHAVE, com calma e devagar. Ir batendo em toda a volta para a pista entrar direitinha
  • Quando estiver completamente encostada à coroa da suspensão, é sinal que podem parar de bater, mas verifiquem se esta enconstada em toda a volta
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Está pronta. Agora é só montar na bike

  • passar o tubo da suspensão pela caixa de direcção acima
  • colocar todas as peçinhas da caixa de direcção, anilhas de ajuste, de enchimento, vedantes, o-rings, tampa, etc etc
  • colocar os espaçadores de direcção, se existirem claro
  • colocar o avanço
  • colocar o tal parafuso de ajuste e a tampa, que aperta à aranha
  • Apertar este parafuso
  • Apertar os parafusos do avanço
  • indireitar o avanço/guiador com a roda/suspensão, que é como quem diz, alinhar a direcção!! :mrgreen:
  • montar o resto das tretas, travões, roda, etc
  • verificar todos os apertos dos parafusos que mexeram e dos outros se vos apetecer

CURTIR A NOVA SUSPENSÃO


Espero que seja útil este tópico, e podem dar a vossa opinião :mrgreen:
 

chupa cabras

New Member
Bom post!

Normalmente, a forma como meto a aranha é enroscando um parafuso na mesma e batendo na cabeça do parafuso, que fica um pouco torto, mas paciência, mais tarde endireita-se! O uso do parafuso tem a vantagem de que, se a aranha estiver a entrar um pouco torta dentro do tubo, se pode endireitar batendo de lado na cabeça do parafuso.
As partes mais chatas para mim são mesmo tirar o anel de coroa -pista- do garfo antigo, que às vezes quase parece estar soldado, e voltar a afinar o travão de disco da frente.
 

João Gomes

New Member
Mt bem explicado e com fotos dignas de um grande profissional
Quando tiver de trocar a minha so espero me lembrar da parte do bater devagar lol :mrgreen:
obrigado vai ser mt util

Boas pedaladas
 

Boinga

New Member
Se começarmos a tentar tirar a pista do rolamento logo com uma chave de fendas, é provável que deixemos uns arranhões feios na coroa. Algumas coroas têm umas rampinhas onde encaixar a chave de fenda (como na foto) e isso ajuda, mas outras não.

Uma coisa que funciona para começar a levantar a pista e diminuir os arranhões é pegar numa faca velha e martelá-la de maneira a que a lâmina penetre entre a pista e a coroa.

Boinga
 

KLUCA

New Member
Já li e já vi toda a explicação. Muito bom mesmo.

Quando mudei a suspensão assustaram-me com essa coisa da aranha e acabei por ir à loja só para colocar a aranha. Tudo o resto fiz eu. Realmente tirar a pista de baixo é a parte mais chata.

Só acrescento que apesar de estar habituado a trabalhar com rebarbadora, não a utilizei na suspensao com receio de "destemperar" o tubo da suspensão, devido ao aquecimento. Utilizei uma serra.


(nota: acho que é destemperar que se diz!! :D)
 

P.M.

Member
Oi,

Para principiante não está mau... :mrgreen:
Deixo aqui umas opções, que não só facilitam o trabalho, como o resultado final fica com bastante melhor qualidade.
As ferramentas que indico não são caras e evitam problemas de más montagens.

Para o corte do tubo, pode-se usar esta ferramente usada pelos canalizadores:
X_412-140_M199.jpg

Pode cortar uma enorme variedade de diâmetros e existem laminas quer para aço, quer para alumino (os dois materiais usados vulgarmente nos tubos de direcção). NÃO usar em tubos de carbono!
De seguida, pegar numa lima e limpar a zona do corte, para não ficar com arestas vivas. Se por acaso usarem este cortador com uma lamina para aço num tubo de alumino, ele vai cortar na mesma, mas vai aquecer mais e vão ter uma ligeira deformação no tubo, na zona do corte. Nada que a lima depois não resolva...
X_259-1060_M2001.jpg

Só para garantir que todos sabem o que é uma lima...


Para colocar a tal pista (em inglês é chamada de crown race) e da aranha, existem ferramentas que não são caras e pemitem fazer o trabalho perfeitamente.
235.jpg

Nesta, se usarmos a ferramenta sem a parte inferior (também em separado na imagem) pode-se colocar a pista, pois a ferramente é pesadota e com uns movimentos a bater na pista, ela fica metida no sitio. Se a usarmos com a peça inferior (e assim fica com a medida do tubo e impede movimentos laterais), pode-se enroscar a aranha naquele parafuso interior, introduzir no tubo de direcção e é só dar umas marteladas no topo. E voilá... a aranha fica perfeitamente no interior e não existe risco de a empenar.

P.M.
 

helio69

New Member
Excelente tópico!

Mas olha que eu uma vez tentei tirar (só naquela) a suspensão, apenas para ver se estava tudo lubrificado na caixa e a gaja não queria cair!!!! Também já não tinha nada a segurá-la... entenda--se avanço ou a tampa por cima!

Posso-me ter esquecido de algo ou simplesmente ser mesmo assim! Ás tantas também gosta de levar umas pancadinhas de vez em quando! :mrgreen:
 

crencos

New Member
Tá excelente!!!

Eu costumo utilizar a tal ferramenta de corte dos canalizadores. Sai sempre um corte perfeito!

Agora queria acrescentar uma melhoria à fase de montagem:
Não é preciso medir o tubo de direcção nem fazer contas se trocarem de espaçadores ou avanço.
Simpresmente antes de cortar o tubo de direcção montam tudo (caixa de direcção, espaçadores e avanço) e certificam-se que está tudo bem encaixado e apertam o avanço de maneira a que não caia nada. Depois marcam com um objecto afiado (tipo chave de fendas) o tubo de direcção mesmo por cima do avanço. O corte do tubo é feito 3 a 4mm abaixo da marca que fizeram.

O porquê desta distância. O aperto do parafuso de topo do avanço faz com que a suspensão suba até ficar justa entre o avanço e a caixa de direcção. Os 3 a 4mm são a folga necessária para esse ajuste. Caso contrário iria sempre existir folga na direcção.


Outra coisa. Se houve algum bruto que não ligou à indicação de 1cm para a colocação da aranha, não tente sacá-la por cima. Mais vale arranjar um tubo mais comprido e martelá-la até sair do tubo de direcção.
 

zykon

Super Moderador
Obrigado pelos elogios e pelos complementos.

Quando tiver tempo, vou compilar todas as técnicas no 1º post, assim fica tudo junto.

Mas fiquem descansados que eu faço referencia as vossas pessoas :mrgreen:
 

Boinga

New Member
helio69 said:
Mas olha que eu uma vez tentei tirar (só naquela) a suspensão, apenas para ver se estava tudo lubrificado na caixa e a gaja não queria cair!!!! Também já não tinha nada a segurá-la... entenda--se avanço ou a tampa por cima!

Quando ela não quer cair, mesmo depois de umas marteladas na coluna, basta dar umas pancadinhas no topo da caixa de direcção à volta da "cunha" de borracha. Bastam uns toquezinhos para a cunha descolar e a forqueta ficar completamente solta. É ao lado da cunha, não na cunha!

Boinga
 

helio69

New Member
Já agora...

A aranha apenas tem como função "segurar" o parafuso da "tampa" ou também serve para reforçar estruturalmente o tubo?´

É apenas curiosidade! :oops:
 

P.M.

Member
Aranha-Tampa-Parafuso, fazem um conjunto e o objectivo é dar tensão à caixa de direcção para eliminar folgas.

P.M.
 

JorgeSantos

New Member
Ei pha, nunca aprecisei de desmontei nenhuma suspensão. MAs se um dia o meu mecánico falhar ou ficar "maluquinho" venho logo aqui ver como se faz :wink:

:bompost: Parabens excelente trabalho


Abraço
 

pintox

Member
Só uma pequena duvida, essa tal "pista" qual é a sua função?
Servir de chumaceira para ajustar ao quadro ou caixa de direção???
 

ignite

Member
acho que este tópico me esta a salvar a vida!!!

estou a trocar de suspensão
ja tenho a nova!
o que acontece é que a tal pista da coroa não quer sair da antiga.

a minha caixa de direcção é integrada e tenho aqui uma semi-integrada numa caixa.

as pistas e aquelas peças com as esferas.. é tudo universal não é?

se montar a mesma caixa de direcção, mas com a tal pista da semi-integrada parece que fica a funcionar bem, tive tambem que usar a borracha que fica por cima da pista da semi-integrada. o atrito parece minimo (tal qual como antes).

em principio nao vou ter problemas, ou vou?

a pista da coroa é um pouco diferente. mas o que me parece é que o que as faz diferentes sao os tais apoios da borracha que se mete antes daquela "grade" que tem as esferas
 

zykon

Super Moderador
Provavelmente vais ter problemas. Ainda à pouco tempo a montar uma caixa tive problemas parecidos. e tive que acabar por comprar uma semi integrada nova, tal como a que tinha antes.

Os rolamentos da semi integrada não entravam nos copos da integrada.
Por isso não me parece que seja tudo universal.
E a pista tens que usar a correspondente aos rolamentos que vais ter na caixa. Apesar de minimas, podem haver diferenças.
Entre o rolamento de baixo e a pista não leva borrachas nenhumas. A pista tem que encostar no rolamento
 
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