Campeonato Nacional XCO - Moreira de Conegos - 16 e 17 Julho

Patitos

Active Member
Boas Pessoal.
Hoje desloquei-me a Moreira de cónegos para ver a corrida principal, a das elites.
Foi uma corrida atípica, e ao mesmo tempo emocionante do ponto de vista humano e competitivo.
Houve um azarado, um perdedor, e dois vencedores.

AZARADO:
Ricardo Marinheiro, um dos favoritos, meia hora antes da prova, num dos drops da pista caiu, ficando um bocado mal tratado, lábio superior com edema, suspeita de fractura do maxilar inferior, e solução de continuidade ( Ferida ) aberta e profunda no queixo.
Mesmo assim apresentou.se á partida . Logo nos primeiros metros e na primeira subida, já ia á frente uns 5 mts do Tiago ferreira, durante as duas primeiras voltas foi assim o figurino, Tiago e Marinheiro na frente, lá atrás vinham bruno e mais atrás em sofrimento David .
Na terceira volta, Ricardo manifesta dores maxilares e cefaleias intensas, e á chegada às boxes foi aconselhado a desistir por questões de saúde, mais tarde observei-o e aconselhei-o a deslocar-se ao hospital ( no fim comento todo este processo ).
Não me lembro de ver ninguém tão forte, quer no arranque, quer a subir.....impressionante.
GRANDE PERDEDOR:
Tiago Ferreira, pensou , que de alguma maneira conseguisse acompanhar o Ricardo……..pagou a factura bem caro……..foi triste ver Diogo a passar por ele na ultima volta, com ele praticamente parado, completamente exausto……serve de exemplo para ele e para o seu treinador para não cometer o mesmo erro para bem da competição e para bem nacional, visto ser na minha opinião um dos futuros do btt.
VENCEDORES:
Bruno e David Rosa, Bruno pelo 2º lugar, ainda andou em 1º, mas atrás vinha um super ressuscitado David ( doente !!!!! Debilitado !!! atendendo á minha profissão, ninguém debilitado ou doente ( como se comentou ) ganhava naquele circuito tão duro , e correndo de trás para a frente , ganhou justamente com muito espírito de sacrifício , atingindo os seus próprios limites , ( as 9 subidas a Alvega surtiram o seu efeito ).
ORGANIZAÇÂO
Aspectos positivos, localização da prova, zona ampla de abastecimentos, bem delineada , prestação das equipes de emergência dos grandes profissionais que são os bombeiros .
Aspectos Negativos: Num campeonato Nacional, é inadmissível que transeuntes ou espectadores circulem precisamente no meio da pista….é lógico que é uma tremenda falta de civismo ( dos BIMBOS ) de Portugal, mas para uma prova deste nível exigia-se uma melhor fiscalização ao longo do percurso .
Equipe médica da prova……..nem vou comentar que é melhor, visto eu ter acompanhado o Ricardo ATÈ O RETIRAR DA AMBULANÇIA E LEVA-LO AO PAI PARA O LEVAR AO HOSPITAL .
À momentos de sorte.
 

mondraker_lover

New Member
Realmente é pena, tendo em vista o circuito e o nível técnico que apresentava alguém como o Ricardo Marinheiro tenha tido esse azar. Mas certamente o David ganhou com todo o mérito, e é mais uma prova de força desse grande Homem. A camisola tá bem entregue.
Sou apologista deste tipo de circuito, vem privilegiar os mais dotados tecnicamente, btt é mesmo assim.
 

tiso

New Member
Foi 1 corrida inteligente do David Rosa, não entrou em loucuras no inicio, colocou o seu ritmo e apartir da 3ª volta foi vêlo recuperar enquanto os adversários perdiam gás ele mantinha-se fresco e sempre ao mesmo ritmo. Foi o não entrar em loucuras k lhe deu a vitória e não acredito k tivesse qualquer problema fisico pois o rapaz não é nenhuma máquina, era precisso estar bem fisicamente para ganhar.

Mas mais do k tudo dar os PARABENS ao Mário Costa e ao David Rodrigues pela vitória do Mário e 2º lugar do David k fizeram a dobradinha pelos "BRAVUS"Curas, para ser exelente era o nosso 3º sub23 ocupar a 3ª possição do pódio mas infelismente a corrente não o deixou. Tambem para ele, toda a Equipa dos Bravus Curas, para a Joana Monteiro e todos os campeões muitos parabens.
 

Caruma biker

New Member
patitos não acertaste uma :D

quem passou o Tiago Ferreira para ficar terceiro , não foi o Diogo Silva mas sim o Fabio Ferreira. Que por sinal fez uma prova espectular.

Quanto a Prova em si so tenho uma pequeno reparo a fazer... Dureza e Tecnica, não é sinonimo de perigo.
Não é normal que numa prova, mais de 80% dos atletas tenham ido ao tapete, tanto no reconhecimento, como na corrida em si. Algo aqui não bate certo. E decerteza que se aconteceu esta quantidade de quedas, alguma com gravidade, decerteza que não foi por falta de habilidade dos atletas.
Por isso as melhoras ao atletas que ficaram mais mal tratados

E os parabens ao novos Campeões Nacionais.
 
Last edited:
J

jpmduarte

Guest
Viva,
penso que o Patitos (que parece ser grande fã do Marinheiro, e não tenho nada contra isso) não viu muito bem a prova. Assim como quase todas as provas que vi ao longo do ano, o Marinheiro tem partidas rápidas, mas é ele que não tem depois aguentado o ritmo até ao final. Hoje, eu vi a prova em vários locais de passagem. Na primeira volta estava na primeira descida perigosa das pedras lá em cima e quem lá passou primeiro foi o Tiago com alguma vantagem.
Isto só foi um reparo...porque sou fã de todos...gosto de ver o marinheiro a descer, assim como o Mário Costa, da combatividade do Ruben do Tiago. Mas neste momento, e tem que se admitir, o atleta mais forte é o David Rosa. Parabéns a todos!
 

stuka666

Member
[video=youtube;ZDLm2YrVf5c]http://www.youtube.com/watch?v=ZDLm2YrVf5c&feature=player_detailpage[/video]

aqui têm um vídeo, onde era preciso técnica :D
 

fmourinha

New Member
https://picasaweb.google.com/104543208262609763928/2O11717CampeonatoNacionalXCOMoreiraDeConegos?authkey=Gv1sRgCI6j8aKHsIiJgQE

https://picasaweb.google.com/104543208262609763928/2O11717CampeonatoNacionalXCOMoreiraDeConegos2?authkey=Gv1sRgCM-QlfOo4pO5hQE

Aqui estão os meus dois albuns ;)

fUpctiNkLQCBVgLlRAnBMh72V4F-crAnwO8oLWiaG1c
 

gongas84

New Member
Comentarios desnecessarios que se fazem por aqui... meus senhores sao atletas como o ricardo o tiago o david que defendem o nosso pais e sao a cara do btt nacional e a cara de portugal la fora... que sentido tem chamar a bttistas que sacrificam mts vezes a sua vida pessoal chama los perdedores? E vergonhoso haver comentarios desses..principalmente pra atletas que dao a cara por todos nos
 

Nuno Giant

New Member
Pena o Ricardo ter tido aquele azar antes da prova!!! Ele está fortissimo e ia sagrar-se campeão (na minha opinião)... a sorte não ajudou e agora o importante é recuperar! FORÇA RICARDÃO!
 

Espigão

New Member
O patitos parece daqueles comentadores de futebol doentes com relatos encomendados, "100% isentos" e cheios de fair-play...

E a doença já é tão grave que na ansiedade de achincalhar atletas, treinadores e quem mais os apoia, se baralha todo com as classificações...

Quem é que terá encomendado o seu relato?... BRUXO!!

É muito triste mas enfim, nada que já não nos admire vindo de quem vem...

Quero apenas dar os parabéns aos Campeões Nacionais e desejar rápidas melhoras a todos os acidentados que foram bastantes.

Cumprimentos

Hugo
 
Last edited:

webibinho

New Member
Isto esta cada vez pior... é só lavagem de roupa suja, é no xco, é no xcm, é nas maratonas não federadas.

Vir para um resclado do campeonato nacional, uns defenderem um atelta outros atacando indirectamente ou directamente esse atleta e seu pai, não me parece que prestem grande valia aqui ao resclado.

Enfim pedalem mais e falem menos, assim melhoram a vossa capacidade fisica e dão uma lufada de ar fresco aqui ao forum.

Parabéns a quem coloca aqui as fotos, os videos, etc, porque isso sim vale a pena
 

RTC

Super Moderador
Liguei agora ao Sérgio Valente a dar-lhe os parabéns e ele disse-me que aquilo era muito perigoso e confirmou-me aqui que o Caruma biker já o disse aqui.
E se assim foi, também não acho normal.
Penso que estamos a entrar numa onda de obcessão em delinear percursos muito tecnicos que depois de tão técnicos que são ficam pouco cicláveis. E como atletas pensam muito vez que montado é que se faz mais rápido, é que acontecem as quedas, algumas que deixam marcas.
Resta saber se afinal estes percursos trazem alguma coisa de positivo ao XCO nacional, visto que 90% dos seus participantes nem competem lá fora, onde "supostamente" os percursos são muito técnicos, o que não me parece ser verdade.

Parabéns a todos os vencedores.

René
 
Top