Caminho Português de Santiago - Porto | Santiago de Compostela 25 a 28 de Abril 2013

emsfc

New Member
Este tópico tem como objectivo partilhar a preparação e realização do nosso Caminho de Santiago.

Este projecto surgiu em meados do ano passado, quando eu e o meu irmão decidimos que em 2013 faríamos o Caminho de Santiago em bicicleta.

A primeira decisão a tomar foi a data da realização do Caminho. Depois de analisado o calendário vimos que entre 25 de Abril e 01 de Maio seria o período ideal, já que daria para jogar com os feriados e fim-de-semana, e assim ajustar os dias de viagem conforme nos fosse mais conveniente.

Em conversa com um amigo lá arranjamos mais um companheiro de viagem e assim formamos a comitiva que vai integrar esta peregrinação. Apesar de sermos apenas 3, conseguimos representar várias zonas do país, Aveiro, Viseu, Setúbal e S. Miguel (Açores). Um dos peregrinos vem propositadamente dos Açores para fazer o Caminho.

Depois destes preparativos iniciais tivemos que decidir as etapas da viagem, sendo que a partida seria do Porto. Depois de lermos vários relatos de outras pessoas que fizeram esta viagem, entendemos que o ideal para nós seria dividir a viagem em 4 etapas, e assim decidimos:

. Porto - Ponte de Lima
. Ponte de Lima - Porriño
. Porriño - Calda de Reis
. Calda de Reis - Santiago de Compostela

Por ser o nosso primeiro Caminho, a viagem dividida em 4 etapas torna-se fisicamente mais leve. Ao mesmo tempo permite-nos disfrutar um pouco mais do Caminho.

De seguida tivemos que começar a pensar no alojamento. Albergues ou hotéis? Optámos por hotéis pelo facto de podermos sair com tudo programado, sem correr o risco de encontrar albergues lotados, ainda mais porque os peregrinos a pé têm prioridade sobre os peregrinos de bicicleta... Deixamos os albergues para o próximo Caminho.

A esta altura cremos que terá sido a melhor escolha, já que parece que nestas datas há muitos peregrinos de bicicleta a caminho de Santiago... Apesar de ficarmos em hotéis, tentámos minimizar ao máximo os custos. Vamos partilhar quarto e os hotéis escolhidos são bastante acessíveis. Cada um vai gastar uma média de 18€ por noite, já com o pequeno-almoço incluído.

Todos optámos por utilizar mochila para o transporte das nossas coisas, Depois de alguma pesquisa optámos pela Quechua Trail de 27L, que aparenta ser uma mochila bem confortável e com capacidade mais que suficiente para levar todos os nossos pertences. Tem ainda a vantagem de ter uma protecção impermeável para a chuva, que esperamos não ser precisa.

Neste momento estamos na fase de decidir o que levar na mochila... Vamos tentar levar o menor peso possível, por isso queremos reduzir ao máximo a quantidade de coisas a levar. O facto de sermos 3 permite-nos distribuir entre todos algumas coisas (ex.: ferramentas para a bicicleta) e assim reduzir o peso da mochila. A lista já está alinhavada... Assim que tivermos a versão final podemos partilhá-la aqui para que também nos possam ajudar a afiná-la. Servirá também de ajuda a quem estiver a pensar em fazer esta peregrinação.

E por agora os preparativos estão assim...

Abraço,
 

tpfernandes

New Member
Olá...

A divisão das etapas acho que está aceitável, se não querem esticar muito a coisa em quatro dias dá tempo e mais que tempo para descansarem e verem tudo e mais alguma coisa.

Albergues ou Hotéis? Depende do vosso espírito. De cada vez que vou, hotéis só em último recurso. Acho que a essência do Caminho está na convivência e partilha de experiências com outros peregrinos dos quatro cantos do planeta, peregrinos esses que ficam alojados em albergues. Os albergues são sempre mais baratos que hotéis.

Mochila Quechua Trail. É o modelo que anda nas minhas costas há algum tempo neste tipo de travessias. Só que a minha é a de 17 L. Chega e sobra para o que levo para 3 ou 4 dias e é confortável q.b. . Normalmente não levo o saco de água.

Espero ter ajudado...

Bon camiño
 

emsfc

New Member
Obrigado aos dois pelas dicas...

tpfernandes: Sendo esta a nossa primeira peregrinação, preferimos ficar em hotéis. Acabamos por ir mais descansados, sem o receio de chegar ao albergue e não ter lugar para ficar.
A segurança das bicicletas também nos influenciou para decidirmos pelos hotéis. Em todos os que vamos ficar as bicicletas ficam guardadas dentro do hotel, o que nos deixa também mais descansados.
Desta vez será assim, pode ser que no próximo optemos pelos albergues!

anarciso: obrigado pela dica. Vamos anotar para não nos esquecermos de visitar.

Abraço,
 

emsfc

New Member
a parte dos albergues é a mais dvertida...e nunca estão cheios...ou quase nunca.tem sempre mais um lugar num cantinho :)

Eu sei lá... a malta das bikes parece que decidiu toda ir a Santiago nestes dias :D

Abraço,
 

tpfernandes

New Member
emsfc...

Com todo o respeito, vocês não vão fazer o Camiño, apenas vão dar uma volta de bike durante 4 dias....

Em 2008, fiz-me à estrada com uma mochila de 3 litros sem pensar em hotéis, sem pensar se estavam cheios ou não e tudo correu bem. O ano passado fiz o mesmo, encontrei o albergue de Caldas de Reis cheio. A solução passou por ir para o seguinte.

Vocês não vão para o fim do mundo, não se assustem nem tenham receio dos imprevistos, eles fazem parte da mística que tem esta epopeia.

Querem um exemplo? Imaginem um desviador partido a 40 km de Santiago, no meio de uma povoação com meia dúzia de casas, sem descrava correntes. Tive que arranjar solução.
 

emsfc

New Member
Falando por mim, não vou fazer o Caminho de Santiago por uma questão religiosa ou espiritual. Se calhar neste momento o espírito aproxima-se mais do tal passeio de bike de 4 dias que dizes... O que não invalida que mude de ideias entretanto. Até costumam dizer que mesmo quem não vai efectivamente em peregrinação, acaba depois por entrar no espírito do Caminho.
Mas uma coisa é certa, não é por optarmos por ficar em Hotel em vez de Albergue que vamos estar menos sujeitos a imprevistos Se acontecerem também nos vamos ter que desenrrascar.
Se calhar no final vamos arrepender-nos de não ter optado pelos albergues e até nos vamos rir deste receios que temos agora, mas também espero que não nos faltem oportunidades para voltar a fazer o Caminho... com mais ou com menos espírito!

Abraço,
 

RenatoFerreira

New Member
Boas Pessoal
Da Lousã tb vai um grupo (LesmasBTT) de 4 amigos fazer o caminho.
Vamos partir dia 25 Abri Sé -Porto e planeamos 3 dias para chegar a Santiago Compostela!
Abraço e até lá boas pedaladas!!
 

pteixeira

New Member
Viva!
Parece que no dia 25 de Abril o largo da Sé do Porto vai ser pequeno para tantos bttistas lol
Eu e mais 8 amigos vamos também sair nesse dia rumo a Santiago, mas pelo caminho da costa e em 3 dias ;)

Abraço
 

emsfc

New Member
Parece que vamos ter um engarrafamento de ciclistas no caminho para Santiago :D
Bon Camiño para todos! Lá nos encontramos!

Abraço,
 

ferrazz

Member
O grupo do tony1 tbem vai mas saem de santa maria da feira eles fizeram um dorçal pro dia ... assim é mais facil o pessoal se reconhecer :)
 

tony1

New Member
Sim é verdade ferrazz, acabamos por fazer o dorsal tal como está na imagem que postei anteriormente aqui. Como vamos sair de Santa Maria da Feira deveremos andar umas duas horas atrás da maioria do pessoal, mas mesmo que sejamos muitos, até é bom, pois assim podemos nos ajudar em qualquer situação mais complicada que possa surgir.
 

shuumi

New Member
Em principio também irei partir a 25 com mais dois colegas!
Porto - Pte lima
Pte Lima - Pontevedra
PV - Santiago!

1ª vez a fazer os caminhos!
Lá nos encontraremos!
 
Top