Cassete puxa corrente para tras

hgrilo

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Boa tarde,
sei 90% a resposta á minha pergunta mas quero ter a confirmação a 100.
Vamos ver se me sei explicar, é o seguinte: ontem durante a minha volta reparei que quando deixo de pedalar a cassete puxa a corrente para trás e puxa o desviador tornando a pedalada solta, a resolução foi pedalar sem parar, algo chato diga-se. Hoje desmontei tudo, limpei, e verifiquei que quando estava a limpar a cassete, esta rodada para trás faz um barulho esquisito e por vezes encrava, mas nao tem falta de "traccao", porque para a frente age normalmente. Pensei que fosse do desviador, nomeadamente das roldanas terem muita sujidade mas não é pois limpei tudo.

Também de reparar que quando tiro os pés dos pedais o eixo pedaleiro continua a rodar sem parar até a corrente perder força, eheh.

Trata-se do cubo/cepo de roda certo?
Melhor mesmo, será comprar roda nova pois arranjo parece-me não ter?

Aguardo respostas,
quaisquer opiniões serão bem-vindas.
Muito obrigado,
Henrique
 

abelha2

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Sim deve ser o cepo.

Dependendo da gama da roda pode ou não compensar o arranjo. Mas eu acho que a não ser que sejam rodas muito fracas vale a pena arranjar. Só para trocar o cubo é que é necessário desenraiar, mas não deve ser preciso isso.
 

cokeman

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aconteceu-me o mesmo com uma roda rockrider ( decathlon ) da minha montada. o que fiz foi desmontar o cepo limpei com um solvente não agressivo e depois de bem limpo e seco lubrifiquei abundantemente ( sem cair no exagero ) o cubo em sí o que fiz foi com um outro solvente ( tipo wd-40 ) e porque os meu rolamentos são do tipo selados fiz basicamente o mesmo apliquei o wd-40 forcei o rolamento a rodar até sentir que estava bem solto e depois apliquei, com alguma ( muita ) paciencia, massa de lubrificação. Digo muita paciência porque ao mesmo tempo que vou aplicando a massa fui rodando os rolamentos e " empurrando " a dita massa lá para dentro para ter a certeza que ficava tudo bem lubrificado depois disso foi montar tudo e fazer uma valente volta por estrada ( ciclovia ) para ter a certeza que ficou tudo nos conformes e porque em estrada não há lixo que entre nesses componentes como se estivesse no mato.
Pelo menos até à data nunca mais tive problemas, faço só verificações regulares para não ser apanhado com as calças na mão.
 

cokeman

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ah outra coisa, se persistir desaperta a porca de retenção da cassete e aperta-a só com a mão acontece as vezes o aperto ser muito forte e , basicamente, trancar a cassete.
 

hgrilo

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As rodas sao fracas, umas alexrims specializded, com cubos da scout ou que é aquilo, 4 ou 5 anos. O arranjo deve ser o preço dumas novas n?
 

hgrilo

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As rodas sao fracas, umas alexrims specializded, com cubos da scout ou que é aquilo, 4 ou 5 anos. O arranjo deve ser o preço dumas novas n?
 

nirvugo

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Como já foi aqui dito isso é o cepo com sujidade dentro. É desmontar, limpar bem, lubrificar com óleo fino e voltar a montar. Fica como novo.
 

HELDOCAS

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Só pode ser isso desmontar o cepo limpar mto bem meter uma 5 pingas de olei fino nos rolamentos e limpar mto bem molas e picletes e meter uma ou duas pingas em cada um ,fica a bombar que é uma maravilha até ouves melhor os picletes.
 

afpereira

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Boas também tenho umas rodas dessas e até agora nenhum problema, mas também faço uma manutenção regular é muito simples, é só abrir, limpar e lubrificar...
 

zetobtt

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é muito importante fazer manutenção do cepo regularmente isto devido a lama e pó. Devemos de ter atenção ao oleo que se utiliza pois s for muito espesso vamos ter problemas no cepo pois as molas colam e ao pedalar ficam os pedais a trabalhar em "falso".
 

Costah76

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Nas minhas mavic crosstrail de 2013 com uma volta de 55 km dada, começou a fazer o mesmo, quando era suposto fazer roda livre, a pedaleira roda em conjunto com a cassete, corrente.
É normal?
 
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