Bravellir said:
Acho que é SEMPRE o avanço que segura a suspensão no sitio. A aranha serve apenas para remover a folga e ajustar tudo ao sitio para DEPOIS o avanço ser apertado e manter tudo a funcionar.
No mínimo, mesmo que conseguisses ajustar tudo sem a ajuda da aranha ( teoricamente é possível ), ficavas sem sitio onde prender a tampa do tubo :|
Existem outros sistemas para ajustar e remover folga sem ser por aranha. Por exemplo o head doctor da hope.
A ordem pela qual descreves a montagem está certa, embora discorde da primeira parte.
É a aranha/tampa que mantém a suspensão no sitio. O avanço apenas serve para virar a direcção.
o que mantém o conjunto unido é a tampa que faz pressão no avanço quando apertada na aranha, mantendo (como disseste e bem) o conjunto sem folgas.
Experimenta desmontar a tampa superior e deixar o avanço e vais ver que ao fim de algum tempo de andamento (basta muito pouco) começas a sentir as folgas provocadas pela deslocação/escorregar do avanço.
Tal sucede porque o avanço tem tendência a subir com a utilização, daí a tampa apertada na aranha exercer forças que "puxam" a suspensão e ao mesmo tempo faz de batente no avanço, mantendo todo o conjunto seguro.
Tal como explicaste a ordem de aperto é primeiro a tampa e só depois o avanço, porque se se apertar primeiro o avanço corremos o risco de ficar com folgas na caixa de direcção.
Existem sistemas que substituem a aranha, como o que se usa no DH em que em vez da tampa superior apertar numa aranha que está situada no interior do tubo de direcção, aperta noutra tampa que fica situada no orificio de baixo do tubo de direcção, junto a coroa da suspensão. Com este sistema a unica coisa que anda dentro da coluna de direcção é o veio que une as duas tampas.
É disto que estou a falar:
http://www.woodmancomponents.com/catalog/categorie.php?cat=pre&lang=en&art=pre8