Como limpar e lubrificar os cabos da transmissão?

rucaf3

New Member
As espirais semi-partidas tem essa facilidade de poderem ser limpas e lubrificadas ... Quando as tinhas fazia-o antes de cada saida... 30 segundos e já estava, fazia-o com W40 e ficavam novas... Raramente as mudanças desafinavam... Agora tenho completas mas apesar de protegerem bem os cabos ainda prefiro as semi-partidas...
 

jginja

New Member
Acho que estou a dar aperto a mais.
Como tinha receio que o cano escorregue, então vai de apertar! Pelos vistos, demais.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Um gajo de Mafra não pode ter dúvidas destas.

Se quiseres prevenir que os cabos se desfiem no futuro, posso dar-te uma dica:
- Cortas ambas as extremidades (algodão) de um cotonete, ficando com um tubo de aproximadamente uns 4 cm. Passas o cabo no seu interior, e com um isqueiro, “encolhes” o plástico até este ficar justo ao cabo. De seguida, basta apertares o cabo na zona onde está o plástico e nunca mais tens cabos desfiados.
dsc00738va.jpg


Espero ter ajudado

Um abraço Mafrense

NY
 

innsbruck

Member
Para aliviar os cabos, existe um truque facil sem ter de desafinar nada...

Coloca-se as mudanças no carreto maior (se for sistema normal, se for invertido é ao contrario) e depois no manipulo passa-se as mudanças todas para a mais pequena sem pedalar.

Os cabos ficam aliviados e podem ser retiradas as bichas dos apoios para limpar todo o cabo andando com as bichas para cima e para baixo.

Depois coloca-se as bichas todas no sitio e já se pode colocar as mudanças novamente na posição correcta, ou então pedalar um pouco com a roda no ar...

Espero ter explicado bem.

Esta solução até funcionava na minha Rockrider, mas na Canyon os bichas dos desviadores traseiro e dianteiro passam por dentro do quadro. Como é que eu consigo dar a volta à situação sem ter de tirar tudo para fora?
 

gteles

Member
Ferro de soldar (dos baratos) e dar uma pontinha de solda nas pontas... é assim que fazem com os cabos de origem, podem ver aquele pingo no fim do cabo...
 

Akerfeldt

New Member
Os meus cabos dos desviadores estão a ranger, devem precisar de ser lubrificados, mas tenho o mesmo problema... passam dentro do quadro e não há cabo visível suficiente para lubrificar, mm aliviados.
 

innsbruck

Member
Efetivamente isso não é uma tarefa fácil, pelo menos para mim. Contudo, qualquer mecânico fará isso sem grandes dificuldades. O melhor até pode mesmo ser a substituição dos cabos.
 
"Coloca-se as mudanças no carreto maior (se for sistema normal, se for invertido é ao contrario) e depois no manipulo passa-se as mudanças todas para a mais pequena sem pedalar.

Os cabos ficam aliviados e podem ser retiradas as bichas dos apoios para limpar todo o cabo andando com as bichas para cima e para baixo."

Boa noite, vamos lá reavivar este tópico.
Existe algum video que demonstre esta técnica? Muito sinceramente não percebi muito bem
:confused:...
Já tentei lubrificar as fichas montadas com tudo, inclusive uma seringa, mas nada.

Outra questão, tenho manípulos alivio, como posso abrir para os lubrificar?
 

Nuno Santo

New Member
Boas
Gostaria de saber se me podiam ajudar num probelema que eu tenho na minha bike que é uma rr 9.1 que é um estalinho quando por ex : desço um passeio ouço um estalinho que parece vir da suspenção traseira mas se eu empurrar a bike para trás e travar ouve-se a frente que parece na caixa de direção4
 

BikeTrepaTudo

New Member
Pode ser parvoíce o que vou dizer. Se for, esqueçam.
O estalinho ao descer o passeio poderá ser a corrente a bater na escora ? Quanto à caixa de direcção, será que está bem apertada ?
 
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