shadowlord
Member
Caso as ferramentas de calculo não tenham as medidas dos vossos cubos, podem sempre tentar nos sites das marcas. Muitas marcas disponibilizam essas informações seja no site, seja em manuais dos produtos.
The Great Spoke Scam: In the early '80s a clever marketeer hit upon the idea of using only 32 spokes in wheels for production bikes. Because of the association of 32 spoke wheels with exotic high performance bikes, the manufacturers were able to cut corners and save money while presenting it as an "upgrade!" The resulting wheels were noticeably weaker than comparable 36 spoke wheels, but held up well enough for most customers.
Since then this practice has been carried to an extreme, with 28, 24, even 16 spoke wheels being offered, and presented as it they were somehow an "upgrade."
Actually, such wheels normally are not an upgrade in practice. When the spokes are farther apart on the rim, it is necessary to use a heavier rim to compensate, so there isn't usually even a weight benefit from these newer wheels!
This type of wheel requires unusually high spoke tension, since the load is carried by fewer spokes. If a spoke does break, the wheel generally becomes instantly unridable.
If you want highest performance, it is generally best to have more spokes in the rear wheel than the front. For instance, 28/36 is better than 32/32 People very rarely have trouble with front wheels:
Front wheels are symmetrically dished
Front wheels carry less weight
Front wheels don't have to deal with torsional loads (unless there's a hub brake)
If you have the same number of spokes front and rear, either the front wheel is heavier than it needs to be, or the rear wheel is weaker than it should be.
Front wheels don't have to deal with torsional loads (unless there's a hub brake)
jmv said:Ignite, este post até nem está bem claro para um principiante, se fizeste tudo bem parabéns. Esta página do Sheldon Brown já tem alguns anos e refere-se mais a rodas para Vbrakes, no enraiamento para discos há quem diga que o raio com que se começa a enraiar em vez de ser com a cabeça para fora, deve ser para dentro outros que se deve trocar a direcção dos mesmos etc. Eu estou a responder-te porque uma boa roda feita á mão tem a qualidade do que se fizer depois que é o seguinte: Estalar a roda. Se não se fizer, nas primeiras utilizações vais sempre ouvir os raios a tinlintar e ao fim de pouco tempo a roda fica empenada. Ao apertares os raios estes rodam sobre si próprios e cada vez que houver uma flexão, os que estão por baixo libertam-se da tensão a que estão sujeitos, rodam sobre eles próprios e dáo origem ao tilintar, que muitos conhecem mas não sabem o porquê e consequente empeno. Para evitar isso depois do primeiro acerto da roda e com a tensao dos raios adequada, pôes a roda no chão e imaginando que é um relógio colocas os joelhos no 6, as mãos no quarto para as três e empurras para baixo com força, vais ouvir o estouro dos raios a voltarem à posição de descanço, fazes ao longo do aro e repetes do outro lado, a roda vai ficar toda empenada, voltas a desempenar e repetes a operação várias vezes, estalar/desempenar rodadado a cabeça dos raios no màximo um quarto de volta de cada vez, colocas uma gota de óleo entre a jante e a cabeça do raio (não na rosca deste) para que esta gire melhor, ao mesmo tempo apertando de vez em quando de um lado e doutro os raios de dois a dois com os dedos por baixo e por cima onde eles se cruzam . Faz isto e vais ter uma roda sem problema para muitos kms. O acerto final requer muita paciência, digo-te eu que já fiz algumas dezenas delas, e boas voltas com a roda nova.