Ciclovia alma lisboa

jjcn

New Member
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CICLOVIA ALMA LISBOA
http://www.almalisboa.com/
https://www.facebook.com/pages/Almalisboa/305493132930251?ref=stream&hc_location=timeline


r8dz.jpg



u22i.jpg



Vamos lá então divulgar mais uma iniciativa para os ciclistas deste país...ou desta região...
(benéfica para os ciclistas claro, não queremos coisas que sejam prejudiciais aqui...)
A ponte não foi pensada para esta possibilidade certamente, e talvez nem seja exequível, mas não faz mal sonhar um pouco...
(de certeza que os do contra vão ter os mais variados argumentos...contra... :cool: )


*
 

Joseelias

Well-Known Member
Esta ideia era espectacular. Uma faixa do lado Este para permitir a saída em Alcântara e estava feito. E se se fizesse algum acesso até ao Monsanto era fantástico para o pessoal da Margem Sul.

Claro que os suicídios teriam que ser acautelados pois seria um Hot-Spot para este tipo de coisas, ou até mesmo homicídios. Lembremos que o Aqueduto das Águas-Livres foi fechado até aos dias de hoje exactamente por causa dos crimes do mais famoso serial-killer português no século XIX.

Dada a intensidade de tráfego uma máscara-de-gás talvez não fosse mal pensada também. :D

Mas é uma ideia fantástica sim senhor.

PS: Esperemos que não acabem por fazer uma no tabuleiro dos comboios. O número de mortes por ataque cardíaco iam disparar...
 

NunoMCCII

New Member
As imagens são da Golden Gate Bridge em S. Fransisco, não tem nada a ver com a 25 Abril.

As condições são muito diferentes e duvido muito que esta ideia, até podem fazer mil petições :lol:, se concretize num futuro próximo.
 

cadu1981

Member
Isto é mt bonito mas:
- teria que ter dois acessos, 1 para "ciclistas" e outro para pessoas a pé!; Quem passa por ciclovias sabe do que estou a falar...
- todo vedado a toda a volta;

E o prejuizo que se ia ter em pessoal que atravessa a pé ou de bike? as centenas de carros que iam deixar de passar a mamar 1,6€

100 carros = 160€ dia
1000 carros = 1600€/dia x 20 dias = 32000€ x11 meses = 352.000€ ano!!!
 

F4310

Member
As imagens são da Golden Gate Bridge em S. Fransisco, não tem nada a ver com a 25 Abril.

As condições são muito diferentes e duvido muito que esta ideia, até podem fazer mil petições :lol:, se concretize num futuro próximo.
LOL hehe.
Isso explica a bandeira americana. :rotfl:
 

Nelito122

Member
Boas! Eu sou do contra!

Conheço as duas pontes utilizadas como referência (Golden Gate e Brooklyn) e, nada a haver (já atravessei as duas, por isso sei do que falo). A 25 de Abril, de certa forma, está desconectada da cidade. Passo a explicar: só se acede por ela através de vias rápidas e está a uma altitude que a desliga de um acesso às directo às cidades (quer Lisboa, como Almada) como as pontes referidas têm.
Depois, a 25 de Abril nunca foi pensada para esse propósito e, acho, que terá um problema de impossibilidade de utilização devido ao vento. E a 25 de Abril tem restrições de trânsito precisamente por causa disso.
Por último, já experimentaram o barco (sim, eu sei, barco paga-se)? É que há ciclovia em Belém, há ciclovia na Trafaria, fica muito próximo da praia. Uma ciclovia na ponte obrigará a percorrer mais quilometros que a utilização do barco, e a subida para a ponte creio que desincentivará vários ciclistas.

Pronto, já fui do contra.
 

FMCurto

Active Member
Não foi pensada para isso mas o espaço existe, era ter obrigado a Fertagus/Lusopontes a criar um corredor de lado no tabuleiro do comboio como comtrapartida, entrava-se e sai-se pelos tuneis do comboio mas estes podiam logo ramificar para uma saida diferente.O vento não cola, San Fransisco é tão ou muito mais ventosa que Lisboa.Por essa ordem de ideias as motos tb não podiam passar na ponte.
Podiam até cobrar uma portagem simbólica para a manutenção: metade do valor do comboio Pragal/Lisboa: 90 centimos se não me engano.
 

miguelcarromeu

Active Member
A altura das 2 pontes deverá ser, até nisso, muito semelhante. Quanto a estar desligada das cidades (25 de Abril) só o está por incapacidade mental de quem gere: EP, autarquias, Lusoponte. Na altura da criação do tabuleiro para o comboio, poderia te sido criado uma ciclovia sem problemas de maior.

O problema de ventos não sei se não será ainda pior na Golden Gate, uma vez que já foi completamente fechado ao trânsito por várias ocasiões (não me recordo de que a 25 de Abril tenha sido fechado por completo pelo excesso de vento).

O problema dos suicídios é também frequente na Golden Gate (Google it) e não é por isso que não existe a ciclo-via.

Ou seja, pequenas são as mentalidades.

EDIT:

FMCurto,

Estava a escrever a minha mensagem e não fui a tempo de ler a tua, sorry porque tocámos em pontos semelhantes.
 

Joseelias

Well-Known Member
A 25 de Abril já chegou a ser totalmente fechada ao trânsito pelo menos uma vez que eu me recorde. Aliás nesse dia tive que começar a pensar a quem é que ia pedir para em deixar dormir em casa pois todos os transportes foram cortados para a margem sul. Para motas, a proibição de circular é mais frequente mas não normal.

Mas em termos de vento penso que Lisboa poderá ser mais ventosa que São Francisco simplesmente por observar as diferenças no tabuleiro. Pelo que se vê na Golden Gate em lado nenhum do tabuleiro existem grelhas para que o vento passe por elas e não faça o tabuleiro oscilar de forma que mande a ponte abaixo. E isto é uma possibilidade pois das primeiras pontes suspensas há uma filmagem dos anos de 1930 de uma ponte com o tabuleiro a balançar que nem um cavalo louco e o tabuleiro acaba por cair no rio.

Considerando que a Ponte 25 de Abril tem estas grelhas, ao ponto de quando se alargou para três faixas para cada lado e se tapou parte delas no centro com alcatrão se abriram novas grelhas de lado penso que isso significa que no caso de Lisboa o vento será mais problemático. E a empresa que construiu a nossa ponte foi a mesma que fez a de São Francisco, por isso saberiam do que estavam a fazer.

Discordo com a questão dos acessos tanto a Almada como a Lisboa por causa das inclinações. Do lado de Almada não entendo sequer esta questão, e do lado de Lisboa em Alcântara tem de facto uma inclinação mais acentuada num troço que terá cerca de 500 metros ou pouco mais mas não é nada de complicado de ultrapassar. Especialmente se estivéssemos a falar de quem usaria a bicicleta com regularidade.

Quanto a colocar as bicicletas no tabuleiro dos comboios já sou mais céptico pois ter o comboio a passar a um metro de distância e o barulho que ele faz pode ser um bocado assustador e ensurdecedor e isso sim afastar pessoas de usar a ponte. Já para não falar nos custos de iluminação do túnel.
 

miguelcarromeu

Active Member
José,

A empresa que construiu a Ponte 25 de Abril não foi a mesma que construiu a Golden Gate; isso é uma "crença" errada e que foi passando de boca em boca:

In fact, it was built by the same company (American Bridge Company) that constructed the San Francisco-Oakland Bay Bridge and not the Golden Gate, also explaining its similarity in design.

de facto, há uma empresa em comum com uma ponte de São Francico, mas não é a Golden Gate e sim a Oakland Bridge.



São notáveis as semelhanças, também, mas, erradamente, é associada a construtora da Golden Gate pelo facto de esta última ter a mesma cor e dois pilares de sustentação.

Não vou afirmar que o facto de a nossa ponte ter grelhas se deve exclusivamente ao vento, porque duvido que seja o único motivo. Também não me recordo de que a ponte tivesse sido fechado, mas este já é um problema de memória meu, eheheh :D No entanto, a Golden Gate foi fechada pelo menos 3 vezes:

HAS THE GOLDEN GATE BRIDGE EVER BEEN CLOSED?

Yes, the Golden Gate Bridge has been closed due to weather conditions only three times: As gusting winds reached 69 miles per hour on December 1, 1951, the Bridge was closed for three hours. On December 23, 1982, high winds of up to 70 miles per hour closed the Bridge for almost two hours. The Bridge easily withstood the gusts. On December 3, 1983, once again high winds closed the Bridge for the longest period in its history, 3 hours and 27 minutes. Wind gusts reached 75 miles per hour, but again the Bridge suffered no structural damage.



Mas por curiosidade, observem o tabuleiro central da Golden Gate, na zona onde faz a "bossa":

[video=vimeo;24178338]http://vimeo.com/24178338[/video]
 
Last edited:

miguelcarromeu

Active Member
Essa ponte que referes que abanava como varas verdes (é de 1940, já agora) já foi alvo de vários documentários: Tacoma bridge em Washington; não foi apenas um problema de vento, mas também de estrutura:


[video=youtube;j-zczJXSxnw]http://www.youtube.com/watch?v=j-zczJXSxnw[/video]
 

zoidberg

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o facto de a ponte 25 de abril ter uma viga treliçada ad de ter muito a ver com a passagem do comboio para que estas 2 plataformas nao oscilem para direçoes opostas

todas as pontes apartir de um certo tamanho tem de ser relativamente "flexiveis" se nao estas nao teriam metade da resistencia que tem

mesmo as mais pequenas tem de ter sempre algo a prever as expançoes das pontes de ferro


quanto á ciclovia
secalhar iria ter alguma utilidade pra algumas pessoas

mas o portugues ainda nao sao "muitos" os que seguem pro trabalho de bike ao inves de carro

embora desse jeito para algumas pessoas
seria preciso um investimento de milhoes para agradar a uns (uns poucos milhares, se tanto)
 

Joseelias

Well-Known Member
miguelcarromeu

Sim é essa ponte que caiu no vídeo que colocaste a que me referia. No caso da ponte 25 de Abril fiquei muitas vezes parado no meio dela, seja em autocarros, carros ou comboio e posso dizer-te que aquilo oscila e bem com o vento... E não é o veículo a abanar com o vento, pois a sensação quase que se assemelha à sensação de ondular num barco. Nada de muito radical mas bastante perceptível.

No caso da Oakland Bridge, sim é possível que haja esse equivoco, mas apesar de o tabuleiro ter quase a mesma altura que a da 25 de Abril relativamente ao leito do rio também não tem grelhas o que pode assinalar a diferença de vento entre os locais.

zoidberg

Também acho que criar uma ciclovia na ponte 25 de Abril é uma utopia. Para falar verdade seria muito mais fácil adaptar uma carruagem, por exemplo a última, de cada composição da Fertagus para permitir o transporte de bicicletas em numero maior, com mais facilidade e sem custos acrescidos. Teria a vantagem de permitir o acesso a Lisboa numa área geográfica alargada na margem sul e dar acesso a uma área grande dentro da cidade de Lisboa. Quem sabe até haver uma redução no preço do bilhete para quem usasse bicicleta.
 

miguelcarromeu

Active Member
Pois eu sou precisamente da opinião contrária: o futuro e a consciencialização de que os combustíveis fósseis só prejudicam tudo e todos, farão com que num futuro não muito longínquo, as grandes cidades se vejam obrigadas a criar cada vez mais alternativas para transportes saudáveis e amigos do ambiente. Até podem não ser as bicicletas as eleitas, mas, invariavelmente, terão de surgir cada vez mais alternativas.
 

commendatore

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A ideia era de facto fantástica. mas para funcionar teria de estar essa ciclovia ou via na ponte completmente isolada lateralmente. Se as motas andam aos "S's" com o vento... um ciclista era vaporizado. Aproveitava e fazia logo base jumping mas de bike. Havia de ser bonito
 

FMCurto

Active Member
Um bocadinho off-topic: isso da ponte a abanar era por causa do efeito de ressonância, segundo dizem a mesma razão pela qual se os militares têm de atravessar uma ponte nunca o fazem a marchar.

Ali na entrada de Monsanto por Benfica há uma passadeira aérea bastante alta sem corrimão lateral mas toda engaiolada,uma coisa desse género ou duas para cada um dos sentidos funcionaria bem,até porque a estrutura de suporte ao tabuleiro do comboio já corta um bocado do vento (a menos que este sopre perpendicular a ponte).

Melhor ainda: se querem fazer uma atração turistica podem usar o mesmo sistema que fizeram no Cabo Girão na Madeira (mais de 500m de altura) talvez não no troço todo mas quem sabe um ponto mais largo no centro do tabuleiro :) :
31.jpg


EDIT: Já agora, a Fertagus que eu tenha visto até hoje é o comboio que tem mais lugares para bicicletas, quase todas as composições têm, é partilhado com o lugar para cadeiras de rodas.
 
Last edited:

Baba

Member
Acredito mais que tal venha a ser possível no futuro tunel que teoricamente virá a ser construido sobre o tejo. Pode ser que o meu filho, ou enventualmente netos ainda venham a tempo de o utilizar.
Abraços
 

NewRzoig

New Member
Objetivamente falando, acho um disparate pensar numa ciclovia na 25 de Abril.

E a petição é particularmente ilusória nessa aspecto. Apresentar a ciclovia da Golden Gate como alternativa para a nossa ponte, simplesmente não é possível.
O espaço que existe entre as faixas laterais e o fim da estrutura da ponte mal dá para o pessoal da assistência por lá caminhar. Ainda neste Verão por lá andavam.

Aliás, para a ponte ter 6 faixas, tiveram de ser realizadas complicadas obras de ampliação e reforço.
Vejam lá esta imagem:

Aonde é que enfiam ali uma via pedonal e uma ciclovia?
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/Ponte_25_de_Abril.jpg
(se o link não der, pesquisem por imagens da ponte 25 de Abril)

Mal dá para os técnicos circularem!

Portanto: Um bocadinho de seriedade nestas petições, ok?

Há opções? Há, mas tem de ser construídas.
Saía mais barato oferecerem 200 anos de viagens à borla no barco Trafaria - Belém!

Bem... também se pode acabar com uma da faixas e voltar a ter apenas 4.
Ya... 'tou mesmo a ver isso ser possível.

Por isso:
Pessoal da Alma-Lisboa... tenham juizo!

E que tal dedicarem os vossos esforços a promoverem um dia de passagens gratuitas no barco? Ao Domingo por exemplo?
Isso não era nada complicado, heim? Que tal?
 
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