Clube Cuba Aventura - Ciclo Peregrinação até Santiago Compostela

BH Maltez

New Member
Cuba - Santiago de Compostela (6 etapas) 22 a 27 Junho

dscf4410.jpg

“Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé.” (Tg.2-1


Mais um ano, mais uma etapa, mais uma experiência, mais uma aventura.

No primeiro dia, numa extensão de 165Km, ligamos Cuba a Ponte de Sôr.

Foi com grande alegria que neste dia iniciamos uma etapa pelos caminhos de Santiago de Compostela. Esta experiência contou com a participação de 10 elementos do Clube Cuba Aventura.

A viagem decorreu de uma forma harmoniosa, sem grandes sobressaltos, onde sobressaiu o espírito de grupo e inter ajuda. A primeira parte da etapa foi feita até ao Vimieiro, onde paramos para reabastecermos com almoço.

Depois de um breve descanso fizemo-nos novamente à estrada com destino a Ponte de Sôr onde chega-mos por volta das 18:00. Depois de recuperar-mos com um belo banho, dirigimo-nos ao restaurante Olivença, para partilharmos a tão esperada refeição que nos escapou durante as 9 horas de percurso.

Ficamo-nos por aqui, com uns votos de um santo dia e umas santas pedaladas.


Com um abraço amigo, com a Cuba no coração e com todas as nossas famílias e as nossas gentes até às terras Galiza.
 

jose

New Member
Boas malta

Vocês são doidos doh doh doh, entretanto ficamos á espera de fotos, um grande abraço e que tudo corra pelo melhor.

O nosso grupo dias 12, 13 e 14 Setembro também vai fazer uma peregrinação mas ficamos por Fátima, como sabem no dia do IV Raid não chover, e as promessas têm que ser pagas.

E Vivá Cuba ...............!

Zé António

BTTFERROBICO
 

BH Maltez

New Member
dscf4510.jpg

dsc05010.jpg

dsc05011.jpg

“Meus irmãos, considerai como uma enorme alegria o estardes rodeados de provações de toda a ordem, tendo em conta que a prova a que é submetida a vossa fé produz a constância.” (Tg.1,2-3)

No segundo dia concluímos a etapa entre Ponte de Sôr e Penacova, numa extensão de 170Km. Etapa esta um pouco atribulada no início devido a alguns enganos na escolha do percurso.

Finalizada a primeira parte da etapa, foi tempo de reabastecermos na barragem de Castelo de Bode com um almoço. A segunda parte essa sim foi dolorosa, encontrando um percurso algo agreste e com algumas subidas íngremes propicias da zona geográfica onde andávamos.
Ultrapassadas estas subidas com maior ou menor dificuldade para os atletas, estes já só pensavam em chegar o mais rápido a Penacova. Ainda antes de chegar ao destino e para acabar bem o dia, eis que somos contemplados com mais uma subida á entrada de Penacova. Esta subida veio provocar no pelotão alguma inquietação e movimentação para ver quem chegava em primeiro lugar ao final da etapa. Como o importante não era ver quem chegava em primeiro lugar mas sim que todos chegassem bem, damo-nos por satisfeitos de até á data, a amizade, a entreajuda e o companheirismo reinar em toda a hora e em todo o momento.
 

Maltez65

New Member
Então companheiros hoje não tivemos no forum a habitual crónica do dia, espero que o façam no final do dia de hoje após a chegada a Rubiães.
Já só faltam dois dias ( duas etapas), um abraço e até breve.
 

jose

New Member
Aventureiros

Onde é que estão as fotos?????????????

E Vivá Cuba ...................!

Zé António

BTTFERROBICO
 

BH Maltez

New Member
(POR PROBLEMAS NA NET, ESTAMOS COM DIFICULDADE EM COLOCAR AS FOTOS. PROMETEMOS COLOCAR MAIS TARDE)

Sede, pois, pacientes, irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência que venham as chuvas temporãs e as tardias. (Tg 5,7)

Olá pessoal,

Pedimos desculpa por colocar as noticias tão tarde mas teem de compreender que é muito dificil colocá-las mais cedo. Estamos cientes que todos vós estão ai a torcer por nós e que querem saber noticias das etapas, no entanto as etapas teem-se tornado longas e um pouco duras e por vezes o cansaço da chegada e a falta de uma alimentação mais rica o que só acontece quando chegamos impossibilitamos de raciocionar com clareza.

Mas depois de um belo duche, um belo jantar e da descompressão ideal, aqui fica a noticia do dia.

Hoje, acordamos com o dia algo cinzento e a ameaçar a chuva. Esta situação deixou-nos em alerta para as dificuldades que poderiamos encontrar ao longo do dia. Esta situação não se veio a verificar, pois o sol apareceu e deu para nos aquecer um bom bocado.

Assim pelas 9h e depois de um belo pequeno almoço, deu-se inicio a mais uma etapa e percorremos uma distância de 140Km.

Devido á zona geográfica onde nos encontravamos pelo terceiro dia, as subidas foram uma constante. A maior dificuldade do dia teve a ver com o transito automovel, onde tinhamos que ter muito cuidado e andar sempre em fila indiana.

A primeira dificuldade para os atletas foi encontrada antes da chegada ao Luso. Uma subida de cerca de 8km com uma inclinação já considerável para os atletas bem treinados, provocou algumas escaramuças no pelotão e deixou alguns atletas um pouco combalidos. A partir daqui e até ao Porto as subidas fizeram questão de marcar presença e acompanhar-nos até ao fim. Chegados ao Porto, fizemos a travessia na bicicleta pela Ponte D. Luis e visitamos a zona ribeirinha que estava toda enfeitada devido as festas de St. António.

Do Porto até Ermeside foram cerca de 30Km ja rolantes e onde a ansiedade por chegar ao destino já se fazia sentir. Podemos dizer e até dar-nos por satisfeitos de e após tres dias a pedalar e com cerca de 500Km efectuados as dores musculares não se fazerem sentir, apenas o rabo se sente algo dorido devido as muitas horas passadas em cima da bicicleta. (cerca de 9h por dia). Dizer ainda que os andamentos se podem considerar aceitáveis e numa média de 26km/hora em cada etapa.

Cumprimentos a todo o pessoal que nos apoia e torce por nós, mas principalmente as nossas esposas e filhos que estão privados da nossa presença durante tanto tempo. As saudades ja apertam.

Amanha a etapa será de Ermesinde até Rubiães.

Até amanha pessoal, são horas desta malta ir descansar um pouco.
 

cjgalandim

New Member
Olá Pessoal
De volta, com muitos km nas perna, e as saudades da família a já serem insuportáveis quero mandar um abraço a todo o pessoal que nos incentivou e apoiou nesta enorme Aventura .

Aos meus colegas de aventura quero agradecer a oportunidade e os bons momentos que me proporcionaram a todos eles o meu obrigado e vão pensando já na próxima (talvez Lurdes ,talvez Marrocos )

Brevemente coloco aqui alguns vídeos e fotos
 

BH Maltez

New Member
dsc05210.jpg

Existe alguém entre vós que seja sábio e entendido? Mostre, então, pelo seu bom procedimento, que as suas obras estão repassadas da mansidão própria da sabedoria. (Tg 3,13)


A quarta etapa da ciclo peregrinação a Santiago de Compostela foi entre Ermesinde e Ponte de Lima. Esta etapa de 100 Km foi realizada pelos caminhos de Santiago onde todos os ciclo peregrinos desfrutaram de paisagens lindíssimas.

Neste momento todos os ciclo peregrinos se encontram bem, obviamente não podendo esconder o cansaço de quatro dias, mas como nos diz o ditado quem corre por gosto não cansa, nós também não nos cansamos, corremos por gosto na esperança de chegar a Santiago de Compostela levando todas as nossas famílias os nossos filhos os nossos amigos e as saudades que são tantas no nosso coração.
 

BH Maltez

New Member
dsc05310.jpg
A constância tem de se exercitar até ao fim, de modo a serdes perfeitos e irrepreensíveis, sem falhar em nada.(Tg. 1,4)

Penúltima etapa. Ponte de Lima - Redondela

No final desta etapa já era possível ver no rosto de cada Ciclo -Peregrino o ar de contentamento e felicidade por ter conseguido chegar até aqui. Depois de tantos dias a pedalar e depois de se ter atravessado Portugal desde o interior até ao litoral e desde o sul até ao norte, numa distância de sensivelmente 700Km, eis que chegamos ao final do dia alegres, satisfeitos e ansiosos pela última etapa que nos levará ao tão desejado objectivo desta Ciclo -Peregrinação que será chegar a Santiago de Compostela.

Mas vamos ao relato deste dia.

Depois de uma noite bem passada na Pousada da Juventude de Ponte de Lima, foi por volta das 7h30m que a malta se levantou para tomar o pequeno-almoço e fazer-se novamente á estrada.

Durante os sensivelmente 90Km percorridos neste dia, já pelos caminhos de Santiago, encontrámos paisagens lindíssimas, localidades típicas da zona geográfica onde nos situávamos e os caminhos de Santiago eram um misto de alcatrão com btt. Esta situação permitia-nos desfrutar de toda a envolvência e do meio onde estávamos inseridos, permitiu-nos brincar entre nós e congratularmo-nos por no dia a seguir estarmos já em Santiago de Compostela, pois este era o nosso grande objectivo.

Chegados a Porrinõ, tivemos de fazer uma paragem numa loja de bicicletas para que o nosso Presidente pudesse trocar as pastilhas de travão da sua bicicleta. Enquanto aguardávamos pela reparação da bicicleta do nosso Presidente, esperamos por este numa esplanada de um café e bebemos umas canhas (imperial). Como a reparação levou algum tempo, as canhas foram-se acumulando e no final já ninguém se queria fazer á estrada. Enfim, depois de muita insistência lá nos fizemos de novo á estrada, mas em vez de irmos ficar em Pontevedra ficamos por Redondela, num Albergue que acolhia os peregrinos dos Caminhos de Santiago. Diga-se que este Albergue era muito acolhedor, pois tinha todas as condições para quem e depois de um longo dia de peregrinação, puder dar o seu duche e descansar numa bela cama.

Chegados a Redondela, foi tempo então do duche e de uma bela refeição num restaurante perto do Albergue. Neste dia a malta teve de se deitar por volta das 22h, pois como estes Albergues acolhem apenas peregrinos esta é a hora do recolher obrigatório.

Mais uma vez, este dia assim como todos os outros foram sempre pautados pela boa disposição, camaradagem e amizade entre todos.

Despedimo-nos por hoje, na certeza de que as saudades dos familiares já são muitas. No entanto levamo-los connosco ao longo de todo este trajecto de modo a que os dêem forças para chegar ao destino.
 

BH Maltez

New Member
dsc05410.jpg

dsc05411.jpg
"Feliz o homem que resiste à tentação, porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg. 1,12)

Última etapa - Redondela - Santiago Compostela

Na graça de DEUS e sempre com as nossas famílias em coração e em pensamento, chegamos ao nosso destino.

Para todos este foi um verdadeiro teste de força, espírito, sacrifício, humildade, companheirismo, amizade e de reconhecimento a todas as nossas capacidades. Se á partida alguns duvidavam da sua capacidade em realizar tal feito em ligar Cuba a Santiago de Compostela por bicicleta, hoje pode dar-se por muito satisfeito e em reconhecer-se a si próprio por tal acto heróico. Dizemos heróico, não por demagogia alguma, mas sim porque e ao fim de tantos dias a pedalar, ausente das nossas famílias, mas principalmente sem nunca vacilar, desmotivar ou desacreditar em nós próprios, conseguimos completar aquilo que inicialmente nos tínhamos proposto. Diga-se de passagem, que e ao chegar a Santiago de Compostela e depois de entrarmos na enorme Praça da Catedral de Santiago, a emoção tocou-nos por termos chegado ali. Demos graças por todos terem tido este acto de coragem, por ninguém se ter aleijado ao longo de todos estes dias, e por todos nós termos revelado apesar das diferentes formas de pensar de cada um, um incrível espírito de amizade, entreajuda, companheirismo e solidariedade. Todos nos estamos de parabéns, pois é nestas alturas que os verdadeiros amigos estão lá, confraternizando no bem e no mal e mostrando a todos o verdadeiro espírito de grupo e deste clube.

Neste dia percorremos sensivelmente 90Km. Estes foram os 90Km mais rápidos de todos estes dias, tal era a ansiedade de chegar e de completar o nosso objectivo. Esta distância foi percorrida sempre com um sorriso no nosso rosto. Sorriso este que demonstrava toda a nossa alegria e contentamento por tal feito. Apesar das dificuldades do dia com a presença de muitas subidas íngremes, nada nos fez tirar o sorriso do rosto. Depois de uma breve paragem em Caldas de Reis, tínhamos já os nossos colegas Rolim e Vítor Fialho á espera para almoçar. Estes dois foram a nossa equipa de resgate que nos iria trazer de volta a casa, são e salvos.

Chegados a Santiago de Compostela por volta das 15h, paramos por breves momentos numa rotunda para uma breve troca de palavras. Aqui demos os parabéns a todos por termos chegado ali, e idealizamos logo a nossa próxima aventura para o ano.

Como referido anteriormente, e ao entrar na enorme praça da Catedral, a emoção tocou-nos. Demos uma volta com as bicicletas por todo o recinto, paramos no meio deste e de frente para a Catedral e tiramos a foto da praxe como que a comprovar a nossa presença ali. Em seguida visitamo-la e todos agradeceram a S. Tiago a ajuda por termos chegado ali e todos pediram um desejo com a mão sobre a concha colocada na sua imagem. Depois de algumas fotos para mais tarde recordar, descansamos um pouco deitados na enorme praça e ainda houve tempo para uma entrevista para uma televisão inglesa.

Em seguida, fomos até um café situado perto da praça, matamos a sede com algumas canhas (imperial) e recolhemos para o tão merecido duche.

Depois de tudo isto, fomos conhecer um pouco mais de Santiago e em seguida fomos jantar.

Após o jantar, foi tempo da malta beber uns copos por Santiago, divertir-se um pouco e demonstrar a todos toda a nossa alegria, cantando as músicas da nossa terra, ou seja, o cantar Alentejano (e foi um sucesso para quem ia a passar e ficava a ouvir).

Em suma, podemos dizer que esta foi uma experiência única na nossa vida e que para sempre nos marcará. A todos os que não puderam participar fica a nossa pena por não terem confraternizado connosco e por não terem vivido todas as experiências ocorridas em cada dia.

Agora é tempo de arrumar as trouxas, descansar esta noite, depurar as canhas, porque amanhã é dia de voltar para casa para perto das nossas famílias pois as saudades já apertam.
 

Netfranck

New Member
Parabéns a todos estes heróis.Admiro quem tem esta coragem e acredita nas suas capacidades e especialmente, admiro a vossa amizade e companheirismo que tanto têm evidenciado nos passeios e maratonas por onde vos tenho encontrado.
Também eu anseio pelo dia em que terei o prazer de me sentir realizado em pisar essa magnífica praça após ter passado pelas privações que passaram, mas infelizmente encontro-me sózinho para enfrentar tamanha tarefa. :cry:
 
Top