Ciclovias de António Costa vs Casinos de Santana Lopes

abanix

New Member
Quem viu o debate entre António Costa e Santana Lopes não deverá ter ficado indiferente ao facto de o SAntana Lopes ter falado MAL das ciclovias que António Costa Mandou fazer.

o que é melhor? o casino que o santana deu de "mão beijada"

ou as Ciclovias que vão incentivar as deslocações diáriias de bicicleta
 

BikeBrother

New Member
Ainda ligam ao que o Santana Lopes diz... :musica:

Mas eu compreendo o ponto de vista dele, provavelmente nos casinos encontra com mais facilidade "o peixe graúdo" que tanto gosta de caçar...

Enfim politica...
 

nmb

Member
resta saber se as ditas ciclovias que o antónio costa quer fazer as faz ou não e se as faz são uma bela trampa. posso não gostar do santana mas porque raio ninguém "limpou" monsanto antes e o santana o conseguiu fazer? bastou querer. eu não ia antigamente para monsanto com os meus pequenos e agora anda-se lá à vontade. ciclovias sem propostas concretas VS monsanto ciclável sem as put@s a cada esquina: monsanto sem dúvida!
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Epá... Todos os presidentes de câmara fazem coisas boas e más... para mim qualquer um desses dois fica muito aquém do que fez o João Soares que devolveu a Praça do Comercio, a Praça da Figueira e a Praça do Rossio aos Lisboetas, se bem se lembram aquilo antes eram autenticos parques de estacionamento...

Eu gosto das ciclovias mas também já vi montes de concertos de boa qualidade, alguna até à borla, no casino...

Além disso acho que há coisas bem mais importantes para resolver como a especulação do preço dos imoveis nos bairros antigos de Lisboa, os sem abrigos, a poluição, a falta de espaços verdes, etc, etc, etc...

Abraço
 

nelsonasp

New Member
nmb said:
o que é que o joão soares fez em prol dos ciclistas? 8)

Numa cidade não existem apenas ciclistas... o importante é satisfazer o maior número de pessoas e os ciclistas são uma pequena parte... além disso os ciclistas querem é monte, trilhos e ar-livre...

Mas respondedo á tua pergunta: António Costa só está a materializar aquilo que já João Soares tinha prometido e começado a orientar em colaboração com o partido dos verdes no ano de 2000, depois em 2001 ele deixou de ser presidente e o projecto foi pra gaveta...

Abraço
 

bilitri

New Member
É que as cliclovias só dão é despesa ao estado (neste caso, ao município), nada de receitas.

Os casinos ... é o que todos nós já sabemos, impostos, impostos, impostos! :wink:
 

HL||ARQ

New Member
Quem se desloca diariamente em Lisboa de bicicleta que se manifeste na necessidade, ou não, de ciclovias!

Os exemplos que tenho visto em várias cidades são percursos de lazer em zonas ditas ricas... nunca encontrei trajectos válidos que unissem toda a cidade.
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Eu que já pedalo há 15 anos por Lisboa vou deixar aqui a minha opinião.

Eu pessoalmente não preciso de ciclovias. Quer existam quer não existam eu vou na mesma aonde quero ir.

Mas se tiver que escolher entre ter uma ciclovia ou não ter, é claro que prefiro a ciclovia. Posso ir muito mais descontraído, a pensar na vida, sem ter que ir preocupado se vem algum carro para cima de mim...e o custo da ciclovia é tão baixo comparado com o custo de fazer um qualquer túnel...

Actualmente as ciclovias que estão a ser feitas em Lisboa são essencialmente a ligar os bairros periféricos. Benfica, Carnide, Lumiar. Apesar de poderem ser usadas por muita gente para ir trabalhar, não são tão úteis como fazer ciclovias a rasgar a cidade radialmente, ou seja, da periferia para o centro, onde a maior parte das pessoas trabalha.

No entanto acho que estas ciclovias podem ser importantes para aumentar a quantidade de pessoas que usam a bicicleta. É que se foram usadas por um número considerável de ciclistas, alguns vão começar também a ir para o trabalho e a "invadir" as ruas foras da ciclovias.

Fica assim justificado mais investimento em ciclovias ou medidas de acalmia/partilha de tráfego no resto da cidade. Sim, porque se alguém agora acusar a CM Lisboa que está a fazer ciclovias para meia dúzia de caramelos, é capaz de ser uma acusação justa!

Mas é como a "estória" do ovo e da galinha. Pelos vistos em Lisboa estão a aparecer primeiro as ciclovias, esperemos que a seguir nasçam os ciclistas.

Está nas nossas mãos deixar as desculpas habituais (não tenho onde deixar a bicicleta, fico transpirado, tenho medo dos carros, os colegas gozam comigo, etc) e começar a utilizar a bicicleta diariamente para ir para o trabalho, compras e restantes deslocações do dia-dia. É certo que para muitas pessoas é impossível usar a bicicleta, mas de certo à muitas que andam aqui pelo fórum e podiam fazer um esforço para mudar.

Está nas nossas mão mudar o mundo (ou pelo menos Lisboa!)
 

c3l5o

New Member
As desculpas habituais que referiste são infelizmente muito válidas para muitas pessoas, tirando obviamente essa dos colegas gozarem. Infelizmente a bicicleta é um meio de transporte preterido exactamente pela mesma razão que faz tanto bem. As pessoas cada vez mais se habituaram ao sedentarismo, cada vez temos menos gente a praticar desporto, e aqueles que o fazem praticam-no dentro de quatro paredes, seja em casa ou no ginásio.

Na minha opinião vai acontecer com a bicicleta o mesmo que acontece nos dias de hoje com o Pilates e as outras mil e uma aulas que dão nos ginásios. Há-de chegar o dia em que será moda e muita gente irá aderir a bicicleta mas mais cedo ou mais tarde essa moda irá passar.

Defendo que o futuro passará pelos híbridos, não falo de carros, mas sim de veículos de duas rodas híbridos ou completamente eléctricos. Mas posso estar redondamente enganado claro. A única certeza é que a questão da mobilidade dentro das cidades tem evoluído muito lentamente, pelo menos no nosso "Portugal dos pequeninos", mas mais cedo ou mais tarde novas tendências virão e as coisas irão com toda a certeza mudar. Agora se para melhor ou para pior não faço a mínima ideia.

Quanto ao tema do tópico terei de analisar melhor a proposta do António Costa para ter uma opinião melhor fundamentada, já quanto ao casino do Santana Lopes, com certeza que dá muito dinheiro ao estado (muito mais que as ciclovias) mas o homem com certeza que não se irá meter na construção de mais casinos correndo o risco de transformar Lisboa na Las Vegas dos "Estados Unidos da Europa".
 

viskonde

New Member
tal como ja disseram, tambem nao sinto falta de ciclovias para andar..
mas como passo muitas vezes na do campo grande, penso que se possa afirmar que é das zonas onde se vê mais ciclistas em lisboa que sao seduzidos pela ciclovia.

tendo isso em conta, penso que a construcao de novas ciclovias pode ser importante para tentar aumentar o numero de ciclistas.

nao concordo é com os trjactos que estão a fazer..

ligar benfica a carnide e a telheiras nao interessa a quase ninguem.
se quisessem fazer ciclovias UTEIS e que apanhassem muita gente arranjavam forma de prolongar a ciclovia do campo grande até ao marques de pombal, ou fazer novas ciclovias nas grandes avenidas onde efectivamente passa toda a gente

ligar 2 bairros residenciais nao tem interesse nenhum.

alem do beneficio de meter pessoas a andar, a ciclovia pode ser má para os ciclistas visto que aumenta a segregação de trafego, passando a ideia de que a bicicleta nao deve andar na estrada mas sim em vias proprias.
tendo em conta que ainda ha pessoas que acham que as bicicletas precisam de matricula e so podemos andar no jardim, as ciclovias ainda reforçam mais essa ideia.
portanto as ciclovias deseducam os condutores, o que é mau, ja que o grande perigo em estrada é que os condutores nao estão educados para as bicicletas como meio de transporte e como veiculo.
 

Ninja

Member
A ciclovia Belém > Cais do Sodré já está "pintada".
Só falta:
- Tirar os peões da ciclovia, para evitar atropelamentos
- Tornar a ciclovia 100% pedalável, uma vez que há duas zonas da ciclovia que é proibido andar de bicicleta :shock: Doca de Santo Amaro aka "Docas" e Cais do Gás (Meninos do Rio, Portugália, etc.)
 

pescadordecana

New Member
Ninja said:
A ciclovia Belém > Cais do Sodré já está "pintada".
Só falta:
- Tirar os peões da ciclovia, para evitar atropelamentos
- Tornar a ciclovia 100% pedalável, uma vez que há duas zonas da ciclovia que é proibido andar de bicicleta :shock: Doca de Santo Amaro aka "Docas" e Cais do Gás (Meninos do Rio, Portugália, etc.)
boas!
falta uma alinha...
- retirar os automóveis de alguns enegrumes( alguns ate tinham barras para bicicletas no tejadilho) que pensam que a ciclovia é parque de estacionamento ( junto ao hotel Altis)
 

ruimssousa

New Member
Não sei bem qual o cronograma, mas penso que essa ciclovia já recebeu também apoios do QREN, tal como as outras. Acho coloquei aqui em tempos esse cronograma, vou tentar encontrá-lo...

Mas já vai ser para depois das eleições, se o €€ não for todo para túneis...

viskonde said:
ruimssousa said:
Um documento com as ciclovias do António Costa (ou será do José Sá Fernandes?)

http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/_Microsoft_PowerPoint_-_Apresenta.pdf
isto está actualizado?
vao fazer ciclovia na na avenida do brasil?
e junto ao campo pequeno paralela à av da republica?

nao vejo obras nesses sitios.
 

FRTT

New Member
Boas. Então não há desenvolvimentos? Bom pessoalmente acho excelente esta ideia de ligar carnide/benfica ao campo grande e possivelmente a monsanto desde que claro a ciclovia tenha + de 1 faixa , não corte estrada km sim km sim e esteja desimpedida. Alguém tem os mapas do projecto? Mapas mais pormenorizados desta ligação e não aqueles mais gerais que mostraram.
Cumps
 

Ninja

Member
A última obra que vi, foi a construção de uma passagem aérea (em ciclovia), que liga a R. da Mesquita (fim do Bairro Azul junto à sede do Santader Totta) à R. de Campolide, atravessando a Av. Calouste Gulbenkian e sendo integrada num espaço verde, na R. Cardeal Saraiva, situada paralelamente a sudeste da Av. José Malhoa.
Chegando à R. de Campolide, é atravessar a passadeira e entrar na ciclovia que liga ao Monsanto.
 

viskonde

New Member
Ninja said:
A última obra que vi, foi a construção de uma passagem aérea (em ciclovia), que liga a R. da Mesquita (fim do Bairro Azul junto à sede do Santader Totta) à R. de Campolide, atravessando a Av. Calouste Gulbenkian e sendo integrada num espaço verde, na R. Cardeal Saraiva, situada paralelamente a sudeste da Av. José Malhoa.
Chegando à R. de Campolide, é atravessar a passadeira e entrar na ciclovia que liga ao Monsanto.
depois da rua da mesquita a ciclovia segue? talvez até À gulbenkien?


sei que ainda havia a intenção de continuar pela Av Duque de Avila até ao IST, mas nao sei se sempre vao fazer isso. alguem tem infos?

btw, fiz um mapa das ciclovias que (Acho) que estão a fazer / as que ja existem.
se souberem de alguma em falta digam :
 
Top