Como fazem para levar telemove, carteira, chaves, ferramentas etc na vossa bike?

Boas, estou me a iniciar neste mundo, chegou ontem a casa a minha nova bike, uma Berg Trailrock 9ER. Comprei alem de capacete, bidon, bomba, uma pequena bolsa para por debaixo do selim, pelo que vi tem 1.5l de capacidade.

No entanto não consigo la levar tudo! Dai a minha duvida, como voces fazem e que material costumam levar quando saem com a vossa bike?

obrigado
Flávio
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu uso uma bolsa de água às costas. Permite-me levar tudo isso e beber água de uma forma mais conveniente já que em Btt não é incomum os cantis saltarem.

Relativamente à carteira, podes sempre reduzir o seu volume. Se tiveres o Cartão do Cidadão em vez daquele antigo enorme, e a carta de condução for também do tamanho de um cartão multibanco podes comprar uma daquelas carteiras apenas para cartões de crédito e metes lá o Cartão do Cidadão, a Carta de Condução, um cartão multibanco ou de crédito e pouco mais. Não precisas do cartão do continente, da Decathlon, do Ikea, da Sport Zone do Pingo Doce etc, etc, etc no meio do monte.
 

Phoobus

New Member
Eu faço como o camarada Jeseelias, levo a mochila as costas e levo a vontade tudo la dentro, nem tenho nada na bike, a bomba, ferramenta, carteira, chaves e telemovel vai tudo na mochila. E de carteira levo so o Cartão do cidadão e algumas moedas ou uma nota, no monte não precisas de mais nada!!

Boas pedaladas na tua bike nova
 

paulo calado

New Member
eu uso desde há muitos anos uma bolsa de cintura para desportos de natureza... tem um espaço para levar um bidon, mas raramente o uso para isso (habitualmente contém uma câmara de ar extra).
as mochilas são muito mais incómodas, na minha opinião.
ma bolsa, com vários compartimentos, costumo levar um monte de tralha que costumo usar:
1 serrote;
3 desmontas;
1 kit de ferramentas;
1 descravador de corrente;
2 pedaços de tela(ou algo parecido) para cortes laterais nos pneus;
1 caixa com um kit de reparação de furos;
1 bomba de ar;
1 pacote de lenços de papel.
2 barras de cereais;
1 impermeável (no inverno).
a isto junta-se o kit pessoal (carteira, telemóvel e (sim... sei...) cigarros).
 

mataburacos

New Member
comprei uma bolsa dessas de meter no selim no lidl
ja vinha com ferramentas. alem disso enfiei lá uma camara de ar, uma caneta para o geocaching e uma nota de 20€ para qq eventualidade

de resto so levo as chaves num bolso e tlm no outro, mais nada
 

SCHECKLER

Member
Boas, já faço btt há muitos anos e sempre andei de mochila ás costas, se optarem por esta via tenham em atenção o tamanho da mochila e o deposito da agua, digo isto porque não vale a pena ter depositos de 3l de agua para voltas de menos de 50kms ou Maratonas, alem de que como são mais largas porque o deposito é maior, faz mais calor nas costas e estorva mais os movimentos, por outro lado em caso de queda pode fazer de Airbag e safar uma situação de queda dificil!! Acho que uma mochila estreita tipo as Shimano Unzen U6 ou as Camelback Lobo tem reservatorios de 2ltr que são mais que suficientes para voltas até 40 kms, mas cada um sabe de si...
Depois de tudo isto e voltando ao tópico a ideia do user "paulo calado" parece-me bem, eu para evitar o calor nas costas optei por ter um cantil de agua de 660ml (se não andar em zonas onde possa recarregar o bidon a meio do caminho uso a mochila) e outro bidon de 660ml da Elite próprio para levar cenas, neste caso tenho lá dentro o tlm, chaves, micro carteira, desmontas, camera de ar e no bolso do jersey levo a bomba ou utra camara de ar e 2 barras/gel.
 

Joseelias

Well-Known Member
Durante muito tempo também usei uma bolsa de cintura do género daquelas usadas para caminhadas. No meu caso tem dois espaços para cantis, e um bolsa central com espaço para levar todas as tralhas que se queiram incluindo alimentação. Como levava os cantis no quadro a câmara de ar e as ferramentas iam nos espaços dos cantis. Nunca perdi nada, até porque aquela bola tem uns elásticos largos para fixar os cantis e sem eles ficam por cima do buraco.

Deixei de usar desde que tenho a bolsa de água, mas há algum tempo voltei a experimentar mas já não me senti tão confortável como antes. Aquecia-me bastante a base das costas (embora as costas iam folgadas e frescas), tinha tendência para rodar um pouco e a fivela à frente magoava-me ligeiramente. O nível de aperto é importante para manter o equilíbrio entre não apertar na barriga e não cair pela bunda abaixo... :D

Mas a minha bolsa de cintura já é bastante antiquada quando comparado com o que se vê agora à venda. Aliás foi a primeira do género que alguma vez vi.

Os modelos mais recentes serão com certeza muito melhores e há mesmo alguns modelos da própria Camelbak com bolsa de água. Para evitar que escorreguem pela cintura já vi modelos que têm uma espécie de alças/suspensórios o que sem dúvida é uma mais valia.

Se uma pessoa se adaptar bem e não se importar de andar com cantis no quadro, as bolsas de cintura são também uma opção bastante boa. Na altura em que usava, gostava bastante.
 

korreya

New Member
Desde já cumprimentos a todos...pessoalmente organizo as coisas mediante o tipo de volta que dou...tenho feito os NGPS que são passeios em autonomia total acima dos 70kms...nestes casos levo camelback (nunca o utilizo para levar água)...levo um kit de ferramentas (organizado por mim)...a bomba de ventilan para a asma (nunca precisei mas nunca se sabe)...2 câmeras,1 de gel e outra sem (que normalmente serve para desenrascar alguém que não vai preparado)...raramente a trago de volta :D ...1 par de pastilhas para os travões...1 bisnaga com óleo...comer,beber e levo lá dentro a chave do carro e dentro duma bolsa o telemovel com o BI e dinheiro...na bike levo os 2 bidons,1 com água outro com 1 daqueles líquidos do lidl...nos bolsos vou pondo uns chocolates e frutas dos bébés do lidl :eek:
Quando são maratonas organizadas 35/55kms ou passeios de FDS,não levo camelback...nestes casos uso uma bolsa por baixo do selim unicamente para 1 câmara de gel...nos bolsos do jersey seguem 3/4 mini chocolates e a bolsa com o TLM,o BI e €...num bidon levo água e no outro bidon vai o kit de ferramentas juntamente com a bomba ventilan e a chave do carro...é assim que eu faço.
O meu kit de ferramentas é composto por...2/3 remendos,cola,lixa,2/3 elos rápidos,1 desmonta,1 pequeno X-acto,1 remendo para o pneu,chave multiusos,2/3 braçadeiras plásticas,1 dropout,1 mini alicate e 1 espia para as mudanças (que já deu para desenrascar um camarada)...e meio pacote de lenços de papel que serve entre outras coisas para manter td apertadinho dentro do bidon :D
Abraços e boas pedaladas
 

tilui

Member
Pra voltas curtas tenho uma bolsa debaixo do selim em que levo dinheiro,chaves de casa ou do carro e uma camara de ar...Pra voltas maiores tenho camelback e aí já levo ferramentas,telemovel,alguma comida..
Com ano sempre acompanhado nas voltas pequenas, raramente levo telemóvel na bolsa por baixo do selim
 

maddog

Member
Como já alguns users relataram, eu também fui daqueles que comecei com uma bolsa de cintura daquelas tipo aventura, com 2 compartimentos separados, e dois espaços para bidons
Após esse tempo e com a apariçao dos "camelos", tenho vindo sempre a utilizar varias mochilas, tentando sempre utilizar a mais estreita e pequena possível, nunca carrego muita agua de cada vez, justamente para nao se tornar incomodo, no maximo 1lt, e se necessário reabasteço mas de verão tenho sempre bidon na bike.

Tenho bolsa de selim, com câmara ar, quebra correntes, desmontas, e alicate multifunções.

Carteira... deixei de andar já a muito tempo, comecei a andar com o CCid e multib, mas actualmente até uso "copias" dos cartões importantes.
 
Na pequena bolsa de selim levo:
1 Câmara de Ar,
2 Bocados de câmara de ar cortados(caso tenha o azar do pneu rasgar),
3 Desmontas,
1 Jogo de chaves allen c/ descravador de corrente

Num bolso do meio do meu equipamento tenho um fecho e ai aproveito para colocar o telemóvel o CC e o MB e algum dinheiro dentro de um saco de plástico daqueles que tem um fecho em cima.
E ainda no bolso do meio aproveito para colocar a mini bomba e o spray para os furos...

Penso que não me esqueci de nada...
 

DaProfezzur

New Member
Para além do que foi indicado do que se leva na bolsa do selim tenho uma bolsa à prova de água onde meto telemóvel, documentos e dinheiro para levar no bolso traseiro do jersey (suo bastante e assim vai protegido).
 
Boas obrigado a todos pelas dicas, eu por acaso para ja tenho levado "tudo" nessa bolsa por baixo do selim, ainda não comprei nenhum jersey, vi uns na sport zone mas não tinham bolsos fechados pelo que vi e queria uns que tivesse para poder levar mais coisas.
 

Joseelias

Well-Known Member
No que diz respeito a usar os bolsos do jersey penso que é preciso algum discernimento no que lá se põe, pois arriscarmos-nos a ficar com algo "cravado" na zona lombar numa queda é no mínimo "desagradável". Já tive quedas em que fui projectado e em que bati com as costas numa árvore e se levasse alguma coisa nos bolsos do jersey ou me magoaria ou estragaria o que lá levava, como o telemóvel por exemplo. Levava uma mochila na altura, o que amorteceu a pancada.

O peso pode repuxar o jersey para trás incomodando a zona da garganta, ou até com a vibração e solavancos naturais no Btt ter aquilo constantemente a bater nas costas. Mas como disse vai depender do que lá se põe e do andamento que se tem e o terreno por onde se anda.
 

oliana

Active Member
O peso das coisas no bolso da jersey também se pode aplicar á mochila. Pessoalmente não gosto de a usar normalmente, porque acho-a pouco cómoda e limita-nos os movimentos, principalmente em trilhos mais técnicos e apertados. Tenho e utilizo-a em tiradas acima dos 70/80 km tipo maratonas. Para as saídas normais na serra, levo a bolsa do selim com o essencial (1 câmara, chave universal, 2 desmontas e 1 elo rápido) e a bomba no quadro. O telemóvel vai na bolsa do jersey sempre á mão e o cartão de cidadão numa bolsa com alguns euros, e 2/3 barras. É verdade que se pode estragar o telem. numa queda, mas prefiro assim. E dentro da mochila não me parece que corra muito menos riscos. Por outro lado a mochila é útil numa queda pois amortece a pancada na zona lombar.
Prefiro por ser mais cómodo e livre nos movimentos, a bolsa no selim e a bomba no quadro.
Mas cada um tem a sua ideia e basta olhar para o grupo com quem ocasionalmente faço umas voltas para ver que somos todos de ideias diferentes.
 

alupo

New Member
Nas minhas idas para os trilhos utilizo os bolsos da jersey para levar €€€ o CC e o telemovel tudo numa bolsa de plastico com fecho. Uma camara de ar \ desmontas e claro um pacote de marmelada.
A mochila esta arrumada ha muito tempo porque não faço mais que 40\50 por cada ida o que não compensa o suor que esta provoca é mais aproveitada para longas distancias pelas razões obvias.
As minhas saudações a todos :rolleyes:
 

correiadias

New Member
Boas

Nas voltas curtas, entenda-se curto até 25km , cerca de 1h no total, nao levo rigorosamente nada, apenas levo o bidon com água. Até hoje tenho tido sorte, ainda numca furei nas voltas curtas lol

Nas voltas compridas, Camelback Rogue ás costas, camelback cheia de agua, e no bidon levo bebida isotonica. Na bolsa de cima da camelback levo 1 barrita e 1 gel e o telemovel. Na bolsa de baixo carteira, desmontas, aqueles conjuntos de chaves 8em1 e remendos. E pronto tudo feito ;)

Nao gosto la muito de ver em estetica as bolsas de selin, mas reconheço que dao imenso jeito pras voltas pequenas...

Ah em termos de bombas tambem levo, mas essa vai sempre agarrada ao quadro ! ... 1 vez comprei uma bomba e nem cheguei a utiliza-la... deixei-a perdida no meio do mato, saltou-me da camelback e nem dei conta. Quando comprei a 2ª bomba fixei-a logo ao quadro da burra. Até agora tem tado a correr ás mil maravilhas ... Mas aquela bomba... ai aquela bomba ficou-me mesmo atravessada na garganta, custou-me mesmo gastar aquele dinheiro e nem sequer 1 vez a ter utilizado... bem... acontece...
 

novvato

New Member
eu levo o telemóvel e as chaves na bolsa de selim, com kit para reparar furos e um pano, no quadro levo uma garrafa e uma bomba de ar pequena. As vezes levo mochila com agua mas não gosto muito, apesar de ser muito útil, mas da muito trabalho para mantela limpa e tal....na minha opinião n precisas de carteira nem de cartões....leva apenas uma nota na mala de selim. Uma opção é comprares mais um cantil e utiliza-lo como uma mala. metes la as coisas dentro e estão guardadas......axo que é peso desnecessário mas tu e que sabes......boas pedaladas.....
 

maddog

Member
A utilidade das bolsas de selim em conjunto com as mochilas é dividires o material e consequentemente o peso, se na bolsa de selim meteres a camara de ar e a multiferramenta por exp, já é menos esse peso que tens de carregar as costas.
 
Top