Começar a pedalar, inicios de treino

Emanuel Machado

New Member
Boas pessoal, comecei os treinos a pouco tempo, e tenho feito treinos entre os 10 e os 20 km, acabo os treinos com força e a sentir-me bem, acham que deva começar a fazer mais km ou manter os treinos como estou a fazer ?
 

Mig31

Member
Boas.

Se te sentes bem e sem dores após os treinos podes e deves aumentar a distância ou então aumentar o ritmo da pedalada ao fazeres a mesma distância, de forma a desenvolver a musculatura e consequentemente aumentar a resistência!

O ideal é ir aumentando gradualmente o nível de intensidade do treino, sem exageros para evitar lesões, só assim é possível evoluir!

Cumps
 

Jonh.box

Member
Boas
Tenho feito um misto de estrada e tt.
Começei por fazer 20, 30 e agora faço 40 de estrada e por vezes misto.
Utilizo a banda de FC, para não me exceder, no entanto, ao terminar sinto que ainda dava mais.
Gostaria de saber a vossa opinião acerca do que antecede o andar de bike. Deverei aquecer (exercícios) ou rolar devagar e aumentar gradualmente? E no final?
Boas pedaladas.
 

Jokofar

Member
Boas,

Hardrock1972 qualquer exercício físico deve começar por aquecimento muscular prévio.
A minha "especialidade" não é ciclismo mas como treinador doutra modalidade não podia pensar de outra forma :)
Se não for possível aí sim deverá começar a rolar devagar e ir aumentando gradualmente.
No meu caso quando não consigo aquecer faço muito percurso em plano ou a descer pedalando devagar, sem que isso signifique avançar mais e na altura que vou necessitar de utilizar os músculos de forma mais intensa tento alongar um pouco.

Também estou a começar a "treinar" regularmente. O meu primeiro objetivo é reduzir peso, o que ao fim de 1 mês não me parece ter acontecido de forma significativa (com 3 e 4 treinos por semana 1x30min, 2x1hora, 1x2a3 horas).
Não me pesei antes de iniciar nem o tenho feito agora, aliás nem tenho balança em casa. O meu peso habitual rondava os 90/91Kg.
O que sinto é estar melhor fisicamente, aparte do cansaço nas pernas, e com mais resistência. Peso reduzido penso que sim mas esperava mais...
 

plx

New Member
Comprar bicicleta estrada e fazer treinos a ritmo moderado. Não ha maneira melhor maneira de melhorar a condição fisica.
 

jopedru

New Member
Treinos!!

Esta questão é tão reincidente que é aborrecida!

Para se iniciar um treino é preciso ter objetivos, sejam eles: competitivos, condição fisica, saúde, blá...blá...blá...

Se falamos de simples condição fisica para lazer, partilhem ai os treinos, pedalem no minimo 3x semana, 1 a 3 horas por sessão com a FCT a rondar os 80/85%.
Se falamos de saúde, ou mesmo competição, alto lá! A coisa não deve, a coisa tem de ser acompanhada por especialista porque é extremamente personalizada.

Não procurem metodos "faceis" e baratos, treinar pelo plano de uma migo, etc... se procuram resultados sejam especificos e procurem um treinador, se é só para fazer os domingueiros...já está ai a receita.
 

jopedru

New Member
André Peixoto a massa gorda tem 3x mais volume que a massa magra e quanto mais músculo ganhamos mais eficientemente queimamos gordura, mas o ciclismo não é modalidade para "ganhar" músculo, por isso esse teu "desenvolver" muscular não se deveu certamente a esta modalidade!

Jokofar, 1 mês é relativamente pouco, mas mudando a intensidade sabes que podes perder mais rápidamente.
 

Jokofar

Member
Boas,
Obrigado a quem deixou umas dicas :)
Eu sei que no processo de "troca" de gordura por musculo o peso acaba por não sofrer uma alteração significativa é assim com toda a gente.

A questão é que pesquisando aqui pelo forum li relatos de perda de peso com processo acelerado, no meu caso nada disso está a acontecer. Confesso que não faço dietas malucas, como o mesmo que comia antes com mais moderação. Não se trata de um caso de "desespero" pela emagrecimento nem algo que se pareça, apenas o verificar que alguns dos relatos q li não estão a resultar significativamente comigo.

Também me tenho lembrado de um "pequeno" pormenor, o btt é um desporto de resistência mas não de forma linear. Explicando melhor, a resistência aerobica é fundamental mas a verdade é que para a maioria dos trilhos o que realmente acontece é a alternância constante de processos anaerobicos, nas subidas ingremes com lama e pedra, com processos de "descanso" como as descidas. Ou seja muito poucas vezes levamos um ritmo cardiaco na zona ideal para queima de tecido gorduroso.

Tenho feito estrada durante a semana (60 a 90 min) e aí sim tento manter um ritmo mais constante.

Aqueles a quem o BTT ajudou a perder peso pedia umas dicas para com o conhecimento de experiencias alheias adaptadas à minha realidade tentar melhorar o que vou fazendo.
Abraços
 

jopedru

New Member
Jokofar, os "relatos que leste" não estão a funcionar contigo porque somos todos diferentes e como tal para que o treino (seja ele para que efeito for) resulte, precisa de ser personalizado em vários aspetos.

Começa por uma avaliaçao fisica para definir as intensidades, ou zonas de treino e depois com esses resultados há que construir o plano de treino de acordo com os objetivos.

Sem este passo, qualquer exercicio á procura de resultados é como construir uma casa a partir do telhado.

A ideia de que "um ritmo constante" é mais eficiente para queimar gordura, há muito foi abandonada, hoje pratica-se exatamente o contrário.

Abraço e boas pedaladas
 
P

Piteca

Guest
Boas

nova no forum, relativamente nova em cima da bike. Comecei a pedalar à poucos meses, ultimamente com mais regularidade. Lembro-me que o primeiro passeio que fiz com o meu marido e com a minha cunhada foram 18km. Depois 26km, isto nos nossos passeios Domingueiros, que sabem a mel! O máximo que fiz foram 28-29 km. Comecei por fazer só estrada, mas agora já vou ao mato, muito mais divertido, e desafiador! Farto-me de rir quando me "atiro" para o chão, que a maior parte das vezes inclui lama, muita lama! Tento fazer mato no passeio de fim de semana, e faço estrada durante a semana à hora de almoço, aqui são cerca de 9 km, o tempo não dá para mais, mas é melhor que nada!

A Btt para além de me fazer bem à alma, está a ajudar-me a "deixar"" na estrada e no mato o peso da gravidez! Adoro ir com o meu marido, é o nosso momento semanal sem o nosso filhote!
 

JoãoLopes

New Member
Não se esqueçam que apesar de existir um intervalo onde a queima de gordura é optimizada, se o esforço for mais intenso o gasto global supera o gasto global no esforço moderado! É como se num esforço moderado, 60% do gasto representa gordura e num esforço mais intenso apenas representa 50% (suposição de valores), se gastar 1000 cal/hora no esforço moderado em 1300cal/ hora num esforço mais intenso, o gasto calorico e "gasto" de gorduras final é maior num esforço mais intenso.. Se alguem souber valores concretos, era uma boa ajuda!

Este ano perdi peso a andar de bicicleta ao acrescentar 1 dia da semana em que saía para andar o dia todo..
 
Top