Carros estacinados nas Ciclovias (FOTOS)

Joseelias

Well-Known Member
NVA

Não posso falar por todos os policias nem por todas as cidades, mas se onde eu morava (um subúrbio normal de Lisboa) eles demoravam 20 minutos ou mais a chegar a partir de uma esquadra, que a pé ficava a 3 minutos de distância, após o alerta sobre graves e recorrentes actos de violência doméstica em que duas crianças de 2 e 4 anos assistiam à mãe a ser espancada de morte... tenho as minhas dúvidas se por acaso se irão chatear em deslocar-se até lá.

Penso que o melhor mesmo seria pressionar constantemente a Câmara Municipal, que afinal investiu dinheiro na estrutura, e estes sim por terem peso institucional ou até policia municipal (se tiverem competência para estes casos) levariam a Policia/Guarda a agir.
 

anarciso

Member
Esta ainda agora nasceu já temos festa, já seguiu email para a empresa com CC à CML e à Federação
w7jtbc.jpg

reparem no espaço em calçada no lado direito da foto, é o estacionamento para autocarros que existe no local e está vazio é mesmo por desleixo que estacionam em cima da ciclovia
2s79aoj.jpg
 

anarciso

Member
Olá malta,
já me responderam ao email, se calhar já entalei alguém :fpalm: mas não conheço outra forma de denunciar a situação sem ser com email para a empresa responsável a denunciar a situação
Pedem desculpa e vão apurar responsabilidades :s A ser verdade pelo menos espero que seja só uma rebocada e nada de muito grave
 

NunoMCCII

New Member
Fizeste muito bem, não fiques com problemas de consciência se entalaste ou não alguém, eles sabem muito bem a asneira que estão a fazer, simplesmente estão-se a ca*** para quem ali passa.

:yeah:
 

anarciso

Member
Bom dia pessoal,
olha parece que resultou, afinal denunciar as situações vale a pena, hoje de manhã lá estavam os senhores motoristas dos autocarros fazendo manobras para os estacionar no local que lhes está destinado e a ciclovia estava livre como deve de estar. Vou andar de máquina fotográfica na mochila para próximas infracções do género :yeah:
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Narciso, amigo, fizeste tu muito bem

Ainda há dias estava eu a circular com um amigo daqui do forum, ele de "camião" e eu de Mini 29er, passou uma retro-escavadora e começou a buzinar por eu estar a circular na berma da estrada, quando devia estar na ciclovia :) eu comecei a mandar vir com o homem, entretanto passou outro carro, começou a buzinar do mesmo modo, para eu não estar ali

Eu fui ler o Código da Estrada e diz que os velocipedes devem circular na ciclovia, obrigatoriamente, fui confirmar junto da Esquadra de Trânsito da minha área, a Norte do Tejo, somos obrigados a circular na mesma, tendo lá o sinal, no entanto, se não estiver indicação da mesma, podemos andar na estrada perfeitamente!!

A competência será da PSP ou GNR, no âmbito do artigo 164º do Código da Estrada, bloqueio e remoção
 

FMCurto

Active Member
Sim é verdade, mas já foi alterado no novo código da estrada e passa a ser preferencial circular na estrada ou ciclovia mas a maior parte das pessoas não percebeu que este só entra em vigor a 1 de Janeiro de 2014.

Tal como a circulação no corredor do BUS, ve-se muita gente a circular no mesmo, à luz do novo código pode ser legal mas tem de ser deliberado pela câmara municipal.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

FMCurto, na faixa do BUS, está mencionado de que é reservado para autocarros e táxis, não quer dizer que seja proibido, os velocipedes/nós, podemos circular e ninguem nos pode proibir, isso posso garantir :)

por ex. tens os casos em que as viaturas, no caso de Lisboa/Terreiro do Paço, aquelas saidas á direita, os automóveis "normais" circulam na faixa BUS para virar na próxima entrada/cruzamento/saida
 

FMCurto

Active Member
Desculpa mas não é bem assim:

Artigo 77.º

Vias de trânsito reservadas

1 – Pode ser reservada a utilização de uma ou mais vias de trânsito ao trânsito de veículos de certas espécies ou a veículos afetos a determinados transportes, sendo proibida a sua utilização pelos condutores de quaisquer outros.

2 – É, porém, permitida a utilização das vias referidas no número anterior, na extensão estritamente necessária, para acesso a garagens, a propriedades e a locais de estacionamento ou, quando a sinalização o permita, para efetuar a manobra de mudança de direção no cruzamento ou entroncamento mais próximo.

3 – Pode ser permitida em determinados casos a circulação nas vias referidas no n.º 1 por veículos de duas rodas, mediante deliberação da Câmara Municipal competente em razão do território.

A Bold o que foi alterado,o resto já vem de trás e fica inalterado.
 

FMCurto

Active Member
Exacto,foi isso que eu disse :)

Mas a sensação que tenho pelo que vejo diariamente é que há muita confusão um bocado por culpa do ruído da comunicação social e outro por desconhecimento e entretanto as autoridades vão tb olhando para o outro lado à espera que o novo código entre em vigor. Actualmente É proibido circular na faixa do BUS só lá podes entrar para mudar de direção, o que o novo código vem fazer é deixar isso à descrição de cada Câmara Municipal o que vem aumentar ainda mais a confusão pq significa que podes vir a ter diferentes regras conforme a zona do pais, e depois vai dar azo a mais "espécie" de ciclovias como na Av. da Liberdade, que não lembra ao menino Jesus, entaladas entre a faixa do BUS e as outras faixas.
 

anarciso

Member
Olá malta,
Essa na Avenida da Liberdade já foi alterada para as vias mais encostadas aos edifícios. Esse é outro assunto que todos nós deveríamos alertar, nos sites das Câmaras onde estão publicitadas as ciclovias http://lisboaciclavel.cm-lisboa.pt/ http://www.ciclovia.pt/ciclovias/3lisboa/1lisboa/lisboa/lcidade.html

O que quero dizer é que as Câmaras Municipais (pelo menos as que investiguei) têm nos seus sites mapas onde indicam as suas ciclovias mas que na maioria dos casos não são mais do que vias partilhadas e noutros nem assinaladas como ciclovias estão (sinalização vertical e no pavimento). Por exemplo na Câmara do Barreiro http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/rede+de+percursos+ciclaeis.htm assinalam uma ciclovia na Avenida da Liberdade onde garantem a sua identificação, mas que no terreno não corresponde à realidade, não existe sinalização alguma nem vertical nem no pavimento o que verifico é um total desrespeito pelos utilizadores que se deslocam em bicicleta nesta ciclovia. Já a Câmara da Moita assinala as ditas vias como “Não sinalizadas” o que é real, não existe sinalização alguma, até mesmo onde as laterais da ciclovia tem espaços e passeios enormes para peões, estes devido à má formação e à falta de sinalização insistem em andar no tapete vermelho
http://www.cm-moita.pt/pt/conteudos/projectos+estruturantes/percursos+pedonais+ciclaveis/

Eu na parte que me toca ando a elaborar algumas observações e sugestões, fundamentadas para enviar às Câmaras onde detecto estas incoerências, sugerindo também que levem a efeito acções de sensibilização das populações para o facto de que uma ciclovia é para bicicletas e não para peões.
Não adianta detectarmos ilegalidades, ou defeitos nas ciclovias e virmos só para aqui lamentar e barafustar, temos de meter acção e denunciar os factos nos locais próprios, desde que sejam bem fundamentados terão resposta de certeza.
 

Ciclovias

New Member
Olá António Narciso, é só para esclarecer que o site Ciclovia (www.ciclovia.pt) é um projecto sem fins lucrativos e que é totalmente independente - jurídica, política e financeiramente - das entidades responsáveis pelas Ciclovias apresentadas, não recebendo sequer, dessas mesmas entidades, qualquer tipo de contrapartida financeira, económica ou outra. Obrigado, Vítor Rodrigues.
 

anarciso

Member
Olá Vítor,
esclarecimento entendido, só coloquei o site porque é mais um a informar sobre a localização de ciclovias e para o pessoal consultar :)
 
Top