Canyon Nerve XC 4.0 Fuji Metallic White

analogiko

New Member
Poderia ter logo colocado este tópico assim que a recebi dentro do famoso Bike Guard, mas a vontade de o abrir e de montar a bike foi superior à de agarrar na máquina digital e tirar umas fotos!! Na verdade nem tenho fotos da bicicleta imaculada ainda, estas que aqui tenho já foram a seguir a uma das maratonas em que já estive com esta fantástica máquina.

Recebida por alturas da Páscoa conta agora com 400 klms e 3 Maratonas todas de 80 klms - Mora, Serpa e Alcains. Todas massacrantes para a transmissão, com areia, lama e muita, muita água (quem esteve em Alcains sabe do que falo).

Optei por esta marca quando decidir passsar da minha Mondraker Finalist Pro rígida para uma FS, e quando conclui que a menos que tivesse uns 2000€ para gastar, era quase impossível arranjar um produto de boa relação qualidade/preço. Além disso acho as Canyon muito bonitas e a côr branca cai-lhe mesmo bem.

Equipamento:

Quadro Nerve XC Race, 7005 Series Aluminium Opti-Size Alloy Tubeset
Amortecedor FOX RP 23
Suspensão RockShox Reba SL 100 mm
Caixa de direcção Integrated Headset
Desviador traseiro SRAM X.9
Desviador dianteiro SRAM X.7
Mudanças SRAM X.7
Manetes de travão Formula Oro K18
Travões Formula Oro K18 180/160
Cubos Shimano Deore XT
Cassete Shimano Deore 11-34
Aros Alex XD-Lite Disc
Pneus Schwalbe Nobby Nic 2.25"
Pedaleiro Shimano Deore FC-M542L 2-Piece
Pratos 44/32/22
Movimento pedaleiro Shimano Deore FC-M542L
Avanço Ritchey MTN Comp 25,4
Guiador Iridium Ultralight Riserbar
Selim Selle Italia FK
Espigão Iridium Ultimate

Os pedais meti os antigos ON OFF que tinha, pesadões, e algo a ser revisto.

Face à minha bike antiga é todo um mundo à parte. O conforto é soberbo, e como gosto de descer essa tarefa tornou-se ainda mais divertida, mas a subir a geometria do quadro, e o fantástico FOX RP23 fazem dela uma boa trepadora, e na minha opinião haja pernas para o material!!

De forma rápida:

Pontos positivos até agora:

- Qualidade do quadro. Aparentemente muito boa, e nem a pintura que já vi ser um dos pontos fracos (pelo que já li de outros users) parece querer sair por qualquer pedrada, e já levou algumas...É sólido e bastante rígido ao nível lateral.

-Qualidade da maior parte do material do qual destaco o conjunto SRAM X9 atrás X7 à frente e manípulos X7 (têm se aguentado muito bem nestas provas mesmo quando todo o óleo já se foi aos 4 klms de prova), a Susp. REBA e o FOX RP23 (o propedal é um sistema muito bom, ando quase sempre com ele no "1").

- A generalidade da transmissão que já referi, que só se queixa mesmo quando já tem toneladas de lama e sem óleo, e apenas ao nível da pedaleira (passagem do média para a pequena), algo resolvido com um esguicho do bidon para limpar a lama ou alguma poça mais funda :)

- A agilidade da bike (o meu é tamanho S, sou baixo e gosto de bikes ágeis) e a confinça que impõe!!!


Pontos negativos até agora:

- O banco é muito duro e desconfortável..

- O bloqueio da REBA na última prova quase que deu de si com tanta água. No entanto já um amigo mais habilidoso conseguiu po-lo de novo a funcionar, mas aparentemente a mola já não está nos seus melhores dias..

- Os pneus são uns Nobby Nic iguais ao que já tinha na Mondraker, que adoro, mas estes têm uma medida muito grande, se fosse medida abaixo não se perdia nada e agarrava menos lama!

- A corrente é uma DEORE, e de um dia para o outro após Alcains ganhou logo ferrugem. Claro que depois de limpa e lubrificada e com algum uso aquilo sai tudo, mas nunca aconteceu na antiga corrente (salvo erro LX DEORE).


Resultado.

Mais um dono de Canyon feliz!!!!! :D

E agora as fotos:

nerve3nr2.jpg


nerve2vi3.jpg


nerve1or8.jpg


Cumpts
 

analogiko

New Member
Novidades:

Depois de Alcains cumpriu os 100 klms da Maratona de Portalegre, talvez a mais maratorna mais seca que fiz com ela apesar de um ou outro ribeiro e poça, mas nada que se compare à generalidade das outras provas. Esta acabou por ser um mar de pó, muito fininho que se metia em todo o lado.

O quadro branco fica logo todo sujo mas também mais fácil perceber mesmo onde está a sujidade para limpar.

Pontos negativos:

- O banco é mesmo muito duro e pouco ergonómico.
- Na verdade a corente perdeu quase toda a ferrugem, mas continuam a existir alguns pontos, muito poucos, mas alguns.
- As pastilhas que vêm de origem com os Formula Oro K18 gastaram-se (no travão de trás) quase por completo aos 543 klms de uso. Só notei que já estavam no ferro na véspera e meti umas usadas de um amigo que apesar de tudo estavam melhore. As da frente devem estara ir pelo caminho, e eu travo pouco....! :(


Pontos positivos:

-Conforto durante os 100 klms!!
-Continuo a achar que os acaba,entos do quadro são muito bons, e que a qualidade é não só visível mas também se sente, porque é uma FS muito rígida lateralmente.
- O equipamento que traz de origem continua a portar-se bem, até o bloqueio da REBA parece ter estabilizado...
- A precisão do X9 é soberba. É acabar as provas, limpar e lubrificar a transmissão e parece que fica com 0 klms. Nunca falhou, nunca saltaram mudanças! :shock:
- O X7 quando começa a ficar muito sujo basta passar por uma poça e tudo se resolve :)
- Confiança a descer com as suspensões a filtrarem tudo e a perdoar algumas coisas.

Enfim continuo muito contente com ela.

Cumpts
 

t. gregas

New Member
Boas analogiko!! :p

Grande maquinão que aí tens!! Excelente em (quase) todos os pontos!
Já tens algum upgrade em vista?? :D Um X0 atrás ficava a matar!
Fico à espera de mais actualizações!! :)

Boas Pedaladas!! :wink:
 

analogiko

New Member
Boas.

Só vou mexer na transmissão quando estiver tudo a necessitar de ser trocado, mas nessa altura sim pretendo colocar um X0 atrás. De facto posso dizer que dificilmente volto á Shimano para as mudanças de trás, estou mesmo rendido á SRAM.

Para breve gostava de trocar os pedais que já são velhos por uns crank brothers, talvez uns candy ou smarty. Também pretendo colocar um espigão de selim em carbono para total conforto!!! :D

Mas para já tenho mas é de vêr de umas pastilhas....!

Mas ainda tem muitos klms que fazer até levar o material.

A próxima aventura sem ser na brincadeira vão ser as 24h BTT de Monsanto.

Cumpts
 

fitty77

New Member
Muito fixe. Tenho uma XC7.0 e também estou muito satisfeito com ela. E gosto muito delas em branco....
Reparei que usas o propedal na posição 1, mas se abdicares de um pouco de conforto, penso que a posição mais eficaz e dinâmica seja a 2. Experimenta e dá o teu feedback. Abraço e boas pedaladas na máquina.
 

analogiko

New Member
Pensei em utilizar o Propedal no 2 quando fui a Serpa, mas depois esqueci-me..... doh....

Na próxima volta vou fazer o teste.

Abraço
 

Stargazer

Member
Olá!

Boa maquina e partilho de tudo o que dizes (a minha é a Nerve XC 3 de 2007, que tem equipamento ide^ntico à esta). Por isso mesmo lhe troquei o selim para um SMP TRK Extra...;) E tem uns SPD 520.

À minha só lhe faltam quilometros e as pernas do dono...:S Mas lá cehgaremos...

O ProPedal é que ainda nao percebi como funcemina... Já andei com ele aberto (a descer) e com ela na posição 3 a subir ou no asfalto. Nas outras ainda não usei aquilo e não consegui perceber bem as diferenças... Deve ser azelhice minha... :oops:
 
Boas Pessoal, acho estranho as pastilhas irem em 540 Kms, só se travas muito, tenho cerca de 2500 kms na minha RC e são os de origem, os meus são o K24, tambem já vi por aqui um Canyonista com K18 e tambem foi 500 kms...
Os meus K24 tem um problema, com o calor ou aquecimento, demoram a recuperar na manete, ficando mesmo preso no da frente!tambem nao sou o primeiro com este problema...

Cumps
 

analogiko

New Member
Boas.

Como disse até travo bastante pouco, pelo que as pastilhas é que não valem mesmo nada, embora a maior parte deste klms tenhm sido feitos sob condições muito más, lama e água, mas isso não é desculpa.

A minha Mondraker tinha, e tem, uns Hayes Nine, e só levou pastilhas quando tinha uns belos 2000 e tal klms....!

Stargazer invade á vontade :) também já vi a tua bike, ela agora quer é andar! :)

Cumpts
 
C

Carumas

Guest
Olá amigos eu ainda estou a espera da minha Canyon Nerve XC 4.0... farto-me de olhar e acho que já estou arrependido de mandar vir em preto… mas já está… também é fixe…
Um abraço para todos…
 

SuFoK8

New Member
Tb sou feliz detentor de uma destas máquinas... Nerve XC 4.0 em branco também!!

Já vai com 3500 km em cerca de 8 meses e estou muito satisfeito.


Em breve espero ter disponibilidade para publicar um review sobre a minha experiência com esta bike.

boas pedaladas. bom 2009
 
Top