Cassetes 9V Shimano Deore XT, SRAM?

#21
a minha cassete actual já vai na 3ª corrente... os pratos vão na segunda porque converti para 2x9 e troquei de corrente na altura e as coisas se forem bem feitas o material dura.

já agora eu tenho a ferramenta da parktool para medir o desgaste da corrente e entre os 0,75 e 1,00 já ando a fazer contas para comprar outra. Prefiro gastar 20 euros numa corrente de vez em quando do que gastar tudo até ao fim e depois tenho de trocar tudo.
Quando se troca a corrente durante 2 ou 3 voltas nota-se uns estalos e aquilo não funciona a 100% mas entretanto "acama" e fica tudo ok.

Já agora, eu referi 20 euros de uma corrente, mas a minha actual custou uns 30 e poucos... Mas entre a 951, 971, 991, Crossstep e Holowpin é tudo igual, só muda a estectica. A 951 não tem qualquer tratamento e é ferro bruto, a 971 tem os elos de fora em inox (cromados?), quando está lavada é mais bonita, a 991 tem os elos de dentro e de fora todos em inox (cromados?) e lavada também faz um bom efeito. A 991 crossstep teoricamente aguenta mais NM, a 991 holowpin é igual à 991 normal mas tem os pinos ocos (que só se nota na primeira volta...). Mas resumindo entre a 951, 971 e 991 é só uma questão de estectica.
 
#23
e de preço pimentoski:) eheheh

já mandei PM com o site onde estava a 34€ mas já era... foi na promoção da semana passada.. agora 43 o que ainda assim não é nada mau... :)

as lojas fisicas obviamente têm que ganhar o deles pois não é só ter um armazém e despachar material.. ha as rendas das lojas, ordenados dos funcionarios, investimentos em ferramenta e outros... e tudo tem que ser pago...

claro que quem tiver uma ou outra chave e se meter a isso... não há nada que não se faça...
e trocar uma cassete... uma chave de 5€ para desmontar a cassete e uma de 8€ para segurar dá para poupar muitos euros em trocas nas lojas e oficinas...
(quem não tiver as ferramentas em causa.. logo na primeira muda de cassete fica com elas pagas em relação ao preço da cassete em loja :))
 
#25
Na loja que referi tens a 12.99 uma SRAM 971 ...

trabalhará bem na cassete xt... fazendo contas cassete 43.99+corrente 12.99+9.99€ de portes= 67€... um bocadinho mais barato que uma cassete.

Mas eu não sou adepto nem de lojas fisicas nem online... simplesmente de onde for mais rápido e barato pois o material é todo o mesmo e vem do mesmo sitio...

e já tive resoluções de lojas online que numa semana resolveram problemas enquanto que em algumas fisicas nem se dignam a responder ou demoram eternidades
 
#29
landsix6: Não terás comprado uma cassete XT 11-32? É que a minha 11-34 acusou 298g...
Eu por aqui uso shimano nas correntes e cassetes e gosto. Já tive uma XT 11-34 com corrente XT e agora ando com uma cassete SLX 11-28 com corrente XTR. Noto que as passagens de corrente são mais suaves neste último setup, mas é muito devido às relações mais próximas na cassete de 11-28 dentes.
 
#30
Que prato pequeno tens à frente Giant? É que como não ando a pensar passar para setup de 2 pratos estou muito decidido a meter cassete de 28 dentes... é engraçado que aqui à mais de um ano aconselhaste-me a meter uma ... ainda gastei uma de 34, depois uma outra de 32 e agora meti uma 990 de 32... mas a próxima, seguramente uma SLX ou XT (se encontrar) de 28... tenho feito alguns testes e tirando algumas paredes que por a ter lá acabo por usar... senão a 28 chegava...

e de 272 gramas de uma 990 de 50€ para 260gr de uma SLX de 35€... é como diz o outro... é fazer as contas :)

acho as sram mais "brutas" que as shimano.. fazem mais barulho como quase tudo entre a sram e shimano :)
 
#31
Eu tenho uma pedaleira XT com 22-32-44. A cassete SLX de 11-28 com anél da XT pesa à volte de 220g.
Além de ter perdido tempo, agora poupo mais o prato de 44 e uso mais a avózinha.
Para mim é a relação que mais gosto e para o que faço está 5*. (Mesmo andando na arrábida chega e sobra)
 
#32
Pois... eu baixei o 44 para 42 e chega (e por vezes penso que 40 podia ser ainda melhor mas depois esgota mais facilmente por vezes) de resto tenho igual e isto com o anel da 990 ou da token (de 6 gr) deve ficar com um peso identico...

Em relação às passagens creio que a cassete 11-28 juntamente com os meus pratos 32 e 42... devo ficar com uma transmissão mesmo fina :)

Se bem que agora tenho a cassete com 1000km só quero é que ela faça mais uns 4000 :) (pelo menos :))

Não encontro em lado nenhum cassete XT 11-28, alguém sabe se há?

Já não estou certo de ter visto em XT, mas sim SLX ou PG980 (sram)
 
#33
Cassete XT 11-28 desconheço.
O único senão que a cassete SLX apresenta é o facto de não ter um corpo inteiro como a XT, o que deixa marcas no cepo....a longo prazo não é muito saudável para o cepo.
Quando for para trocar de cassete, logo volto a verificar o estado do cepo e pondero se deverei voltar para uma cassete XT (mas 11-32) para não danificar mais o cepo.
 
#35
hum... achas que isso bem apertado não fica identico...
o que referens é o facto de na slx ter as a 28,24,21 e separadas da 18... e por ai... enquanto na xt so a 11,12,14 são separados é isso que referes como corpo inteiro?

pois.. já andei a investigar... não se encontra xt 11-28 em lado nenhum... mas pelo preço/peso pondero muito depois da pg990 meter uma slx11-28...

isto quanto menos se pedala mais se pensa na bike :) nunca mais é fim de semana para voltar aos treinos

abraço e fiquem bem
 
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#36
Pois...é iss mesmo. Na SLX só os 3 primeiros carretos (os grandes) é que são juntos.
Já na XT estão quase todos juntos, o que distribui a força pelo cepo todo.
Mas prontos...quando for para trocar logo verifico novamente o estado do cepo.
Mas pra mim, tanto pelo peso, preço e relações....a SLX 11-28 passou a ser a cassete preferida.
 
#37
sim a relação acho que deve ser muito fixe... só de pensar que 11,12,13,14,16,18 é tudo seguinho deixa uma boa dose de curiosidade de experimentar...

mas não tinha pensado nisso da separação dos carretos assim... se bem que um gajo faz boa força também nos mais pesados e eles são independentes em todas (ou quase todas) as cassetes...
 
#38
Já vi que há quem ponha "cabos de aço" finos ou agrafos entre a cassete e o cepo, de modo a distribuir a força...mas que reparei que a cassete já tem lá umas "trincas" isso tem...mas por enquanto não é nada de preocupante! ;)
 
#39
A SLX tem os 3 maiores carretos juntos, a XT se não me engano tem os primeiros 4, no máximo 5! A diferença de peso entre a SLX e a XT em 11-32, caso o anel de aperto seja o mesmo, também não é muito significativa.