Cassete 11-32 ou 11-34?

Caros amigos,

a minha cassete é uma 11-32 e estou a pensar trocar por 11-34, o que acham? É que naquelas subidas...parece que falta uma mudança :D

cumprimentos!
 
Não sei se posso ajudar muito, mas se é como dizes e em certas subidas a 1ª parece "pesada" força nisso.

Eu sou um bocado suspeito nisto, agora tenho 11-32 (shimano), mas tive 11-26 (Sram) mas as mudanças saltavam (também era um bocado para o pesada, agora está na roda que uso no rolo).

Estou à espera de uma SLX 11-28 :mrgreen:
 

proque

Member
Há um lado psicológico nisso tudo.

Quando tiveres 34 dentes na cassete haverá uma subida em que acharás que 36 é que era...

Vai por mim: 32 são mais que suficientes, se não, o problema estará no treino (ou na falta dele) :wink:
 

fitty77

New Member
Bem, eu como ando com uma 11-32 nas rodas que uso para as maratonas e afins, e uma 11-34 nas que uso nos treinos do dia a dia, digo que a diferença não é assim muita, mas que existe, lá isso existe. Embora onde vai uma, acaba por ir a outra, se bem que se note mais o peso... Mas não posso dizer que deixei de fazer alguma subida por causa disso. Penso que existem formas de contornar ou anular a situação, como seja a técnica da pedalada, a cadência e claro a força, sendo que com uma 11-32 até será melhor para evoluirmos. Tenho essa sensação, não sei se concordam comigo. Aliás, uma coisa que pretendo fazer é colocar nas rodas do dia a dia uma 11-32 para treinar com ela. Para além disso, tem outra vantagem que é o peso (cada um dá a importancia que queira a este factor).
 

ESTIMA

New Member
Eu tinha 11/32 e quando comprei outro par de rodas coloquei 11/34 e a realidade é que se não for para ir na galhofa com o pessoal ou a incentivar alguém a não desistir nunca uso 34D. Mas eu também prefiro pedalar em força do que em rotação elevada.
 

NunoDP

New Member
Eu penso que isso é uma questão muito pessoal :D, ou seja, depende muito da condição física de cada um....

Se sentes que o teu corpo está em muito esforço nessas situações, avança para uma 11-34.
 

nasp

Member
Pois Pois Pois, para mim o que dava mesmo jeito era uma de 11-36 :p :p :p :p :p

Tenho uma sunrace 11-32 e uma deore 11-34 e nota-se bem a diferença, mas só naquelas paredes a sério.
 

ny12xx

Super Moderador
Boas companheiro Pedro Miguel Caetano

Com a troca de 11/32 para 11/34 vais ter um ligeiro ganho (6,25%) a nível de esforço.

O que para o pessoal da competição pode não ser muito, para nós, os simples mortais, já é uma ajuda significativa.

Pensa desta forma:

Para um pneu 1.95 com um perímetro de 2.050 mm

32 = por cada volta completa dos cranks a roda avança 1.409 metros
34 = por cada volta completa dos cranks a roda avança 1.326 metros

Numa subida com 500 metros, vais ter de dar aos pedais 355 vezes (32) e 377 vezes (34), a perda de ritmo é pequena, mas a ajuda é significativa.

Tens que pensar também que todos os outros carretos são maiores (excepto o 11), logo, se usares as mesmas relações que anteriormente vais ter uma ligeira poupança no esforço.

Avança com a troca!

Essa mesma troca, vai ser o próximo upgrade da minha bike.

Um abraço

NY
 

proque

Member
Muito bem. Uma análise científica é sempre um contributo importante.

No entanto continuo na minha tese do factor psicológico... :wink:


ny12xx said:
Boas companheiro Pedro Miguel Caetano

Com a troca de 11/32 para 11/34 vais ter um ligeiro ganho (6,25%) a nível de esforço.

O que para o pessoal da competição pode não ser muito, para nós, os simples mortais, já é uma ajuda significativa.

Pensa desta forma:

Para um pneu 1.95 com um perímetro de 2.050 mm

32 = por cada volta completa dos cranks a roda avança 1.409 metros
34 = por cada volta completa dos cranks a roda avança 1.326 metros

Numa subida com 500 metros, vais ter de dar aos pedais 355 vezes (32) e 377 vezes (34), a perda de ritmo é pequena, mas a ajuda é significativa.

Tens que pensar também que todos os outros carretos são maiores (excepto o 11), logo, se usares as mesmas relações que anteriormente vais ter uma ligeira poupança no esforço.

Avança com a troca!

Essa mesma troca, vai ser o próximo upgrade da minha bike.

Um abraço

NY
 

Batas

New Member
Presumo que seja para usar com 3 pratos, os típicos 22-32-44.

O melhor mesmo é testar uma 11-34 e tirar as conclusões... Mas pessoalmente detesto esta cassete pois as mudanças são muito es----pa----çaaaaaaa---------das, o que faz com que em muitas situações não consiga encontrar uma cadência "correta", ou é muito leve, ou é muito pesada.

11-34 serão mais indicadas para quem usa dois pratos, tipo 27-42 ou superior, aí sim cuido que os 34 na traseira serão necessários..

Neste momento gostaria de testar uma 11-30. Tenho ideia que iria gostar. MAS eu sou suspeito pois neste momento uso uma 12-27 com 22-32-44.
 
Batas said:
Presumo que seja para usar com 3 pratos, os típicos 22-32-44.

O melhor mesmo é testar uma 11-34 e tirar as conclusões... Mas pessoalmente detesto esta cassete pois as mudanças são muito es----pa----çaaaaaaa---------das, o que faz com que em muitas situações não consiga encontrar uma cadência "correta", ou é muito leve, ou é muito pesada.

11-34 serão mais indicadas para quem usa dois pratos, tipo 27-42 ou superior, aí sim cuido que os 34 na traseira serão necessários..

Neste momento gostaria de testar uma 11-30. Tenho ideia que iria gostar. MAS eu sou suspeito pois neste momento uso uma 12-27 com 22-32-44.


Não conhecia cassetes 11-30
 

Batas

New Member
Passaste a conhecer :wink:

11-30BEIDE.jpg
 

ny12xx

Super Moderador
Batas said:
Mas pessoalmente detesto esta cassete pois as mudanças são muito es----pa----çaaaaaaa---------das

Companheiro Batas

Não concordo (plenamente) contigo.

Estão marcadas a vermelho as diferenças de "salto" neste modelo de cassete.

DEORE XT CS-M770

11-32T
Sprocket Sizes 11-12-14-16-18-21-24-28-32

11-34T
Sprocket Sizes 11-13-15-17-20-23-26-30-34

Acho que o Pedro Miguel Caetano não se preocupa em passar de 11 para 13, e também acho que a preocupação dele seja passar "3" dentes (em vez de dois) entre a 5ª e a 6ª.

ny12xx said:
Essa mesma troca, vai ser o próximo upgrade da minha bike.
Como deves imaginar, não és exemplo para a maioria de nós, visto que, 12-27 é para "Homens de Barba Rija" :yeah:

Pelos vistos, a maioria de nós tem "preocupações" diferentes das tuas, e pernas também.

Um abraço

NY
 

Pedro Lima

New Member
Tambem estou com ideias de meter um 11-34 .Muita coisa aqui foi dita mas temos que ter em conta o terreno por onde se anda...
Aqui na zona e paredes atras de paredes penso que sera uma boa ideia , como se rola pouco penso que sim , a ver vamos.
 

nasp

Member
FALTA DE AR said:
Tambem estou com ideias de meter um 11-34 .Muita coisa aqui foi dita mas temos que ter em conta o terreno por onde se anda...
Aqui na zona e paredes atras de paredes penso que sera uma boa ideia , como se rola pouco penso que sim , a ver vamos.

Claro Claro como a agua :p :p :p :p Se eu andasse nas planicies alentejanas de certeza que nao precisava de 11-34, bastava 11-27 ou mesmo SS servia :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Isto vais sempre do gosto e das pernas de cada 1, agora que nota bem a diferença lá isso nota.
 

Batas

New Member
ny12xx said:
Batas said:
Mas pessoalmente detesto esta cassete pois as mudanças são muito es----pa----çaaaaaaa---------das

Companheiro Batas

Não concordo (plenamente) contigo.

Certo. Mas eu concordo plenamente contigo. :mrgreen: E agora? Em que ficamos? :lol:

Sim, tens razão. Daí eu ter dito logo que o melhor é testar uma 11-34 primeiro. ;) Curiosamente a mim chateia-me o salto de 11-13... Pá, esquesitices.
 

pratoni

Active Member
eu acho a 11-34 mais interessante para alguém que queira evitar usar a avózinha ao máximo, tentando manter até ao limite o prato do meio...

ou então para gente que mora nos alpes, pirinéus, tibete... :twisted:
 
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