Como montar um conta-km??

jplacebo

New Member
Olá pessoal,

Comprei um conta-km da Sigma para montar na minha bike, já a montei mas tenho um problemazinho...
Existem 2 sensores, um colocado num dos braços da suspensão e o outro colocado num raio da roda. Após a montagem rodei a roda e vi que o conta-km marcava sempre 0 km/h. Depois é que vi... o manual de instruções diz que ambos os sensores deverão estar a um máximo de 5 mm de distância entre si!
Ora isto é impossível para uma bike de BTT acho eu! Após montar o sensor no raio e o outro na SR Suntour XCR, ficam praí a uma distância de 2 cm à vontade! O pior é que essa distância mínima de funcionamento não é mencionada na caixa do produto mas sim apenas no manual.
O empregado da Decathlon assegurou que iria funcionar e eu com a minha falta de conhecimentos nem o questionei. Agora... terei de ir trocar este conta-km por outro? Alguém está a usar um conta-km deste género e conseguiu dar a volta ao problema (aproximando os sensores)? Se sim, como fizeram?

Muito obrigado!
 
Boas

A solução é colares umas pequenas anilhas de borracha no sensor que fica no braço da suspenção. Antes de colares, colocas anilhas entre o sensor e o braço até ficar a menos de 5mm do outro sensor e vês quantas anilhas vais precisar.
Foi asim que eu fiz e resultou.

Cumprimentos
 

pmra

New Member
Dá uma vista de olhos nesta foto e vê lá se é assim que estás a colocar o emissor.
02juicyfrontalga3.jpg

Pmra
 

jplacebo

New Member
Boas,

O emissor do meu conta-km é apenas uns 2 mm mais largo que o íman que fica colocado nos raios, daí a distância entre eles ser tão grande. Devia funcionar sem problemas numa bike de estrada, mas numa BTT nem pensar!

Pois acho que vou ter é de ir colocando anilhas até diminuir a distância...

Mais alguma sugestão?
 
Boas

Se procurares deves encontrar algum topico a explicar como se monta os conta-Km
Mas expermenta rodar o sensor para dentro, mais perto dos raios e jogar com a altura de ambos, e deves ainda por o imam num raio que fique por fora.

Santas Pedaladas
Adilson Fernandes
 

elv1s

Member
E que tal meter o sensor na perna direita da suspensão? e mais próximo do eixo? Aí a distância aos raios é mais curta. Claro que no lado do travão de disco é impossivel...
 
Boas

elv1s said:
E que tal meter o sensor na perna direita da suspensão? e mais próximo do eixo? Aí a distância aos raios é mais curta. Claro que no lado do travão de disco é impossivel...

Elv1s ai tenho que descordar pois o meu sensor esta montado do lado Esq e tenho travões de disco. :wink:

Santas Pedaladas
Adilson Fernandes
 

elv1s

Member
O conta-km em causa é um sigma, e pela conversa será um sigma com fio, portanto suponho que seja um daqueles modelos em que o sensor é bem estreito. Se não é impossivel, é mesmo próximo disso.

E sim, também tenho um sensor montado na perna esquerda. Mas não é sigma, é polar e sem fios... bem mais largo.
 

jplacebo

New Member
elv1s said:
E que tal meter o sensor na perna direita da suspensão? e mais próximo do eixo? Aí a distância aos raios é mais curta. Claro que no lado do travão de disco é impossivel...

Boas

Fiz isso mesmo e resultou :) Na perna direita da suspensão e perto do eixo da roda!
A todos os outros que tiverem o mesmo problema, façam isto e resolvem o problema.

Abraços
 

elv1s

Member
A distância que conta é a do iman que se coloca nos raios, ao emissor, e, caso o emissor seja wireless, a distância do mesmo ao receptor.
Neste caso, o 905 não conheço, mas o que está no link, que é o 906, deduzo que tenha sido erro de escrita o 905, a única distância que conta é mesmo do iman ao emissor(pois este tem fios). Acho que normalmente é recomendado menos de 5mm.

Quanto ao tamanho da roda, é medir em mm a distância de uma volta completa da roda, ou meter um valor da tabela consoante as medidas do pneu. Essas medidas, podem ser lidas nas laterais do pneu. Sendo que é de btt, 26', será algo entre 26x1.9 e 26x2.1, ou 50-559 57-559 é ler as laterais do pneu e ver o que é mais aproximado da tabela, e colocar no conta-km o valor em mm que será de 2089 a 2133mm para este exemplo que dei.

Há aqui no fórum um post sobre as medidas a colocar, e acho que a mais correcta é mesmo medir uma volta completa e retirar 4mm que é o desconto para o erro aproximado pela "barriga" que o pneu faz com o bttista em cima da bike.
 

RicardoCupra

New Member
elv1s muito obrigado, estou bastante esclarecido.

Sim o modelo é o BC 906, acabei de o montar na bicicleta e já pus o valor correcto indicado pela sigma

tudo montado e impecável!


muito obrigado, um abraço
 

DVIC

New Member
Boa noite...

Comprei um conta quilometros da crivit e configurar não foi dificil... agora a minha questão é a seguinte: O sensor que se coloca na roda, coloca-se onde? mais perto do centro da roda ou mais junto ao pneu?

Não sei o que fazer, porque se o aproximar do eixo da roda o sensor irá medir a velocidade correta ou não?

Obrigado pela ajuda
 

DVIC

New Member
Sério? A conferencia da roda (perimetro) eu sei... roda 26" (2073)
mas posso por em qualquer posição sem que interfira na velocidade real?
 

SPT_SPEED

Member
viva, peco desculpa mas isso e' um disparate. nao e' nada impossivel. tenho duas btt e as duas tem sensores iguais da sigma. so tens de rodar o sensor de forma que aproxime doniman que ta' na roda. e outra coisa, para uma mais exacta contagem da distancia, o sensor deve estar do meio da perna da suspensao para cima e nunca perto do eixo da roda.
forca com isso
cumps
 
Top