Commençal Skin - Sub 9.5... Já está

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

MJCT said:
Obrigado :wink:
Já agora por teres referido a Magura SL, neste fds experientei empurrar para baixo uma que estava montada numa bike e fiquei baralhado. Não éra suposto aquilo não bombear quase nada :?: (refiro-me ao tal sistema "anti bombeio"). É que ela afundou quase tanto como a monha Fox, e olha que a trago com pouco ar.

Sim, ela não deveria abrir. Mas a Durin SL é um pouco diferente de, por exemplo, as Fox X, que não abriam mesmo nada excepto com um "impacto". A MAgura SL permite uma certa flutuação inicial, ideal para ler o terreno de forma mais adequada e abrindo quando leva então a pancada. Isso, juntamente talvez com pouca carga de ar na camara pode fazer o efeito que mencionas, presumo eu, mas também podia tratar-se de um problema dessa unidade...
 

MJCT

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Sim, ela não deveria abrir. Mas a Durin SL é um pouco diferente de, por exemplo, as Fox X, que não abriam mesmo nada excepto com um "impacto". A MAgura SL permite uma certa flutuação inicial, ideal para ler o terreno de forma mais adequada e abrindo quando leva então a pancada

Ok, então se bem percebi é suposto trabalhar normalmente nos primeiros 1,5 a 2 cm e "bloquear" a partir daí, só aproveitando o resto do curso se houver um impacto. Assim já faz mais sentido e bate certo com aquilo que senti.
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Sim, deve ser mais ou menos por aí, apresenta essa sensibilidade no inicio de curso e bloqueia a seguir.
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Ando aqui com ideias, mas gostava de ter o vosso conselho. Pensei em colocar um desviador e-type nesta menina. Contudo, não sei se terei grande vantagem em o fazer... Isto porque tenho receio (não sei se infundado) de que na passagem de mudanças o suporte de ligação ao eixo pedaleiro possa apresentar alguma torção e criar imprecisão na passagem das relações. Para além disso, conhecem mais algum contra (para além do preço mais alto...)?
 

nogueira.nuno

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Se o conjunto estiver com tudo de origem penso que nao vais notar diferenca nenhuma porque nao vai haver torcoes e devia ter sido pensado para isso.
Na minha antiga Genius era o que ela usava e nunca notei isso mas...
 

nogueira.nuno

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Beneficios?? Acho que nenhum.
Mas precisas dele no teu quadro??
Porque esse desvaidor e so utilizado quando preciso devido ao tipo de quadro e normalmente nas FS devido ao tipo de escora nao permitir um desviador normal no tubo vertical do Selim por isso como eu disse numa Genius tem que ser usado esse sistema.

Se me disseres que precisas de um espacador no eixo pedaleiro e assim em vez de o usares podes instalar o desviador E-Type ainda digo que pode ser uma solucao, mas em peso vais perder muito porque e de certo muito mais pesado que um normal de bracadeira mas nao estou a ver a tua ideia.
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Nogueira, o meu quadro não precisa, mas a questão do peso é pertinente. Se comparar, por exemplo o XTR e-type, este apresenta um peso identico ao XTR normal que eu necessito (down swing ou lá como se chama, aquele em que a braçadeira fica acima do desviador... como baralho sempre o top e o down swing, nunca sei a qual me devo referir :mrgreen: ), mas sei que existe para aí um tuning qualquer em que a chapa de suporte do e-type pode ser feita em carbono, e isso, pelo que li, retirava cerca de 20g ao desviador, ficando com cerca de 120 e tal gramas. Era mais por aí, e como qualquer dia compro um XTR para a frente, se isto fosse mesmo assim, poderia valer a pena pensar no e-type. Mas isto são apenas hipóteses e pouco mais.
 

nogueira.nuno

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Ok, agora sim, ja percebo!!
Um braco desses em carbono para o E-Type eu pelo menos nunca vi mas tambem nao utilizava embora nao esteja agora a ver bem bem e ao vivo que preferia para dar 100% de opiniao.
Como disse tu com um E-Type se nao precisares de um espacador do lado direito so vais estragar por assim dizer instalando um desviador desse tipo porque vais abrir o Crank direito 2mm para fora e em alguns Cranks pode nao ser possivel porque so levam um e normalmente e do lado esquerdo.
Alguns XTR ja sao dual swing por isso podem ser down(se o cabo vier por baixo) or Up(se o cabo puxar por cima). O teu pelas fotos e down!!
Eu ia antes para um de estrada e com Braze-On e mesmo assim podes ir para uma bracadeira de aluminio que te fica sempre abaixo das 120 gramas e se for pensado fica-te 5 estrelas!!
Senao no XTR de bracadeira normal e andares ali a inventar um bocado na mesma e cortar-lhe o centro mas como o material ja e de origem bom e leve nao tiras mais que 5 gramas de certo!!

Eu se fosse a ti comecava a tirar peso em outros lados que realmente possas ganhar e nao manter porque esse XT para o XTR nao te vai fazer muita diferenca!! :wink:
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Nogueira, exacto, tenho muito mais com que me preocupar. Apenas perguntei porque tinha ficado durioso em relação a isso.

Seja como for, em relação aos desviadores Shimano, eles são é dual pull (e não swing). Ou seja, tanto podem ter o cabo a sair por baixo como por cima. Quando me referi a top swing ou down swing, penso que essa é a designação que se dá para diferenciar os desviadores cujo corpo fica abaixo ou acima do pivot fixo que se encontra na braçadeira. Mas confundo sempre, porque os que ficam abaixo desse pivot, chamam-se top swing, e os que ficam acima, down swing. Por exemplo o meu é top swing, dual pull. Se a braçadeira ficasse escondida, era down swing. Se não estou enganado, penso que seja assim.

Seja como for, agora estou com outro problema. A minha anterior Canyon vai ser reparada pela garantia (aliás, por falar nisso, eu que normalmente falo mal do pós venda da Canyon, agora tenho que dar palmadas na boca, pois estão a mostrar-se excelentes, a todos os niveis, na resolução do meu problema) e vou ficar com duas bikes onde gastar dinheiro.... Bem vistas as coisas, pode ser uma oportunidade de tirar peso na Commençal. Em principio, queria ter as duas bikes operacionais lá para Abril, o que me vai obrigar a comprar suspensão, travões, espigão, desviador traseiro, pedaleiro (ou recuperar um XT que anda ali na garagem...), selim, guiador, avanço e não sei se mais alguma coisa.... Por isso, muito do material que agora está na Skin, passará para a Canyon, e será trocado por material mais leve, mas sem gastar enormidades de dinheiro e que fique uma boa montagem, com cerca de 9.2 ou 9.3kg (Sinceramente, penso que não preciso de mais). Por isso,em preincipio, o próximo upgrade de monta será ou a suspensão (Fox Fit RLC ou Sid) ou os travões (estou a pensar nos Hygia USagi tunados)
 

nogueira.nuno

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Pois comecaste de lhe chamar swing e eu fui atras a pensar outra coisas, ja estou a ver o que queres dizer acerca do swing e tambem nao tenho a certeza agora sem ver mas nao e por causa disso que ha problema!!

Pois assim dessa maneira ja estou a perceber a razao do teu investimento se lhe posso chamar assim porque tendo duas bikes podes talvez fazer negocio com uma delas e vender a que menos interessa por assim dizer!!

Os travoes parecem ser fixes e sao super baratos pelo conjunto!!

http://cgi.ebay.co.uk/HYGIA-USAGI-H...temQQimsxq20091011?IMSfp=TL091011136001r33214
 

adieujoliecandy

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

fitty77 said:
Nogueira, exacto, tenho muito mais com que me preocupar. Apenas perguntei porque tinha ficado durioso em relação a isso.

Seja como for, em relação aos desviadores Shimano, eles são é dual pull (e não swing). Ou seja, tanto podem ter o cabo a sair por baixo como por cima. Quando me referi a top swing ou down swing, penso que essa é a designação que se dá para diferenciar os desviadores cujo corpo fica abaixo ou acima do pivot fixo que se encontra na braçadeira. Mas confundo sempre, porque os que ficam abaixo desse pivot, chamam-se top swing, e os que ficam acima, down swing. Por exemplo o meu é top swing, dual pull. Se a braçadeira ficasse escondida, era down swing. Se não estou enganado, penso que seja assim.

O dual pull significa que tanto dá para top swing ou down swing (se o cabo vem por baixo do quadro ou por cima). O que tu te queres referir é top clamp ou bottom clamp :wink:
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

adieujoliecandy said:
fitty77 said:
Nogueira, exacto, tenho muito mais com que me preocupar. Apenas perguntei porque tinha ficado durioso em relação a isso.

Seja como for, em relação aos desviadores Shimano, eles são é dual pull (e não swing). Ou seja, tanto podem ter o cabo a sair por baixo como por cima. Quando me referi a top swing ou down swing, penso que essa é a designação que se dá para diferenciar os desviadores cujo corpo fica abaixo ou acima do pivot fixo que se encontra na braçadeira. Mas confundo sempre, porque os que ficam abaixo desse pivot, chamam-se top swing, e os que ficam acima, down swing. Por exemplo o meu é top swing, dual pull. Se a braçadeira ficasse escondida, era down swing. Se não estou enganado, penso que seja assim.

O dual pull significa que tanto dá para top swing ou down swing (se o cabo vem por baixo do quadro ou por cima). O que tu te queres referir é top clamp ou bottom clamp :wink:

Olha aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Derailleur_gears

Vê onde diz "swing types". Não tem a ver com o cabo (isso é top pull ou down pull).
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Nogueira, esse preço é fabuloso.... Pena não serem em branco. Já os tinha visto por cá, mas são bem mais caros...
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Como já há algum tempo não escrevia aqui nada, aproveito para dizer que tive uma experiência falhada com um aperto de espigão Mortop. O parafuso de titanio pura e simplesmente partiu, e não foi por uma questão de aperto exagerado, pois uso uma chave dinamometrica para o fazer. Instalei-o e deu logo para ver ficava meio torcido, e não confiei nele. Dei uma volta com ele para experimentar (sempre com receio...), e de facto o Thomson não afundou nada, mas era visivel que o aperto apresentava tendencia para sair do tubo do quadro... Tirei-o para o inspeccionar, limpei tudo, apliquei nova massa e ao apertar, pufff.... Lá se foi o parafuso e foi uma sorte ninguém se aleijar... Daí que isso se mantenha inalterado para já...

Entretanto coloquei uns parafusos no desviador de trás que prendem as roldanas e o X9 está neste momento com 196g. Levou uns terminais vermelhos nos cabos, apenas para o aspecto. Recebeu dois espaçadores KCNC Hollow para substituir dois dos anteriores, e foram menos 10g. Falta colocar os punhos Hi-Temp, onde devo tirar umas 28g. Neste momento a bike está com 9628g (somatorio dos componentes, falta confirmar o peso total que poderá ser um pouco mais com a associação de lubrificantes e algumas braçadeiras de serrilha...).

Também já comprei os Hygia USagi, e chegaram-me com os tubos em branco. Experimentei os travões na bike de um colega meu e realmente são bons, mas.... Não têm a brutalidade dos Formula, que eu gosto e que aprendi a modular eficazmente. Seja como for, e coloque eu nesta bike os travões Hygia ou continue com os Formula, terei que tirar os tubos de travão, pois acho o preto demasiado convencional, para além do facto de os tubos estarem compridos... Agora pergunto-vos: qual a cor para as linhas de travão que achavam que ficaria melhor na minha bike? O branco acho que morre muito (a bike já é branca) e estou tentado a colocar em vermelho... O que acham? Ou coloquem outra sugestão.

Para a suspensão, e embora ainda falte algum tempo para tal, o que acham que ficaria melhor, tanto em termos de aspecto, como de eficácia? Continuar com a Fox e ir para uma Fit RLC, embora o azul nada tenha a ver com a minha burra (mas gosto muita da Fox que possuo e ficarei com ela na outra bike)? Colocar uma Manitou R7 MRD Absolute Candy Red? Uma Magura Durin (R ou SL,embora estaultima, em termos de preço, seja mais cara)? Uma Sid branco vermelho ou branco Cinza? O que acham. Ganhava mais com a Manitou, pois o preço é apetecivel e o peso idem. Mas tenho receio de alguma fragilidade face aos meus 80kg e técnica fraquinha. Para além disso, não será um exagero de vermelho?
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg

Bem, aqui ficam as fotos da burra com os ultimos upgrades e com as rodas assinaladas na montagem:
img5271ii.jpg


img5272.jpg


img5273k.jpg


img5275xr.jpg


img5280.jpg


img5281.jpg


img5283.jpg
 
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Marko_Pinho

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg (ultimas fotos pag. 2)

Gostei muito do que vi, isso com geitinho ainda baixa para sub9 :wink:

Parabéns pelo excelente projecto que tens em mãos :wink:


Abraço.
 

fitty77

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Re:Commençal Skin - Projecto sub 9.5Kg (ultimas fotos pag. 2)

O primeiro objectivo é colocá-la abaixo dos 9.5Kg, apenas com a troca de coisas pequenas. Passarei os dicos de 180-160 para 160-160 e gostava de lhes colocar uns Hope Mono Mini... Isso são à volta de 70gr. Trocar os punhos, que ainda não estão colocados, menos 25gr +/-.

Depois da tentativa falhada do aperto de espigão (o Mortop não se concilia com o meu quadro...) quero ver se arranjo um outro. Ainda não sei o que escolher, mas pensei no KCNC ou FRM, que tem uma superficie de conacto bem maior que o Mortop, que tem um lábio muito grande. Aí devo tirar umas 8 ou 10gr.

Trocar os parafusos dos discos por uns em ti, serão cerca de 13gr e com mais um ou outro parafuso, acho que este objectivo fica cumprido.

Trocar os apertos das rodas, e com isso tirar cercad e 40gr, para que mesmo trocando de pneus por outros um pouco mais pesados, se mantenha sempre margem para estar abaixo dos 9.5Kg

Claro que isto era a ideia inicial. Mas fazendo as contas, reparei que a relação preço/peso poderá ser mais vantajosa noutras peças. Por isso, se eu começar a ter pressa em baixar peso, uma suspensão tem uma relação preço/peso mais baixa que por exemplo parafusos, ou outras coisas onde gastamos muito e o beneficio é pouco. Dependendo da suspensão poderei tirar mais de 200gr, com qualquer uma das esolhas que pondero.

Claro que tiverem outras ideias para a minha bike, estejam à vontade
 
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