Chave de Torque

TiagoMAIAC

New Member
Já fiz uma boa procura e os tópicos que encontro a respeito deste assunto ou estão arquivados, ou são respostas a outros assuntos.

Eu sou todo a favor do DIY, por isso tenho tudo e mais alguma coisa para desmontar, limpar, lubrificar e voltar a meter tudo no sitio afinadinho e a funcionar bem. Mas sempre me faltou uma chave de torque ou em ''protugues'' Dinamométrica.

Já andei a ver alguns kits de marcas até relacionadas com ciclismo, mas eu no que toca a ferramentas prefiro sempre kits standart das marcas da especialidade.

A minha pergunta é se alguém por cá usa disto, tem algum kit, ou também tem ideia como eu de comprar um. E se sim, onde posso arranjar um relativamente em conta sem ser aqueles tipos chulos que fornecem material para oficinas automóveis porque nessa ''família'' de mafiosos estou eu farto de enterrar dinheiro.

cumpz
Tiago
 

Joseelias

Well-Known Member
Bom tópico,

Também gostava de alguma informação sobre esta ferramenta. A pedirem-me 50€ pela manutenção da suspensão mais vale meter as mãos ao trabalho até porque tenho o manual de serviço e não tenho problemas alguns com a mecânica de uma bicicleta. O que me impede é mesmo o medo de apertar demasiado ou de menos os parafusos que fixam as pernas à bainhas e poder vir a ter um acidente por causa disso.
 

Giantfreerider

New Member
Eu tenho uma da BBB que vai desde 3N.m a 30N.m e custou 55euros ca em Portugal.
Se quiserem uma so para dar aperto de 5N.m, existe umas da Ritchey que custam 15euros.
Ja vi tambem da park tools, mas era mais cara e penso ter visto uma da ?Shimano?
 

j_Fe

Member
Boas.
Eu tenho a que vinha com a Canyon quando comprei para coisas mais pequenas...

Imagem 1

E tenho um roquete maior, que utilizo para a mecânica automóvel. Mas se for preciso para o resto também funciona

Imagem 2
 
Last edited:
Eu tenho uma da Syntace que tem a vantagem de ser de 1 a 20 Nm, o que dá para as roldanas do desviador por exemplo.
http://www.syntace.com/index.cfm?pid=3&pk=377

Para a totalidade dos parafusos que a bicicleta tem, vais ter de ter duas, por isso se só quiseres ter uma é uma questão de opção, escolhe a que dê para mais parafusos.
Eu por exemplo quando necessito de apertar o eixo de rotação da escora inferior, que tem um aperto de 25 Nm peço emprestada a de um colega meu.

O modelo da Syntace acima é caro ( mandei vir de loja online alemã ) mas consegues achar chaves dinanométricas relativamente baratas, abaixo dos 40 euros, em casas de peças e ferramentas, o único senão é a escala começar nos 5 Nm.

Depois se fores mais picuinhas, como eu, quando deixas a bicicleta na loja, ao chagares a casa, vais verificar se os apertos estão todos bem...

Outra coisa que vais verificar é que a generalidade dos apertos recomendados é baixa, ou seja vais descobrir que os parafusos tendem a desapertar, e rapidamente.

O que significa que se começares a utilizar a chave, é melhor comprares também cola de roscas, média resistência, como por exemplo Loctite 243 ou Wurth ref 0893 243 025.
 

Giantfreerider

New Member
Um aperto de 22N.m da-se, por exemplo nos parafusos da pedaleira (XT).
A partir de 3N.m e ate 25/30N.m ja se aperta tudo na bike.
O que notei, por exemplo, foi que os parafusos do espigao de selim que dizem apertar com 5N.m, 'e para apertar mesmo com 5N.m, pois dantes apertava com 4N.m com medo de partir e aquilo estava sempre a desapertar! ;)
Para quem faz a mecanica da bike, considero uma ferramenta MUST HAVE! Especialmente para quem tem pecas de bike "leves" e que especificam os apertos!
Dantes apertava tudo a olho...depois que comecei a comprar pecas "leves" (guiador KCNC, aperto e espigao KCNC), comprei tambem a chave dinamometrica para cumprir com o aperto indicado.

Agora todos os parafusos da bike sao apertados com a chave dinamometrica! ;)
 

TiagoMAIAC

New Member
Desde já, muito obrigado por todas as respostas.

É exactamente esse o meu problema Giantfreerider, a medida que o material leva upgrades isso de apertar a olho começa-me a custar muito. Principalmente se estragar alguma coisa com aperto a mais.
@Antonio, deste uma explicação muito boa sobre a tua experiencia no assunto. Gostei dessa chave da Syntace, mas realmente quando os apertos pedem outros valores que a chave não tem é basicamente voltar a estaca 0.

Vou mesmo dizer que não me vou importar de gastar 100 euros numa chave, mas que ao menos dê pra tudo, agora e no futuro.

Cumpz
Tiago
 

Giantfreerider

New Member
Nao 'e preciso dar 100euros.
Em lojas nacionais ja se compram por 50 a 60 euros e vem com uma escala de aperto muito boa.
Por exemplo, esta chave mighty:
"Chave dinamométrica Mighty

Uma ferramenta essêncial na sua oficina, permitindo o torque correcto no aperto dos parafusos. Utilizável em múltiplas funções.

Binário de aperto 2 a 24 Nm (Newton Metros),
Escala dinamometrica de fácil visão e ajuste
chaves, 3/4/5/6/8/10 mm e T 25 Torx
Com protecção anti-deslizamento da mão
Cabo ergonómico
Caixa de protecção
"

Loja online, Portuguesa..e custa 50 euros.
 
Ola
Não acho boa opção 0Nm a 20Nm
Mas sim 0Nm a 50Nm pois será mais útil e também será mais fácil encontrar em lojas da especialidade de ferramentas para automóveis
 

TheTraveler

Active Member
António13_PT said:
Depois se fores mais picuinhas, como eu, quando deixas a bicicleta na loja, ao chagares a casa, vais verificar se os apertos estão todos bem...

Cuidado com as verificações. Se já souberes, fica a informação para outros.
Antes de verificar o aperto, deve-se SEMPRE, desapertar um pouco o parafuso, e só depois apertar para verificação. Senão, por muito cuidado que tenham, vão estar a colocar mais torque do que o recomendado. E com o passar do tempo, alguma coisa há-de começar a partir...

De resto, é o básico de utilização de chaves dinamométricas.
Nunca utilizar a dinamométrica para esse desaperto, usar sempre uma outra chave para não estar a forçar esta sem necessidade nenhuma.
E nunca esquecer de colocar a mola no mínimo depois de a utilizarem, senão lá se vai a calibração por fatiga desnecessária da mola até em repouso.
 
Completando o que disse antes :
O que faço para verificar se o aperto está correcto é desapertar um pouco os parafusos com um normal chave sextavada.
Para a maioria dos apertos isto deve ser feito com facilidade, senão significa que foram apertados com força a mais, do tipo um bocado antes de partir.

A seguir aperto com a chave dinanométrica.
Antes de iniciar isto verifico a posição do parafuso e assim tenho uma ideia do aperto do mesmo, normalmente não andam muito longe do aperto certo, mas de vez em quando vêm demasiado apertados.

Outra coisa que utilizo é massa de fricção própria para carbono ( FINISH LINE Fiber Grip Carbon Fiber Assembly Gel ), em todos os apertos do guiador por exemplo.

Já agora o facto de normalmente serem necessárias duas chaves é porque não me lembro de ter visto nenhuma com escala alta que não começa-se também num valor alto, ou seja não consegues arranjar escalas de 1 a 80 Nm, a Syntace tem dois modelos de 1 a 20 e de 10 a 80 Nm.

Para utilizares em todos os apertos necessitas de algo à volta dos 2 aos 40 pelo menos, o problema é que não deves arranjar nenhuma, que seja fiável pelo menos.
 

TheTraveler

Active Member
TheTraveler said:
Nunca utilizar a dinamométrica para esse desaperto, usar sempre uma outra chave para não estar a forçar esta sem necessidade nenhuma.

Volto a puxar este tópico para mais uma vez chamar à atenção deste pormenor. NUNCA desapertar os parafusos com a chave dinamométrica. Utilizar sempre uma outra chave para isso. Lembrei-me de voltar a falar nisso porque estou com duas chaves de 950nm estragadas no trabalho por causa disso... Alguém aqui usou a chave de torque regulada para o mínimo para desapertar parafusos, essa deu o berro e agora clica aleatoriamente... E depois foi buscar a outra igual para fazer exactamente o mesmo... NUNCA usem dinamométricas para desapertar parafusos.
 

TiagoMAIAC

New Member
E outra coisa que se deve ter atenção é depois de se usar, meter em posicção de descanço ou seja na menor força.

Depois acabei por nunca responder. Acabei por comprar um set de chaves Dinamometricas da Beta. Foi caro, mas tenho chaves pro resto da vida.

boas pedaladas.
 

malagueta

Member
por acaso a chave da mighty podes desapertar parafusos com ela porque ela não "faz torque" para o desaperto, só quando se usa para o aperto ela faz os "clicks" dos valores seleccionados, para o desaperto tem uma protecção que não permite dar torque. Mas é uma boa pratica não desapertar parafusos com chave de torque e deixa la no mínimo quando não se usa, outra coisa que se deve fazer antes de usar, especialmente quando esta muito tempo parada, é por a chave a fazer "clicks" a meio da escala para lubrificar a mola da mesma e depois sim dar o valor no parafuso que se quer com o valor correcto, isto é muito importante especialmente se o torque for muito pequeno. E claro, calibração de tempos a tempos é importante.
 
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