CamelbaK FairFax '09

Jorgex

New Member
Comprei este Fairfax porque estava em promoção na Decathlon e como o meu CamelbaK Scudo é muito específico para jornadas longas, achei que devia procurar um camel adequado para breves saídas. Também procurava uma desculpa para levar comigo a bomba Blackburn Mammoth '07, uma vez que ela é muito grande para caber nos bolsos dos jerseys.


鮨™:
Penso que não tem interesse em falar da Sushi mas é uma bike virada para AM.


CamelbaK FairFax '09
camelbak_Fairfax_Black_red.jpg


  • 14.90€
  • Cargo: 2.25L
  • Dimensions: 39.0cm x 23.0cm x 9.0cm
  • Weight: .45kg empty & 1.89kg filled
  • 50 oz / 1.5 L OMEGA™ HydroTanium™ Reservoir with Lifetime Warranty
  • 3 colors: black-hi-viz / estate-blue-charcoal / racing-red-charcoal
  • Extras:
    • Insulated reservoir pocket keeps liquid cool for hours
    • Air Mesh channeled back panel and shoulder straps for enhanced ventilation
    • External zip pocket for keys and essentials
    • Front and back reflectivity improves low-light visibility


"Menos é mais!"



010120101125800px.jpg

Fairfax na garagem:_________________________________________________
Curti o Fairfax '09. É um pouco maior que o Slipstream™ '09, HydroBak® '09/'10, Classic™ '09/'10 e Zoid '10, mas mais pequeno que o mesmo modelo desde ano, Fairfax™ '10 com os seus 2.46L de carga. Apesar do aspecto amorfo ou mesmo andrógeno do Fairfax, existe uma versão feminina denominada Annadel com as cores preto, rosa esbranquiçado e um azul marinho giríssimo.

Para ser sincero, acho que a carga divulgada pela [abbr=CamelBak]CB[/abbr] é mais 2.25 Ltotal-1.5 Lh2o=0.75 Lcarga útil. Pode parecer pouco mas é mais que suficiente para as minhas necessidades urbanas e voltas semanais: 1x câmara de ar, 2x desmontas, 1x Topeak Mini 18+, 1x chaves de casa, 1x Nokia N78 e tradicional monóxido de hidrogénio. Todavia, o Mammoth não cabe no Fairfax e isso poderá constituir o seu possível falhanço. Não confundir falhanço com imperfeição... É apenas defeituoso do ponto de vista do comum bttista que usa pneus >2.0", cuja bomba é do comprimento exacto do Fairfax.

3 bolsas fazem tudo: uma para a bexiga, uma "grande" com duas mangas em rede, a cena do porta-chaves e uma bolsa circular pequenina mesmo com espaço livre que não desaparece ao atestar a bexiga. Não esquecer a presilha no peito, sendo esta 100% removível. Por falar em presilha peitoral, os modelos HydroBak® e Charm™ não possuem esta presilha. Bizarro.

A outra coisa chata: primeiro mete-se a bexiga atestada e depois é que se põe o material para levar. Pois... Isto não é como nos outros [abbr=CamelBak]CB[/abbr] de 2 e de 3L onde primeiro se põe o material e depois é que se mete a bexiga. Pois... É o tipo de coisas que baixa a funcionalidade do produto.

[anchor=frete]E o frete que[/anchor] é passar o bocal e o tubo da bolsa através da manga cosida nas alças? Pois... Misteriosamente, as mangas do Fairfax são pouco mais do dobro do comprimento das outras mochilas da camel. Demora imenso tempo passar o bocal, mas ainda bem que nunca uso o L junction, o vulgo Ergo Hydrolock Shut Off Valve, senão desesperava e ainda nem tinha saído de casa.


É só clicar que elas aumentam os pormenores! Vejam como é estético, vejam o que dá para levar em 0.75L...

Fairfax no mato:_________________________________________________
Mais uma vez o factor peso a vir ao cimo. Mal noto os 2kg nas costas e é aqui que as sessões fotográficas tornam-se mais agradáveis pois é só abrir a presilha do peito, virar Fairfax e sacar a máquina fotográfica (Nokia N78) e começar a fotografar.

Portanto, nada incomodativo e bastante prático no meio de nenhures pois leva quase tudo, quase tudo... O 'quase' é que mata o Fairfax, mas tem solução: um cordel de nylon azul esverdeado preso no psedo-pega do Fairfax e lá vai a bomba de encher pneumáticos. Com o aumento da velocidade e da irregularidade do piso, a viagem torna-se desagradável, a bomba dá muita pancada nas costas e é desagradável as nódoas negras.

A abertura da bolsa grande devia ser mais prática pois nunca vejo no que estou a pegar e o design do Fairfax faz com que seja pouco flexível, mesmo na ausência da bexiga! Lá vou apalpando até encontrar o que procuro. Devo dizer que as luvas Dirtpaw da Fox para MX oferecem muita sensibilidade! :venia:

Tal como o Scudo, Fairfax é impermeável. Todavia, não usa uma capa protectora, é integrado nos painéis que formam as bolsas para carga e daí Fairfax ser pouco maleável. Ao menos acabou-se o velho truque do saco de polietileno (PE) enrolado no telemóvel quando o céu ameaça com nuvens negras.


Não se vê nada lá para dentro, mas que fica compacto, fica!


Conclusão:_________________________________________________
Eu acho-o quase perfeito! A forma como fica achatado nas costas, a carga útil de leva, as cores opcionais, os materiais utilizados, as linhas, o design orgânico, o cordelinho exterior para levar, pendurada, a bomba de encher pneus... Este Fairfax é quase perfeito para jornadas curtas ou uma longa saída a pé e, simultaneamente, defeituoso no pormenor do transporte da bomba.

Desculpem lá estar novamente a pressionar esta tecla mas continuo a matutar a cena da bomba. Eu não vou comprar de propósito uma bomba ppp da crankbros (das poucas bombas micro que enche pneus 2.5" rapidamente) só para ficar com um hipotético kit de sobrevivência completo num micro [abbr=CamelBak]CB[/abbr].
Esperem, tive uma dor de cabeça com imagens... Uma ideia: porque não sacar o manómetro da minha bomba de alta pressão enfiar dentro do Fairfax? Cronometrei 168 horas para encher pneus 2.4", mas não faz mal porque cabe tudo dentro do Fairfax!

O valor monetário do Fairfax... Eu sabia que este fantasma criado no review do Scudo havia de me assombrar no futuro mas tenho uma desculpa: comprei cá por 15€! Sim, eu desloquei-me a uma loja e comprei em promoção enquanto o Scudo foi comprado num mês de promoções malucas do CRC. Conforme terminou a promoção, o Scudo voltou ao preço normal.

Recomendo este Fairfax '09. Menos é mais!

Esquemático:
graffairfax2.jpg

Legenda:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende





Positivo:
  • Design compacto bem conseguido para a sua função
  • Peso imperceptível
  • Painéis impermeáveis!
  • Bexiga e bocal da [abbr=CamelBak]CB[/abbr] continuam a liderar o mercado
  • 3 cores disponíveis
Negativo:
  • Para quê bombas de encher pneus?
  • Requer uma certa organização para conseguir pôr 0.75Lcarga útil lá dentro, para não dizer imaginação
  • Pouco prático na manipulação de material dentro da bolsa grande
 

Sonic Reducer

New Member
excelente review, muito muito util, para mim algo essencial um camelback, nunca saio de casa para o mato sem 1, estes teus revies vão-me servir durante este ano que penso trocar de camel... continua 8)
 

Jorgex

New Member
Cada vez é mais difícil fazer este esquemáticos. Se eu gosto, eu compro. Todavia, tento fazer uma crítica, esquemático e positivo/negativo para pessoas que nunca tiveram o produto em questão e para mim é complicado fazer, por exemplo, a relação preço/qualidade. Apesar do preço (15€) e dos excelentes acabamentos com painéis impermeáveis, é complicado meter e tirar coisas do Fairfax. Isto faz cair a funcionalidade, mas vendo a coisa por outro prisma, O Fairfax, de facto, dá-me o equivalente a dois bidons de água sem problemas e fá-lo como o camelbak original. O chato é a passagem do bocal e tubo da bolsa da bexiga até a uma das alças.

Eu podia falar e falar horas sem fim sofre o Fairfax, mas notem que não dei nota máxima na estética e rácio preço/qualidade porque tenho visto outros fabricantes a ultrapassar a camel! A Camel, mais do que nunca, está a viver da reputação que criou ao longo dos anos e tem de começar a ter mais cuidado com o design das mochilas pois à muitos outros fabricantes que estão a vencer a Camel.


Cenas do próximo episódio:
020120101137800px.jpg

"Se calhar, o alvo da Lezyne não são os iniciados no ciclismo, mas sim os que já praticam à mais tempo ou talvez seja tudo uma ganda treta e há qualquer coisa no meu subconsciente que faz bip e fico vidrado... Quem sabe?"

Não é nenhum Camelbak, porém, dá 10 a zero em estética, originalidade e funcionalidade. Estejam atentos à Lezyne!
 

jginja

New Member
Bom "review".
Por acaso também comprei um FairFax na mesma loja. À promoção ainda juntei um vale de 6€, por isso posso dizer que foi uma boa compra.
Os 1,5lt não são fáceis de inserir na totalidade. É preciso paciência e destreza para meter todos os 1500ml de liquído dentro da "bexiga". Contudo, é possível!

Consegui meter todas as ferramentas que meto no Mule, à excepcção do canivete.

Na minha opinião, relativamente ao Mule:
- é mais leve;
- é mais estreito;
- a fita ao nível do abdómen faz falta, pois em descidas mais inclinadas o FairFax começa a subir pelas costas acima;
- 1,5lt, por agora, é suficiente para as minhas voltas. Em passeios mais longos é capaz de ser pouco. A ver;
- gosto das cores e acabamentos;
- não foi fácil meter a bomba, mas consegui, e tirá-la também;

Concordo com a tua afirmação acerca da Lezyne, que para quem não sabe foi criada pelo mesmo homem que criou a Truly Inovative (TRUVATIV) e depois vendeu ao pessoal da SRAM. Micki Kozuschek éo nome do senhor.

Boas pedaladas
 

Jorgex

New Member
Estranho... Quando meto a bexiga primeiro e depois o material, é me fácil introduzir a bexiga atestada.

Quanto à fita da cintura, não sinto falta porque é mais uma coisa que simplifica o Fairfax. Exemplo, para tirar uma foto com o Scudo '09, tira de abrir as duas presilhas ou fivelas, pegar no enorme Scudo (em volume e peso) e passá-lo para a minha frente, enfiar a mão e sacar do telemóvel para fotografar. E mesmo com a fita da cintura do Scudo, ele bate na nuca em descidas muito acentuadas.

Enfim, para um pequeno [abbr=CamelBak]CB[/abbr] a experiência foi muito positiva, pois estou habituado a levar um bidon nos bolsos dos jersey e é desagradável porque aperta no pescoço, mas é aqui que entra a Smart Wallet da Lezyne. Um jersey com 3 bolsos leva: um bidon com 600ml de monóxido de hidrogénio, câmara de ar, chaves de casa e no último bolso vai a Smart Wallet.

P.S. - Obrigado pela dica da Truvativ, jginja. É mais material para encher no review da Lezyne. E depois da Lezyne vem os reviews da ocupação alemã na ibérica: Continental e Schwalbe vieram para ficar. É só manipular no photoshop um mapa da península para ficar como nos mapas da ocupação alemã na França.
 

Jorgex

New Member
Veio uma caixa com 40 Fairfax vermelhos a meio de Dezembro e dia 23 de Dezembro esgotou. Não voltaram a ter mais em Almada. :cry:

Soube que em Alfragide teve Fairfax em Dezembro mas 22€...
 

renatosilva

New Member
Olá, impressao minha ou isso de 14€ está super em conta para o resto do produto que encontramos no mercado?
Para mim o design é muito louco, simples, pratico e resistente. . . BOA AQUISIÇAO

Abraços
 
Top