Cassete e desviador 8v com shifters 9v ?

petei

New Member
Boas, estou a montar uma bike que tem transmissão 3x8v e como tenho que comprar uns shifters prendia arranjar já uns de 9v pois poderei no futuro migrar para 3x9v.

Sem falar na questão de existir mais uma posição no shifter direito, a minha duvida prende-se com o andamento do desviador na cassete, pois não sei se funcionará bem ao "comando" de shifter de 9v.

Li noutros tópicos aqui do fórum sobre temas idênticos mais não iguais, que as cassetes de 9v são da mesma largura das de 8v, por isso deduzo que o espaçamento entre as velocidades deve ser menor nas cassastes de 9v, logo o shifter também "puxa" menos cabo que o shifter de 8v.

Por outro lado e após ligar para 3 lojas de btt disseram que dava para usar esta combinação e que deveria ter só a atenção à questão de não forçar o shifter para a 9v. Uma vez que o desviados é de 8v. Não totalmente convencido, Liguei para outra loja e aqui já me disseram que não iria funcionar bem invocando a razão de ambas as casssetes terem a mesma largura logo o shifter de 9v puxa menos cabo do que o de 8v.

Certo que não vou trocar já a transmissão para 9v não sei o que fazer, se compro os shifters de 9 e assim serem posteriormente mantidos quando "migrar" a transmissão para 9v ou se devo jogar pelo seguro e comprar os de 8v
 

FMCurto

Active Member
Boas, estou a montar uma bike que tem transmissão 3x8v e como tenho que comprar uns shifters prendia arranjar já uns de 9v pois poderei no futuro migrar para 3x9v.

Sem falar na questão de existir mais uma posição no shifter direito, a minha duvida prende-se com o andamento do desviador na cassete, pois não sei se funcionará bem ao "comando" de shifter de 9v.

Li noutros tópicos aqui do fórum sobre temas idênticos mais não iguais, que as cassetes de 9v são da mesma largura das de 8v, por isso deduzo que o espaçamento entre as velocidades deve ser menor nas cassastes de 9v, logo o shifter também "puxa" menos cabo que o shifter de 8v.

Por outro lado e após ligar para 3 lojas de btt disseram que dava para usar esta combinação e que deveria ter só a atenção à questão de não forçar o shifter para a 9v. Uma vez que o desviados é de 8v. Não totalmente convencido, Liguei para outra loja e aqui já me disseram que não iria funcionar bem invocando a razão de ambas as casssetes terem a mesma largura logo o shifter de 9v puxa menos cabo do que o de 8v.

Certo que não vou trocar já a transmissão para 9v não sei o que fazer, se compro os shifters de 9 e assim serem posteriormente mantidos quando "migrar" a transmissão para 9v ou se devo jogar pelo seguro e comprar os de 8v

http://sheldonbrown.com/speeds.html

Basicamente: quando mudares a cassete de 8v para 9v tens de mudar o shifter do desviador traseiro, tudo o resto funciona, talvez não a 100% mas funciona bem.Tb migrei de 8 para 9v aos bochecos e nunca tive problemas.
Conselho para fazeres a coisa faseada: muda a corrente,cassete e shifters para 9v (ou so o traseiro) e se quiseres mais tarde desviadores e depois pedaleira.
Se o orçamento é curto: há muito pessoal a livrar-se de material de 9v,poem ai um post no procura-se (para os desviadores ou shifters) que alguem de certeza vai-te responder.
 

klaser

Well-Known Member
Podes manter a mesma pedaleira e o desviador traseiro....precisas mesmo meter corrente,cassete(de 9V) para usar o shifter de 9V....
 

FMCurto

Active Member
Precisar não precisa, a de 8v tambem funciona com cassete de 9v,mas é aconselhável mudar cassete/corrente ao mesmo tempo de o material já tiver bastantes quilómetros (1500 para cima) ;)
 

petei

New Member
Viva a Todos,

Obrigado pela informação e dicas! Já tenho conclusões sobre este tema. testei uns shifters de 9V na transmissão de 8V e não funcionou a 100%. Tive que colocar uns shifters de 8v e já tudo rola a 100%
Obrigado pela ajuda!
 
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