Clínica geral ou urulogista?

Boa tarde a todos!

A questão que me leva a pedir ajuda é a seguinte, há cerca de 1 ano e picos, em virtude de um companheiro de passeio se ter atravessado à minha frente sem querer, sofri uma queda meio aparatosa, na qual a extremidade/topo do guiador me bateu na virilha perto do testículo esquerdo.
Estive uns tempos com a virilha e a zona perto do testículo vermelha e doía-me, fui colocando gelo, massajando etc., orientei-me assim.
No mês seguinte fui ao médico, pedi para fazer exames de rotina e queixei-me do que me tinha acontecido (uma vez que o médico é ortopedista), fez-me flectir as pernas e enrolar-me todo, perguntou-me se me doía, e disse-lhe que não, mas que de vez em quando sentia uma ligeira impressão (tipo um latejar+/-) naquela zona.
Então disse-me que em virtude de se tratar de tecidos frágeis, iria demorar algum tempo a recuperar... mas para não ficar alarmado.
Como a dita impressão de tempos a tempos me aparece, resolvi ir à médica de família, queixei-me do sucedido e ela falou-me também na cena que o outro médico já me falou... dos tecidos frágeis etc etc... mas disse-lhe que já tinha sido há muito tempo... então a resposta foi pronta "então deixe de andar de bicicleta..." e eu disse-lhe, o problema coloca-se mesmo se eu não andar de bicicleta... e ela mandou-me tomar ben-u-ron... :evil:

Acham que devo consultar de novo um médico de clínica geral em condições (que não a médica de família) ou um urologista?
Caso haja alguém que já tenha ido a um urologista, que tipo de exames é que tiveram de fazer?

Obrigado.

Rui
 

JorgeSantos

New Member
Boas, podes consultar primeiro um Médico de Clínica Geral que dará ordens para fazeres uma Ecografia ao escroto. Esta ecografia pode ser mais ou menos complexa, dependendo da opinião do médico. Se existir alguma anomalia serás reencaminhado para o Hospital da tua localidade para o serviço de Urologia. Um médico de clínica geral nada fará, nem te apalpará :lol:

Esta 1ª opção é a correcta e a mais económica. Tendo como base que optas pelo Serviço Nacional de Saúde. Mas tem um grande contra! O tempo de espera!

Se quiseres algo mais rápido e tiveres acordo com alguma seguradora, opta por procurares logo um Urologista privado, ou em alguma clínica particular, que avaliará de imediato a gravidade ou não da situação, através de apalpação e de posteriores exames.

Torna-se mais caro, mas é muito mais eficiente e rápido.

Como se costuma dizer: A saúde em Portugal está doente!

Josant
 
A cena do apalpão é q n tá com nada... mas acho que vou a um particular! Ando aqui a "engonhar" com isto e tenho de me decidir. O problema é que eu e hospitais e agulhas e o catano não nos damos nada bem... :(
Olha, muito obrigado pela ajuda.

Rui
 
Top