Boas, como feliz proprietário de uma Scalpel , decidi abrir este tópico de modo a relatar a minha experiência com esta bike.
Adquiri-a há 3 meses, e com "algumas" alterações ficou com o seguinte equipamento:
Quadro : Scalpel 67mm ( tamanho L)
Suspensão : Lefty Speed 110 DLR2
Amortecedor : Fox Float RPL Air
Jantes :Mavic Crossmax SLR
Pneu Frente : Schwalbe Nobby Nic 1.8 UST
Pneu Trás : Specialized Fast Trak 1.9 UST
Pedais : Ritchey Pro Mountain V4 Pedal
Pedaleira : Shimano XT
Corrente : SRAM
Desviador Frente : Shimano LX
Desviador Traseiro: SRAM X-9
Mudanças : SRAM X-9 Trigger
Guiador : FSA K-Force Carbon
Avanço : Cannondale Si one piece Stem/Steerer 31.8mm
Caixa direção : Cannondale Headshok Si
Travões : Avid Juicy 7 c/ discos 160mm
Selim : Selle Italia SLR Teknologika Flow
Espigão Selim : Thomson Elite 27.2 x 400mm Setback
Aqui seguem algumas fotos da bike:
A bike na loja apresentou um peso total de 11.400g , o que para mim é bastante bom, visto eu ter passado os últimos 5 anos com uma rigida de 12 kg ( Corratec FreeRide
XT)
A primeira volta não correu lá muito bem, a posição de condução era estranha, a Corratec é tamanho M (17") e a Scalpel parecia um "autocarro", muito comprida.
Os pedais não me ofereciam confiança, são muito delgados e eu tinha a sensação que, numa pedalada mais forte, ia acabar por partir a plataforma ou o eixo dos pedais.
A volta teve +/- 60km, de Azeitão á Lagoa de Albufeira, passando pelo Meco e regressando por Sesimbra, e foi nos últimos km´s pelo alcatrão que eu constatei:
"esta M#$#% que faz de selim pode ser muito bonita...mas está a dar-me cabo do traseiro!!!!
O melhor que tirei dessa volta foi o facto de ter uma suspensão com bloqueio, (vinha de uma Marzochi Atom Race Z2) o que ajuda em estrada.
Cheguei a casa pouco convencido com a bike, mas tambem sabia que com o tempo me iria adaptar e tirar melhor partido desta máquina.
E assim foi, passados 3 meses e após alguns km´s, faço a "actual" (poderá ser actualizada) descrição da minha experiência:
Vou colocar isto por items:
Aspecto / Qualidade de construção :- A nível de aspecto (gostos não se discutem...mas como é um tópico criado por mim...digo o que me vai na alma :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) a bike é linda!!!
É uma bicicleta diferente, tem uma identidade própria, aquele quadro e aquela suspensão dão aquele aspecto "Cannondale" !!
A nível de qualidade de construção é do melhor que há, basta olhar o quadro de perto e reparar nas soldaduras (que não se vêm) e apercebemo-nos que a qualidade é
algo que a Cannondale leva muito a sério.
Quadro / Suspensão / Amortecedor- O quadro sendo um L, não se torna tão "ágil" como se fosse de um tamanho inferior, mas é algo que rapidamente me habituei, e sendo mais comprido torna-se melhor
para "rolar".
A nível de suspensão fiquei surpreso, nunca pensei que a suspensão perneta (ou coxa) tivesse uma rigidez e um funcionamento tão bons.
A roda vai sempre colada ao chão, a sensibilidade é excelente e rapidamente perdi a medo de "abusar" da suspensão.
O lockout está numa posição muito boa, mesmo ao lado esquerdo do avanço.
O amortecedor traseiro é o Fox RPL com 3 posições, ProPedal, lockout e "modo livre".
Usei quase sempre a o amortecedor no ProPedal, em que quase não se nota o "bombear", o que era mesmo o que eu pretendia da bike: uma Suspensão Total quase
rigida.
Em alcatrão usei sempre Lockout e nas descidas mais técnicas o "modo livre"
Ultimamente tenho feito mais "mato" com o amortecedor no Lockout e noto que é muito mais confortável que a minha rígida anterior, talvez pelo facto de as escoras em
carbono terem alguma flexão.
Aqui no amortecedor, o que faria falta seria um "comando", para mudar a patilha e evitar ter de andar á "pesca" desta!!
Rodas (Mavic Crossmax SLR)-As Crossmax SLR têm-se mostrado boas (para alem de belas) e até resistentes, tendo em que fizeram a descida da Serra do Socorro na Maratona de Sobral de Monte
Agraço (quem fez sabe do que estou a falar), se não empenaram ali......só pode ser bom material.
Selim (Selle Italia SLR Teknologika Flow)
-Este selim requer habituação, não aconselhado a quem preze o conforto, tinha um SLR gel Flow na Corratec...e este é bem mais desconfortável.
Por outro lado acho que é dos selins mais bonitos que há no mercado (a par com o Specialized toupé) e como não tinha visto ninguem com nenhum..optei por este.
Transmissão (SRAM X9)
-Passei de XT para SRAM X9 e estou muito satisfeito, embora as mudanças não sejam tão macias como a shimano, a nível de funcionamento são muito boas.
O desviador já levou com alguma lama em cima...e basta passar por água...sempre afinado.
O desviador da frente é um shimano LX, não troquei por ser algo que raramente utilize, quando estragar leva um SRAM.
Outros componentes-Pedais - Ritchey Pro Mountain V4 Pedal - oferecem um bom encaixe e desencaixe, e têm mostrado boa solidez de construção.
-Pneu traseiro - Fast Trak 1.9 UST - pneu bastante bom e resistente para a maioria dos pisos (excepto lama)
-Pneu dianteiro-Nobby Nic 1.8 UST - Pneu bom e leve para rolar, acho que os tacos laterais são muito macios, o que já me causaram alguns sustos em curva.
-Guiador FSA k-Force Carbon OS - Foi o guiador com melhor preço/qualidade/peso que encontrei na gama dos 600mm - tem-se mostrado robusto.
-Espigão Thomson Elite - acho que dispensa apresentações....
No geral estou muito satisfeito, é uma bike que me tem dado um gozo imenso conduzir, rola, trepa e desce bastante bem.
Com o equipamento que têm, não me faz pensar em trocas ou "upgrades"..
Acho que a bike só precisa de km´s em cima...
Bem pessoal, se alguem tiver questões, ou opiniões...é tudo bem vindo!!!
Abraços
André Henriques
Adquiri-a há 3 meses, e com "algumas" alterações ficou com o seguinte equipamento:
Quadro : Scalpel 67mm ( tamanho L)
Suspensão : Lefty Speed 110 DLR2
Amortecedor : Fox Float RPL Air
Jantes :Mavic Crossmax SLR
Pneu Frente : Schwalbe Nobby Nic 1.8 UST
Pneu Trás : Specialized Fast Trak 1.9 UST
Pedais : Ritchey Pro Mountain V4 Pedal
Pedaleira : Shimano XT
Corrente : SRAM
Desviador Frente : Shimano LX
Desviador Traseiro: SRAM X-9
Mudanças : SRAM X-9 Trigger
Guiador : FSA K-Force Carbon
Avanço : Cannondale Si one piece Stem/Steerer 31.8mm
Caixa direção : Cannondale Headshok Si
Travões : Avid Juicy 7 c/ discos 160mm
Selim : Selle Italia SLR Teknologika Flow
Espigão Selim : Thomson Elite 27.2 x 400mm Setback
Aqui seguem algumas fotos da bike:
A bike na loja apresentou um peso total de 11.400g , o que para mim é bastante bom, visto eu ter passado os últimos 5 anos com uma rigida de 12 kg ( Corratec FreeRide
XT)
A primeira volta não correu lá muito bem, a posição de condução era estranha, a Corratec é tamanho M (17") e a Scalpel parecia um "autocarro", muito comprida.
Os pedais não me ofereciam confiança, são muito delgados e eu tinha a sensação que, numa pedalada mais forte, ia acabar por partir a plataforma ou o eixo dos pedais.
A volta teve +/- 60km, de Azeitão á Lagoa de Albufeira, passando pelo Meco e regressando por Sesimbra, e foi nos últimos km´s pelo alcatrão que eu constatei:
"esta M#$#% que faz de selim pode ser muito bonita...mas está a dar-me cabo do traseiro!!!!
O melhor que tirei dessa volta foi o facto de ter uma suspensão com bloqueio, (vinha de uma Marzochi Atom Race Z2) o que ajuda em estrada.
Cheguei a casa pouco convencido com a bike, mas tambem sabia que com o tempo me iria adaptar e tirar melhor partido desta máquina.
E assim foi, passados 3 meses e após alguns km´s, faço a "actual" (poderá ser actualizada) descrição da minha experiência:
Vou colocar isto por items:
Aspecto / Qualidade de construção :- A nível de aspecto (gostos não se discutem...mas como é um tópico criado por mim...digo o que me vai na alma :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) a bike é linda!!!
É uma bicicleta diferente, tem uma identidade própria, aquele quadro e aquela suspensão dão aquele aspecto "Cannondale" !!
A nível de qualidade de construção é do melhor que há, basta olhar o quadro de perto e reparar nas soldaduras (que não se vêm) e apercebemo-nos que a qualidade é
algo que a Cannondale leva muito a sério.
Quadro / Suspensão / Amortecedor- O quadro sendo um L, não se torna tão "ágil" como se fosse de um tamanho inferior, mas é algo que rapidamente me habituei, e sendo mais comprido torna-se melhor
para "rolar".
A nível de suspensão fiquei surpreso, nunca pensei que a suspensão perneta (ou coxa) tivesse uma rigidez e um funcionamento tão bons.
A roda vai sempre colada ao chão, a sensibilidade é excelente e rapidamente perdi a medo de "abusar" da suspensão.
O lockout está numa posição muito boa, mesmo ao lado esquerdo do avanço.
O amortecedor traseiro é o Fox RPL com 3 posições, ProPedal, lockout e "modo livre".
Usei quase sempre a o amortecedor no ProPedal, em que quase não se nota o "bombear", o que era mesmo o que eu pretendia da bike: uma Suspensão Total quase
rigida.
Em alcatrão usei sempre Lockout e nas descidas mais técnicas o "modo livre"
Ultimamente tenho feito mais "mato" com o amortecedor no Lockout e noto que é muito mais confortável que a minha rígida anterior, talvez pelo facto de as escoras em
carbono terem alguma flexão.
Aqui no amortecedor, o que faria falta seria um "comando", para mudar a patilha e evitar ter de andar á "pesca" desta!!
Rodas (Mavic Crossmax SLR)-As Crossmax SLR têm-se mostrado boas (para alem de belas) e até resistentes, tendo em que fizeram a descida da Serra do Socorro na Maratona de Sobral de Monte
Agraço (quem fez sabe do que estou a falar), se não empenaram ali......só pode ser bom material.
Selim (Selle Italia SLR Teknologika Flow)
-Este selim requer habituação, não aconselhado a quem preze o conforto, tinha um SLR gel Flow na Corratec...e este é bem mais desconfortável.
Por outro lado acho que é dos selins mais bonitos que há no mercado (a par com o Specialized toupé) e como não tinha visto ninguem com nenhum..optei por este.
Transmissão (SRAM X9)
-Passei de XT para SRAM X9 e estou muito satisfeito, embora as mudanças não sejam tão macias como a shimano, a nível de funcionamento são muito boas.
O desviador já levou com alguma lama em cima...e basta passar por água...sempre afinado.
O desviador da frente é um shimano LX, não troquei por ser algo que raramente utilize, quando estragar leva um SRAM.
Outros componentes-Pedais - Ritchey Pro Mountain V4 Pedal - oferecem um bom encaixe e desencaixe, e têm mostrado boa solidez de construção.
-Pneu traseiro - Fast Trak 1.9 UST - pneu bastante bom e resistente para a maioria dos pisos (excepto lama)
-Pneu dianteiro-Nobby Nic 1.8 UST - Pneu bom e leve para rolar, acho que os tacos laterais são muito macios, o que já me causaram alguns sustos em curva.
-Guiador FSA k-Force Carbon OS - Foi o guiador com melhor preço/qualidade/peso que encontrei na gama dos 600mm - tem-se mostrado robusto.
-Espigão Thomson Elite - acho que dispensa apresentações....
No geral estou muito satisfeito, é uma bike que me tem dado um gozo imenso conduzir, rola, trepa e desce bastante bem.
Com o equipamento que têm, não me faz pensar em trocas ou "upgrades"..
Acho que a bike só precisa de km´s em cima...
Bem pessoal, se alguem tiver questões, ou opiniões...é tudo bem vindo!!!
Abraços
André Henriques