canyon vs yt industries

pinhas199

New Member
boa tarde mal!
a uns tempos atrás coloquei um topico do genero, este: http://www.forumbtt.net/showthread.php?61090-enduro-commencal-meta-v4-vs-yt-capra estava indeciso entre uma commencal meta de enduro e a yt capra de enduro, e acabei por ver que a yt era a melhor opção graças as opinião aqui do forum!
contudo, ontem deparei-me com uma canyon que faz o que eu procuro e é quase mil euros mais barata que a yt!

a canyon é esta: https://www.canyon.com/pt/gravity/torque-ex/torque-ex-vertride.html

a y t é esta: http://www.yt-industries.com/en/products/bikes/enduro/559/capra-cf-comp?c=92 (carbono)

http://www.yt-industries.com/en/products/bikes/enduro/542/capra-al-comp-1?c=92 (alumínio)

a bike é para enduro, dh e freride e fazer umas brincadeiras na rua e fazer uns passeios. esse modelo da canyon chama-me imenso a atenção, mas o grande problema é que praticamente não encontro videos ou fotografias onde a mesma seja utilizada :s isto perde um pouco a fiabilidade, pois gostava de ver como se porta a burrita

abraço
 

Daemon

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A YT é mais de enduro. A Canyon é de Freeride. (isto são os conceitos das marcas para estes modelos)

Para o que pretendes, parece-me que a Canyon é mais indicada. No entanto, parecem-me bicicletas que podem fazer o "mesmo", mas são muito diferentes.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Eu ia para a canyon..

A meu ver é mais apelativa, tem uma transmissão muito polivamente(2x11) o que te deixa com mudanças bem leves para as subidas e por fim já que queres uma bicicleta que te dê para "tudo" a geometria dela, parece-me ser mais "amigável" para longas distancias do que a Capra.

A capra, parece-me ser uma boa bicicleta, mas como disse acima, ela tem uma geometria mais virada para as descidas, e apesar de ter 1 prato com uma cassete de 11v(10-42) acho que vais "sofrer" um pouco nas subidas ao puxar um "bicho" desses :)

Atenção que a canyon pesa mais 1.8kg, mas a meu ver parece ser mais confortável do que a YT que para mim mais parece uma bicicleta de Dh xD
 

miguelcarromeu

Active Member
A Capra, face a esta Canyon, mais virada para as descidas?!?! Esta Canyon nunca convenceu; não é carne nem peixe. Arrasta-se a subir e não justifica em qualidade descendente essa dificuldade. A Capra é muito superior na subida e tão boa (ou melhor a descer).


Em relação ao outro tópico que abriste, além da questão estética (também acho a Capra muito mais bonita, apesar de ter uma Meta V4), acho que foram abordados uma série de conceitos partido de pressupostos menos correctos.

- em primeiro lugar, o que tenho visto é que a Lyric, apesar de superior à Pike, não é nada de significativo. É uma resposta natural da RS ao lançamento da nova Fox 34;
- o facto da Capra ser mais progressiva em termos de curso, só por si, não pode ser considerado um factor de superioridade. Não é uma clara vantagem ser progressivo vs. linear. Por exemplo, a Meta V4 é muito mais linear em todo o curso - correcto. Possível problema: esgotamento fácil - correcto. No entanto, para isso existem o "tunes" dos amortecedores. O meu amortecedor (Monarch RT3), além do tune M / L, recomendado pela Commençal, ainda vai levar os bottomless rings na caixa de ar.
- acresce a isso o facto de a Meta ter ganho 2 prémios internacionais de Trail bike of the year, portanto revê lá bem essas opções.

Portanto, a Capra tem vantagens nalgumas coisas mas perde noutras. Para terminar, tens o facto que a mim mais pesou (também estive indeciso entre ambas) que é o facto de não poderes comprar o quadro à parte. Na Commençal, podes.

Além de tudo o mais, acho que tens de definir bem o que pensas fazer numa bicicleta. Conheço muita gente que compra a bicicleta certa para aquilo que acha que vai fazer; só que nunca chegam bem a fazer aquilo que achavam que iam fazer e ficam com bikes "overkill".

Boas escolhas e mete essa Canyon de parte ;)
 

Adam

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miguelcarromeu

Boa dica essa do que o pessoal muitas vezes pensa que vai fazer para o que realmente acaba por fazer com a bicicleta.

Muitas vezes sonhamos com uma suspensão full a fazer grandes descidas e depois acabamos a fazer mais estrada do que monte, ou a fazer monte mas sem essas descidas tão presentes ou muito diferentes do que muitas vimos nos videos que nos fazem sonhar.

Boa observação.
 

andrextr

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A Capra em termos de cinemática é bastante porreira! Muito progressiva, ideal para andamentos e trilhos mais agressivos.

[video=youtube;SNl2beu1AWM]https://www.youtube.com/watch?v=SNl2beu1AWM[/video]


Em breve vou lançar um comparativo Capra vs Nomad 3. Ambas muito parecidas, com a diferença que a Capra consegue ser um pouco mais progressiva ainda que a Nomad 3...

Tambem fiz agora uma analise à Torque DHX, irei lançar o video nos próximos dias...

Abrç
 

pinhas199

New Member
Daemon, muito honestamente não vejo necessidade de comprar uma bike de carbono, são logo quase 1000 euros de diferença entre a canyon e a yt. mesmo comparando os dois modelos de alumínio, a canyon é mais bonita e o material parece-me ser melhor! já para não falar que tem 6 anos de garantia e a assistência que a marca oferece é melhor.
 

pinhas199

New Member
fabio, também acho a geometria melhor nesse aspecto!
tens de ter em conta que a canyon tem mais peso porque também leva umas mudanças a frente! acho que tudo na canyon é melhor, a suspensão traseira bate sem sombra de duvida a da yt!
 

pinhas199

New Member
miguel, não convencou? arrasta-se a subir? porque dizes isso? já experimentaste? opa o que a mim me deixa em duvida em relação a canyon é que não vejo praticamente videos de utilizadores ou de atletas com a bike!
eu gosto muito da meta! sempre fui apaixonado pela commencal! mas o quadro não me parece ser indiacado para o "faz tudo" e a suspensão da frente é uma 160... mas ve este video, vais adorar! https://www.youtube.com/watch?v=MNa35g29-gk

tens de concordar, a canyon tem melhor material que a yt! a suspensão traseira é mais indicada para faz tudo do que a a yt! mas estas a comparar com que yt? a de alu ou de carbono?
 

pinhas199

New Member
adam, entre subir e descer, gosto mais de descer sem sombra de duvidas! esta canyon faltam-lhe mesmo uns bons videos para se poder tirar uma melhor conclusão
 

pinhas199

New Member
andrextr, a principal diferença esta no preço! ahah a nomad é muito mais cara

esse modelo que mostras no video a nivel de componentes assemelha-se muito a canyon que mostrei! e repara, a canyon com o mesmo material é muito mais barata
 

andrextr

Active Member
Já agora, apesar de ser o modelo Torque DHX, aqui fica a análise ao quadro.

[video=youtube;eGcH6Q4kbs8]https://www.youtube.com/watch?v=eGcH6Q4kbs8[/video]

É porreira. Bike com características de Freeride, tal como a Capra (apesar de não parecer).
 

pinhas199

New Member
é bem porreira sim! mas para a decisão final faz falta uns videos dos pilotos de equipa...
tal como o teu video diz, a canyon é superior na vertente de dh! diz-me já fizeste comparação com o modelo de dh da yt? estou curioso!
 

andrextr

Active Member
Comparaçao directa nao tenho, mas tenho um video com a Demo vs YT Tues. Que até foi publicado no VitalMTB e numa data de revistas internacionais

https://www.youtube.com/watch?v=V5UFr-WuS6w


Tive a olhar melhor, e a DHX é substancialmente diferente da Torque ES no link do amortecedor, pelo que o video que fiz para a DHX pode não corresponder bem à realidade da ES. :)
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Essa Torque já tem uns aninhos.
A Onbike fez uma review à uns anos. Basicamente, impecável em termos de preço/equipamento.
No entanto, o quadro é para a malta que está a dar os primeiros passos no DH, e não para quem quer uma cena mais a sério.

Sinceramente, com 2500/3500 balas para gastar, procurava um brinquedo de DH usada (facilmente entre os 700 e 1000e), e o resto ia para uma bicicleta de Enduro.
 

pinhas199

New Member
aah para que comprar demo quando a yt ou canyon? :b

bem diferente! com o quadro da DHX bem estava lixado para subir! :b ehe o quadro da EX é mais polivalente
 

pinhas199

New Member
boas driveme!
desculpa mas este modelo não tem uns aninhos :b a bike que te deves estar a falar e´da torque FRX! :b este modelo existe a 3 anos acho.
pois amigo mas eu queria uma bike para faz tudo entendes? não acho que seja para dar os primeiros passos, porque é uma bike com componentes de topo de freeride!
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Estava a referir-me ao quadro e não ao modelo.
Não sei bem qual foi a data de lançamento do Torque, nem sei se teve alguma evolução.

Não foi isso que escrevi. A ideia que tenho do que li na OnBike foi: "o quadro é para a malta que está a dar os primeiros passos no DH". Os componentes é outra história. :)
Sei que a versão mais DH era vendida com FOX40 e amortecedor tb de topo, por perto de 3mil euros.. o que era uma "pechincha" (pelo menos em papel).

Entendo a ideia de uma "bike para fazer tudo".
Espreita aqui:
http://www.bikeradar.com/mtb/gear/c...iew-yt-industries-capra-cf-pro-race-15-49634/
http://www.bikeradar.com/mtb/gear/c...uct/review-canyon-torque-ex-gapstar-14-47979/
http://www.bikeradar.com/mtb/gear/c...t/review-canyon-torque-dhx-dropzone-14-48562/
 
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