C-Dale Prophet 4- actualização c/ upgrade (Mavic Crosstrail )

ggx2

New Member
Passado alguns meses resolvi fazer um upgrade.

Parte 1 - review original
Parte 2 - upgrade de rodas para Mavic Crosstrail e alguns novos comentários :) :ideia:
Parte 3 - Suspense :twisted:

PARTE 1

Espero que este minha rudimentar análise possa contribuir para ajudar quem procura decidir no momento de comprar.

Este processo nunca é fácil, depois de muito pesquisar e ler, quando pensava que a minha decisão estava tomada, cruzei-me com esta maravilhosa bike :mrgreen: e acabei por decidir a aquisição desta bela companheira que se juntou à familia. Não me vou adiantar nas razões objectivas e muitas também subjectivas, dado que há sempre muito de cabeça, coração e irracionalidade nestas escolhas.

Podem consultar o site oficial http://es.cannondale.com/bikes/07/ce/mountain/prophet/index.html . Curiosamente acabei de consultar e o amortecedor passou a ser um RockShocC Pearl 2.1 .

Estamos a falar de uma bike incluida no conceito Enduro ou All montain, o que para mim significa polivalência e adaptação a proporcionar bons momentos em todo o tipo de terrenos, o que, garanto, se verifica. Quem procura uma máquina de corridas não a encontra aqui :ideia:
A minha tem o quadro pintado a preto sem brilho (mate) e acho que, em termos esteticos, fica fabuloso, mas vamos ao que interessa.

Optei por fazer algumas modificação/upgrade no momento da compra.
Por uma questão de gosto pessoal, a transmissão foi toda alterada para Shimano (ficou só a cassete Sram ), de salientar a opção pelo conjunto pedaleiro Deore LX, o que representa uma evolução considerando o que vem de origem. Em termos de funcionamento tudo é preciso e fluido. Há quem diga que a transmissão Sram é mais rápida, mas fica para uma próxima a experimentação :twisted:.

O quadro tem um aspecto e acabamentos 5*. As soldaduras não enganam... aquilo tem qualidade... muita 8). Este quadro tem a caracteristica de permitir alterar a sua geometria, dado que permite ancorar o amortecedor em duas posições. O curso da roda traseira é sempre de 140mm.

Agora é que é, o que interessa mesmo, a utilização (+-100Km em terrenos variados e sempre em posição XC ).
A minha experiência é muito positiva (bom sabor de boca, como dizem nuestros ermanos :mrgreen:). Comparativamente com a minha Orbea rigida o saldo é positivo. Maior conforto, rola relativamente bem, nota-se que os pneus (26x2.35) não nasceram para devorar Km´s e em lama fazem o famoso efeito de ventosa (é preciso usar o musculo :oops:). A subir fiquei agradavelmente surpreendido, dado que em nenhuma situação, senti necessidade de utilizar o U-Turn para diminuir o curso da suspensão. Se por um lado os pneus tem um atrito elevado, a suspensão/conjunto traseiro contrabalança este aspecto devorando as irregularidades. Nas descidas é largar o freio e deixarmo-nos ir na trajectória escolhida que não há surpresas desagradaveis.

Comecei com a pressão recomendada no amortecedor, mas parece-me exagerada, já reduzi para cerca de 115 psi (sag em cerca de 20%) e parce-me que é o ideal. Raramente se nota algum bombeio, absorve as irregularidades e sem "bater" utiliza o curso do amortecedor.

A Tora 318 coil u-turn, com funcionamento oleo e mola, também tem um bom desempenho, não deslustra em comparação com material de outros valores. Absorve bem pequenas e grandes irregularidades (estou a pensar na minha Sr Suntor anterior :grrr:). Só é pena não ter o peso de uma Lefty :wink: ou... pronto... vá lá uma Revelation!

Em minha opinião um dos aspectos mais fraquitos são os cubos das rodas, uns Shimano 475. Parecem-me algo pesados e não têm um rodar muito fluido, nota-se o funcionamento das esferas, embora não se possa dizer que exista atrito no funcionamento, pelo menos por enquanto. Vamos a ver se serão resistentes :mrgreen: . Os raios são DT Swiss Champion, uma referência e as jantes Mach1 2.30 não tem uma presença muito frequente nas montagens , mas numa análise superficial parecem ter bons acabamentos e o site do fabricante anuncia 500g, o que me parece a bom nível. Parece-me que com uns cubos de melhor qualidade será possivel reduzir o peso e melhorar o funcionamento sem grandes investimentos.

Os travões são uns Avid Juicy 3 2007 (julgo que semelhantes, senão iguais, aos Juicy 5 de 2006), ao contrário do que li em algumas apreciações, são fáceis de dosear e bastante pontentes (estou a comparar com uns V-brake Deore :twisted:).

Julgo que o melhor que posso dizer em jeito de conclusão é que tem satisfeito as minhas espectativas.

Em breve volto a dar noticias e imagens

PARTE 2

Conforme referido na introdução efectuei a substituição das rodas de origem pelas Mavic Crosstrail Disc (presente adiantado do Papai Nöel) :#1:. De momento mantive os pneus de origem, embora estas jantes possibilitam a montagem de pneus tubless.

Rodei já cerca de 100Km e só posso referir que considero que foi um bom investimento. Umas boas rodas fazem diferença. A facilidade de rodar aumentou notóriamente, julgo que conjugado pelo factor redução do peso e fluidez de rodagem com a consequente diminuição de inércia . Parece-me que estas rodas fazem um bom conjunto com este quadro. São suficientemente rigidas e resistentes para aguentar maus pisos.

Relativamente ao "setup" da bike de referir que neste momento utilizo 80 psi (para 70Kg) no amortecedor de modo a aproveitar melhor a absorção de irregularidades. Não considero que existam grandes perdas de motricidade para um nivel de andamento suave como o meu, especialmente a subir :oops:

PARTE 3 - não perca os próximos capitulos :grrr:
 

vacalouca

Member
Re: C-Dale Prophet 4

Parabéns pela bike, é um dos meus quadros de sonho pela sua polivalência, simplicidade e eficácia. Hás de pôr aí algumas fotos e ires aprofundando a análise à medida que andares nela.

Quanto aos travóes, pelo que são os Juicy 3 têm muito pouco a ver com os juicy 5, pois apenas têm um piston móvel e o outro é estático. Ainda assim, tudo o que tenho lido acerca deles em revistas da especialidade tem sido muito positivo daí que não seja de estranhar a opinião positiva que tens deles.

Já agora, se não fosse indiscrição, qual o preço que pagaste por ela ou o preço de tabela sem as alterações que fizeste? Só para o pessoal ter uma noção do PVP dela e poder assim comparar com outras opções do mesmo segmento.

Fica bem
 

ggx2

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Boas relativamente aos Juicy, os 5 "novos-2007" já são semelhantes ao 7, mas sem o dial vermelho que regula o afastamento das pastilhas. Como os 3 apenas permitem a regualação da manete.

Pelo que li numa review, os actuais 3 são semelhantes aos 5 anterirores, com apenas algumas modificações de materiais (provavelmente para os tornar mais económicos dado que é uma versão OEM), mas não conheço as duas versões de perto. Também fiquei com algumas duvidas relativas aos pistons... mas funcionam bem. Só falta testar em travagens muito prolongadas. De qualquer forma prefiro travar mais forte quando necessário do que ir sempre a encostar as pastilhas aos discos.

EM termos de valores posso adiantar que paguei +- o PVP de tabela. Troquei os manipulos e o desviador traseiro para XT , a grande diferença que "comeu" o desconto foi o upgrade do conjunto pedaleiro para Deore LX.
 

ggx2

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Mais algumas informações adicionais:

A minha Prophet 4 vem equipada com um Manitou Radium RL (nota: há diferenças de equipamento segundo zonas geográficas). Segundo consta do site, o amortecedor passa a ser um Rock Shock Pearl, é pelo menos material mais recente e talvez exista algum ganho na performance geral. De qualquer forma não estou nada desiludido com o comportamento geral e em particular do trem traseiro com o Radium. É estável qb para pedalar e absorve bem as irregularidades, considerando o meu tipo de utilização. Procuro divertimento em precursos variados, mantendo um bom rendimento em andamento moderado. Não sei se esta alteração implica alguma alteração no preço.

Conforme já referi, tenho utilizado a bike na geometria XC (angulos de direcção e tubo de selim mais verticais).
Relativamente a este aspecto, o marca indica que é geometria mais polivalente, no entanto também já li algumas reviews em que os autores consideram que a posição FR é a melhor. Perde alguma capacidade de manejabilidade em percurosos sinuosos, mas ganha estabilidade quando os terrenos se complicam, sem perca significativa de capacidade a subir.
Há por aí experiências pessoais?
 

OBiklas

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

:-K quando abri o tópico ainda pensei: "f#%@£§*-** queres ver que é uma nova marca que quer imitar a Cannondale?" .
se querias poupar nas letras mais valia ter apenas Prophet 4 :lol: :lol:

Essa suspensão é que não lhe fica lá muito bem, e é uma suspensão muito pesada :s
 

Pedro_xpto

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

pois com essa suspensao o peso da bike n deve ser o seu forte!! ja agora tou curioso pa saber quanto pesa!!
 
Re: C-Dale Prophet 4

Não tem Lefty mas não deixa de ser Prophet. É um faz tudo é o que é. Há pouquíssimos quadros com esta polivalência. Confirma-se, há as bicicletas e as Cannondale. :podio:
 

ggx2

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Sem querer ofender ninguém, ou ser pretensioso, confirmo que a há bicicletas e há C-dale (Cannondale) :mrgreen:.

Efectivamente a suspenção não contribui para um peso contido, no entanto mesmo assim é mais leve do que uma Pike . Outro aspecto que também será algo penalizador são os cubos, conforme já referi (algo a rever em breve)
Estamos a falar em supenções de funcionamento mola/hidraulico. Devo dizer que estou bastante surpreendido com o bom funcionamento geral e rigidez da Tora 318 coil u-turn. (Julgo que a Recon será equivalente para um peso inferir).

Numa pesagem em balança de mercearia a bike com pedais de encaixe pesa cerca de 14,150 (tamanho M). Nesta gama de preços não será muito fácil encontrar bikes, com este curso de suspenção e com menos peso. Em grande parte isto deve-se ao facto de se tratar de um quadro topo de gama.

Entretanto continuo com os teste de pressão com o amortecedor. Este fs vou rolar com 110 psi, no entanto julgo que o ideal será diminuir ainda algo mais.
 

motopt

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Boas :wink:

Sou capaz de comprar esta bike, por ser bastante polivalente e a possiblidade de alterar a sua geometria deu-me a volta á cabeça! :lol:

Só o quadro custa cerca de €1500, vale bem a pena!

Se a comprar vou fazer 3 trocas de componentes por gostos pessoais, avanço e guiador Truvativ Hussefelt e pedais de plataforma, os pedais de origem são mto maus mesmo. Julgo que vá perder alguns pontos para a categoria XC, mas como gosto de "brincar" assim é mto mais fácil de manobrar :)

Já agora como se comporta em escadas? Come-as bem? :lol:

Cump's e boas pedaladas!!!
 

ecs

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Viva.
Estou a pensar trocar de bicicleta.
Tenho andado a dar uma vista de olhos pela Net para ver caracteristicas mas vou comprar numa loja perto de casa.
As possibilidades são:
Cannondale Prophet 4
Trek fuel Ex5 E
Scot Reflex fx 25
Specialized fsr XC
Mondraker Factor ou Factor R

O uso que pretendo dar é apenas um: voltas no monte-subidas e descidas pelo terreno que aparecer, mole, duro ou pedras.
Dentro desta selecção e apenas desta, pedia a vossa opinião acerca da experiência pessoal.
Pessoalmente estou mais inclinado para a cannondale Prophet 4.

Grande abraço e multipliquem-se em opiniões.
 

cruza

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Pois, há as bicicletas e as Cannondale.
Ainda há prophets de 2006 com lefty, para quem quiser na loja das bicicletas em Benfica.
Apressem-se porque já poucas.

Em relação à compra muitos parabens e em relação ao peso não sei quanto a tua pesa mas a minha Prophet está com 12,7kgs.
 

Bytes

Member
Re: C-Dale Prophet 4

Parabens pela bike... eu comprei uma Prophet 3 e aquilo não é uma bike, é uma Cannondale. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Ratolas

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

É como diz o amigo agamadeira: "Confirma-se, há as bicicletas e as Cannondale. "
Quem tem uma só troca por...outra!
Aqui fica a opinião de mais um dos suspeitos do costume.
A Prophet tem um quadro espectacular, disso não haja dúvidas, conforme o equipamento que tenhas montado assim vais melhorando a performance da máquina. Pessoalmente acho que as versões sem Lefty perdem um bocado de personalidade, mas a como estou a ver pelos comentários anteriores é só impressão minha!
 

ecs

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Essas Prophet de 2006 de que falas na loja de Benfica, são modelos mais de topo ou não ?
Tenho ideia que os modelos 4 e 3 não vêm com a lefty (o que é pena).
 

ggx2

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

A Prophet 4 2007 vem com uma Tora 318 e a 3 vem com uma Pike.
As lefty são realemente uma suspenções boas, leves e de "look" muito particulares (ou se gosta ou não), mas também não há duvida que são muito caras (julgo que a manutenção também tem as suas peculariedades).
A vantagem do modelo 3 e 4 é virem com um preço mais abordável. Em minha opinião uma boa suspenção e com uma excelente relação qualidade/preço e peso é a RockS Revelation. Se pudesse escolher entre a 4 e a 3, acho que pessoalmente optaria antes pelo upgrade da 4 para esta suspenção.
 

vacalouca

Member
Re: C-Dale Prophet 4

Realmente não pondo em causa o valor das diferentes suspensões, uma cannondale sem uma Lefty fica algo estranha esteticamente. No entanto a não vir com uma Lefty, acho que a minha escolha seria a Pike e não a Revelatiion, pois acompanha melhor o curso traseiro e tem-se o Maxxle à frente.

Enfim, opiniões :mrgreen:
 

ggx2

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

A minha opção iria para a Revelation dado que daria bastante importancia ao factor peso. A diferença entre estas é algo a ter em conta e a Pike julgo que se justifica já para quem quer dar uns saltitos :mrgreen: e fazer poucas subidas . Considerando ainda o tipo de bikes que o "ecs" refere julgo que esta suspenção se adapta melhor, isto se quiser alargar o orçamento.
 

cruza

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

A manuntenção de uma lefty é com outra qualquer, ou seja desmonta-se, lubrifica-se e monta-se outra vez. É certo que é necessário conhecimento técnico para o fazer mas as outras tambem. A minha tem 7000km, foi desmontada 3 vezes para mudar o óleo e está como nova.

Em relação a cannondale com outra suspensão sem ser lefty, foi uma exigencia de mercado, assim vende mais. Mas lembrem-se que quando este quadro foi idealizado, foi pensado para uma lefty por isso tem a zona da caixa de direcção tão reforçada. Teve 18 meses de evolução
Com outra suspensão até podem fazer uma caixa de direcção menos robusta e assim tirar peso, se calhar é o que vai acontecer.
 

ecs

New Member
Re: C-Dale Prophet 4

Viva.

Já fui namorar as "Prophet 4" de 2007 e encontrei o mesmo modelo com dois amortecedores diferentes.
Vi umas com um "Manitou Radium RL" e outras um "RockShox Pearl 2.1 Air". Parece que os modelos mais recentes trazem o Pearl 2.1.
No entanto, verifiquei que, o "Radium" tem possibilidade de bloqueio enquanto que o "Pearl 2.1" não tem.
Qual o comportamento do "bombear" em pedaladas fortes? Tem algo tipo ProPedal ou não?
Não encontrei informação acerca de opiniões ou testes aos referidos amortecedores. Neste sentido, apelo à vossa experiência e agradeço a vossa opinião.
 
Top