Cannondale Flash 4

tuner

New Member
Foi no dia 23 Abril véspera dos meu anos que comprei a Cannondale Flash 4 carbono para substituir a Flash de alu ,perdi a cabeça e lá cmprei a minha prenda de anos , sendo assim a minha
nova companhia nas voltas de fim de semana cannondale flash 4(M) quase de origem :) disse que não ia alterear nada para já mas como o vicio é tanto decidi aproveitar uns componentes que tinha em casa ( cassete sram 990 vermelha , corrente sram 991, pedais candy sl ) e como vendi os meus elixir 5 cmprei uns elixir cr , e tambem comprei um desviador traseiro X0 gren ;) .
com estas pequenas mod´s emagreçeu umas gramas estando actualmente com 10280 kg , o restante material ´o de origem .
para futuro quero trocar espigão selim , selim e guiador , mas para já fica assim € :mad:

Material original ------------------------------------------Alterações

Quadro ----------- Flash carbon S.A.V.E. BB30 specific
Suspensão------- RockShox SID Race 100mm
Rodas------------- DT Swiss XCR 1.7
Cubos------------- DT Swiss XCR 1.7
Pneus ------------ Schwalbe Racing Ralph 2.1" EVO Triple Nano
Pedais------------ CrankBrothers Eggbeater ---------candy sl
Pedaleira-------- FSA V-Drive BB30 44/32/22t
Corrente--------- SRAM PC-951 9sp ------------------Sram 991
Cassete---------- SRAM PG-970 11-32t 9sp ---------Sram 990 red
Desviador f.----- Shimano SLX direct mount
Desviador T.----- SRAM X-9 --------------------------Sram X0 Gren
Shifter ------------SRAM X-9 triggers brancos
Volante------------FSA XC180 flat
Avanço----------- FSA 150 XTC 1-1/8"
Caixa direcção-- Cane Creek 1.125" integrated
Travões--------- Avid Elixir 5 brancos --------------Avid Elicir CR
Selim------------ Fizik Tundra w/ manganese rails
Espigão selim--Cannondale C3 27.2mm w/ 15mm offset


Fotos bike origem


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Fotos com as alterações


Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Só acho que o desviador em verde fica a destoar.

Nesses componentes a trocar (espigão, guiador, avanço...) consegue-se poupar muita grama!
Fora isso, é uma excelente máquina!

Boas subidas e descidas!
Marco Camoes.
 

tuner

New Member
Só acho que o desviador em verde fica a destoar.

Nesses componentes a trocar (espigão, guiador, avanço...) consegue-se poupar muita grama!
Fora isso, é uma excelente máquina!

Boas subidas e descidas!
Marco Camoes.
tambem concordo que destoa um pouco o verde mas como foi um negocio com os elixir cr eu aproveitei , pode ser que apareça alguem que queira trocar por um vermelho , mas até não desgosto ,

boas voltas para ti tambem Maco , força no pedal :)
 

agirão

New Member
Vira o avanço ao contrário. Fica com um ar mais racing!

Parabéns pela bonita máquina!

Boa sorte com ela!
 

RickySiMo

New Member
Vira o avanço ao contrário.

Só se não gostar de conforto, controlo nas descidas e das costas. Ou será que isso não conta? Basta ver pelos profissionais, em que muito poucos andam assim.

Dêem-se boas sugestões técnicas que isso é que vale. O resto é conversa.
 

agirão

New Member
Talvez estejas enganado!

Os avanços são construídos segundo um ângulo recto formado entre o eixo da estrutura de encaixe no espigão e a extensão para o guiador. Desde que se altere esse ângulo, fechando-o, pretende-se baixar o posicionamento do guiador. Daí, chamar-se ângulo negativo!

Será, esta particularidade, para se colocar o avanço invertido e não voltado para cima! Há, assim, uma majoração aerodinâmica, logo prestacional e ergonómica.


Ergonomicamente, produz-se menos fadiga na coluna vertebral numa posição mais horizontal do que vertical. A força é espartilhada pelos braços, bem com os impactos são minimizados. Tudo o que seja optimização ergonómica é passível de conforto, ao contrário do que laicamente se pressupõe!

Tudo tem uma razão de ser científica! Nada é feito ao acaso!

Boas pedaladas!
 

Kamoes

Active Member
Hell Yeah!
Nem mais Professor!

Eu sou a prova "viva" disso! :mrgreen:
Dantes usava guiador elevado, avanço a apontar bem para cima... e desde que coloquei um guiador recto e avanço invertido, lá se foram as dores nas costas!
Nem sempre é bom usar o avanço invertido, como nem sempre "faz mal".

Cada caso é um caso!
Se a bike já tiver uma frente muito baixa, e o selim bem acima da linha do guiador, inverter o avanço poderá provocar mais dores nas costas... já que obriga as costas a posicionarem-se mais abaixo e a fazer mais força nos braços!
Basta ver o exemplo das bikes de estrada, onde o tamanho é ainda mais importante que nas de BTT, um quadro curto de mais poderá causar muito desconforto por ficarmos com o selim demasiado alto, e o guiador baixo!

Abraço ;)
 

agirão

New Member
Estive para dar esse exemplo, das bikes de estrada!

Os avanços da Cannondale são, maioritariamente, invertidos! Mesmo com 10º ou 15º negativos.

Esta Flash está lindíssima com essa Sid! As cores combinam na perfeição!

E esses travões são do melhor que conheço numa particularidade interessante! Recolhem os bombitos com bastante eficácia e muito rapidamente, não causando atritos nefastos, como se nota em algumas outras marcas!

Também gosto muito da estrutura dessa pedaleira!

Ah! E gosto das letras que tem no quadro! CANNONDALE!

Grande máquina!
 

tuner

New Member
exacto eu como ainda só testei o avanço na posição positiva vou fazer um teste de virar e usar na posição negativa para ver realmente se sinto ou não mais conforto dai poderei opinar .... e todas as opiniões são bem vindas :)

ABRAÇO :)
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas, Parabéns pela nova maquina. Os Flash são sem duvida belos quadros.

Se me permites deixa-me só deixar dois reparos assim mais rapidos do que vi pelas fotos.

Um é aquele tubo hidralico da pinça de trás que está com uma falta de curvatura no Fitting, além de que o tubo fica esticado e quase a 90graus como se vê numa das fotos quando começa a acompanhar o quadro. O segundo é sobre o guiador, sem duvida na parte do avanço é mais uma questão gosto pessoal mas no guiador reparo é que parece que foi instalado para ficar com a marca para cima em vez de ajustado aos braços tanto que deu paara repara numa da fotos em que se vê que curva para baixo.

Quanto a modificações tens muitas a fazer se a ideia for melhor algum peso e algumas são baratas como os discos porque os da AVID são pesadissimos por exemplo.

Abraço
 

agirão

New Member
Bem observado!

Não me lembro se será possível girar um pouco o parafuso que une o tubo à bomba. Ficaria o problema resolvido.

Tenho uns Avid...mas como os montei ontem e não necessitei de mexer no tubo, não tenho de memória o sistema. Se for possível, é bastante fácil. Basta desapertar um bocadinho ( com cuidado) e girar até ficar na posição certa.

Nada que não se resolva com facilidade!
 

tuner

New Member
Boas, Parabéns pela nova maquina. Os Flash são sem duvida belos quadros.

Se me permites deixa-me só deixar dois reparos assim mais rapidos do que vi pelas fotos.

Um é aquele tubo hidralico da pinça de trás que está com uma falta de curvatura no Fitting, além de que o tubo fica esticado e quase a 90graus como se vê numa das fotos quando começa a acompanhar o quadro. O segundo é sobre o guiador, sem duvida na parte do avanço é mais uma questão gosto pessoal mas no guiador reparo é que parece que foi instalado para ficar com a marca para cima em vez de ajustado aos braços tanto que deu paara repara numa da fotos em que se vê que curva para baixo.

Quanto a modificações tens muitas a fazer se a ideia for melhor algum peso e algumas são baratas como os discos porque os da AVID são pesadissimos por exemplo.

Abraço

Pois é Nuno eu ao colocar os travões numca pensei num promenor (tamanho do tubo) ja que veio de uma flash tamanho S e o tubo fica curto em cima e em baixo e não pensava ter de desembolsar mais dinheiro e ter de comprar um mais comprido .
O volante realmente vinha assim da loja e hoje ao colocar os bar end coloquei a meu gosto.

Obrigado pelo reparo .

Abraço :)
 

tuner

New Member
Bem observado!

Não me lembro se será possível girar um pouco o parafuso que une o tubo à bomba. Ficaria o problema resolvido.

Tenho uns Avid...mas como os montei ontem e não necessitei de mexer no tubo, não tenho de memória o sistema. Se for possível, é bastante fácil. Basta desapertar um bocadinho ( com cuidado) e girar até ficar na posição certa.

Nada que não se resolva com facilidade!

Agirão ja fis isso e mesmo assim fica curto em cima ao virar o volante todo o tubo fica curto e la vou ter de colocar um mais comprido :(
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Olha uma bike quase igual á minha

Realmente, um X0 verde, necessita de ser trocado
O avanço FSA, como já foi dito, merece estar invertido...

Depois, uns upgrades... podes trocar esse espigão, pesa parece chumbo!
 

tuner

New Member
Olha uma bike quase igual á minha

Realmente, um X0 verde, necessita de ser trocado
O avanço FSA, como já foi dito, merece estar invertido...

Depois, uns upgrades... podes trocar esse espigão, pesa parece chumbo!

Pois eu ja ando a namorar uns upgrades mas vai ter de ser com calma , o avanço testei no Ontem invertido e realmente gostei bastante e como não sou muito alto de perna fica com uma frente mais baixa e em andamento noto uma melhoria que vou ver com a continuação.
o X0 depois das criticas fiquei sempre a olhar para ele (com cara de que fica mal mesmo )e já o retirei voltei a colocar o original X9 a espera de um vermelho .
Em vista esta um * espigão kcnc 8000 (novo ou usado) ja que a diferença é muito pouca
*discos Ashima ARO 08
*volante kcnc , fsa carbono ou ritchey carbono
*Avanço kcnc ou ritchey wcs
*chavetas kcnc
*selim Selle Italia SLR XC ou Selle Italia SLR XC GEL FLOW

estou aberto a opiniões :)
 

HR

New Member
Parabéns pela bike está muito fixe!!!

Quanto a baixar peso é só uma questão de € e paciência pois por vezes encontram-se excelentes negócios de ocasião...

Diz-me uma coisa se poderes, qual a altura exacta da superficie do selim ao centro do eixo pedaleiro?

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

emparlace

Member
Tuner, antes de mais parabéns pela nova aquisição.
Eu tenho uma bike que partilhava uns componentes identicos aos teus, mas de momento o que vina de origem é só mesmo quadro, suspensão e pouco mais.

Isto para te dizer que onde eu poupei muito peso mesmo foi no espigão e selim.
Esse conjunto é super pesado e posso te demonstrar o peso que poupei na troca destes dois componentes;

SANY0202.jpg


SANY0192.jpg


Foram cerca de 200gr à vida sem espinhas, lol!

Ah, os componentes da segunda foto são o speedneedle marathon e espigão thomson masterpiece com yokes kcnc e parafusos ti.
 

tuner

New Member
Parabéns pela bike está muito fixe!!!

Quanto a baixar peso é só uma questão de € e paciência pois por vezes encontram-se excelentes negócios de ocasião...

Diz-me uma coisa se poderes, qual a altura exacta da superficie do selim ao centro do eixo pedaleiro?

Muitas e boas pedaladas...
HR

Tem 70cm e de perna tenho 80cm (1.75 altura)
 
Top