Cannondale | Os benefícios da Suspensão Lefty

muttley

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Apresentação acerca dos benefícios da suspensão Lefty, por Larry Westney, responsável técnico da equipa Cannondale Factory Team, que tive a sorte de conhecer pessoalmente o ano passado na feira de Santarém, quando fez a apresentação do projecto Cannondale Simon.


[video=youtube;_WlRqcAQr2w]http://www.youtube.com/watch?v=_WlRqcAQr2w[/video]
 
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HaTrED

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É interessante mas só aborda o que "mais lhe convêm". O primeiro teste então... fisicamente não é o mais correcto, a comparação não é a mais justa. Em todo o caso, quando for grande, espero ter uma "manquinha".
 

Kamoes

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Apesar de serem grandes suspensões... não acredito no funcionamento daquela que dizem ser uma "normal".

Que raio de suspensão (a funcionar correctamente ) comprime e não volta ao sítio?

Desculpem, mas parece que colocaram ali uma suspensão sem ar!

Não nego que uma lefty tenha um funcionamento mais correcto... mas também não compro as coisas assim como as vendem.
 

andrextr

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Sim as suspensões estão sem ar, senão nao era possivel comprimir só com um braço. O objectivo era ver a stinction (fricção), que é superior com 2 pernas, por ser um sistema de casquilho. Na lefty são rolamentos de agulha, não tem fricção. Mas não é por isso que eu gosto de leftys...são feias e dão um look de XC. Ponto.
 

Filipe

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Mas então se são superiores naquelas torções todas que ele demonstra, porque é que ainda não há leftys para al moutain (superior a 140mm) e FR e DH, julgo que nestas modalidades estão mais sujeitas aquele tipo de torções.
Eu gosto muito das cannondale e tem que ser com lefty porque se não for já não gosto, mas este comparativo não me convence a lefty mesmo sem ar recupera?
 

andrextr

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Quando esvazias uma suspensão totalmente, a camara não fica em vácuo! Continua com ar lá dentro a preencher o espaço, com uma pressão igual à pressão ambiente.

Quando a comprimes, vais estar a reduzir o volume e a aumentar a pressão dentro da camara, e por isso é que ela recupera. Nas que têm duas pernas também recupera, mas a fricção dos casquilhos prende os movimentos de retorno, porque a força de retorno é pequena (porque a pressao na camara não é muita).

Uma suspensão só deixa de ter ar lá dentro quando tu a comprimes totalmente e despejas o pipo! Nesse caso permanece esgotada, porque fica em vacuo e não recupera :) Basta pensar neste exemplo, aplicado a uma garrafa de agua.
 

andrextr

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Vi o video outra vez, e ele no fim diz que as suspensões não tem damping.

Portanto elas estão ocas, não tem interior. Apenas estão a comparar os dois tipos de "carcaça" ou chassis, se assim se pode dizer.

E se virem no video, nem a lefty nem a outra recuperam (porque não tem cartuchos no interior). Ele é que puxa para a frente e para trás com as mãos.


PS: De facto também já me questionei porque é que eles não fazem uma Lefty para AM / FR / DH !.... Motivos de marketing e falta de aceitação das pessoas deste tipo de suspa nestas vertentes? Ou por motivos técnicos? Já que a cannondale gosta de desenvolver estes aranhiços completamente fora das tendencias, porque não uma lefty 200mm ?? Não sei...

O certo é que nas novas CD Joaquim (Jakyll) 150mm ou Claymore 180mm não se vê nenhuma lefty....... É tudo suspas de 2 pernas à homem!! :D
 

Kamoes

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Tem a ver com o tamanho do eixo.

Ora, já viram o que é terem que criar um eixo para cada lefty?

É certo que a rigidez é superior... mas a "grossura" das pernas também é.

Conclusão:
Para criarem uma Lefty com um curso tão grande, o eixo da roda tinha de ser bem maior... portanto precisavam de um cubo maior.
A nível de grossura, em vez de uma perna tinham de usar uma manilha...

Simples? :mrgreen:
 

Kamoes

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Pensa nas outras suspensões normais.

Numa Fox com 100mm de curso, tens baínhas com 32mm.
Numa com 160mm de curso, tens baínhas a 36mm.
Numa com 200mm, tens baínhas de 40mm.

Percebeste?
 

andrextr

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Não....

Pensa nas outras suspensões normais:

numa Reba tens 32mm de bainhas
numa Lyrik 170 tens 35mm
numa Totem 180 tens 40mm
numa Boxxer 203mm tens 35mm :lol:

Não me parece que aumentarem o diametro de uma lefty e meterem um cubo mais largo seja um empedimento tecnico para fazerem uma lefty de DH. Alem disso nao é so o diametro que importa, mas como a espessura dos tubos.
 

MMTS

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Este video para mim é zero até parece a venda das "power balance", ora vejamos sabemos lá que tipo de susp. ele está a usar para este teste, gostava de ver era com varias marcas e com as presões feitas com uma afrição certa, não sabemos qual a força que está a exercer em ambas... tive a oportunidade de exprementar uma lefty e num pequeno teste de maniabilidade que é fazer oitos e equilibrio a bike pende e muito para o lado em que tem a susp. deixou-me um pouco desiludido em relação ao funcionamento em adamento amortece bem mas tem dá sempre essa sensação de fugir para um lado...
 

jginja

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Viva.
Antes de mais quero dizer que tenho uma Fatty e uma Lefty, instaladas, respectivamente, numa rigída e numa suspensão total.

Tal como já foi dito anteriormente o vídeo é "ligeiramente" tendencioso, pois o homem deve estar a vender a suspensão e os benefícios aos revendedores ou lojas. Também pode ser uma apresentação aos media. Resumindo, eu não levo este vídeo muito é sério. É mais marketing do que técnico.

Marco, quando dizes que tens a sensação que a bike foge para o lado esquerdo, isso acontece se tirares as mãos do guiador? Eu já fiz esse teste várias vezes e a bicicleta mantém uma linha recta sem se desviar para a esquerda.

Há contudo uma questão que é provocada na roda dianteira. Devido ao facto do cubo da Lefty ser como é, ao longo do tempo a roda dianteira pode ficar descentrada. Isto é provocado pelas forças exercidas nas travagens.

Num vídeo já postado pode apreciar-se melhor a suavidade do funcionamento:
[video=youtube;LfDuAE8HdX4]http://www.youtube.com/watch?v=LfDuAE8HdX4[/video]


Boas pedaladas
 

andrextr

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Sim este tipo de testes não tem grande valor porque há muitas variaveis que nao sao controladas, e podem facilmente ser aldrabadas.

Mas em termos de fricção, as leftys tem menos do que as normais suspensões, pelo simples facto de a lefty ter apenas 1 veio, que corre numas estrias com rolamentos de agulha ("needle bearings" no esquema)

0610_CT_EI2.jpg


Nas suspensões normais, temos 2 veios (pernas), em que cada uma delas passa num casquilho com um diametro à justa para não haver folgas. Ou seja, há mais fricção neste caso. E isso basta tirar o ar da suspensão ou tirar a mola, e mexer as pernas, que dá para ver que ha fricção nas pernas.

fox40_400.jpg
images


Ou por exemplo, basta aplicar força com a roda da frente contra uma parede e tentar afundar a suspensão, para perceber que faz atrito, e que esse atrito aumenta com a torção (força contra a parede). A lefty ja nao sofre tanto deste fenomeno.

Portanto o video apesar de não ter grande valor cientifico, não tenho duvidas que a lefty tem menos fricção.

Se eu gosto mais da lefty por isso? Nem por isso :)
 

zanetti

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Nao comprem a lefty ,a serio as minhas ficam mais exclusivas ,sabem porque a cannondale nao faz leftys para downhill?porque ja nao produz bikes de dh ,sabem que um senhor chamado cedric gracia fazia provas de dual,e dh com lefty aqui a uns anos ?sabem porque eles so fazem lefties de 100mm e 120mm neste momento ?porque estas continuam a ser feitas nos estados unidos e tem um custo de produçao mais alto ,sabem que as leftys so tem o dobro da rigidez de uma forqueta convencional,sabem porque as jeckyll nao trazem lefties ?porque eles ,cannondale,tiveram a visao mais comercial do mercado ,assim a jeckyll tera mais procura e a lefty de 140 mm faria a bike desiquilibrada porque a traseira faz 150mm ,da mesma forma que ja tiveram uma dupla lefty mas uma de cada lado em bikes de dh ,com a designaçao de moto em meados de 2000 salvo erro ,agora posso garantir a alguns iluminados que com ou sem videos com ou sem pressao com ou sem casquilhos com uma perna apenas a lefty da uma bannhada na concorrencia ,nos quando opinamos deveriamos ter os dois lados em consideraçao ou seja exprimentar ,nao se julgam componentes por possuirem uma ou duas pernas ,por fazer x ou y curso e preciso andar no terreno ,e garanto que nao fazem sub viragem ,poderao e precisar de rodinhas atras porque a malta que nao sabe ainda o que e uma bike ...
 
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Kamoes

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Não me lixem com aquela do "ah e tal" a bike foge para a esquerda... "atrofia-me andar só com uma perna, parece que vou sempre a virar..."

Já andei com Lefty no meio do mato e não tenho dúvidas que é bem melhor que a concorrência. É bastante rígida... mais do que qualquer uma que já tenha testado (nisto, não tenho grande leque de suspensões testadas... mas fiz questão que uma destas fosse uma Lefty).


Tiro o chapéu á Cannondale porque sim senhor, está á frente das outras no que a funcionamento diz respeito. Em relação ao peso, também há poucas mais leves...


Mas não acredito a 100% naquele vídeo. É uma maneira demasiado "vendida" de demonstrar as falhas das outras suspensões, mas completamente aceitável tendo em conta o objectivo ;)



Já andei de Scalpel com Lefty... e se podesse, tinha uma na garagem. Aquilo é outro mundo...

Usei um Taurine e não gostei... achei demasiado rígido. Numa Flash nunca andei, mas espero que esteja bem melhor...


Cannondale é do melhor que há, eu sou fã! :D
 

andrextr

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Zanetti, devias de ir trabalhar para a CD. Com um post desses para meter no curriculo facilmente te aceitavam :)

Pois eu não gosto de defender marcas só porque tenho uma. Para me comprarem é preciso mais que isso. As marcas é que me devem lavar o rabinho com agua de azeitonas porque sou eu que pago, e não o contrario! Mas isto é a minha opinião.

Não sou iluminado, mas tenho um colega com lefty (prophet), e percebo perfeitamente que o sistema de rolamentos é superior no que toca à fricção, mas não gosto do trabalhar daquilo nem do visual daquilo! Gosto de ver as perninhas com a coloração dourada anodizada :)

Apesar de não estar dentro das contas e decisões de marketing da marca, ao contrario aqui do nosso amigo, não percebo porque é que de há uns tempos para trás deixaram de fazer leftys para os modelos de mais curso. Por exemplo, a nova Claymore de Enduro/FR de 180mm. Porque não uma Lefty de 180mm? Já que fizeram uma bike fora das tendências (para variar) com aquele amortecedor invertido (extensivo), porque não completar o aranhiço com uma lefty de 180mm?

Será mesmo devido aos custos de fabrico como aqui o nosso amigo defende? Pois, eu acho que quem dá +3000€ por uma bike, não se deve importar de dar mais 5€ para ter uma lefty cujo custo de fabrico é superior....

Portanto, continuo sem perceber o porquê de restringir as leftys para os modelos maratonas/XC .... Mas pronto, a marca (e o nosso amigo) lá saberão os motivos internos para tal decisão.

Um ganda abraço mas com pouco contacto físico, por causa das bixanices :)
 

MMTS

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voltando ao assunto... eles não usam este sistema em cursos superiores porque tecnicamente não aguentariam, até pode ter muitas qualidades, no entanto não se esqueçam que a roda apenas está presa de um lado em que este eixo não faz milagres... aqui bem perto de mim um companheiro com uma flash e com a respectiva, teve uma queda aparatosa por ter partido o dito eixo... Dá que pensar não!?
 
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