Como converter rodas convencionais em UST - Home made

afonso

New Member
a tua opinião..
qual a mais aderente....?

borracha vs metal ou borracha vs borracha....

Só para teres um ideia quando substitui um pneu traseiro larssen TT kevlar por um Larssen TT tubeless a câmara estava completamente agarrada ao pneu com o liquido NOTUBES...
ter também atenção aos pneus que se vão montar,aconselho a usar pneus como o mínimo 60tpi

boa sorte
 

crisgcj

New Member
As diferenças entre os vários sistemas de conversão já estão mais do que discutidas aqui no tópico. O problema desse sistema com a câmara de ar é que se o objetivo é tubless não queremos lá câmara nenhuma! Mesmo que cortada! Para alem de mais pesado é uma carga de trabalhos se estivermos no meio do mato e tivermos um furo ou corte maior que o liquido não vede e for necessário retirar o pneu e colocar lá uma câmara para desenrascar até casa (parto do princípio que toda a malta que usa tubless anda sempre com uma câmara para os imprevistos)! Pelo simples fato de a válvula não sair sem retirar a camara cortada junto, sendo que nunca mais a conseguimos colocar lá a vedar o aro como estava antes e teremos de fazer tudo novamente com outra camara nova. Outro inconveniente é que na maioria das vezes que se desmonta o pneu a camara sai da posição, pois fica colada ao pneu e acabamos por ter de colocar outra.! Com o sistema de fita ou powertape é quase sempre possível desmontar o pneu sem estragar a conversão do aro, sendo que se tivermos de colocar lá uma câmara de ar para desenrascar apenas temos de desmontar a válvula e instalar a câmara.
A situação que descrevi no post anterior foi originada pelo deficiente aperto da válvula tubless que deixou uma pequena passagem e o latex como é muito liquido foi-se infiltrando para o interior do aro. A solução que prefiro é mesmo a do sistema que dá origem ao tópico. Uma válvula cortada de uma câmara e colada á fita. Acaba por vedar melhor e fica na mesma fácil de descolar e desmontar caso seja necessário.

Boas pedaladas.
Cristiano
 

raziel

New Member
Sim nesse aspecto tens razao mas o suporte de tudo nao deixa de ser o aro :) Nao é o pneu é a camera de ar que fica a segurar o pneu basicamente, mas vai ser assim que vou fazer nos meus. E se ja usas há 2 anos é porque ainda nao te deixaram mal :)

Vou meter uns com 110 tpi. Penso que sejam ja bastante resistente.

Já agora disseram que a unica desvantagem era o peso. Isso é praticamente insignificante nao? Metade de uma camera de ar 20' não deve trazer muito mais peso em relação ao outro sistema de fita + valvula
 

raziel

New Member
crisgcj deixaste-me na duvida... Mas gostei dos argumentos. Se calhar fica mais caro a fita+valvula mas compensa a longo prazo...

obrigado a todos pelas opinioes.
 

afonso

New Member
Boas
Atenção aos kits com válvulas tubeless não apertem demais as válvulas que depois no mato não conseguem tirar as mesmas..
já assisti a algumas situações destas...:(
 

crisgcj

New Member
Vou tentar explicar na minha opinião porque prefiro o sistema de fita e válvula versus o sistema de câmara no que toca ao encaixe do pneu no aro!. De facto a borracha em contacto com a camara veda melhor do que em contacto com o aro, mas se usarmos liquido com base latex essa desvantagem quase desaparece. Na minha opinião o aro tem um perfil para encaixe do pneu e o contacto entre ambos deve ser direto sem nada pelo meio para assegurar a melhor fixação possível e evitar que numa pancada lateral mais forte o pneu se desencaixe. O sistema de camara é muito prático de instalar mas embora a espessura da camara seja mínima é um elemento que vai reduzir o encaixe do pneu no aro. Ou seja, o pneu acaba mais preso pelo atrito com a borracha da câmara do que pelo encaixe no aro. Como sabemos este sistema de conversão é para aros convencionais, não tubless, onde o perfil de encaixe e fixação do pneu é por vezes mínimo. Aqui o maior problema não é isolar o fundo do aro seja com fita ou câmara , mas sim o perfeito e correto encaixe do pneu no perfil de fixação do aro. Não queremos que o pneu salte numa situação limite e devemos assegurar que o talão de borracha deste está inserido no aro o melhor possível, se é que me fiz entender.

No que toca ao aperto das válvulas, eu faço o seguinte: Quando estou a fazer a conversão e quero assegurar o correto isolamento do aro, aperto muito bem as válvulas para que estas colem bem á fita e fiquem o mais encaixadas possível no buraco do aro. Dou um pouco mais de pressão, cerca de 55psi e agito bem o pneu ou vou dar uma pequena volta perto de casa. Deixo assim até ao dia seguinte . Depois baixo a pressão para a desejada e desaperto ligeiramente a porca da válvula para que a possa afrouxar á mão se necessário. Uma coisa que ajuda é utilizar um oring em borracha entre o aro e a porca da válvula. Assim esta não desaperta tão facilmente e a borracha espalma o necessário para a desapertarmos manualmente.

Boas pedaladas

Cristiano
 

matz

Member
Acho que dá, basta utilizar um kit de válvulas schrader. Usar válvulas presta com furos para schrader é que nada feito :)
 
As minhas rodas tem furação para schrader e na conversão para tubeless meti as fitas da Joe's com válvulas Presta. Se usarem um desses kit's de conversão dá, eu estou a usar este e até agora zero problemas. Agora com o tubeless caseiro não sei se dá, no meu caso quando tentei a válvula ficava a abanar... desisti logo e comprei o kit.
 

raziel

New Member
Há uns espaçadores de plastico que se colocam no buraco schrader e fica convertido para valvulas presta. Alguma rodas como as mavic cross ride trazem esse adapatador colocado e quem quiser usar schrader é só retirar.

Agora onde se compra não sei porque eu perdi os meus e agora queria meter tubeless e precisava de colocar valvulas presta de novo.

Meter valvulas presta em buraco para schrader resulta só que como o buraco é mais largo a valvula presta irá ficar larga e fica mais vulnerável a estragar-se e a aparecer fugas de ar
 

mrespt

New Member
matz, acho que se devia de informar melhor antes de falar. Este tópico está repleto de pessoas que com aro de schrader a utilizar válvula presta utilizando apenas fita+liquido, mas ok. Eu inclusive.
 

raziel

New Member
Vou por uma foto pra mostrar o que estava a falar:


Sei que é possivel usar sem esse adaptador mas penso que quem puder e conseguir arranjar que use porque a valvula fica mais justa e sempre fica mais seguro e com menos riscos de algo correr mal :)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Talvez aqui:

jgfs.jpg


Um abraço

ny12xx
 
Top