Canyon Ultimate CF PARTIDO [Censurado do blog da Canyon]

FiCaçador

Elos Rápidos
Percebo perfeitamente que seja de louvar a atitude de uma marca que substitui um quadro pela garantia, mas sinceramente não percebo o porquê de tanto mal dizer por uma marca não accionar a garantia num caso em que os danos foram causados por um acidente. A Canyon apenas seguiu as regras, não deixou por fazer nada a que se tivesse proposto fazer. Por alguma razão eles têm a opção de comprar um quadro novo a metade do preço em troca com o danificado, é porque estas situações acontecem, e é porque é assim que eles resolvem essas situações. Até acho uma boa medida, para mim faz sentido. Se fosse um defeito a provocar um acidente, aí sim, a garantia tinha obrigatoriamente que servir para alguma coisa.

E já agora, rigidez e resistência são coisas completamente diferentes. Por exemplo um quadro de carbono é mais rigido que um de alumínio, pois quando submetido à mesma força flecte menos, mas o de aluminio é mais resistente, pois não estala como o carbono e mais dificilmente é danificado por pedras, etc. Duvido que o quadro da Canyon tenha problemas de rigidez, mas se a resistência não é suficiente porque não optar por um quadro de aluminio?
 

JMCM

New Member
Boas,

Aqui vamos vendo quais as marcas mais solidárias com os clientes e quais as "outras"...

É sempre bom saber na hora de ir às compras!!!

Até podemos defender um ponto de vista ou outro mas uma coisa é certa, na hora de passar o cartãozinho não vou para a Canyon, prefiro uma marca mais solidária com o cliente e pelos vistos há marcas assim!

Boas pedaladas!
 

nrdesigns

New Member
Entendo o que o amigo FiCaçador diz, mas é de louvar as marcas trocarem os quadros. Se fosse contigo certamente que gostarias que te trocassem o quadro sem qualquer custo.
Vou contar um acontecimento que se passou ontem num passeio de alguns amigos e amigas. Pode parecer historia mas é verídico.
Um grupo de amigos combinou de ir a Fátima de bicicleta. Quase a chegar uma rapariga que comprou um RR8.2 no dia 24 de abril, ou seja faz hoje um mes que a tem, mandou uma queda quase mm a chegar a fátima. chegou a pensar-se que teria um braço partido e que teria que levar pontos no braço. Graças a deus não passou de um susto e não se veio a verificar o diagnóstico.
Qual é o meu espanto que quando pego na RR dela que estava no chão olho para o quadro este torceu completamente na zona da grade. Vou ver se alguem tirou foto e coloco aqui, com a aflição ninguem ligou á bike.
Cheguei a casa e fui visita-la. Quando cheguei lá estava mais preocupada com a bike do q com ela.
Eu disse vou á loja mostrar a bicicleta pois com uma queda~um quadro não cede.
Cheguei lá disse o que se passou e só disseram deixe a bike que vamos pedir um quadro novo.
Mais uma grande marca a ter em conta.
Abraço
 
a orbea em 3 semanas deu-me um quadro novo, sem perguntas... tb muito graças à loja que insistiu, pudera, graças a mim venderam mais 3 bikes a colegas meus ;o)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
nrdesigns, eu percebo isso também. Mas acho que o mais importante não é evitar as marcas que não dão quadros novos, mas sim procurar as que dão. As marcas serem amigas é sempre bom, por exemplo, eu tenho duas bikes, uma BeOne e uma Rockrider, e estou a gostar de lêr as tuas últimas mensagens neste tópico!
Mas se tivesse uma Canyon não ia estar ás cabeçadas à parede por causa disso, pois nunca criaria a expectativa de que me iam dar um quadro novo se o meu tivesse um acidente.
 

JMCM

New Member
Vamos "só" evitar comprar Canyon!

Como profissional de Marketing posso garantir que o custo de não trocarem um quadro supera em muito o custo de fabrico.

Mas a Canyon é que sabe... os Srs tb não devem saber ler Português... será que se fosse noutro mercado também acontecia o mesmo?! Será que se lhes enviarem um link deste forum traduzido a Canyon não "aprende"?

Boas pedaladas!
 

DiAvL0

New Member
Eu venho aqui mandar o meu bitaite ao fim de 1 ano de inactividade deste post.

Eu percebo o ponto de vista do queixoso, num quadro de alumínio um "chicote" do do guiador nunca partiria o quadro... Mas lembrem-se é carbono, as pessoas que não sabem metem o carbono num pedestal, mas o que não sabem é que todas as peças feitas neste material são feitas somente para suportar certas forças, em certas zonas, em certos sentidos e direcções. quando levam com uma força para a qual não foram feitos suportar, claro que parte.
O alumínio é uma liga uniforme, o carbono é um tecido com um certo padrão o qual se ajusta o seu sentido para optimizar a sua resistência.
Fundei uma marca de pranchas em Portugal, ainda hoje está no activo sem mim, trabalhei com muita fibra e resina, das quais carbono com epoxy e sei que aquilo parte e não é preciso assim "tanto".

As pancadas secas, por mais estúpidas que pareçam, têm muita "força".

Há meses parti uma manete de carbono do meu Fórmula R1 no meu Scale 35 de carbono, no quadro lascou o verniz, a manete partiu e posso dizer que é impressionante a grossura do carbono da manete, porque é mesmo muito carbono. Mas foi uma chocotada (mesmo muito forte) do guiador em que o único ponto de contacto é a manete.

Atenção que o processo de fabrico de pranchas é diferente da de quadros. Mas sei o que é carbono...
 
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Slowpace

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Só hoje descobri este post, mas ele contém exactamente o que senti ao longo do processo de escolha e compra da bicicleta.... uma sensação de virtualidade que assusta quando se vai gastar milhares de euros.

Hoje sinto-me mais aliviado... e note-se, compro imensa coisa pela net... muito mesmo... mas... são sempre coisas que aceito não consiga acionar uma garantia. Algo que nas bicicletas é muito muito importante (garantia e assistência)
 
V

vader

Guest
Partam ou entortem um quadro numa queda ,ou com uma projeção duma pedra,que vão qual a marca que vos dá um quadro novo ao abrigo da garantia...........sabem a resposta ????? Obviamente nenhuma .
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Do tempo que tenho deste forum para responder ao amigo vader tenho as seguintes respostas:
''Partam ou entortem um quadro numa queda'' a decathlon deu um quadro de uma rockrider 8.2 a uma rapariga que caiu e o quadro dobrou, foi subsituido sem complicações.
''projecção duma pedra'' pelo que já li aqui no forum também, a be one já deu por 2 motivos, um pneu rebentou, partiu a jante e esta partiu a escora, a outra a be one soube dizer que foi um pau que fez de alavanca na escora e partiu a e mesmo assim a be one deu um quadro novo do modelo mais recente.
Como vês afinal existem marcas que dão quadros novos ao abrigo da garantia, sendo os da be one quadros de carbono
 
V

vader

Guest
Deram porque quiseram , nada as obrigava a isso , e não quer dizer que no futuro ou mesmo no presente o continuem a fazer .
Se fosse essa a regra era uma peluda , todos tinhamos quadros novos de 6 em 6 meses.
Acho que o bom senso ,cabe em todo lado, ou pelo menos devia.....
 

Diosilva

New Member
Boas!

Anda por aqui muita gente a opinar sobre o carbono sem realmente saber as qualidades dele.
O carbono em si e um material muito versatil e muito resistente a todo tipo de coisas, dai a ser usado para todos os tipos de coisa hoje em dia!
O de nao ser resistente as pancadas e mentira. Eu sou jogador de hoquei em patins e possuo umas caneleiras em carbono com 1 ou 2 milimetros de espessura. E vai fazer um ano que as uso e estao impecaveis.
Agora digam me como e que umas caneleiras de carbono a levar com bolas de hoquei que tem o mesmo tamanho que as de tenis mas com uma ligeira diferença, elas sao completamente rigidas. Se uma bola atinje uma caneleira a mais ou menos 160kmh e nao partem como e que um quadro parte a cair para o lado!
O que posso dizer e que o carbono nao e de qualidade ou foi mal construido.

PS: Quem tiver qualquer coisa em carbono digam me e onde eu fiz as minhas caneleiras eles repararm qualquer objecto em carbono, nao os concebem mas reparam tudo!

Abraços
 
V

vader

Guest
Diosilva, sendo assim posso mandar a minha bicicleta do 7º andar que achas que ela se partir ,é porque o carbono é de fraca qualidade.
Já vi ( youtube) um quadro duma cannondadle inutilizado com uma lasca de madeira.
Agradecemos essa dica de quem repara bem o carbono.

Cumps.
 

commendatore

New Member
A questão é que o perfil é tubular...logo menos resistente. E há carbono e há carbono. Tudo depende do teor de carbono na malha da fibra.
Se os F1 fossem tão frágeis quanto este quadro ficariam desfeitos...

Ponham no youtube o teste da Top Gear ao Smart Four Two contra uma parede de betão....e comprovem e comparem o que é carbono com o carbono de um quadro...pelo menos deste.

A célula do habitáculo fica NOVA. As portas abrem e fecham perfeitamente. Só o "ocupante" morre porque não aguenta a desaceleração e porque o habitáculo é invadido pelos pedais e restante material.

Se os quadros fossem feitos em perfil de favo de mel seriam virtualmente indestrutíveis já que o favo de mel é a estrutura mais resistente à face da Terra. A natureza sabe o que faz. ;)
 

DiAvL0

New Member
Porque é que vocês não comparam coisas com o mínimo teor de comparação?
Os quadros de carbono são feitos para conjugar leveza e suportar determinados testes... Mas é claro que acima de tudo está a leveza, porque se eles fizessem um HT com 2,5kgs aquilo era tipo rocha.
Umas caneleiras, claro que o peso conta, mas o objectivo principal é a dureza. O Calado, Ex-Jogador do Benfica partia 7 a 8 pares de caneleiras de carbono por época (vi uma reportagem dele a tirar molde, fazê-las e a falar que era o hajo mais duro do plantel)...
Um carro de fórmula 1 tem que ter peso mínimo, se não tivessem peso mínimo decerto que apareciam carros mais leves e consequentemente com menos carbono e menos resistentes ao choque.
O carbono da Canyon é dos melhores "carbonos" vejam este teste à Lux MR http://www.bikelive.com/articles-775-2-Articles-canyon-lux-mr-ltd-le-lux-bon-marche.html

Passo a citar o mais importante: "Canyon est loin d’être le dernier de la classe en matière de maîtrise du carbone, bien au contraire. La marque a su s’encadrer de compétences reconnues comme l’Institut des Matériaux Composite situé à Kaiserslautern, en Allemagne. Il s’agit d’un des meilleurs bureaux d’études sur le carbone de l’autre côté du Rhin. Avec eux, Canyon définit comment il va falloir associer les différents matériaux, quel type de fibres utiliser, ou encore dans quel sens mettre les feuilles de carbone pour optimiser chaque partie du cadre en fonction des contraintes mais aussi des attentes sur le caractère du cadre. C’est comme cela que le Lux utilise différentes fibres selon les besoins."

Agora traduzido à Google (lol): "Canyon está longe de ser o fundo da classe em termos de carbono controle, pelo contrário. A marca tem enquadrado habilidades reconhecido como o Instituto de Materiais Compósitos localizado em Kaiserslautern, na Alemanha. Este é um dos melhores consultores de carbono através do Reno. Com eles, Canyon define como vamos ter que combinar materiais diferentes, que tipo de fibra utilizada, ou que forma de colocar as folhas de carbono para otimizar cada parte do quadro de acordo com as restrições, mas também as expectativas sobre o personagem do quadro. É assim que o Lux usa fibras diferentes, conforme necessário."

E mais um aspecto, uma coisa é "soldar" uma placa de carbono plana, ou carbono ou fibras em que têm algum material por baixo de suporte, agora concertar quadro ocos em qualquer fibra, digo-vos já que não têm sustentação para a reparação.
Fiz algumas pranchas, mas o que fiz mais foi arranjos, e é possível porque o interior deles é em PVC foam, em que o podemos moldar da forma que queremos para depois dar o enchimento de fibra ou microesferas, conforme o arranjo que se quiser dar, existindo neste caso material por baixo que dá sustentação ao reparo.
Não digo que seja impossível. A minha área é mais de pranchas, mas conhecendo a fibra como conheço, não aconselho ninguém a reparar quadros de carbono, pois pode vir a ter uma surpresa.
Lembrem-se que a partir do momento que a estrutura do carbono é alterada ou destruída, jamais é recuperada essa estrutura. Basta verem o parágrafo que traduzi a explicar que usam diferente folhas de carbono e diferentes maneiras de as colocar para optimizar a rigidez da estrutura.
 
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NewbieBTT

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De facto o DiAvL0 é o único que escreveu neste post alguma coisa que concordo em relação ao material, e tem razão em relação a tensão na fibra do carbono. Mas pronto quem não sabe é como quem não vê.

A internet é um veículo perigoso de informação o melhor se quiserem se informar é perguntar a alguém de materiais ou pegarem num livro de resistência. E para que conste o perfil tubular é bastante bom em relação a distribuição de esforços.
 

commendatore

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COncordo com o que disse. Mas na F1 o carbono, não é o topo nem de perto nem de longe....
É o Kevlar. Mas o kevlar é muito mais caro. Mas não vamos por aí.

ONtopic, também duvido que uma reparação depois de rasgadas as fibras volte a obter as mesmas propriedades. Neste caso tensão de cedência, elasticidade ( do conjunto reparado) e tensão de ruptura.

É claro que sem dúvida que o carbono nos quadros é para conciliar a leveza com resistência. Daí serem fibras em chapa moldadas a quente e não por acumulação de chapas em cima de chapas o que se assim fosse acrescentaria resistência, mas também peso que é justamente a variável que se pretende eliminar.

Não há bela sem senão. Todos os materiais têm prós e contras. Não há nenhum perfeito. E se houvesse não era humanamente possível ter dinheiro para ter fosse o que fosse construido nesse material.

Não é preciso discussões acesas por causa disso.
 

DiAvL0

New Member
commendatore, posso-te dizer que o kevlar não é assim tão caro, nem tem tantas vantagens assim. O kevlar é mais "mole" que o carbono e mais pesado, mas mais resistênte à rotura e mais fléxivel, num quadro de bike perdias muita rigidez.
Dependendo do tipo de kevlar encontras certos tipos ao mesmo preço de alguns de carbono, a melhor conjugação para pranchas é kevlar com fios de carbono ou só carbono, isto em pranchas de Skimming.
Eu digo isto porque também já fiz pranchas de kevlar e comprei o material, portanto, na altura que as fazia sabia bem o preço e não era por aí.
Tudo depende da finalidade da peça em questão e os gostos do rider.
Os coletes balísticos são feitos de kevlar, cerca de 50 telas de kevlar mas atenção, não podem ser "fibradas", levar resina, ficando dura parte no impacto, assim a tela absorve o impacto sem quebrar.
 
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