Caminhos de Santiago - Percurso entre Viseu e Chaves é inaugurado em Abril

cister monge tony s

Active Member
haverá novos desenvolvimentos sobre este tema? a questão aqui levantada sobre os albergues e o seu funcionamento aquando da inauguração desse novo troço, é muito pertinente...
 

Vhl

New Member
Bom dia,
Alguém têm novidades deste percurso.
Eventualmente, irei fazê-lo no fim do mês, se houver informação ou marcações no terreno.
 

Vhl

New Member
Obrigado pelas informações.
Dia 26 ou 27 de Abril, um grupo de 5 irá fazer esse caminho até Santiago, com saída de Coimbra, passagem por Viseu e siga até Santiago.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Penso que o percurso já estará todo marcado (no concelho de Chaves posso confirmar que está).

A grande incógnita continuam a ser os albergues que ainda não se encontram em funcionamento.
 

lmqm1979

New Member
Este parece-me ser um percurso lindo. Passei em Viseu neste fim de semana e gostei mt da cidade. Conhecia pouco, mas ja lá vi as setas...
 

psmribeiro

New Member
Estive presente no dia da inauguração do Albergue de Vila Pouca de Aguiar, excelentes condições...

Podem ver imagens neste video...

[video=youtube;T4imDLdVCU4]http://www.youtube.com/watch?v=T4imDLdVCU4[/video]
 

obelix

Member
Gostei do video. Estes caminhos que vemos, fazem parte do percurso Viseu-Chaves (não notei a presenca das setas)?
 

vitor

New Member
Boas,

pelo que conheço do percurso deste video, a partir do albergue não é caminho s. tiago, mas sim na serra da falperra. Quanto ao caminho entre Vila Real e Vila Pouca constatei este Sábado que algumas setas mudaram de côr, de amarelo para verde para marcar um raid tt que passou por trilhos coincidentes. enfim...:(
 

Vhl

New Member
Bom dia,
Então, dando conta do nossa aventura.
Saímos de Cantanhede dia 26 de Abril com destino a Santiago de Compostela. Neste dia fizemos 136 Km até Mões.
Até Santa Comba fomos por alcatrão e depois seguimos a Ecopista do Dão até ao início dos caminhos, em Farminhão.
Aqui começa um verdadeiro percurso de BTT, e até posso dizer, digno de provas. Até Fontelo não é muito "agreste" mas de Fontelo até Almargem, cuidado...
Subidas com 15%, 20% de inclinação e com o piso muito irregular, muita pedra, regos, etc.
No 1º dia chegamos á Mões pelas 19h15, onde pernoitámos numa quinta de Turismo Rural,(um verdadeiro paraíso) onde fomos muito bem acolhidos pelos proprietários.
No 2º dia a intenção era chegar a Bertelo, mas depressa nos apercebemos que nãos seria fácil. Um dos nossos amigos sentia dores num joelho que já no 1º dia tinha dado que falar.
Iniciámos o 2º dia por volta da 8h30 e fomos desbravando caminho. A saída de Mões é feita numa descida brutal, mas depois há uma súbida enorme...
Chegados a Ribolhos, descemos para o rio, tendo uma vista sobre um túnel da A24 e creio que devido a este túbel, temos de fazer um serpenteado... A passagem do rio é feita à mão, por cima de uns blocos de granito.
O restante caminho até Bigorne, é duro. Digo duro, porque é feito por antigos caminhos Romanos, pelo menos foi o que me pareceu. Caminhos de pedra, subidas de pedra, caminhos muito irregulares.
Neste dia fizemos somente 27 km, porque fomos "obrigados" a desistir, devido à lesão do nosso amigo e ficámo-nos por Bigorne pelas 13h.
Ficou um gosto amargo pois era intenção fazer os caminhos nestes dias já planeados, mas a saúde do amigo, falou mais alto e decidimos todos regressar com ele...

Quanto aos Albergues, só vimos o de Almargem, e... dá para dormir para quem não for esquisito. Depois até Bigorne, não vimos mais nada. O de Bigorne é na Junta de freguesia, mas quando lá chegámos estava fechado.

Estes caminhos no meu entender são brutais, duros, e as paisagens magníficas. Esqueçam atrelados nas bikes e os alforges. Eu levei mochila e foi do melhor. Quanto ao atrelado, não passa em muitos locais é necessário andar a empurrar, e então há súbidas que.... puxar bike e atrelado à mão, vai lá vai... Os alforges creio que é no mesmo sentido que o atrelado.

Entretanto tentaremos recomeçar os caminhos num fim de semana próximo... A ver vamos.

Soube muito a pouco.
 

jorlui

New Member
A quinta referida pelo Vhl é a Quinta da Rabaçosa.
Em Ribolhos há um albergue na antiga escola primária, com lotação máxima de 6 pessoas, mas é preciso fazer marcação e não sei se já está operacional!
Se alguém precisar de ajuda na zona de Mões - Castro Daire é só dizer, uma vez que é a minha terra Natal e onde moro!
Nas nossas voltas de domingo fazemos muita vez parte do percurso dos caminhos de Santiago que cruzam a freguesia de Mões e as freguesias vizinhas.

Correcção da informação albergue Ribolhos:
[h=1]Albergue de Ribolhos[/h]40°52’51.87″N 7°55’40.47″W
Capacidade 16 PAX
Valor: Aceita-se donativo
Aviso prévio (tel. +351 )
Ribolhos – Castro Daire
Disponível a partir de Junho (entretanto podem pernoitar nas instalações da Sta. Casa da Misericórdia de Castro Daire) – aviso prévio (mínimo de 2 dias de antecedência).
 
Last edited:

psmribeiro

New Member
Não aparece o caminho no video, como foi referido, depois do albergue é a Serra da Falperra. Na questão das setas, tem de se seguir apenas as amarelas!
 
Top