Cirurgia efectuada hernia l4-l5 - resclado

Discussion in 'Saúde e treino' started by bikezike, 29 April 2013.

  1. bikezike

    bikezike New Member

    Olá malta. Irei contar-vos o meu caso em relação a uma cirurgia que fiz à precisamente 3 meses a uma hernia discal l4-l5 que tanta gente tem.

    Tentarei ser breve para não os maçar. Tenho 28 anos mas desde novito que tinha alguns problemas na coluna, escolioses, desvios, ets, esses problemas que os médicos referem que são de nascença ou de crescimento rápido, más posturas, etc. O que é certo é que eu com 14\15 anos já tinha algumas crises em que tinha de ir aos massagista, osteopatas, etc. Notava que o meu lado esquerdo dava sinal quando me esforçava. Claro que as dores eram muito espaçadas no tempo. Mas, com o passar dos anos as coisas agravaram-se. À cerca de 3 anos para cá comecei a ter algumas crises durante o ano e, quando não tinha as crises, tinha dias com dores, dores que já faziam parte do meu dia a dia. Sempre fui muito ativo, pratiquei desde novo moto tt, claro nada de motocross em saltos, mas todo o terreno com os colegas ao domingo e não era sempre. Ultimamente corri "carradas" de osteopatas, endireitas, naturopatas, etc, tudo me aliviava no momento mas ao fim de pouco tempo, outra crise. Foram gastos muitos euros em tratamento e a resolução do problema nada.

    Conclusão: comecei à 2 anos por apresentar uma protusão discal na l4-l5 e à cerca de 1 ano começou a aparecer-me no gémeo da perna esquerda uma dor que se agravou dia após dia. Pela manhã eu já arrastava a perna, perdia alguma força, não me podia sentar que tinha dores de morrer, bem, só que sabe e passa por elas me compreende. Em dezembro passado fiz uma ress. magnética aconselhada pelo meu neurocirurgião e lá estava ela, um ENORME hérnia que me tinha apanhado o nervo ciátivo. De notar que andei cerca de 7 meses a tentar eprceber o que era e lá estava ela a provocar tudo aquilo. Nem conseguia levantar a perna, principalemnte deitado, se levantasse a perna, eram umas dores que, bem... nem me quero lembrar.

    No dia 28 de Janeiro fui operado pelo Dr. Armando Lopes, que quando me operou ainda ficou mais surpreendido com o tamanho da hérnia. Fizeram-me uma discectomia e foranomintomia. (não tenho aqui o rela´torio, o último termo deve estar mal escrito),. Deixei de imediato de ter dor na perna e a recuperação tem sido boa. Aconselhou-me a andar de bike só de estrada, sem abusos e aumentar o esforço gradualmente. BTT, népia. E eu que era um viciado em BTT, praticava esse desporto é muitos anos e estou rodeado de amigos e familiares que o praticam. Bem, é duro ver tanta gente a andar de bike e eu a tirar fotos lolol. Dá uma vontade de reforçar os musculos, etc etc, e aos poucos ir experimentando a voltar ao btt mas, querem um conselho: com a saúde não há testes e com tantas dores que eu tive não estou disposto a arriscar. Afinal não é a minha profissão e tenho um filho de meses para cuidar, pegar ao colo e brincar muito com ele. Não estou para voltar a ter crises e ter de prescindir da família, da praia, dos passeios como eu já o fiz anteriormente devido às crises e "ao mau humor" que essa situação me causava.


    Voltei à pouco tempo a fazer uma volta de estrada, não meu muito bem. O pessoal só fala nos buracos e nos impactos mas, a força que fazemos naquela posição de condução influencia e muito a forçar os discos e a pressão em vértebras superiores e inferiores. Fica ali um espaço em vão que vai forçar em muito as vértebras superiores. Espero poder fazer umas voltas de estrada na descontra mas sei, que posso agora não me queixar, ams mais tarde vou sofrer com isso.

    Os 4000 euros que gastei na operação são muitas vezes lembrados para não voltar a arriscar a praticar o btt. Já vivi sem ele e posso dar valor a outras coisas.

    Muitas das vezes não são os saltos e os impactos que fazem herniar, é sim o esforço a pedalar, principalmente nas subidas e em zonas que temos de fazer muita força de pernas . No meu caso, não foi o btt que me fez herniar, mas sim outros esforços.

    Poupem a vossa saúde e há tanta coisa boa para nos dedicarmos. Estou bem e recomendo a cirurgia!!

    Força pessoal e não abusem, se nãos e pode fazer, não se pode. Temos de cumprir.

    Espero ter sido útil e qualquer questão estou ao dispor. Abraço
     
  2. Medroso#78

    Medroso#78 Active Member

    Boas,

    ...Antes de mais espero que continue com uma excelente recuperação. ;)

    ...Eu também sou um dos que tive/"tenho" problemas de coluna (já fui operado, tinha na altura 17 anos, hoje tenho 34), e faço BTT e corro de moto4 (atualmente menos, o BTT está a tomar conta de mim). :D

    ....O nosso amigo, tem que reforçar bem essa zona que está atualmente fraglisada, mais tarde com uma BTT FS, julgo poder dar a sua voltinha (em grandes subidas, desmonta e não esforça). :)
     
  3. synclever

    synclever Member

    Eu também tenho 2 hérnias discais mas ando a fugir à faca, até que tenha mesmo de ser...
    Quando não ando de bike sinto por vezes a mão esquerda dormente. Quando dou as voltinhas diárias leves sinto melhorias, penso que a coluna relaxa.
    Quando abuso mais nas voltas começo a sentir ambas as mãos dormentes a meio da volta.
    Nas bikes vou começar a dar primazia ao conforto em vez do peso. E um bikefit nas principais de BTT e estrada.
     
  4. quileptor

    quileptor New Member

    Boas..Aproveito para desejar as rápidas melhoras ao bikezike bem como a todos os users deste fórum que padecem deste tipo de problemas!! Relativamente ao ciclismo em estrada, talvez experimentando com a bicicleta de BTT (selim + baixo) ou com bikes "citadinas" em que a postura da coluna fique mais vertical, não seja tão agressivo!! Cumps
     
  5. MenWell

    MenWell New Member

    Olá

    Eu também tive que ser operado faz agora 4 anos e desde dezembro passado que voltei a andar de bicicleta. Posso dizer que nestes 4 anos houve momentos em que tive lombalgias provocadas pelos 2 "piquenos" que tenho. Solução? Natação 2 vezes por semana a ritmos bons (40 piscinas por aula de 45 minutos) e BTT. Posso dizer que desde então não tive queixas e que não me poupo às subidas e descidas com uma HT de alumínio. Na verdade a FS será bastante melhor porque consegues passar mais tempo sentado.

    Abraço e boa recuperação.
     
  6. God_

    God_ New Member

    Acham que vale apena esperar por publico para ser operado a uma ? Estou em luta com uma na l3,l4 e fiz btt , ciclismo e musculaçao sempre alternando , passado 10 anos ja nao aguento mais e estou a pensar ir ao meu medico de familia para me orientar , nao tenho 4mil euros infelizmente para meter numa operação ... :(
     
  7. reflex989

    reflex989 Member

    Vamos la desenterrar o topico.
    Fui no dia 1 Março operado a uma hernia em L4 L5 e tal como ja falaram a hernia na realidade era bem maior do que acusava a RM.
    No dia a seguir vim embora ja de carro mas ao lado...
    Andei quase um ano com dores ate não aguentar mais. Era medicação desde tramal a pregabalina (lyrica), valium, etc etc etc.
    A mim retiraram a hernia e limparam o disco pot dentro de maneira a que não volte aparecer.
    Uma pequena incisão e 12 agrafos é o meu registo.
    Uma semana depois ca ando eu por casa a caminhar as voltas ou quando vou fazer o penso ou deitado com as almofadas debaixo doa joelhos. As típicas praticas para dar descanso a coluna.
    Não tenho nem tive grandes dores apenas o desconforto da costura quando deitado. Apenas os anti inflamatórios normais.
    A quem ja passou por esta operação quanto tempo demoraram a ir para a rua caminhar entre outras situações??
    abraço
     
  8. zdjota

    zdjota Member

    eu faco uma pequena ideia do que sera sofrer uma hernia, que deve ser igual ou pior que uma escoliose dorso lombar com cintura basculante

    nao acho muito "normal" se usar os anti-inflamatorios mais "genericos" ja que existe medicacao especifica para casos de coluna, e nos casos de bastante dor e dada morfina intravenosa ou em comprimidos

    o meu caso nao e operavel portanto terei de viver com a dor para o resto da vida, pra alem da vigia e futuramente cirurgia a anca, devo andar de bicicleta e caminhar, fazer exercicios de reforco dos musculos que suportam a coluna atravez do ginasio por exemplo, alongamentos e exercicios especificos para estes casos
    e exercicios nao e a mesma coisa que fisioterapia.

    quem ja souber nadar bem, natacao e uma excelente escolha, nao e o meu caso que nao sei nadar, ja se encontra descartada, mas e recomendavel
     
  9. reflex989

    reflex989 Member

    Boas zdjota
    Efectivamente não é bem a mm coisa mas tudo que mexa com a coluna doi...
    Tb não existem assim tantos medicamentos e tomei dos mais fortes acredita como os que ja referi e tb tomei Palexia (opio).
    agora vem a fase da recuperação e sim passa um pouco pela natação e reforço.
    Cumps
     
  10. m.r.f.

    m.r.f. Member

    Boas estou a reabrir o topico, pois, agora tocou a mim.
    Tenho 41 anos e apesar de conviver com a hérnia à 15 anos, agora ficou grave.
    Como já tinha dito noutro tópico que ia ser operado.

    Fui no dia 3 de Março, ontem tirei os últimos agrados (16 no total).
    Caminhadas desde o primeiro dia e subir escadas de preferências.
    Conduzir só a partir da próxima semana, (3ª semana) assim como começar a fazer exercicios específicos (tipo pilatos) para reforçar zona da cintura.

    Convalescencia 60 dias.
    Andar de bike novamente, pela conversa do neurocirurgião só a partir do terceiro mês umas voltas pela estrada para ganhar ritmo e BTT quarto mês é o mais certo, mas até lá ainda vou sendo acompanhado pelo neurocirurgião e tudo depende da recuperação.

    Mas em momento algum ele disse que não iria mais fazer BTT, pelo contrário, ele referiu que existem muita gente que volta a fazer uma vida em alta competição.

    É preciso é ter um bom reforço muscular com os exercícios certos (mais indicado são os Pilatos) e em momento nenhum parar.
    Muita gente sujeitasse a parar (deixar o exercício físico) mas será pior.

    Fui operado no Hospital Lusíadas Porto.

    Assim que tiver novidades mais informo.
    Mas enquanto estiver sem pedalar não deixarei o fórum.

    É melhor vocês irem pedalando, porque quando eu voltar vou vos apanhar.:D
     
    maddog likes this.

Share This Page