Boas,
A pedido de muitas familias aqui fica uma tentativa para explicar os passos necessários à montagem duma suspensão.
Os métodos utilizadas são tudo menos profissionais, as ferramentas igual. Mas o que interessa é desenrascar.
Já montei 3 ou 4 suspensões assim e nunca nenhuma me caiu da bicicleta :mrgreen:
Ferramenta necessária:
:arrow: Martelo :mrgreen:
:arrow: Chave sextavada 5mm
:arrow: pedaço de ferro com cerca de 1cm quadrado de base e 10 cm de altura
:arrow: Chave inglesa grande ou tubo(mais abaixo explico)
:arrow: Fita métrica
:arrow: Serra de cortar ferro ou rebarbadora com disco de cortar (é preferivel a serra para quem não estiver habituado a mexer em rebarbadoras)
:arrow: desperdicio para limpar as patas (as tuas claro)
:arrow: Oculos de protecção para a tromba (se usares a rebarbadora)
:arrow: Luvinha se não quiseres sujar as mãos
Material necessário
:arrow: Suspensão :mrgreen:
:arrow: Bicicleta onde a montar :lol:
:arrow: Aranha
O primeiro passo deve ser desmontar a suspensão que já está na bicicleta. Se isto não se aplicar avancem.
Agora é a perte de trabalhar com máquinas perigosas. Vamos cortar o tubo da suspensão nova
Desta parte, por esquecimento não tirei fotos exemplificativas, mas tambem não tem nada que saber.
Está pronta. Agora é só montar na bike
Espero que seja útil este tópico, e podem dar a vossa opinião :mrgreen:
A pedido de muitas familias aqui fica uma tentativa para explicar os passos necessários à montagem duma suspensão.
Os métodos utilizadas são tudo menos profissionais, as ferramentas igual. Mas o que interessa é desenrascar.
Já montei 3 ou 4 suspensões assim e nunca nenhuma me caiu da bicicleta :mrgreen:
Ferramenta necessária:
:arrow: Martelo :mrgreen:
:arrow: Chave sextavada 5mm
:arrow: pedaço de ferro com cerca de 1cm quadrado de base e 10 cm de altura
:arrow: Chave inglesa grande ou tubo(mais abaixo explico)
:arrow: Fita métrica
:arrow: Serra de cortar ferro ou rebarbadora com disco de cortar (é preferivel a serra para quem não estiver habituado a mexer em rebarbadoras)
:arrow: desperdicio para limpar as patas (as tuas claro)
:arrow: Oculos de protecção para a tromba (se usares a rebarbadora)
:arrow: Luvinha se não quiseres sujar as mãos
Material necessário
:arrow: Suspensão :mrgreen:
:arrow: Bicicleta onde a montar :lol:
:arrow: Aranha
O primeiro passo deve ser desmontar a suspensão que já está na bicicleta. Se isto não se aplicar avancem.
- Desmontar tudo o que estiver agarrado à suspensão : bombas travão, cabos, etc
- aliviar o parafuso que ajusta a suspensão à testa do quadro e o avanço à caixa de direcção. Não desapertem todo, porque depois do proximo passo pode cair a suspensão para o chao e danificar-se.
- Desapertar os parafusos do avanço. Tambem não é preciso desapertar por completo, so o suficiente para tirar o avanço do tubo da suspensão.
- desapertar o resto deste parafuso e tirar a tampa de cima, e de seguida o avanço.
- Neste momento, se a suspensão ainda não está escavacada no meio do chão porque voces não ligaram ao que eu escrevi e desapertaram logo o parafuso todo, puxem-na para baixo para ela sair.
- Agora é altura de começar a usar o martelo. Vamos tirar a pista da caixa de direcção, ou o que lhe quiserem chamar. É uma especie de anilha de ajuste, que está agarrada à suspensão.
- Com uma chave de fendas nesta posição, comecem a bater com o martelo na chave, para ir levantanto a pista. O tudo da suspensão nesta zona é conico, por isso é só necessário levantar cerca de 5mm, depois é so puxar com a mão. Por perguiça eu não tirei isto, mas deve dar para perceberem.
- Como existem algumas coroas que não tem uma rampa que permite encaixar a chave de fendas, podemos fazer sem querer alguns riscos na coroa, Uma coisa que funciona para começar a levantar a pista e diminuir os arranhões é pegar numa faca velha e martelá-la de maneira a que a lâmina penetre entre a pista e a coroa. :arrow: Sugestão by Boinga
- Já podem por a suspensão velha para o lixo :mrgreen: mas guardem aquela peça que acabaram de tirar.
Agora é a perte de trabalhar com máquinas perigosas. Vamos cortar o tubo da suspensão nova
Desta parte, por esquecimento não tirei fotos exemplificativas, mas tambem não tem nada que saber.
- Medir o tubo da suspensão velha
- Se quiserem por espaçadores que não usava, ou tirar alguns que usavam, ou vão tambem trocar de avanço, tem que fazer essas contas todas.
- Mais vale deixarem o tubo grande e depois terem que cortar novamente do que ele ficar curto
- Depois de encontrada a medida marcar e escolher a ferramenta de corte
- Quem não estiver habituado a rebarbadoras não a use, pois tem uma capacidade de corte e desgaste enorme, e podem estragar logo o tubo
- Cortar o tubo na medida pretendida
- Depois de cortado o tubo, vamos colocar a aranha
- colocar a aranha no tubo e colocar o tal pedaço de ferro na posição que está na foto
- Dar porrada no ferro até a aranha (parte superior) entra cerca de 1cm para dentro do tubo
- Tem que entrar a direito. Façam esta parte com calma e paciencia
- outra forma de colocar a aranha é enroscando um parafuso na mesma e batendo na cabeça do parafuso, que fica um pouco torto, mas paciência, mais tarde endireita-se! O uso do parafuso tem a vantagem de que, se a aranha estiver a entrar um pouco torta dentro do tubo, se pode endireitar batendo de lado na cabeça do parafuso. :arrow: sugestão by Chupa cabras
- Agora é tempo de colocar a tal pista que tiramos da suspensão velha.
- Aqui podem usar um tubo que tenha um diametro inferior à pista e superior ao tubo da suspensão. Como acredito que voces dificilmente têm algum tubo assim, exemplificarei usando uma chave inglesa
- enfiar a pista pelo tubo da suspensão até chegar à perte cônica do mesmo. A pista tem tambem uma parte conica, e outra direita. A que vai ficar por baixo, é a direita, ou seja, a conica tem que entrar depois na caixa de direcção
- Abrir a chave inglesa até que de para colocar em cima da parte não conica da pista
- com o martelo bater na CHAVE, com calma e devagar. Ir batendo em toda a volta para a pista entrar direitinha
- Quando estiver completamente encostada à coroa da suspensão, é sinal que podem parar de bater, mas verifiquem se esta enconstada em toda a volta
Está pronta. Agora é só montar na bike
- passar o tubo da suspensão pela caixa de direcção acima
- colocar todas as peçinhas da caixa de direcção, anilhas de ajuste, de enchimento, vedantes, o-rings, tampa, etc etc
- colocar os espaçadores de direcção, se existirem claro
- colocar o avanço
- colocar o tal parafuso de ajuste e a tampa, que aperta à aranha
- Apertar este parafuso
- Apertar os parafusos do avanço
- indireitar o avanço/guiador com a roda/suspensão, que é como quem diz, alinhar a direcção!! :mrgreen:
- montar o resto das tretas, travões, roda, etc
- verificar todos os apertos dos parafusos que mexeram e dos outros se vos apetecer
CURTIR A NOVA SUSPENSÃO
Espero que seja útil este tópico, e podem dar a vossa opinião :mrgreen: