Carbono. Toda a verdade.

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lucard

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@Hardskin, pois isso é verdade, mas penso que no AL, em vez de "partir" amolga, por causa de ser mais flexível. Mas bom, já estão a começar a falar chinês e o caramba. Vou voltar para a toca! Eu depois vejo isso :)
 

zdjota

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@Hardskin, pois isso é verdade, mas penso que no AL, em vez de "partir" amolga, por causa de ser mais flexível. Mas bom, já estão a começar a falar chinês e o caramba. Vou voltar para a toca! Eu depois vejo isso :)

errado,aluminio parte,aco amolga
 

Jocas22

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nao pude ver os videos mas segundo sei o carbono vem todo do Japao, nao é propriamente um pais de mao de obra barata ou trabalho de má qualidade. O produto final vem da China, Taiwan quase todo mas depois existem quadros com mais ou menor qualidade dentro dos vendedores tanto das marcas como os sem marca.
Mas na pratica realmente os quadros de carbono sejam os de topo ou nao, falham vezes demais. Mas pra isso quase todos têm garantias de imensos anos senao mesmo vitalicias, penso que já por saberem disso mesmo.
Ha pouco li algo sobre um substituto do carbono que ia ser o futuro, nao me lembro no nome ao certo, seria graphite?!

Isso da fadiga ja se dizia do aluminio.
 

zdjota

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nao pude ver os videos mas segundo sei o carbono vem todo do Japao, nao é propriamente um pais de mao de obra barata ou trabalho de má qualidade. O produto final vem da China, Taiwan quase todo mas depois existem quadros com mais ou menor qualidade dentro dos vendedores tanto das marcas como os sem marca.
Mas na pratica realmente os quadros de carbono sejam os de topo ou nao, falham vezes demais. Mas pra isso quase todos têm garantias de imensos anos senao mesmo vitalicias, penso que já por saberem disso mesmo.
Ha pouco li algo sobre um substituto do carbono que ia ser o futuro, nao me lembro no nome ao certo, seria graphite?!

Isso da fadiga ja se dizia do aluminio.


todos os material usados teem fadiga, uns mais susceptiveis que outros, o aluminio tem muita fadiga pela corrosao rapida e pela pouca densidade (em relacao ao aco que e bastante denso), mas e preferivel fabricares aluminio por ser mais leve e barato ou aco que apesar de ser mais facil, personalizavel,e mais caro?

o carbono tinha a ideia que vinha da india....e por acaso a india e o pais que produz o aco de maior qualidade do mundo....

o diamante e carbono, mas sao preciso milhoes de anos de forcas de conveccao dos mantos do planeta para o "produzir", acredita-se mesmo que na fronteira de gutenberg esteja a maior concentracao de um tipo de diamante de dureza superior aos diamantes conhecidos

nao ha substituto do carbono, e sim e o grafeno, o grafeno e outro composto de carbono, nao substitui, apenas adiciona ao que ja ha estipulado.
 

zdjota

Member
Sempre pensei que as latas de coca cola fossem feitas de AL, daí eu pensar que, ao contrario do carbono amolgava.


se quiseres uma demonstracao posso fazer um video do efeito provocado pela fadiga do mesmo, com uma lata

borio, thalio, iridio, aluminio sao todos do mesmo elemento atomico se nao me engano, portanto so difere na dureza do mesmo(mais um eletrao no nucleo?=+ escuro?)

se queres matar a curiosidade podes ver neste link sobre a materia, e bastante interessante

http://www.mysteryofmatter.net/Video_Library.html


penso que ja deva haver videos no youtube sobre o assunto, sao os videos apresentados pelo actor michael emerson

caso nao encontres tenho o DVD e posso fazer upload e sacas :)
 

lucard

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Nah, eu só achei estranho Alumínio nao Amolgar, mas quebrar, visto que as latas eu compacto sempre antes de as deitar no devido contentor.

Apenas tenho curiosidade no comportamento do carbono, que os vídeos já colocados devem iludir-me o suficiente para o que eu quero :)

Químicas e o caraças não é comigo, não tenho paciência, se fosse de comida, ainda era uma coisa, agora metais, nah, não gosto muito de comer.
 

romaosl

Active Member
Claro que o alumínio amolga. Tenho um quadro amolgado onde apertei demasiado um suporte para cadeira de criança para comprovar. E também parte completamente de repente, como já me aconteceu com dois desviadores Alivio traseiros da shimano. Parte ao meio de repente, devido a fadiga.
 

zdjota

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Claro que o alumínio amolga. Tenho um quadro amolgado onde apertei demasiado um suporte para cadeira de criança para comprovar. E também parte completamente de repente, como já me aconteceu com dois desviadores Alivio traseiros da shimano. Parte ao meio de repente, devido a fadiga.


pra puderes comparar tens de comparar com a mesma medida de massa, e veras que o aluminio parte e o aco amolga, pra ultrapassar o problema aumenta-se a massa do aluminio sem aumentar a densidade e ai sim, amolga, mas no fabrico isso implica gastar mais materia prima comparativamente ao aco

o exemplo da lata nao me parece absurdo, se arranjares 2 latas com a mesma espessura e dobrares com as maos, veras que a de aluminio parte mais depressa, e a de aco teras de de socorrer a ferramentas pra partir
 

gcaetano

Member
Já tinha visto estes vídeos e acho-os todos bastante interessantes e educativos. Não percebo como é que se conclui que o homem dá uma machadada na indústria do carbono quando o que ele faz é principalmente defender as vantagens da utilização do carbono (o de boa qualidade, entenda-se), tanto que até dá, por várias vezes, o exemplo da utilização do carbono pela indústria da aviação.

De resto, achei interessante a análise dos riscos que se corre com rodas de carbono com sistema de travagem na jante (ou seja, isto aplica-se quase exclusivamente na estrada).

Bom post!
 

zdjota

Member
Já tinha visto estes vídeos e acho-os todos bastante interessantes e educativos. Não percebo como é que se conclui que o homem dá uma machadada na indústria do carbono quando o que ele faz é principalmente defender as vantagens da utilização do carbono (o de boa qualidade, entenda-se), tanto que até dá, por várias vezes, o exemplo da utilização do carbono pela indústria da aviação.

De resto, achei interessante a análise dos riscos que se corre com rodas de carbono com sistema de travagem na jante (ou seja, isto aplica-se quase exclusivamente na estrada).

Bom post!

acho bem que se de a machadada, afinal numa industria onde nao ha uma total regulamentacao da manufactura da materia prima, e por vezes de origem duvidosa, um "secretismo" e muita duvida no ar, comprar uma bicicleta onde nao se faz a minima ideia do que se esta a comprar, e so se esta a defender os interesses economicos, e uma pessima reputacao de um elemento que tem tudo pra dar certo(porque um aviao tem carbono na sua fuselagem e voa, porque um satelite de comunicacoes tem carbono e orbita)

e dado que a UCI so regulamenta a nivel de geometria as bikes, fogo, imagina que uma se lembra de partir a meio no tour de france...por defeito de fabrico

carbono sim, mas como ele diz, carbono de qualidade e nao a mijeira que vendem ao preco do ouro...

uncharted waters my friend

a transmissao do calor efetuada pelas travagens nas rodas e mais grave do que simplesmente deixares o quadro da bike em frente a um aquecedor de halogeneo(daqueles mesmo bons) que chegam perfeitamente aos 180 graus ou mais e ai sim, as moleculas vao-se desorganizar e fragilizar o carbono
 

dahon

Member
Este tópico está cheio de "factos alternativos".:D

Adiante. Os vídeos são muito bons e o know how que o homem tem é qualquer coisa.

Factos que que retive do primeiro video:
-Muito cuidado com o alumínio quando fazemos treinos indoor com os chamados indoor trainer e rolos, pois o suor pode causar corrosão quando fica acumulado. O que faz todo sentido, no fundo o suor é água salgada.
-Erros/defeitos de fabrico/produção ocorrem com qualquer material. Contudo isso não implica que as propriedades do material sejam más. Como tudo, novas técnicas levam algum tempo a aperfeiçoar.
-Por fim, a fibra de carbono é claramente o futuro como material de construção para veículos de mobilidade e não só.

Do segundo e terceiro video dentro do tema deste forum só veio confirmar o que todos já sabemos, travões de disco são sem qualquer margem de duvida o melhor método de travagem. Como referido no video para o pessoal das fininhas o mais vantajoso para além das vantagens que o travão de disco trás é o facto de retirar a travagem dos aros de fibra de carbono o que aumenta a longevidade dos mesmos e reduz o seu peso.

Concluindo a fibra de carbono veio para ficar, contudo neste momento existe ainda existe uma boa margem para melhorar os processos de fabrico de peças com este material. Ou seja se neste momento já se consegue peças com uma rigidez e leveza impressionantes no futuro próximo serão ainda melhores. Isto também impulsionado pela industria aeronáutica. Pois como foi referido no primeiro video o último modelo de avião produzido pela Boeing, o 787 Dreamliner tem uma fuselagem em fibra de carbono.
 

Hardskin

Well-Known Member
Já tinha visto estes vídeos e acho-os todos bastante interessantes e educativos. Não percebo como é que se conclui que o homem dá uma machadada na indústria do carbono quando o que ele faz é principalmente defender as vantagens da utilização do carbono (o de boa qualidade, entenda-se), tanto que até dá, por várias vezes, o exemplo da utilização do carbono pela indústria da aviação.

De resto, achei interessante a análise dos riscos que se corre com rodas de carbono com sistema de travagem na jante (ou seja, isto aplica-se quase exclusivamente na estrada).

Bom post!

Obrigado gcaetano e dahon! :zezus: Cheguei a pensar que eu é que estava a ver tudo ao contrário! :D
Sei que pode não ser fácil entender o inglês deste senhor Australiano mas é preciso assimilar tudo o que ele diz sem deixar ponta para trás. Só assim se tiram ilações com pés e cabeça.
 
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zdjota

Member
Este tópico está cheio de "factos alternativos".:D

Adiante. Os vídeos são muito bons e o know how que o homem tem é qualquer coisa.

Factos que que retive do primeiro video:
-Muito cuidado com o alumínio quando fazemos treinos indoor com os chamados indoor trainer e rolos, pois o suor pode causar corrosão quando fica acumulado. O que faz todo sentido, no fundo o suor é água salgada.
-Erros/defeitos de fabrico/produção ocorrem com qualquer material. Contudo isso não implica que as propriedades do material sejam más. Como tudo, novas técnicas levam algum tempo a aperfeiçoar.
-Por fim, a fibra de carbono é claramente o futuro como material de construção para veículos de mobilidade e não só.

Do segundo e terceiro video dentro do tema deste forum só veio confirmar o que todos já sabemos, travões de disco são sem qualquer margem de duvida o melhor método de travagem. Como referido no video para o pessoal das fininhas o mais vantajoso para além das vantagens que o travão de disco trás é o facto de retirar a travagem dos aros de fibra de carbono o que aumenta a longevidade dos mesmos e reduz o seu peso.

Concluindo a fibra de carbono veio para ficar, contudo neste momento existe ainda existe uma boa margem para melhorar os processos de fabrico de peças com este material. Ou seja se neste momento já se consegue peças com uma rigidez e leveza impressionantes no futuro próximo serão ainda melhores. Isto também impulsionado pela industria aeronáutica. Pois como foi referido no primeiro video o último modelo de avião produzido pela Boeing, o 787 Dreamliner tem uma fuselagem em fibra de carbono.

claro, mas ja tem margem ha muito tempo, bastante, ja deveria haver bikes decentes, e ainda continuam na visao do raoul e minha a serem feitas de "restos". achas bem comprares uma coisa que sabes a partida a sua feitura e a qualidade do seu material ou uma coisa que nao fazes patavina como foi feita e "made in china"?(nao e que china seja mau, mas os interesses economicos coisas obscuras nao deixam avancar como deveria, ha que encher os bolsos a alguns a custa do consumidor desinformado e atrair com o marketing agressivo.)

da que pensar....

e as bikes de titanio? pois...
 

zdjota

Member
Obrigado gcaetano edahon! :zezus: Cheguei a pensar que eu é que estava a ver tudo ao contrário! :D
Sei que pode não ser fácil entender o inglês deste senhor Australiano mas é preciso assimilar tudo o que ele diz sem deixar ponta para trás. Só assim se tiram ilações com pés e cabeça.

os discos seria a solucao pras fininhas, mas e dificil a sua transicao, pra deixar os caliper e os v-brake e complicado quando se esta em grande velocidade e tens um ENORME "disco" (o aro) que te da uma grande superficie de travagem pra melhor dissipacao do calor na travagem

fazer discos de travoes ENORMES tambem sera algo que vai pesar na roda e estragar a aerodinamica por completo pra alem da inercia que a forca do momentum vai gerar por ventura....

eu penso que um sistema de ABS nao fosse ma ideia....
 

gcaetano

Member
acho bem que se de a machadada, afinal numa industria onde nao ha uma total regulamentacao da manufactura da materia prima, e por vezes de origem duvidosa, um "secretismo" e muita duvida no ar, comprar uma bicicleta onde nao se faz a minima ideia do que se esta a comprar, e so se esta a defender os interesses economicos, e uma pessima reputacao de um elemento que tem tudo pra dar certo(porque um aviao tem carbono na sua fuselagem e voa, porque um satelite de comunicacoes tem carbono e orbita)

e dado que a UCI so regulamenta a nivel de geometria as bikes, fogo, imagina que uma se lembra de partir a meio no tour de france...por defeito de fabrico

carbono sim, mas como ele diz, carbono de qualidade e nao a mijeira que vendem ao preco do ouro...

uncharted waters my friend

a transmissao do calor efetuada pelas travagens nas rodas e mais grave do que simplesmente deixares o quadro da bike em frente a um aquecedor de halogeneo(daqueles mesmo bons) que chegam perfeitamente aos 180 graus ou mais e ai sim, as moleculas vao-se desorganizar e fragilizar o carbono

É evidente que quando se fala no carbono está-se a falar no carbono de qualidade. E é também evidente que não se dá machadada nenhuma no carbono. O que se realça é a perigosidade de utilizar carbono de origem duvidosa, mas isso tanto vale para o carbono como para o alumínio ou qualquer outro material. Já não me recordo se é nesta série de vídeos em que perguntam ao homem se preferia uma bicicleta de alumínio, aço ou carbono, e ele diz de caras que prefere carbono.

A UCI não regulamenta só ao nível da geometria, regulamenta também ao nível do peso mínimo. Precisamente, o valor do peso mínimo tem vindo a ser debatido por ter sido estabelecido há já algum tempo como factor de segurança, e há várias pessoas a defender que esse valor deve ser revisto à luz das novas evoluções tecnológicas.

Sabes há quantos anos se corre o Tour (e outras centenas de provas de estrada) com bicicletas de carbono e quantas se partiram?

Não percebo essa ideia de colocar a bicicleta perto de um aquecedor. O problema está relacionado com a perda de propriedades das resinas utilizadas nas rodas devido ao calor gerado pela travagem que, de igual forma, faz com que o ar que se encontra no pneu expanda. Esse volume de ar em expansão, juntamente com a perda de propriedade das resinas que unem o carbono, pode resultar na quebra da jante.

Esse é o principal argumento pelo qual ele considera que se está a tentar instituir o sistema de travagem de disco na estrada, embora na minha opinião existam outros de carácter económico.
 
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