Ciclovia entre Matosinhos e Leça

zohanny

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Boa tarde a todos,

Este é o meu primeiro post neste Fórum.
Vivo em Matosinhos e utilizo a Bicicleta para grande parte das deslocações diárias nomeadamente para ir trabalhar todos os dias, levar o meu filho à escola, etc, e também para passeios ao fim de semana.

Considero que Matosinhos tem condições ideais para andar de bicicleta no dia-a-dia porque não tem grandes desníveis. Um dos grandes obstáculo à circolação de bicicletas é a ponte móvel que une Matosinhos e Leça da Palmeira. Como é proíbido a travessia pelo "passeio" somos obrigados a atravessar pela estrada (estreita) o que é uma travessia perigosa, sobretudo para pessoas menos experientes ou então crianças.

Acho que a construção de uma ciclovia na ponte que liga as duas (ex) freguesias seria óptimo para a segurança e para incentivar o uso das bicicletas no concelho. Que acham?
 

ZylmhuinVII

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Viva, essa proibição que referes não é apenas para o caso de ires em cima da bicicleta? Se desmontares e a levares pela mão, és equiparado a um peão.

Atenção, não quero dizer com isto que tens toda a razão, e que a ponte poderia ter uma parte (exclusiva ou não) para bicicletas.
 

nmt

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Como referiste as faixas de rodagem na ponte são estreitas (não são, têm a dimensão regulamentar, não permitem é que um automóvel te ultrapasse usando apenas a sua faixa) e a de peões também não é larga. Onde porias a ciclovia? Atenção que alargar a ponte teria um custo brutal, não sendo realizável.
 

zohanny

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Obrigado pela resposta!
Suponho que como em qualquer via de peões é possível/ legal andar "desmontado" da bicicleta, mas isso não tem grande interesse. A ideia de usar a bicicleta nas deslocações quotidianas é fazer os os percursos mais rapidamente que a pé, e atravessar a ponte "montado" :)
 
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zohanny

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É uma pena que a ponte não tenha sido desenhada de forma a integrar uma ciclovia, mas não adianta pensar nisso agora. Não sei até que ponto o alargamento da ponte estaria completamente fora de questão. À APDL não falta €€€ e tem muito interesse em manter uma boa relação com os habitantes de Matosinhos e Leça. Assim se a APDL chegar à conclusão que para a população a construção da ciclovia é muito importante, talvez estivesse na disposição de abrir os cordões à bolsa.

Sem considerar o alargamento da ponte, do lado contrário ao dos peões há uma faixa com cerca de 80 cm de largo que não é utilizada, mais qualquer coisa que se pusesse espremer da outras zonas talvez fosse possível a construção da ciclovia mesmo sem o alargamento.
 

easy

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A única coisa que se pode fazer com baixo impacto e custo são "suggestion/advisory lanes". É um conceito bastante usado no norte da Europa em ruas estreitas de dois sentidos. Consiste em pintar ciclovias à direita de cada uma das vias deixando a parte central bastante mais estreita, ao ponto de não ser possível cruzar dois automóveis apenas nesta parte. Nestas estradas os condutores dos automóveis podem na mesma usar toda a via na sua mão, ciclovia incluída, exceto quando já se encontram ciclistas a circular à sua frente, altura na qual têm de se certificar que a parte central esteja disponível para realizarem a ultrapassagem.

No fundo trata-se apenas de tinta que estaria lá para indicar e reforçar o que deveria ser óbvio, que é como a manobra de ultrapassagem deve ser efetuada em segurança.

Exemplos de suggestion/advisory lanes:



 

nmt

Active Member
É uma ideia agradável para zonas urbanas, infelizmente em Portugal seria necessário rever o código da Estrada e o seu Regulamento, pois com o quadro legal existente, tal não é possível.
 
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