29er Canyon AL 6.9, Radon Zr race 29 LE ou Radon Zr team 29

Mr.sa

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Se a tua bicicleta scott era uma hardtail de alumínio, então esta pode levar a mesma porrada, à partida.

As rodas da mavic crossride são tubeless ready, aliás, elas devem vir incluídas com o sistema tubeless ready da mavic.

Isso só tens 1 solução.... arranjar guiador para isso e mesmo assim.... uma bicicleta de montanha não está desenhada para ser "corretamente" usada em estrada. Podes tentar usar bar ends virados um pouco para a frente e para baixo, pode ajudar.
 

shakeit

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Mr.sa o que estás a querer dizer é que tudo o que faço com a minha hardtail de AL vou poder fazer com Carbono? Aguenta mesmo?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Mas o que é que fazes, concretamente!!!?, não me digas que compraste uma CF de XC, para andar a fazer downhill ou drops!!!?

supostamente os quadros são testados para o mesmo tipo de esforços, seja em aluminio, ou em carbono. Essa questão não se põe. Claro está que o Carbono é um material fragil, quando cede, cede (parte), enquanto que em ligas metálicas, existe normalmente aviso(deformação, por exemplo).

Quanto a utlizar a bike para estrada numa posição "aerodinamica".. epá esquece isso. só comprando uma bike de estrada. Ou fazes bem uma coisa, ou outra.
 

Mr.sa

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o carbono à partida é tão resistente como o alumínio, a diferença é que precisa de menos quantidade de peso para o ser mas também é mais caro por grama.

A diferença é que em caso de falha e fadiga o alumínio começa a ganhar folga normalmente e não cede logo, ou seja, não parte logo, já o carbono não ganha quase fadiga nenhuma, simplesmente parte onde tiver de partir.

Mas é como te digo, é em caso de falha, muito difícil acontecer. A não ser que andes a fazer enduro ou DH com uma bicicleta dessas, coisa que não consegues já que tens apenas 100mm de curso na suspensão(ou melhor, conseguires até consegues, mas difícil), estás pronto para tudo.

Uma bicicleta dessas está sempre preparada para XCO, mas também se dá razoavelmente em trail e AM, sendo que claro, com uso responsável. As rodas por exemplo que tens, são teoricamente mais para uso de trail e AM do que para XCO.
 
A andar não precisas de ter mais cuidados... onde deves ter mais cuidado, é depois no manuseamento da bicicleta - o carbono é estruturalmente tão ou mais resistente do que os restantes materiais, sendo o design do quadro, e o tipo de tubagem factores mais importantes. O problema é nas quedas ou quando se deixa cair a bicicleta, e ela vai bater numa esquina viva com força: no aço fica uma marca pequena, no alumínio uma marca grande, no carbono pode partir.
 

shakeit

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Boas noite,

Faço estrada e faço muito XCO, dou bastantes saltos e passo por cima de muita pedras principalmente a descer, daí a minha pergunta.
Estou a ver que o começo vai ser complicado, vou andar com o coração nas mãos por causa do quadro. Uma coisa que reparo muito é que me saltam muitas pedras para a parte inferior do quadro. uso uns pneus Geax Saguaro, não sei se terá alguma coisa haver, mas sempre que vou fazer trilhos ouço o quadro a queixar-se das pedras. Outra coisa é o medo das quedas, já caí algumas vezes, quase sempre parado por causa dos pedais de encaixe, ou quando o caminho aperta e já não vou a tempo de tirar o pé.
vai ser bonito andar com uma bicicleta de carbono...
Gostava também que os pneus fossem no max 2.10. Actualmente ando com 2.0, 2.20 vai-me deixar todo "assado".

Em relação à postura mais aerodinâmica quando vou fazer estrada, ontem passou por mim um cliclista numa Focus (XCO) e ele ia mais ou menos com essa postura, apoiado sobre o guiador.
 

Mr.sa

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1º pedra a bater por baixo do quadro vais ter sempre, 1ªcoisa a fazer é proteger essa parte com a película própria para isso. Não vai ser por essas pedrinhas que ouves a bater que o quadro vai-se ressentir em alguma coisa. Já vi quem tenha protegido o quadro todo com película ehehehe. Ah e não esquecer proteger a escora.

2º O quadro para o uso que lhe dás, está mais do que preparado para levar muita dessa porrada.

3º As quedas fazem parte, é uma questão de se ter cuidado de não ir a pensar no pássaro xD

4º Os pneus da continental apesar de 2.2, dão a mesma sensação que 2.0 ou 2.1 a meu ver. Já usei de ambos, ando agora com continental e não dei pela diferença por exemplo entre schwalbe 2.1 e agora os continental.
 

moch75

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As mavic não são tubeless ready nem os pneus são. Tenho exatamente esse setup na minha bike exceto o pneu de trás que já foi à vida numa pedra.
As crossride podem levar porrada de meia noite e tu irás sempre sentir-te seguro hehehe
Os pneus são muito bons mas o da frente em piso muito seco é preciso ter cuidado. Não sendo nem rodas tubeless nem pneus podes e deves por. Eu estou com tubeless e zero problems até ao momento. Com liquido era a mesma coisa também zero problems
ah parabéns pela compra, elo avião compras-te :D
 

shakeit

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Obrigado, a espera vai ser grande (15 dias).

Em relação a proteger o quadro, a película protectora faz parte do pack. Não sei é se dá para proteger o quadro todo ou só algumas partes.
 

SeteGu

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Segundo o video:
"on the 2014 Cannondale Trigger 29 Carbon"... acho que tens aqui a resposta.

O carbono pode ser mais resistente que o alumínio... mas também pode partir mais facilmente. Depende muito do tipo de quadro e do tipo de stress a que é sujeito. A ideia que tenho é que nas solicitações mecânicas nos trilhos propriamente ditos é mais resistente podendo ser mais frágil numa queda ou numa pedra que acerte determinada zona do quadro, uma pancada seca, etc... porque enquanto o alumínio têm a mesma resistência em todas as direções, o carbono, sendo composto por fibras, pode não ter.

Acho que tendo os devidos cuidados (evitar bater com o quadro em quinas, etc...) provavelmente mais fácil seria partir um de alumínio equivalente nesses trilhos.
 

shakeit

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Bom dia bikers,

O meu canhão Canyon chega 2a feira. Em princípio tudo se irá manter de origem enquanto durar o material. Tenho dúvidas só no avanço, preciso de o testar e mais tarde tenho a ideia de alterar a reba para uma sid com sistema o.v.r da Ntuned.

Agora para o imediato... Tubless sim ou não? As rodas mavic crossone estão preparadas?
Outra coisa, quem tem bikes em carbono, alguém protegeu o quadro com películas de vinil? Será que protege mesmo?


Cumprimentos
 
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shakeit

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Olá pedaleiros, finalmente a minha Canyon chegou!!! Hoje foi a primeira viagem!
A bicicleta é... Uma coisa estupida. Parece que tenho suspensão total ahahaha!!! Incrível.... Tudo incrível!!! Defeitos: talvez a cassete não ter uma mais pesada, os travões ainda não estão a travar, como deve ser, as pastilhas roçam nos discos mas tudo normal penso eu de que. o de traz está a travar melhor que o da frente e está mais rijo que este. O selle italia x1 ainda tem de levar mais uns tempos comigo em cima para o poder comparar com o c2 gel. Mas para já parece-me um pouco mais rijo e o meu rabo parece que fica mais sentado. Virtudes: a posição de condução, o guiador, o disparo da bicicleta, a suavidade das mudanças e o responder das mesmas, a leitura da suspensão apesar desta ainda não estar bem afinada e de eu ainda não ter estudado bem o assunto da tartaruga vs lebre, enquanto não afino a suspensão corretamente só vou andar a fazer estrada. A bicicleta parece que desliza, a posição ao subir ladeiras é fantástica, quando passo em lombas, tampas de saneamento e todas as irregularidades das nossas estradas o meu rabo parece que está num sofá, sinto o quadro a trabalhar, simplesmente incrível. É pena que uma pessoa tenha que pagar tanto para usufruir de uma coisa destas. É como conduzir um clip durante 4 anos e depois para a conduzir um CLA. E a bicicleta é linda. E pronto é mais ou menos isto.
 

shakeit

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Comprei a Stealth e o tamanho do quadro é um M.É uma maravilha... que quadro!
No f-d-s trato de tiarr umas fotos!
 

shakeit

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Cheguei à conclusão que os técnicos não me afinaram os travões. A bicicleta está a travar, mas por exemplo o da frente quase que o levo ao fundo para travar. A bicicleta vem com várias películas como protecção de quadro, mas hoje comprei mais algumas para proteger a parte inferior da escora do lado esquerdo. As partes principais estão protegidas, alguns pontos do quadro como a parte principal inferior, as partes laterais da caixa da direcção. Mas queria que me dissessem que outras partes devo proteger, partes mais críticas e expostas a riscos, etc... A bicicleta é algo incrível, a posição de condução é qualquer coisa. Fui dar uma volta e estive a ver a suspensão a funcionar. A minha antiga passa numa irregularidade e vai acima e abaixo e siga caminho. A reba vai a cima e vai a baixo, depois vai a cima e abaixo outra vez com muito menos intensidade... Incrível a maneira como funciona, parece que está sempre em trabalho.
Estou com uma dúvida importante. Caso tenha algum furo estou tramado, não tenho câmaras de ar. A minha dúvida é mesmo essa, câmaras de ar de gel ou tubeless... E é algo que tenho de decidir rápido porque com um azar estou tramado! Amanhã a ver se meto umas fotos.
 
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