Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Mach3

New Member
Boas,

Já à mais de um ano que deixei aqui esta pergunta e não obtive resposta, pelo que venho novamente à carga:

Algum dos utilizadores sabe se existe problema em usar este sistema caso o Rider seja pesadote? ou seja na casa dos 90 e mtos 100 kg?

esse facto tem-me inibido de fazer a conversão, pois não quero pneus a saltar do aro e eu a voar por causa disso.

Neste momento tenho umas rodas com aros alexrims XED, e uns Kenda karma que tão já bem gastos, pelo que estava a pensar qdo for altura de comprar pneus, encomendar os maxxis IKON arame (pois para as outras versões) acho o preço um absurdo para o meu andamento e necessidades.

Outra questão que tenho é qual o melhor sistema para converter em termos de segurança, pois o que pretendo na conversão é essencialmente ganhar conforto e melhorar o desempenho da bike!

Cumps,

Mach3
 

Jocas22

Active Member
o peso tem mais a ver com o que fazes com a bike, ie. se andas aos saltos com ela.
Se o que queres é segurança então compra umas rodas tubeless e uns pneus tubeless. Outras opções permitem ganhos noutros aspectos, mas menos segurança. Se o que queres é conforto e desempenho, converte essas rodas mas deixa-te de poupar nos pneus, pode sair caro.
Com esse peso, com rodas que não são tubeless e com pneus de arame eu não o fazia.
 

Mach3

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Boas,


Jocas pois era a ideia que eu tinha e que para já mantenho, mas assim sendo terei de esquecer o IKON pq simplesmente não dá..e como disse para mim que tenho um andamento muito moderado, acho mesmo que não se justifica.

Adolpho vai dizendo que tal está a correr, pois ainda tenho os Karma pa acabar de gastar, o que me deixa ainda 1 ou 2 meses pelo menos para tomar a opção, mas para já estou inclinado a manter o que me fez não converter as rodas até agora que é...converter as rodas sim sr....mas apenas com pneus tubeless.

Cumps,

Mach3
 
era o meu receio a fragilidade mas como o meu espirito de auto didata era mais forte decidi arriscar e experimentar...

mas agora com os novos pneus tubless ready o perigo de um pneu saltar do aro deve ser muito menor do que com pneus normais...
 

Jocas22

Active Member
pneu de arame convertido á frente ainda vá, mas atrás não recomendo, ainda pra mais pra pesos como os mencionados. Se já tiverem o pneu, com um btt soft e peso moderado, diria força. Agora comprar 1 de proposito NUNCA.

Poupa-se muito pouco relativamente ás possiveis perdas. O risco não compensa na minha opiniao.
 

Mach3

New Member
Boas,

E qdo um gajo pensa que após uns anos a pedalar já dá para dar uns "bitaites" sobre o material, toca a aprender que afinal as coisas nõ são como nós pensávamos.

Falei em pneus de arame eram mais seguros para se converter, por pensar que são mais rígidos que os de Kevlar..pq esses sim não me atrevo a converter, pq eu consigo montar e desmontar os meus Karma sem desmontas.

Obrigado uma vez mais,


cumps,

mach3
 

Jocas22

Active Member
o objectivo não é serem o mais rigidos possivel, porque se puseres as maos num tubeless ready aquilo é leve e com uma aparencia muito pouco resistente.

um pneu de arame convertido atras, parece uma bailarina sempre a querer fugir, acredita que falo por experiência própria. Alias a minha unica queda com consequencias mais graves (um mes sem andar) eu culpo exactamente a esse pneu
 

klaser

Well-Known Member
Mach dantes eu tb me borrava todo em pensar em andar com com pneus em kevlar convertidos...depois foram só alegrias,nunca pensei que fosse tão fiável...Ando com karmas e small blocks já há ano e meio,furo só um na frente,lento pq não percebi que o líquido tinha secado,senão eram zero furos...Esses kendas são bem resistentes,podes confiar....
Nem de propósito coloquei hoje um rocket ron na frente,é EVO,não é os novos de 2013 (mais fortes),e por acaso sei que é um pneu fraco nas laterais e tou um bocado receoso,mas tb estava com os kenda no início...depois adquire-se confiança no material....
A única ressalva que faço é que ganhei confiança nestas conversões com os aros ZTR,talves os únicos que são desenhados especificamente para usar pneus não tubless desta maneira (tubeless),o pneu encaixa ali duma maneira que dá-te confiança...Dantes com uns aros FSA achei que ficavam muito folgados e não arrisquei,mas o certo nestes casos é talvez passar mais uma volta de fita...
Por isso é capaz de ser natural alguns aros convertidos funcionarem melhor que outros,o que não podemos negar é que aros e pneus não tubeless não foram projetados para serem usados sem câmara,temos de ter noção disto..
 

Mach3

New Member
Boas,

Pois Klaser, mas eu pelo sim pelo não devo optar por jogar pelo seguro, e como tal qdo tiver que comprar pneus, se puder vou optar por tubeless.

Os meus Karma já estão bastante gastos e como tal não vejo grande vantagem, nem sei se viabilidade em estar a converter agora.

Como disse antes, eu sou pesado, e já uso um espigão com amortecedor para melhorar o conforto devido a um problema de costas e à falta de €€€ pa uma FS, pelo que a conversão busca essencialmente aumentar o conforto e melhorar o comportamento da bike...qto ao peso...tou a borrifar-me pq pa começar eu próprio tenho de perder uns kg, e aí talvez me preocupe comas gramas.


Abraço e obrigado,

Cumps,

mach3
 
Converti mais um pneu da frente com o método da camara de ar roda 20, desta vez com o seguinte Setup:
- Larsen TT 2.0 Foldable;
- Mavic CrossRide 2013
- Liquido: Joe No Tubes + Slime (50/50)

Tinha lido algures que o Slime não era bom para estas conversões, mas misturado ficava porreiro.
A verdade é que desta vez foi muito dificil do pneu colar e começar a encher, não o consegui fazer sozinho, precisei duma par de mãos extra. Não sei se foi por causa do pneu ser foldable e não ficar tão direito, porque a minha outra conversão tinha sido com pneu de arame.
 

afpereira

New Member
n\ao tem problema nenhum, pois o pneu vai colar a camera de ar por causa do liquido..., pode até vazar o pneu todo que pode voltar a encher com bomba normal...
 
conforme pometido aqui fica o meu testemunho:
fiz mais de 100km´s e a minha conversão na roda da frente está impecável, apesar dos meus 110 Kg nao cedeu nada nem tive até agora algum problema inicialmente para vedar ficou a 55 psi e agora já baixei para os 45psi e tenho andado com esta pressão...

devido á chuva tive que desmanchar a minha roda traseira e limpar tudo como deve ser (com camara de gel) e esta já lá tinha dois espinhos cravados com mais de 0,5cm(mas o liquido tinha vedado) isto de andar no meio do mato (literalmente) da serra da Lousã tem estes inconvenientes...
 

mrespt

New Member
Olá,

Tenho intenções em converter as minhas rodas.

As jantes são as ALEXRIM'S ZX24, que estão de momento com uma câmara de ar com válcula schrader.

As minhas dúvidas são:

- Na foto que mostro, é necessário retirar a fita verde, certo?
- Há problemas relativamente à diferença de tamanhos do furo? Uma vez que válvulada de presta é mais fina que a que lá tenho actualmente e para a qual a jante está preparada.
- Onde arranjar válvulas? É que, segundo vi, um pack de válvulas presta da NoTubes custa 20€. Tenho quase a certeza que duas câmaras de ar e cortado para retirar a válvula ou utilizar válvulas genéricas se consegue bastante mais barato. Mas, e o efeito prático? As da NoTubes são diferentes? Especiais? Vantagens?
- Basta à partida aplicar a fita, válvula, selante e tá feito. (muito resumidamente, certo?)

Mostro a foto relativamente à vita verde que mencionei.




Agradeço as vossas respostas/atenção! ;)
 

Jocas22

Active Member
andei 1 ano com umas iguais convertidas.

certo

não

podes utilizar genericas. Pra mim as melhores são estilo Mavic, isto é, não são redondas mas sim rectangulares na zona que fica no aro e as anilhas de borracha e o aperto de plastico são o melhor sistema. As Notubes não gosto e muito menos pra quem tem furo largo.

fita notubes, depois ainda ponho por cima aquela fira americana, válvula com cola e liquido da notubes.

nao uses pneus de arame a nao ser que nao haja mais opções.

Força nisso ;)
 

mrespt

New Member
Vou ver onde há dessas válvulas então. Não queria era ter que pagar 20€ por um par de válvulas, acho que o preço é totalmente despropositado, não sei se alguém concorda comigo. Já agora, os pneus vão ser os rocket ron performance
 
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