Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Spaceboy

Member
LuisR,

Eu pus 60 ml e ao encher começou a sair ar e liquido pelo adaptador da válvula e pela junta da jante (como indiquei acima).
Depois retirei o adaptador, enchi novamente e aconteceu o mesmo.

Ainda não tive tempo de repetir o processo adicionando mais selante.

Que quantidade de selante usaste?


Obg.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se o aro tem um furo para válvula schrader, então a válvula tem de ser schrader.
Usar uma válvula presta vai deixar muita folga, usar o adaptador e a válvula presta também não vai deixar a válvula convenientemente selada.
 

LuisR

New Member
Spaceboy a quantidade de liquido que levou não sei porque não fui eu que fiz.
Mas se não estou em erro foi um daqueles frascos de 125ml da JOE'S, que dá para 2 rodas.
As fitas são da Caffélatex.
Não fizeste um golpe muito grande para passar a valvula nem nada? é só um furinho e depois colocar a valvura a pressão para ficar bem justa.
A porca da valvula também podes apertar mais um pouco com um alicate e depois passado unsdias quando já tiveres isso vedado alivias um pouco.
Enche a roda e abana-a de todas as maneiras possiveis.

Cumps.
 

Spaceboy

Member
Bem,
Só ontem é que tive tempo, desmontei a roda e vi que a válvula ficou mal vedada/colada à fita. Não sei se por ser uma válvula UST e ter pouca borracha, a área a colar à fita é menor, o que é certo é que entrou selante para dentro do aro.
Por isso saía líquido pela válvula e pela junção do aro.

Hoje vou tentar de novo e vou tentar vedar melhor a válvula com a cola, só ainda não sei se coloco a válvula UST ou se coloco a válvula que retirei da câmara de ar...

Cps.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Desde que a grossura da válvula corresponda à do buraco do aro, podes meter uma qualquer.
Pode acontecer que a base da válvula seja demasiado larga para encaixar naquela depressão que existe no interior do aro e por isso o líquido saia.
Por isso é que cortei a base da válvula tão estreita quando fiz o vídeo da conversão.
 

Spaceboy

Member
Boas.

Ontem tentei pela 2ª vez a conversão. Desta vez com liquido NoTubes e um injector.

Tirei as fitas da roda que tinha tentado converter e percebi qual foi o problema. Não pus cola suficiente à volta da válvula e o líquido entrou no aro.

Então fiz tudo de novo, mas desta vez comecei com a roda de trás.
Cortei a fita um pouco mais larga 2,2 cm em vez de 1,8 cm.
Coloquei a válvula, pus cola em toda a volta e fui à Galp encher com o compressor.
Em casa retirei o centro da válvula e coloquei o selante com o injector.
Como não precisei de descolar o pneu, foi só encher com a bomba e voilá.

Depois fiz o mesmo com a da frente e com mais esforço também selou.

Obrigado a todos pela ajuda.

Cps.
 

hrealinho

New Member
Desde que a grossura da válvula corresponda à do buraco do aro, podes meter uma qualquer.
Pode acontecer que a base da válvula seja demasiado larga para encaixar naquela depressão que existe no interior do aro e por isso o líquido saia.
Por isso é que cortei a base da válvula tão estreita quando fiz o vídeo da conversão.

Boas,

A fita vermelha no vídeo da conversão é a PowerTape ? Ou é a nylon spoke tape ? Quantas voltas deste?
A ver se ainda esta semana me aventuro e meto tubeless :)

Abraço :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Boas,
A fita vermelha é fita adesiva convencional, a chamada duct tape.
Dei duas voltas, como se pode ver no vídeo.

Força nessa conversão!
 

malagueta

Member
ficaçador muito obrigado pelo video e pelas dicas que puseste no tópico, hoje fiz a conversão das minhas rodas dtswiss x1600 com uns raph racing Tubeless read, correu tudo impecável, fiz exactamente como tu disseste e sem problemas nenhuns.
Não foi necessário colar a válvula e utlizei um botija de co2 de 9 gramas e funcionou na mesma. Aproveito para realçar a importância de cortar a Válvula de forma a encaixar bem na saliência do aro, é muito importante este passo para não termos fugas por esta zona!

um abraço a todos e boas conversões
 

malagueta

Member
boas,

ontem fiz a conversão e correu td bem mas hj quando fui ver o pneu tinha varias marcas de liquido na lateral do mesmo, a vedação pneu/aro/válvula continua impecavel.

Isto é normal ou o pneu vem com algum defeito? as fugas são na zona que está marcada na foto e em vários pontos em todo o pneu, mas sempre naquela "junção" que mostro na foto.




obrigado pelas opiniões,
 

RicardoCupra

New Member
Deixo aqui mais uma dúvida ao rol:

Malta que converteu rodas com ducktape, o ducktape não "absorve" o liquido com a utilização? disseram-me que isto aconteceria, pelo que devia usar fitas próprias de marca, mas fiquei naquela... é mito, ou facto ?

Uma observação, não entendo como conseguem converter rodas com bombas pequenas de mão, eu só de compressor "lá vou", e alguns pneus dão luta...
 

malagueta

Member
não me parece que a fita absorva porque é uma fita "plastificada" com um pequeno reforço. Eu usei uma bomba de co2 e correu bem, convém tirar o interior da válvula para o ar entrar mais rapidamente para o pneu encostar logo ao aro. Depois de encostar jápodes utilizar uma bomba normal.
 

jayme

New Member
Tenho umas rodas Ztr alpine e pneus kenda small block 8 normais e já converti a roda de tras, no entanto a roda da frente está a dar comigo em doido, não sou capaz de selar o pneu nem por nada, por mais que sacuda a roda e sei lá mais o quê, o pneu continua a perder ar pela zona indicada na foto.
Aceito sugestões.

A imagem é uma que saquei da net para mostrar a zona em causa.
30clr0j.jpg
 
Last edited:
Ontem e hoje foi dia completamente dedicado a montar estes dois pneus: MICHELIN Pneu WILDRACE'R 2 26×2.00 Tubeless Ready Flexível.
Ora caminho da Bomba, ora mete camara de ar; ora mete cola para este colar na jante; ora mete água com sabão; bem, mil e uma experiências sem resultados.
Um deles, por acaso lá consegui deixar um dos lados colados e com alguma sorte lá consegui selar por completo.

Trata-se de umas rodas Mavic crossland do ano de 2006, salvo erro, julgo que a roda seja incompatível com este tipo de pneu, no meu entender roda demasiado larga para aceitar o pneu.
O outro pneu depois de esgotar todas as possibilidades, lá o consegui encher utilizando uma garrafa de ar comprimido carregada a 300 bars (dos aparelhos respiratórios para Bombeiros) inserindo o ar directamente pela válvula sem pipo; como a descarga de ar foi de tal ardem elevada o pneu foi mesmo obrigado a colar às paredes. Após colado, depois é fácil, claro.

Alguém com situação idêntica ou dica ou solução para este tipo de caso?
 

dand25

Active Member
ando a pensar em aventurar-me na conversao de tubeless como proximo upgrade, a minha pergunta é simples, qual a media de peso que se consegue retirar á bike?
 
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