Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Pedro_xpto

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Boas skareb hoje la montei o larsen TT 1.9 kevlar de tras como tubless para testar, o da frente tive medo :lol: :lol: como as minhas rodas são tubless não foi muito dificil foi so meter o liquido da j'oes :)

Pelo que andei hoje +- 30km e com algum receio que o pneu descola-se andei com 45psi um bocado mais do que uso, uso normalmente 40psi a tras. Mas parece que notei que o pneu como tubless é muito mais duro do que com camara, será que é verdade ou é impressao minha? Outra questão é a frente gosto de usar 30 psi, julgo ser pouco para usar o pneu como tubless certo?

Cumps,


PA
 

skareb

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Boas pedro

Finalmente :hehe: :yeah: agora é que vais voar baixinho

Sim sentes o pneu um bocado mais duro fruto da maior pressão e também porque o pneu não faz tanto balão como na versão tubeless original , o que lhe confere maior conforto, mas eu penso que se puseres os tais 40 psi's com que costumavas andar não vai haver problema, eu ando com menos , mas tb sou leve(54 kg :mrgreen:) mas é uma questão de encheres e com os dedos fazeres pressão e se não sair ar é porque não vai saltar, quando tem pouca pressão se pressionares junto aos flancos o ar sai com facilidade.

À Frente uso o mesmo de trás, já que tens o amortecimento da suspenção não precisas ter tanto conforto tambem nos pneus, mas isso sou eu que penso assim, cada um tem o seu feeling, e se sentes maior confiança com menos pressão então não deve haver problema, faz só antes o tal teste nos flancos e vês logo se dá ou não com os 30 psi's


Abraços leves
 

Pedro_xpto

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Hoje exprimentei com o 40psi e não tive problemas fiz como disseste pressionei com os dedos e não sai ar nenhum. Creio que com os 30 psi tambem não sai. Vou ver como se porta o pneu de tras para logo ver se avanço ou não para o da frente :)

Uma coisa que reparei ontem é que as minhas crossmax st como são para tubless as laterais interiores da jante são diferentes das rodas não tubless, da-me ideia que as mavic as laterais são um pouco mais altas e por dentro tambem é diferente. A minha pergunta é, mantento pneus iguais será que a probabilidade de o pneu saltar fora numa jante fabricada para tubless é menor que numa jante não tubless adaptada? Fiquei com a sensação que sim...

Cumps,

PA
 

Pedro_xpto

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So tenho o de trás como tubless e tou com 40psi. O meu medo de por a frente é esse mesmo eu gosto de 30 psi, acho que mais pressã a frente é um pouco perigoso, para os meus 73kg.

Mas alguem sabe responder a minha questão?

Cumps,

PA
 

lpsferreira

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Outra questão é a frente gosto de usar 30 psi, julgo ser pouco para usar o pneu como tubless certo?

Eu utilizo o liquido No Tubes e este diz expressamente que o valor de pressão deve ser entre 20 e 43 psi, e como geralmente nos tubeless a grande vantegem é mesmo a menor pressão, não deve existir problema algum em fazer o que pretendes.


Ps.: os meus devem estar com essa pressão: Crossmark na frente e Racing Ralph atrás, sem serem tubeless com liquido No tubes.
Já cheguei a andar com os Notubes The Crow com uma pressão à volta dos 23/25 psi e não tive qualquer problema.
 

Pedro_xpto

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Pronto depois de ler o que o ferreira disse, e como até tou de ferias esta semana acabei de converter o LarsenTT da frente tambem. Agora vou deixar estar umas horas com 40psi para ficar bem "colado" a jante e so depois é que baixo para os 30 ou 35psi agora só testando. Quem tiver experiências com penus kevlar como tubless se poder partilhar era bem fixe;)

Cumps,

PA
 

marky27

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Eu já usei o Crossmark 2.1 Kevlar normal atrás como Tubeless e fez um rasgão enorme 10 ou 15 cm na lateral, e tive de o deitar fora alem de que me marcou e bem a jante.
Para mim Schwalbe Snakeskin é que são bons pneus para fazer estas invenções, até agora 1 ano meio ainda nunca tive desilusãoes
 

Pedro_xpto

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Hoje fui testar os pneus, e não tenho nada a dizer apanhei um susto quando passava por cima de umas pedras e ouvi um barulho na roda de tras pensei que o pneu de tras tivesse rebentado ou descolado mas impecavel, o barulho foi a pedra a saltar de baixo do pneu. Creio que a combinação 40psi atras e 35psi a frente é o ideal para andar com os TT kevlar!!
 

JordanBH

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boas.
gostava que m tirassem uma duvida.
para o pneu encher as beiras dos pneus tenhem de ficar a apertar o aro para na escapar o ar, para isso tenho de encher bem o espaco entre o aro e o pneu para que nao escape o ar, os meus aros sao uns mavic cross ride, algem teve o mesmo problema?

Aguardo resposta

Cumps
 

elv1s

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Não percebi nada do que escreveste. Experimenta escrever de novo, com mais paciência, usando o português correcto, e vírgulas.

A única idéia com que fiquei, foi que notas que o ar passa entre o aro e o pneu. Isso é normal quando os pneus não são tubeless mesmo. A solução, tal como é descrito nas várias páginas deste tópico, é usar um liquido selante, tal como o Notubes, ou outros à base de latex. Depois de montar, convém agitar bem a roda para espalhar o liquido no interior.

Mas isto já estava bem explicado no tópico. Por isso não devo ter percebido a dúvida.
 

JordanBH

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nao,
o que eu quiz dizer e que o pneu fica muito solto e nao aperta bem ao aro, e sendo assim o ar solta se muito mais depressa.
agora a minha duvida e se aumentando o espaco entre o aro e o pneu isso ja reslove o problema porque o pneu fica encostado aro e assim o ar nao sai certo?
agora com que material e que posso fazer isso e como? eu ja estou a utilizar a fita que vinha de origem das rodas para aumentar o espaco, mas acho que nao chega.

aguardo resposta


cumps
 

elv1s

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ou seja, os pneus que estás a usar são pouco recomendados para converter a tubeless dado que nem os consegues encher, pelo que percebi desta vez.

será que estás a usar uma válvula fina própria, ou é uma válvula recortada de uma camara de ar? Podes ter cortado pouco a camara de ar, e a própria não deixa as paredes do pneu unir bem às paredes do aro.

se os pneus ficam assim tão largos a montar, suponho que também sejam fáceis de montar e desmontar do aro, o que normalmente representa algum perigo de depois em andamento saltar do aro.... Há aqui uma lista de pneus compativeis e não compativeis...

Se fores encher o aro com fitas, para fazer o tal volume, nada te garante que depois o pneu não salte do aro, por ser muito largo, e o que se ganhava com tubeless em peso, perde-se... aí  mais valia se calhar usar camaras com liquido anti-furo.

Edit: Mas puseste fita-cola para vedar os buracos dos raios certo?... se chegas a conseguir dar pressão ao pneu, acho que só falta aí mesmo é o liquido....
 

cuncas65

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JordanBH said:
agora com que material e que posso fazer isso e como? eu ja estou a utilizar a fita que vinha de origem das rodas para aumentar o espaco, mas acho que nao chega.

cumps

acho que está aí alguma coisa a mais...a fita não é para colocar na lateral do aro...esse espaço é para o pneu...

de que forma estás a fazer o enchimento?

se o pneu não encosta com facilidade, o enchimento deve ser feito com um compressor muito potente...
 

JordanBH

New Member
os pneus que estou a utilizar sao maxxis Larsen TT e o igitor e versao arame, e os pipos que estou a utilizar sao da mavic que sao proprios para a conversao, sao de pipo fino, o que fiz foi uma camada de fita cola da que recomendaram para tapar os buracos dos raios, depois puz a fita que veio de origem com o aro e depois puz outras duas camadas de fita cola, uma mais a esquerda e uma mais a direita,e fica totalmente vedado, os aros sao mavic cross ride, e estou a utilizar um compressor para encher. agora queria saber onde e que estou a errar.

aguardo resposta


cumps
 

Xure

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Boas!

Fizeste tudo bem menos duas coisas.

Primeiro esqueçe a fita q vem com o aro, pois não precisas dela.

Segundo, colocas o pneu no aro e antes de o colocares completamente, coloca lá para dentro um bocado de um liquido selante no tubes, (a medida ao certo não te sei dizer, mas vem na embalagem um copo medidor). Sem esse liquido dificilmente irás conseguir.

Depois de colocares o liquido e colocares o resto do pneu no aro, vais rodar o pneu com calma, para o liquido não sair e de certa forma começar a espalhar-se pelo aro e pelo pneu. Roda o pneu no sentido da rotação e a agita o pneu para os dois lados de forma a que o liquido chegue às paredes e à jante.

Agora sim, podes dar-lhe ar com o compressor e de certeza que vais ter o problema resolvido.

Não esqueçer, liquido no tubes...

Eu tenho umas jantes iguais às tuas com apenas a fita do kit de conversão da scott e a ultima vez que tirei o pneu e voltei a por até foi com uma bomba normal de pé, por isso já podes ver a eficácia do liquido selante.

Abraço
 

cuncas65

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No meu caso até barrei com líquido as partes exteriores do pneu que juntam ao aro...

Ahhh...e um pormenor importante...quando começares a encher vai dando umas palmadas aqui e ali no pneu...

Ainda no sábado converti uns maxxis ignitor...1 deles deu algum trabalho, como no teu caso por ser um bocado folgado e torto...mas ao fim de muitas pancadas lá foi e já fez a Maratona de Quiaios...

Dá-lhe com força!!!
 

rodinhas chamine

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oi pessoal,eu tenho umas mavic xm 317,tb consigo torna las toubless?
ja agora se algo correr mal tipo no meio de um passeio ou prova e perderem ar,sera k se consegue enxer com uma bomba normal?
ou e melhor usar uma camara de ar suplente para o caso de algo correr mal?
 

lpsferreira

New Member
oi pessoal,eu tenho umas mavic xm 317,tb consigo torna las toubless?

Consegues, desde que uses o material adequado.

...e melhor usar uma camara de ar suplente para o caso de algo correr mal?


É lógico que deves ter sempre câmaras de suplentes, o uso da bomoba resolve se forem furos mais pequenos, aliás se forem muito pequenos nem precisas de dar ar, agora tens de contar com furos maiores e aí só a câmara de ar resolve.
 
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