Minha Rize está de volta, melhor que nunca, o problema estava no cepo, respondendo a algumas questões, verifiquei tudo, a nivel de empenos , so o das escoras n verifiquei , e estava tudo direitinho, que fantasma este... mas já esta de volta de estou novamente
agora uma pequena análise depois deste tempo de conduzir esta maquina
Frame Rize Alloy 130
mantenho este quadro, o que posso dizer.. é simplesmente brilhante, a engenharia por detras deste quadro é algo de louvar os senhores da cannondale, n preciso de um rp23 para evitar o bob em demasia , basta por a pressão certa que ela sobe sem problemas e desce melhor que o que considero seguro, fazendo muitas vezes que ultrapasse esse limite, a facilidade com que ganha velocidade a descer é incrivel, é muito ágil, resumindo n faz tudo bem.. faz tudo melhor
Fork RockShox Tora 302 Solo Air 130 Turnkey LO
mantenho esta suspensão uma agradável surpresa, raramente a bloqueio, e gosto bastante nunca tive um unico problema meto-lhe ar duas vezes por ano, n é muito sensivel, mas o amorteçimento que providencia, faz com que nunca tenha tido problemas de braços cansados, estou satisfeito, ambiciono uma troca, mas só quando possivel, não é urgente
Rear Shock FOX Float R Air
nada a dizer, faz um excelente trabalho sem problemas, sensivel qb, com a quantidade de ar certa o bob n é significativo, ele está presente, mas n considero que me impeça de chegar seja onde for ( o bob)
Rims Mach 1 Sub Zero
bastante resistentes, ainda n tive grandes problemas, rolam muito bem a descer n é preciso pedalar, são muito suaves.
Hubs Shimano 475
a fonte dos ultimos problemas que levaram 6 meses a resolver, o cepo estava marado, mas nunca me deram chatiçes por ai alem , gostava de ter algo melhor mas.... vão ficando até trocar as rodas.
Spokes DT Swiss Champion, 1.8mm
o mesmo de cima , nunca tive um unico problema
Hope Wheels QR Qr Skewers Pair Steel Red
pregaram-me um susto da 1 vez que andei com elas, está reportado mais atrás, estéticamente são muito bonitas , mas a da frente as vezes olho para baixo e assusta-me fico com a sensação que está muito exposta e que algo me bate ali e me a abre. mas pronto vão ficando pois nada disto ainda aconteçeu
Tires Schwalbe Nobby Nic Evolution, 26x2.25''
estes meninos são excelentes para trás , muita tracção, adoro-o furaram um bocado durante o verão, cheguei a ter 1 furo por saida... mas .... pode ser azar.a desvantagem da tracção é que em estrada são algo penalizadores, mas prefiro a segurança que me dão no mato a curvar, pareçe que vou sobre carris
para a frente n recomendo, muito falso, existem melhores opções( tirei o meu da frente e guardei para por na traseira)
Pedals Welgo Clipless --> shimano 520 SPD
os shimano 520 já bastantes vezes estiverema para ser substituidos, nunca lhes fiz a minima manutenção, uns taques de guerra batem nos calhas até faz faisca
, e nunca deixei de conseguir encaixar, com lama sem lama , basicamente uns tanques recomendo para quem n precisa de pedais leves e tambem n é leve( aqui o je está nos 90 kg)
Crank Shimano FC-M521, 22/32/44 --> SLX 22/32/44
aqui reside a primeira troca para 2010, tive de trocar toda a transmissão e já a muito que namorava o SLX , axo muito bonito e está no patamar de preço que considero razoável para BTT que faço, e para o que posso gastar. relativamente ao deore , não tenho queixas nenhumas , fazia o trabalhinho dele, mas o SLX n sei pk da a sensação de ser mais suave( não tenho muita experiencia para poder analisar isto mas....) o SLX veio melhorar a estética e esperemos a performance
Chain Shimano BB-ES25--> sram 971
mais uma das trocas que veio com a troca da transmissão, a shimano ao contrario do que me disseram nunca me deu o minimo problema, mesmo com 2 elos rápidos por burriçe minha , sempre trabalhou bem , até chegar ao limiar da sua duração, recomendo para quem quer uma corrente baratinha e boa. a sram foi recomendação n é cara nem barata é meio da gama , vamos ver....
Bottom Bracket SRAM PG-950, 11-32 -- sram 970 11-34
não tenho tambem queixas desta menina , muto boa n me trouxe as minimas chatiçes, mas decidi subir um pouco a gama, e a diferença de preço n era muito grande , relativamente aos 11-34 era o que havia disponivel, estou ainda em fase de habituação, a sensação que tenho é que para rolar as mesmas velocidades ando um prato acima , ou seja onde antes andava no 3 agora ando no 4 , vamos ver como me adapto
Front Derailleur Shimano Deore
nada a dizer... impecável tem sempre de levar um toque para ficar meio na diagonal para a corrente na rossar quando faço combinações tipo prato do meio carreto 3 para cima, estou a espera de um XT para trocar, ou talvez um XTR do e-bay
Rear Derailleur SRAM X-9 long cage
fantástico é a palavra que descreve este desviador, leva pancada sofre nas mãos de um novato na mecanica( corrente mal montada) nunca me deixou mal, tive um problema com as roldanas passado algum tempo , mas agora está fantástico , eu tenho algum cuidado em meter as mudanças de forma correcta e n em esforço, mas quando as vezes tem de ser , não se queixa, ouvimos o clic do trigger e a mudança entrou... recomendo e muito , para quem n se importa com falta de suavidade, pois quando ele mete uam mudança ouve-se um "clac"
Shifters SRAM SX-5 triggers --> sram x9 triggers
estes já foram trocados por um excelente negócio que tive com uns x9 branquinhos que encontrei, substancialmente melhores que os x5, mais directos menos esponjosos ,basicamente o perfeito complemento para o desviador, foi uma troca ganha pois nota-se as vantagens, basicamente sx5 funcionam, os x9 elevam tudo para uma precisão fantástica
Handlebars FSA XC-282-AOS, 25.4mm rise --> Easton Handlebars Riser EA70 Monkeybars 2008 Black 685mm - Mid Rise 31.8mm
mais uma troca ganha o easton é ligeiramente mais largo n por muito mas a geometra dele, veio favoreçer o controlo da bike a descer acima de 25 km/h e nas partes técnicas , pareçe mais de acordo com a minha medida de ombros, e é mais leve, recomendo o easton foi uma excelente troca
Stem (Cannondale 3-D forged, 31.8mm ) --> http://www.specialized.pt/index.php?...CompBTT&sec=03
aqui tb ja está discotido anteriormente , depois de algumas mudanças acabou por ficar com ângulo positivo, adoro-o é muito bonito, e só se nota ao perto , ja me perguntaram se era um race face, n faço intenções de trocar
Headset FSA Orbit Z 1.5'' - 1 1/8''
mantem-se ainda não deu problemas, pó lama água etc, esta impec
Brakeset Avid Juicy 3 w/ 185/160 rotors
aqui nestes meninos é que está o busilis da questão eu devo ter sido um dos sortudos que estes meninos não deram a minima chatiçe, com paciência aprendi a afina-los travam bem não me posso queixar de alguma vez ter ficado sem travões , estou satifeito, ja andei a namorar uns elixir CR , mas n consegui comprar pois estava fora do pais , vão se manter até os CR estarem a um preço simpatico( a versão branca).
Brakelevers Avid Juicy 3
uma agradável surpresa, depois de alguma pesquisa e analise da manete consegui configura-la para um ajuste perfeito a minha mão, la estão e la ficarão enquanto os avid 3 estiverem
Saddle Fi'zi:k Nisene --> Specialized AVATAR GEL ( herdado da minha ASTRO VIPER)
o avatar é fantastico o meu rabo funciona muito bem com ele , já esta roto, torturado alguma fola lateral, ja andei a namorar os phenom gel... mas presumo que a vir , irá vir outro avatar
Seat Post Cannondale C4, 31.6x350mm --> thompson
mais uma troca , o thompson foi um bom negócio em 2 mão ,esta em boas condições e estou muito satisfeito com a troca, é mais leve, e é um thompson o nome precede-lhe .. n ha muito a dizer, senão que o peso me surprendeu
Extras Cannondale Grind Lock-on grips -->Lizard Skins Grips Logo Lock-On Bonus Pack - Peaty Graphite
uma supresa , são confortáveis e tem um grip que nunca mais acaba e ficam muito giros no conjunto estético da bike, recomendo, ainda não me deram chatiçes de maior
CONCLUSÃO
basicamente o que posso dizer é que é uma bicicleta fantástica, faz-me sair de casa para ir andar, só não vou mais porque não posso, é demais, não passa despreçebida, gosto mais desta decoração que as novas, mas ... são gostos, axo que é extremamente agradável.
Para mim não é uma bicicleta de corrida, se bem que com uns toques possa-se transformar numa bicicleta relativamente competitiva, quer seja em maratonas ou em enduro, sendo neste ultimo algo limitada mas nunca senti falta de curso....
adoro-a faz-me sorrir durante os passeios tenho imensa confiança no material e penso que está tudo dentro da fiabilidade sem cometer loucuras de valores. para o que faço é fabulosa é muito divertida
para o pessoal das rizes , apareçam deiam noticias, nunca mais ninguem pos nada por aqui