Canyon Torque 3 - O céu é o limite!

rbaiapinto

New Member
Boas,

Passado algum tempo desde a recepção da bike e já depois do entusiasmo inicial, perfeitamente natural, penso que nesta altura já conseguirei fazer uma análise mais objectiva acerca da Torque 3.

Antes de mais, características minhas e da bike:

Altura: 1,81m
Peso: 82/84Kg com equipamento
Tipo de andamento: Enduro Agressivo/Freeride Ligth, no entanto não me nego a passeios XC, mesmo com esta bike, vou é mais devagarinho a subir :p

Marca: Canyon
Modelo: Torque 3
Ano: 2006
Tamanho: M

A decisão!

A Canyon resultou de uma selecção entre, Scott ransom 20 e Specialized Enduro SL. (finalistas entre outras: Cannondale, Mondraker, Orange, Santa Cruz, etc....)

A Scott sendo a mais convencional para quem estava habituado a XC, tinha a vantagem do bloqueio no amortecedor, pois para quem não conhece, existe um comando no guiador que permite alterar o curso do amortecedor, ficando com o curso total, meio curso ou bloqueado. Isto para quem quer a verdadeira bike de all-mountain penso que é o expoente máximo. Além disso o quadro além de ser muito agradável esteticamente é em carbono.
Como desvantagens, tem o preço exorbitante e o nível de equipamento que é algo abaixo para uma bike deste género e deste preço.

scottransomcw1.jpg


A Specialized Enduro era uma bike que me agradava muito, falando no modelo de 2006, pois na altura era esse que existia, a única questão parecia-me o tubo que suporta o selim ser algo estranho, pois o amortecedor passava pelo meio.

enduro 2006
enduroelitedx3.jpg


Entretanto surgiram os modelos de 2007 e sinceramente, não gostei.
Nem esteticamente, pois achei a de 2006 muito mais conseguida, nem pelas novas suspensões specialized, pois a meu ver estas suspensões apesar de serem desenhadas pelo ex-homem da Fox, acho que ainda têm de dar provas.

enduro 2007
spec07endurosidehiem5.jpg



Assim sendo sobrou a Canyon e como estávamos já no final do Verão já se vislumbravam os modelos de 2007. Vi o lançamento dos modelos de 2007 com muita expectativa e a nova Torque trazia as suspensões Rock Shox e travões Formula ORO, isto como principais diferenças.

Achei que ainda assim preferiria umas suspensões FOX em detrimento das RockShox.

Torque 2006
torque3jb2.jpg


Torque 2007
torqueseries0sr3.jpg



O que me fez realmente decidir e optar, foi a promoção da Canyon, onde reduziram cerca de 500€ nas bikes. Aí pensei melhor e como o que eu queria era uma bike polivalente para subir e descer (Torque 2) e venderia a minha actual de XC. Com os 500€ a menos que seria o valor que iria vender a minha, poderia optar por uma Torque mais agressiva (isso e o facto de já não haver Torque 2 :twisted:) e manter a minha para o XC. E assim fiz!

Encomendei a Torque 3 e mantive a minha Giant de XC. Estávamos no final de Agosto de 2006.


A ESPERA! (Esta tem direitos de autor) :D

(Sorry for the plagio Bravellir, mas acho que este é um dos pontos mais importantes) :p

Quando encomendei a bike, indicaram-me as semanas 39/40 para entrega (início de Outubro).

Passaram-se as semanas 39 e 40 e nada, rien, niente. :(
Mandei uns mails e responderam-me que a montagem estava atrasada, pois faltavam uns componentes, provavelmente no final de Outubro já teria a bike.
Passou-se Outubro e mais uma vez, rien :cry:

Voltei a comunicar com a Canyon e disseram-me que a bike estava toda montada com excepção dos travões AVID, que ainda faltavam chegar. :cry:

Passou-se Novembro e chegamos a Dezembro. A razão era sempre a mesma, a SRAM não enviava os travões, para desespero meu!
Depois de várias peripécias e mails para lá e para cá, em Dezembro recebi a indicação que a bike estava pronta e após o pagamento seria enviada. :mrgreen:

Finalmente iria poder apreciar a minha nova bike! :hehe:

Fiz o pagamento através de cartão de crédito e uma semana depois mais ou menos, o meu pai liga-me a dizer que tinha chegado uma encomenda!

A abertura da embalagem é qualquer coisa de indescritível! Só quem passa por esta angústia/ansiedade pela espera de uma bike é que consegue sentir o que estou a tentar descrever.


img4360wz5.jpg




Quadro

Nesta altura percebe-se perfeitamente o entusiasmo de quem tem uma Canyon e brada aos quatro cantos a dizer que a tem :hehe:

O aspecto geral do quadro, provoca um certo impacto, pois este mostra uma grande qualidade na sua execução, bem como atenção ao pormenor.

img4368cg3.jpg


img4387eu2.jpg


img4386md9.jpg


img4385ej1.jpg


img4384mc5.jpg




No fundo é como o Bravellir retrata no seu teste – http://www.forumbtt.net/index.php?topic=15375.0
As soldaduras e a qualidade do anodizado demonstram um trabalho muito sério e de aspecto impecável.

canyontorq3003zx2.jpg



Componentes e acessórios

Com um quadro desta categoria, quando olhamos para os restantes componentes, ficamos completamente cilindrados pela qualidade desta montagem, senão vejamos alguns:

Suspensão – Fox 36VAN RC2
img4378jw1.jpg


Amortecedor – Fox DHX 5.0 Air
img4367js6.jpg



Conjunto mudanças – SRAM X0/X9
img4369gl4.jpg


Travões – Avid Juicy 7.0
img4365qb3.jpg



Pedaleiro – Shimano XT
img4368cg3.jpg



Rodas – DT swiss6.1d
img4381iz0.jpg


Selim – Selle Italia SLR T1
img4374ch8.jpg


O único senão desta bike é o guiador e o avanço de 75mm. Estes são mais adequados para uma bike mais para pedalar do que propriamente para esta que está mais virada para um freeride ligth.
Merecia um avanço mais curto e um guiador meio elevado.

img4364ub9.jpg


Nada que não se resolva :D
Aliás, as novas Torque já têm este questão tratada, pois têm guiadores e avanços Truvativ mais curtos.

Uma das perguntas que nos vem logo à cabeça, é a questão do peso. Para este tamanho e já com os pedais Shimano PD-M 647 que são uns grandes de plataforma em plástico com encaixe,
img4372io3.jpg

na balança lá de casa andava por volta dos 14,5kg. Isto com os pneus Schwalbe Fat Albert 2.35 em vez dos Big Betty 2.40.

Já agora como complemento, a bike do meu irmão que comprou a ransom 20 (carbono), pesa 14,3Kg. Na mesma balança! 

Andamento

Nesta análise, aquilo que vos posso transmitir, não será uma análise técnica, propriamente dita, mas as impressões de quem tem experiência num número limitado de bikes, pois eu não sou profissional da coisa, apenas encaro o btt como um desporto que me proporciona diversão e prazer.
As bikes que eu consigo comparar e daí tirar conclusões são as Mondraker Curve e obviamente a Scott Ransom.


Descidas

Neste campo, a Torque 3 é rainha e senhora, pois enfrenta qualquer descida, salto ou obstáculo com segurança e firmeza. Já fiz descidas em que a velocidade era tal, que quando cheguei cá abaixo ainda não acreditava que as tinha feito. :shock: :shock: :shock:

A Curve R também desce bem, quase ao nível desta. Nota-se é que os travões são mais bruscos (Formula Oro) enquanto que os Avid 7 são mais progressivos.

Saltos/obstáculos

Aqui e fazendo uso dos cursos algo limitados para os mais aventureiros, (165mm), já se consegue brincar um pouco com esta bike, especialmente nos drops, pois eu habituado a uma semi-rígida de 75mm não conseguia fazer drops e agora com esta, já se vão fazendo :D

Nesta parte não posso dar uma opinião mais fundamentada, pois ainda estou relativamente “verde” em relação aos saltos. Como os saltos são um processo iterativo, ou seja, vai-se ganhando confiança com o tempo e aumentando o nível de dificuldade, apenas vos posso dizer que as “aterragens” por enquanto são muito suaves! 

Subidas

Aqui é que residia a minha grande curiosidade, sobre como esta bike se portaria a subir!

Quando a encomendei, estava à espera de uma bike do género da Mondraker Curve, pois apenas era mais leve, mas semelhante em termos de estilo.

Tal não veio a acontecer, o comportamento da Torque não tinha nada a ver com o da Curve, sendo muito mais semelhante à da Ransom.
A surpresa foi bastante agradável. De notar que os pneus são 2.35 como já referi, mais leves. Ao pedalar sentado no selim com este à altura correcta, sobe-se muito bem, não é como a semi-rígida claro está, mas consigo subir ao lado da ransom bloqueada.
Pois aqui conta também o factor pernil, mas estamos a falar de bttistas mais ou menos equiparados.
Aqui o amortecedor é um factor fundamental, pois uma pressão correcta, bem como dos ajustamentos, permitem “calibrar” esta bike de modo a tirar todo o partido dela a subir, não perdendo nas descidas.
Posso dizer que levei algum tempo e experimentei várias posições/pressões/afinações do amortecedor (e suspensão também) até conseguir ter o conjunto a funcionar tirando maior partido da bike (ainda em experimentação :twisted:).

Isto tem de ser assim, pois o amortecedor devido aos inúmeros formatos de bicicletas, este terá regulações diferentes, bem como do ciclista e do seu andamento.

Posso até dizer que no último passeio que fiz, gostei mesmo de subir, acho que fiquei viciado até! :p

Comportamento geral

Resumindo, acho que é uma excelente bike para todo o tipo de btt, espectacular e vibrante (diria até viciante) nas descidas, singletracks, enfim todo o tipo de caminhos mais ou menos acidentados, com ou sem obstáculos, com a noção de que as subidas, especialmente as longas e pouco íngremes deverão ser feitas com alguma calma, pois são estas, pelo menos para mim que são as mais difíceis de fazer, comparando com a semi-rígida. Tudo o resto, venham elas!

Algumas fotos

canyontorq3044bz9.jpg


carnavalmeimoa07029sb8.jpg


canyontorq3011nq4.jpg


O problema das fotos é que quando vou andar esqueço-me sempre da máquina em casa!  Daí não ter mais fotos, mas com o tempo vou colocando aqui mais :D
 

Bravellir

New Member
Parabéns :clap: estava a ver que te tinha de ficar a dever um sopapo por não escreveres qualquer coisinha sobre a torque :mrgreen:
 

rbaiapinto

New Member
Bravellir said:
Parabéns :clap: estava a ver que te tinha de ficar a dever um sopapo por não escreveres qualquer coisinha sobre a torque :mrgreen:

Isto lá tinha de se arranjar qualquer coisa! :mrgreen:

Uma foto do que era para ser de um salto, não fosse o fotógrafo falhar o tempo de disparo :mrgreen: :mrgreen:

trilhotraf010jc2.jpg


Na próxima talvez acerte :twisted:

Saltar com esta parece que vamos num sofá sentados! :mrgreen: :mrgreen:
 

rbaiapinto

New Member
O primeiro upgrade

Ao fim deste tempo de uso, a primeira alteração foi esta:

canyonpunhos002eo5.jpg


canyonpunhos005zr0.jpg


Depois de montados ficaram assim:

canyonpunhos007mv3.jpg


canyonpunhos011ry8.jpg


Mais em pormenor:

canyonpunhos019sb5.jpg


Andava alguém à procura de uns acessórios vermelhos? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
jonypaul said:
Essa bike tem para mim um problema muito grande

:bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :mrgreen:

O unico problema que a bike têm é não ser minha :mrgreen:
 

jonypaul

New Member
Aí tambem persistiria o problema... Acho que a sua localização não é a melhor, ficava mais bonita na minha garagem ou comigo em cima :mrgreen:
 

rbaiapinto

New Member
Posso-te dizer que o que me metia mais medo era os drops!

Saltos e tudo o que fosse para cima fazia na boa, até certo ponto, pois claro. Agora drops :eek:mg: :eek:mg: nem pensar.

Agora o mais alto que já fiz, quase que media 1m :twisted: :twisted:

Quando saltas é como digo no post anterior, parece que vais sentado num sofá! Muito suave, pois a suspensão e o amortecedor tratam de absorver o impacto, ou não fossem elas das mais conceituadas do mercado.
 

sniper_pt

New Member
Ando perdido de amores pela Torque FRX.
Faz 180/180, tem um peso comedido, bem equipada, tem guia de corrente e além disso parece-me capaz de ciclar bem melhor que uma bike 100% de downhill. Esta parece-me ser 80% dh, 20% enduro.

Talvez para o ano... Quem sabe...
 

scarzpt

New Member
vacalouca said:
Berro gay à parte, até que enfim vejo uma Torque a ser bem utilizada :mrgreen:

Com uma Torque o berro devia era ter sido bem maior :mrgreen: grande bike :twisted:
 

rbaiapinto

New Member
Como indiquei na análise, um dos aspectos que achei que se podia melhorar e que foram revistos nas séries posteriores a esta, eram o guiador e o avanço!

No caso do avanço, estou muito satisfeito com este, pelo menos até agora :p

No caso do guiador optei por este:

bikeparkserraestrela014ah1.jpg


bikeparkserraestrela016va8.jpg


Até agora, este dá mais confiança nos saltos! :lol:

E uma foto da última ride no Vodafone Bike Park Serra da Estrela

bikeparkserraestrela006zw9.jpg
 

rbaiapinto

New Member
Ora bien!! :roll:

Uma das vantagens de ter uma bike deste género, é a maior confiança com que se encaram os saltos.
Eu quando andava de BMX na adolescência saltava tudo o que me aparecesse à frente! Bem se calhar não exactamente tudo, mas ia para todo o lado e não havia problemas de maior.

Após uns anos, com uma bike de HT de XC, com a configuração que actualmente as conhecemos, saltar tornou-se um processo algo complicado, seja pelo elevado centro de gravidade, seja pelo aspecto pouco robusto da bike, seja pelos aninhos em cima do lombo do rider :p

Assim e passados alguns meses com esta bike já deu para começar a brincar :twisted:

Algumas impressões:

Estas fotos foram tiradas no Vodafone Bike Park, que por esta altura já está fechado. Agora só para o ano :twisted:

vodafonebikepark002lr4.jpg



Ao encarar o salto e já depois de alguma confiança com a bike e conhecendo bem o local onde vamos saltar, notamos uma grande estabilidade na mesma, basta apenas colocar o corpo preparado para o impulso que a bike leva-nos suavemente

vodafonebikepark020iu2.jpg


vodafonebikepark012bk7.jpg




vodafonebikepark015nl9.jpg


Nas aterragens, mais uma vez importa muito a afinação da suspensão e mais importante, do amortecedor.

vodafonebikepark010yy7.jpg



Aqui, convém ter a suspensão com a mais elevada velocidade de retorno, para absorver o impacto do salto e no caso do amortecedor, dependendo do estilo de cada um, este deve ter um retorno algo controlado, pois se estiver muito sensível, parece que a bike ao aterrar eleva a traseira podendo provocar um OTB (Over the bar). Daí o controlo da sensibilidade do amortecedor para este recuperar mais lentamente do que a suspensão, pois o que se quer é que a bike vá abaixo na aterragem para absorver o impacto e ao recuperar que seja a frente a fazê-lo primeiro para ficarmos numa posição correcta para continuar o nosso trilho.


vodafonebikepark019fx3.jpg
 
Top Bottom