Cannondale prophet 4 - problemas

raposo1978

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Por acaso já fizeste uns bons upgrades na prophet mantorras, já investiste um pouco. Se calhar vou encomendar para semana os punhos e os pedais pois os preços realmente compensam

Uma questão como tiro os punhos que lá estão? vou ter de os cortar todos para os remover ou existe algun metódo mais eficaz que evite arranhar o guiador?

Já agora em relação aos pedais quando tirar os meus convém aplicar alguma massa ou cera na rosca para aplicar os novos?

Abraço.
 

raposo1978

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Queres os meus punhos? quanto achas que valem? é que ainda só fiz à volta de uns 200km na maioria feitos em ciclovia, estão como novos...

Eu em principio vou encomendar os outros durante a semana....se chegarmos a acordo e morares ao pé de mim até podemos combinar e tiro-os contigo prophet.

Que achas?

Fica bem.
 

raposo1978

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Boas pessoal ontem fui dar mais uma volta com a minha cannondale e deparei-me com o seguinte problema,

Antes de ir andar experimentei a baixar a pressão do amortecedor traseiro para 80 psi, já agora peso à volta de 90kg, o que acontece é que com esta pressão ao pedalar a bicicleta bombeia um pouco mesmo sentado e em terreno a direito. Eu baixei para esta pressão pois só assim consigo ter o sag recomendado +-20%. Eu antes tinha 110psi e sentia-me mais confortável a andar, pois a bicicleta não mexe tanto, mas assim o sag está nos +-5% que é pouco.

Já agora quando a trouxe da loja a pressão do amortecedor estava nos 70psi, foi na loja que afinaram, mas parecia que andava em cima de um sofá. Por isso aumentei para os 110psi.

A minha questão é a seguinte posso ter um sag de +-5%? Não vai danificar o amortecedor?

Abraço.
 

mantorras

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mantorras said:
raposo1978 said:
e estive a ver as caracteristicas (o quadro que está em anexo está no manual da prophet suplement, na pág 25) que está no pdf em anexo a esta mensagem, e as caracteristicas do quadro da prophet 4 para a prophet MX são exactamente as mesmas, o material, as medidas, os ângulos, o desenho técnico apenas muda o tipo de eixo traseiro como se pode ver no quadro e as medidas da forquilha que na 4 é de 530mm e na MX é de 570mm.

Não é só o braço que é diferente.
Também o triângulo frontal o é. O quadro da MX traz suporte ISCG e supostamente (nunca consegui reparar nisso bem nas fotografias e não conheço ninguém com uma MX para comparar) a parte inferior do quadro é mais reforçada. Agora se existem outras diferenças menores e imperceptíveis não sei, mas também não me parece, senão fariam publicidade a tal facto.

Estive a investigar e já vi a diferença entre os quadros. Para além do suporte ISCG, o Prophet 4x/MX também tem a soldadura entre o tubo de direcção e o tubo inferior reforçada. Se reparares no teu quadro, na parte inferior, ambos os tubos têm algum espaço entre eles. Nos MX essa zona é toda reforçada, a soldadura vai quase até ao final do tubo de direcção, onde começa a parte inferior da caixa de direcção. É por isso que eles permitem suspensões com maior curso no caso da MX.

Repara na fotografia em baixo, tirada dos forum da mtbr:
mx.jpg
 

raposo1978

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Mantorras não à foto?

Mas por acaso tive a ver no site da cannondale e realmente parece que tem um pequeno reforço, sublinho "parece", ou seja a diferença que existe também não deve ser uma diferença abismal de um quadro para o outro.
 

mantorras

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raposo1978 said:
Mantorras não à foto?

Mas por acaso tive a ver no site da cannondale e realmente parece que tem um pequeno reforço, sublinho "parece", ou seja a diferença que existe também não deve ser uma diferença abismal de um quadro para o outro.

Boas,

A fotografia a mim aparece porque tenho o cookie do MTBR, de certeza. De qualquer modo já copiei a foto para a minha área para toda a gente ver.
Sim, o reforço existe mesmo, faz como eu, pega na tua bike e repara na diferença, ainda é alguma.

Quanto ao aguentar ou não é o que já foi dito. Até aos 530 é tens certeza absoluta e total que aquilo está estudado. A partir daí já estás a ir para além das especificações, mas não quer dizer que parta, claro, ainda há de haver uma margem de segurança, é uma questão de um gajo ir até onde quer.

Por acaso, não fazes ideia de quanto custa um swingarm de uma prophet mx novo, não?
 

raposo1978

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Pois realmente tens razão nota-se essa soldadura. E além disso a MX tem o eixo traseiro de 12mm. É por causa disso que perguntas o preço do swingarm da MX?

Eu hoje à partida vou a uma loja que vende cannondales, se eu for lá pergunto o preço do swingarm.

Já agora o que é aquela peça que aparece por vezes no fundo do tubo da direcção? refiro-me a um cilindro preto com mais ou menos 15mm de altura que aparece no fundo do tubo de direcção. É para reforçar o tubo de direcção?
 

raposo1978

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Não é a lefty, olha para a foto da bike cinzenta que está mais acima neste post por cima da foto do quadro da prophet.

A suspensão é de dois braços e repara no cilindro preto com mais ou menos 15mm na base do tubo da direcção.
 

ggx2

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Os quadros Cannondale são desanhados para usar lefty´s cujo sistema de fixação tem um braço superior e inferior na que fixa à caixa de direcção. Quando é montada uma suspenção "tradicional" é necessário montar essa anilha que referes para compensar uma vez que a caixa de direcção é mais curta.
 

raposo1978

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Mas a anilha que tenho na minha não tem nada a ver com a das fotos....é muito mais fina, mas mesmo muito mais fina.
 

mantorras

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raposo1978 said:
Eu hoje à partida vou a uma loja que vende cannondales, se eu for lá pergunto o preço do swingarm.
Obrigado! ;)

raposo1978 said:
Já agora o que é aquela peça que aparece por vezes no fundo do tubo da direcção? refiro-me a um cilindro preto com mais ou menos 15mm de altura que aparece no fundo do tubo de direcção. É para reforçar o tubo de direcção?

Isso foi erro da Cannondale, ou melhor, é a solução para o erro! LOL.
A C'Dale começou a meter forquetas tradicionas nas Prophet, nomeadamente na MX e como costuma trabalhar muito com a FSA colocou as caixas de direcção OnePointFive da FSA que permitiam a colocação de suspensões 1"1/8. Acontece que começaram a montar as bikes sem verficar tudo bem e o pessoal começou a queixar-se, entre outros, o dono dessa prophet mx (a última, da soldadura), pois o que acontecia é que ao se virar o guiador a parte de cima da suspensão, as regulações, batiam no quadro (ou nos cabos, vá). Assim a Cannondale, para solucionar esse problema, começou ela própria a fabricar o copo da parte de baixo da caixa de direcção, que deve ser usado em vez do da FSA, sendo o resto da caixa de direcção mantida (também sai uma borracha).

Existe um pdf (119292.PDF) no site dele com essa informação, que foi lá que eu vi isso. Quanto à estética acho que fica horrível. Quanto à suspensão em si e ao comportamentos, é alto interessante, pois aquele valor máximo indicado pela Cannondale para as suspensão deve ser medido desde o final da testa do quadro até ao eixo, ou seja, incluindo a parte inferior da caixa de direcção! Agora não sei se com este aumento o comprimento total se mantém dentro dos 570mm, supostamente deveria, mas não sei se as Fox são "altas" ou não.
 

mantorras

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raposo1978 said:
Mas a anilha que tenho na minha não tem nada a ver com a das fotos....é muito mais fina, mas mesmo muito mais fina.

Yah, mas com a tua suspensão consegues dar uma volta completa ao guiador, não consegues?
A questão é que nas outras a suspensão batia no quadro e limitava isso.

A ideia devia ser para o pessoal não ter saudades das Lefties ao bater no quadro, mas com as Lefties sempre se podiam fazer X-Ups para a direita! :twisted:
 

ecs

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Viva.

A minha prophet 4 (2007) com suspensão TORA veio sem qualquer anel na caixa de direcção. Um colega meu adquiriu uma prophet 3 (2007) com suspensão PIKE e a dele trazia de facto um anel com cerca de 10 15 mm.

Após algum tempo sem barulhos, sou acompanhado, novamente, pelo famoso CRI,CRI,CRI. Que raio de grilo é este que teima em me fazer companhia? Onde é que ele se enconde? Alguém faz ideia?

abraços
 

mantorras

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Pois, a inclusão ou não desse copo da caixa de direcção deve-se ao tipo da coroa da suspensão montada. Suspensões que tenham a coroa mais plana precisam dele, para evitar que os botões batam no quadro.

Em relação ao barulho, não faço ideia nenhuma. Esse famoso barulho era um problema nos swingarms de 2005, mas entretanto foi resolvido e os swingarms substituídos. Agora não sei de onde possa vir. Se depois descobrires, avisa.
 

ecs

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O barulho apareceu e depois de uma lubrificação exagerada pelo mecânico a coisa desapareceu.
Ele acha que a origem está no pedaleiro.
Na mesma altura em que fui ao mecânico, estava lá outra prophet igual à minha e da mesma idade (2007), exactamente com o mesmo problema de ruído. Segundo o dono dessa outra prophet, o barulho desapareceu desde essa data e ainda não se repetiu.
De facto, ouço apenas o CRI CRI no instante em que exerço força no pedal direito.
 

raposo1978

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Epah!!! Então não sou o único a ouvir CRI CRI CRI!!! Pensei que tivesse um a cannondale única que ia cantando à medida que eu andava :lol:

Em relação ao anel a minha acho que não tem, e se virar o volante todo acho que bate no quadro, mas hoje vou verificar isso melhor...

Mantorras afinal vou hoje à loja eu pergunto depois sobre o swingarm da MX.

Amanhã devo dizer alguma coisa sobre o "anel" do meu tubo de direcção.
 
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