Campeonato Nacional XCO - Moreira de Conegos - 16 e 17 Julho

Sapateira

New Member
Boas

Estive em Moreira de cónegos e gostei da corrida que vi, quanto a mim o circuito era duro, muito duro mesmo e isso ajudou a uma boa corrida, acho que os titulos foram bem entregues, mas não vejo os outros como "perdedores", qualquer um do pódio de elites e até mesmo atletas fora do pódio poderiam sem duvida envergar a camisola pois qualidade não lhes falta para isso, no entanto o David Rosa foi o mais forte e como é obvio há que lhe dar mérito por isso!

Rápidas melhoras a todos os acidentados, e espero que os nossos atletas continuem a demonstrar a enorme qualidade que tem quer no estrangeiro quer em provas nacionais onde já correm muitos estrangeiros!

Cumps
 

Patitos

Active Member
Algum pessoal aqui do fórum continua a andar muito stressado.
O que eu disse uns post atrás foi a minha análise e a minha opinião, nada mais.
Mas parece que andam aqui uns meninos que ou não compreendem ou não respeitam a opinião dos outros.
Em qualquer competição há vencedores e perdedores, é a lei natural da vida, no entanto referi, que Tiago na minha opinião precipitou-se no seu ataque, e pagou a factura desse esforço, TAMBÉM disse que é um dos valores indiscutíveis do BTT NACIONAL.
De maneira nenhuma o achincalhei, nem ao seu treinador.
Todos aprendemos com os erros, assim como o Ricardo tb terá aprendido, que não deve ir para a pista 30m antes de a prova treinar.
Mas o mais engraçado é este pessoal não mencionar os Aspectos negativos que mencionei e que podem por em causa a integridade física dos atletas. E alguns até são profissionais de saúde. Mas isso não deve ser importante.
 

Conguito

New Member
Para uma atleta como o Sergio que para mim é dos melhores atletas nacionais a nível de técnica dizer que era muito perigoso imagino mesmo como seria! Sinceramente até compreendo esta obsessão pela técnica, no entanto acho que começam a abusar e a misturar a técnica com o perigo para integridade física, este tipo de obstáculos tb leva que atletas a evoluírem bem tecnicamente se envolvam em quedas feias e assim limitem a sua progressão neste campo!
 

Patitos

Active Member
Mas será que tem de haver drops ou declives perigosos para glaúdio dos espectadores em detrimento dos atletas ???
Pela informação que já tive acesso a prova do mundo em 4 Setembro em Champery ( Suiça ) tem um percurso exigente a nivel fifico pois tém subida longas e ingremes , e descidas , embora estas não sejam muito perigosas, e realmente existe uma parte tecnica exigente mas a subir .
 

GS67

Member
Parabens aos campeoes nacionais de todas as categorias,nao posso deixar de dar uma palavra de apreço pelo excelente comportamento dos atletas algarvios presentes com titulos e segundos lugares conquistados e outras boas classificaçoes.
 
O people está a entusiasmar-se, estou a gostar de ver... o que vale é que há atletas para todos os gostos e provas para todo o tipo de performances.
Não fui a Moreira de Cónegos com muita pena minha mas pelo que estou a ver o percurso era deveras exigente/perigoso, mas era para todos igual, não!?
Cada um deve avaliar por si próprio quais as condições que tem para participar num determinado tipo de prova, taça, campeonato ou o que quer que seja, não obstante disso a organização deve ter em consideração o tipo de percurso, por vezes falha-se, talvez, mas com os erros devem tirar as ilações do sucedido como foi o caso da primeira prova da taça em Tougues... e tentar melhor para a próxima;
Parabéns a todos os campeões e participantes, todos são importantes... Até mesmo os que têm opiniões divergentes e eu penso que ao contrário de muitos, falar e comentar até faz bem a muita gente, até para mudarem de opinião se for preciso;
Boas pedaladas... e parabéns a todos os fotógrafos pelos magníficos momentos que fazem recordar a tanta gente...
 

Curandeiro

New Member
Deixemos as análises aos atletas para os Jornais e Revistas da matéria!

Vir para aqui falar de pistas mais ou menos perigosas e comparar-las entre si, é a mesma coisa que vir para aqui falar do verdadeiro sexo dos anjos! O XCO está a evoluir, e como qualquer coisa sujeita a evolução vamos ter bons momentos e maus momentos, atletas que adoram certo percurso e atletas que detestam o mesmo percurso! Porque no fim ganha quem melhor se adapta, esta é a realidade! A vida de um atleta de alta competição passa por ultrapassar obstáculos, e não há um que chegue ao fim de uma prova destas e diga que não evoluiu mais um pouco! Deixemos as análises aos atletas para os Jornais e Revistas da matéria! E se vimos aqui dizer alguma coisa sobre atletas é que todos que arrancam para fazer uma prova daquelas são herois! Independentemente do que algumas pessoas vêm para aqui dizer! Viva ao XCO Nacional e aos atletas que estão a escrever a sua história!
 

Pedro_xpto

New Member
Não tiro nem uma palavra ao que o Conguito disse é mesmo o meu ponto de vista! Mas será que o sinónimo de XCO evoluir é pistas com descidas de DH?
 
Last edited:

Caruma biker

New Member
Isto ontem parecia que tinhamos voltado ao tempo do Circus Maximos Romano... com gladiadores e leões na arena.
Que se lixe se os atletas tem ou não capacidade de ultrapassar os obstaculos, isto é o campeonato nacional, tem que ser dificil. (ouvi isto na reunião dos directores de equipa, e fez-me lembrar outro senhor)
Mas ser dificil a custa do sangue e do bem estar fisico do Atletas??? Vão dizer isso a quem deixou a pele no chão do circuito, quem engolui terra no drop final, ao rapaz da Bicicastro que pratiu o femur, a Gongalo penedo e ao Ricardo marinheiro que aterrarm de queixo no chão, ainda aos que partiram dedos e a quem hoje, segunda-feira teve que ir trabalhar.
Na minha Equipa tive 15 atletas em prova, todos cairam todos tiveram que passar nos bombeiros para limpar as feridas...
Justifica esta "dureza" numa prova do Campeonato, que pode hipotecar o futuro dos atletas??? Espero bem que não, mas se a perna do rapaz da bicicastro ficar mal curada ao ponto de não poder voltar a pedalar??? Que se lixe isto tem que ser duro, ha que ter Kit de unhas.

Aquelas fotos do ultimo drop, são uma boa amostra do que se passou. Nem uma alternativa foi criada para que é menos dotado tecnicamente fazer. Caso eu saiba o regulamento UCI assim o exige.
Não intressa nos queremos ver Sangue, atletas no chão, humilhados, enquanto publico se ri das quedas, mesmo na cara deles.

Se mais alguma vez, que a integridade fisica de um atleta seja posta em causa de maneira gratiuita, num circuito sem condições, vou fazer o possiveis para boicotar o envento.

A custa do sangue e da saude dos meus atletas ninguem ganha seja o que for.
 

Patitos

Active Member
Caruma biker, assim como alguns de nós , és dos poucos que pensa assim.
Qualquer dia vem o pessoal do DH para o XC.
Mas a integridade fisica não interessa para aqui...têm de ser duro e dificil e ponto final......Essas pessoas que pensam assim e que as temos que respeitar, vão garantidamente passar melhor com a crise que se intalou em portugal " As medidas de austeridade, têm de ser duras e dificeis e ponto final "........ops.......mas como toca a eles já é DIFERENTE
 

Curandeiro

New Member
Caro Caruma Biker,

Em todo o seu discurso apenas concordo com as alternativas que deviam ter sido criadas! O miúdo da Bicibastro que fala chama-se Helder e não partiu o femur! Está bem e a recuperar graças a deus! Agora só bem para aqui falar em boicotar provas porque certamente nunca fez nenhuma ou o seu discurso seria outro! E para o seus atletas poderem correr nas provas, é necessário respeito por quem muito trabalha no meio do monte! Não é chegar aqui estar revoltado com todos ameaçar e pensar que as coisas cairam do céu! Não é assim que vai proteger os seus atletas, ou são flores de estufa! Outros também lá andaram e não caíram!
 

Curandeiro

New Member
E mais uma coisa, muitos dos que lá estavam a rir eram atletas! Não venha para aqui com conversa da treta!
 
Last edited:

maxxis

New Member
Boas a todos

Antes demais parabens a TODOS os intervenientes neste Campeonato Nacional.

E agora deixem me explicar:

1 - As melhoras aos atletas que tiveram algum problema na prova, mas Caruma ninguem partiu o femur, houve sim um forte ematoma no musculo.
2 - Se ha alguem que tem o maximo de respeito por todos os atletas esse alguem sou eu Agostinho Carvalho.
3 - Em relação á dureza do circuito, é verdade que era bastante duro, e foi isso que eu quiz dizer na reunião de directores desportivos, não como eu sou o maior mas sim que estavamos ali para discutir os titulos mais apeteciveis do ano, inclusive perguntei se alguem tinha alguma coisa a dizer sobre o percurso e todos os presentes na reunião nada disseram.
4 - Continuamos a discutir o sexo dos anjos, como é que queremos levar alguem aos JOGOS OLIMPICOS se a nossa mentalidade continua a ser o que importa é não ser dobrado pelo primeiro e isto só acontece porque cada um continua a olhar só para o seu umbigo.

E não me queria alongar mais pois as faltas de respeito entre todos nós continuam e eu volto a dizer ORGANIZEM-SE

Agostinho Carvalho
 

asleb

New Member
Agostinho

Para a próxima avança com os estradões, e nada mais tenho a dizer, sobre algo que considerava já ultrapassado, e quando estamos a um ano de 2012.

Parabens a todos os novos CAMPEÕES, pois bem merecem.
 

hesitate

Member
Realmente há aqui comentários curiosos...
Infelizmente não pude estar em Moreira de Conegos, mas esperem lá!!

Querem percursos em estradões para atletas que disputam um campeonato nacional e sonham brilhar lá fora?
Querem percursos onde os atletas nada tem a aprender ou forma de evoluir o seu nivel competitivo?
Querem percursos onde os atletas possam andar a assobiar e ver quem lhes está a tirar a melhor foto?

Parece-me a mim que chegam a manosprezar as capacidades dos nossos atletas, acredito que o percurso não esteja ao alcance técnico de toda a gente, mas corre quem quer, com a consciência daquilo a que tem de sujeitar, por isso existem os treinos que dão oportunidade de conhecer os circuitos e assim possibilitar aos atletas a opção de arriscar ou não.
 
Boas,

Eu penso que os circuitos de XCO devem ser técnicos para poderem proporcionar mais espectáculo, maior diversão e acho que as exigências técnicas são próprias do XCO, no entanto o último drop era, na minha opinião, uma "armadilha" que sem uma escapatória pouco sentido tem. Os circuitos querem-se rápidos e técnicos, mas não perigosos. O melhor percurso do nacional foi, na minha opinião, o de Tougues.

Muitos parabéns aos Campeões e venham mais fotos
 

RTC

Super Moderador
Bom, aposto que todos ou quase todos atletas que participam regularmente ou não na Taça XCO não querem circuitos-estradões.
Para bom entendedor meia palavra basta...

Já agora, para que se possa compreender a noção do que é para alguns um circuito estradão, pergunto a quem participou ou foi a Seia, como qualificam aquele circuito?
 

nhunho

New Member
Não estive na prova por isso tenho as opiniões um bocado condicionadas!

Mas o que me parece realmente censurável nisto da elaboração de percursos de xco, e já vem de à muito tempo: É o facto de não existirem ( ou existirem poucas ) pistas permanentes que sejam usadas durante o ano inteiro.
Não é uns dias antes com umas pás e enxadas que se constrói um percurso de xco!!!
O resultado até pode parecer muito interessante ao início mas depois de passarem 300 atletas em treinos e competição e se cada um der em media 10 voltas ao percurso, ficamos com mais de 3000 passagens.
Num percurso com pouca ou nenhuma compactação, solos poucos consistentes em zonas de travagem ou tracção, dá no que se tem visto!
Basta ver o drop dos vídeos em que a zona da recepção era uma roleta russa, por não ter consistência nenhuma.
Não compreendo!
Se os atletas treinam o ano todo!
Se existem clubes espalhados por todo o país!
Porque é que no dia da prova mais importante do calendário de xco se tem de correr numa pista acabada de fazer, mal ensaiada, e altamente deteriorável.
Para mim não dá gozo nenhum correr numa pista desse tipo.
Vejam o exemplo da pista de Castro Marim, que apesar de não ser nenhum monumento ao btt, é uma pista técnica, divertida, e permanece quase inalterada do inicio ao fim. O perigo das quedas vem com o cansaço ou com a desconcentração, e não dumas raizes ou de umas pedras que estão escondidos numa imensidão de pó....
 

J_Santos

New Member
Boas, o último drop não era assim tão mau, apenas ficou "gasto" com o passar das voltas, das bikes sempre a travar, a arrastar terra, a encovar etc. Eu, por exemplo, no sábado, nas voltas que realizei fi.lo sempre sem problemas, já ontem durante a prova, fazia á mão, pois já me tinham dito que estava diferente e sendo assim não valia a pena arriscar.
Na minha opnião foi um percurso expectacular, durinho e técnico!
Parabéns a todos os participantes principalmente aos CAMPEÕES!!!
 
Top