Passado alguns meses resolvi fazer um upgrade.
Parte 1 - review original
Parte 2 - upgrade de rodas para Mavic Crosstrail e alguns novos comentários :ideia:
Parte 3 - Suspense :twisted:
PARTE 1
Espero que este minha rudimentar análise possa contribuir para ajudar quem procura decidir no momento de comprar.
Este processo nunca é fácil, depois de muito pesquisar e ler, quando pensava que a minha decisão estava tomada, cruzei-me com esta maravilhosa bike :mrgreen: e acabei por decidir a aquisição desta bela companheira que se juntou à familia. Não me vou adiantar nas razões objectivas e muitas também subjectivas, dado que há sempre muito de cabeça, coração e irracionalidade nestas escolhas.
Podem consultar o site oficial http://es.cannondale.com/bikes/07/ce/mountain/prophet/index.html . Curiosamente acabei de consultar e o amortecedor passou a ser um RockShocC Pearl 2.1 .
Estamos a falar de uma bike incluida no conceito Enduro ou All montain, o que para mim significa polivalência e adaptação a proporcionar bons momentos em todo o tipo de terrenos, o que, garanto, se verifica. Quem procura uma máquina de corridas não a encontra aqui :ideia:
A minha tem o quadro pintado a preto sem brilho (mate) e acho que, em termos esteticos, fica fabuloso, mas vamos ao que interessa.
Optei por fazer algumas modificação/upgrade no momento da compra.
Por uma questão de gosto pessoal, a transmissão foi toda alterada para Shimano (ficou só a cassete Sram ), de salientar a opção pelo conjunto pedaleiro Deore LX, o que representa uma evolução considerando o que vem de origem. Em termos de funcionamento tudo é preciso e fluido. Há quem diga que a transmissão Sram é mais rápida, mas fica para uma próxima a experimentação :twisted:.
O quadro tem um aspecto e acabamentos 5*. As soldaduras não enganam... aquilo tem qualidade... muita 8). Este quadro tem a caracteristica de permitir alterar a sua geometria, dado que permite ancorar o amortecedor em duas posições. O curso da roda traseira é sempre de 140mm.
Agora é que é, o que interessa mesmo, a utilização (+-100Km em terrenos variados e sempre em posição XC ).
A minha experiência é muito positiva (bom sabor de boca, como dizem nuestros ermanos :mrgreen. Comparativamente com a minha Orbea rigida o saldo é positivo. Maior conforto, rola relativamente bem, nota-se que os pneus (26x2.35) não nasceram para devorar Km´s e em lama fazem o famoso efeito de ventosa (é preciso usar o musculo ). A subir fiquei agradavelmente surpreendido, dado que em nenhuma situação, senti necessidade de utilizar o U-Turn para diminuir o curso da suspensão. Se por um lado os pneus tem um atrito elevado, a suspensão/conjunto traseiro contrabalança este aspecto devorando as irregularidades. Nas descidas é largar o freio e deixarmo-nos ir na trajectória escolhida que não há surpresas desagradaveis.
Comecei com a pressão recomendada no amortecedor, mas parece-me exagerada, já reduzi para cerca de 115 psi (sag em cerca de 20%) e parce-me que é o ideal. Raramente se nota algum bombeio, absorve as irregularidades e sem "bater" utiliza o curso do amortecedor.
A Tora 318 coil u-turn, com funcionamento oleo e mola, também tem um bom desempenho, não deslustra em comparação com material de outros valores. Absorve bem pequenas e grandes irregularidades (estou a pensar na minha Sr Suntor anterior :grrr. Só é pena não ter o peso de uma Lefty :wink: ou... pronto... vá lá uma Revelation!
Em minha opinião um dos aspectos mais fraquitos são os cubos das rodas, uns Shimano 475. Parecem-me algo pesados e não têm um rodar muito fluido, nota-se o funcionamento das esferas, embora não se possa dizer que exista atrito no funcionamento, pelo menos por enquanto. Vamos a ver se serão resistentes :mrgreen: . Os raios são DT Swiss Champion, uma referência e as jantes Mach1 2.30 não tem uma presença muito frequente nas montagens , mas numa análise superficial parecem ter bons acabamentos e o site do fabricante anuncia 500g, o que me parece a bom nível. Parece-me que com uns cubos de melhor qualidade será possivel reduzir o peso e melhorar o funcionamento sem grandes investimentos.
Os travões são uns Avid Juicy 3 2007 (julgo que semelhantes, senão iguais, aos Juicy 5 de 2006), ao contrário do que li em algumas apreciações, são fáceis de dosear e bastante pontentes (estou a comparar com uns V-brake Deore :twisted.
Julgo que o melhor que posso dizer em jeito de conclusão é que tem satisfeito as minhas espectativas.
Em breve volto a dar noticias e imagens
PARTE 2
Conforme referido na introdução efectuei a substituição das rodas de origem pelas Mavic Crosstrail Disc (presente adiantado do Papai Nöel) :#1:. De momento mantive os pneus de origem, embora estas jantes possibilitam a montagem de pneus tubless.
Rodei já cerca de 100Km e só posso referir que considero que foi um bom investimento. Umas boas rodas fazem diferença. A facilidade de rodar aumentou notóriamente, julgo que conjugado pelo factor redução do peso e fluidez de rodagem com a consequente diminuição de inércia . Parece-me que estas rodas fazem um bom conjunto com este quadro. São suficientemente rigidas e resistentes para aguentar maus pisos.
Relativamente ao "setup" da bike de referir que neste momento utilizo 80 psi (para 70Kg) no amortecedor de modo a aproveitar melhor a absorção de irregularidades. Não considero que existam grandes perdas de motricidade para um nivel de andamento suave como o meu, especialmente a subir
PARTE 3 - não perca os próximos capitulos :grrr:
Parte 1 - review original
Parte 2 - upgrade de rodas para Mavic Crosstrail e alguns novos comentários :ideia:
Parte 3 - Suspense :twisted:
PARTE 1
Espero que este minha rudimentar análise possa contribuir para ajudar quem procura decidir no momento de comprar.
Este processo nunca é fácil, depois de muito pesquisar e ler, quando pensava que a minha decisão estava tomada, cruzei-me com esta maravilhosa bike :mrgreen: e acabei por decidir a aquisição desta bela companheira que se juntou à familia. Não me vou adiantar nas razões objectivas e muitas também subjectivas, dado que há sempre muito de cabeça, coração e irracionalidade nestas escolhas.
Podem consultar o site oficial http://es.cannondale.com/bikes/07/ce/mountain/prophet/index.html . Curiosamente acabei de consultar e o amortecedor passou a ser um RockShocC Pearl 2.1 .
Estamos a falar de uma bike incluida no conceito Enduro ou All montain, o que para mim significa polivalência e adaptação a proporcionar bons momentos em todo o tipo de terrenos, o que, garanto, se verifica. Quem procura uma máquina de corridas não a encontra aqui :ideia:
A minha tem o quadro pintado a preto sem brilho (mate) e acho que, em termos esteticos, fica fabuloso, mas vamos ao que interessa.
Optei por fazer algumas modificação/upgrade no momento da compra.
Por uma questão de gosto pessoal, a transmissão foi toda alterada para Shimano (ficou só a cassete Sram ), de salientar a opção pelo conjunto pedaleiro Deore LX, o que representa uma evolução considerando o que vem de origem. Em termos de funcionamento tudo é preciso e fluido. Há quem diga que a transmissão Sram é mais rápida, mas fica para uma próxima a experimentação :twisted:.
O quadro tem um aspecto e acabamentos 5*. As soldaduras não enganam... aquilo tem qualidade... muita 8). Este quadro tem a caracteristica de permitir alterar a sua geometria, dado que permite ancorar o amortecedor em duas posições. O curso da roda traseira é sempre de 140mm.
Agora é que é, o que interessa mesmo, a utilização (+-100Km em terrenos variados e sempre em posição XC ).
A minha experiência é muito positiva (bom sabor de boca, como dizem nuestros ermanos :mrgreen. Comparativamente com a minha Orbea rigida o saldo é positivo. Maior conforto, rola relativamente bem, nota-se que os pneus (26x2.35) não nasceram para devorar Km´s e em lama fazem o famoso efeito de ventosa (é preciso usar o musculo ). A subir fiquei agradavelmente surpreendido, dado que em nenhuma situação, senti necessidade de utilizar o U-Turn para diminuir o curso da suspensão. Se por um lado os pneus tem um atrito elevado, a suspensão/conjunto traseiro contrabalança este aspecto devorando as irregularidades. Nas descidas é largar o freio e deixarmo-nos ir na trajectória escolhida que não há surpresas desagradaveis.
Comecei com a pressão recomendada no amortecedor, mas parece-me exagerada, já reduzi para cerca de 115 psi (sag em cerca de 20%) e parce-me que é o ideal. Raramente se nota algum bombeio, absorve as irregularidades e sem "bater" utiliza o curso do amortecedor.
A Tora 318 coil u-turn, com funcionamento oleo e mola, também tem um bom desempenho, não deslustra em comparação com material de outros valores. Absorve bem pequenas e grandes irregularidades (estou a pensar na minha Sr Suntor anterior :grrr. Só é pena não ter o peso de uma Lefty :wink: ou... pronto... vá lá uma Revelation!
Em minha opinião um dos aspectos mais fraquitos são os cubos das rodas, uns Shimano 475. Parecem-me algo pesados e não têm um rodar muito fluido, nota-se o funcionamento das esferas, embora não se possa dizer que exista atrito no funcionamento, pelo menos por enquanto. Vamos a ver se serão resistentes :mrgreen: . Os raios são DT Swiss Champion, uma referência e as jantes Mach1 2.30 não tem uma presença muito frequente nas montagens , mas numa análise superficial parecem ter bons acabamentos e o site do fabricante anuncia 500g, o que me parece a bom nível. Parece-me que com uns cubos de melhor qualidade será possivel reduzir o peso e melhorar o funcionamento sem grandes investimentos.
Os travões são uns Avid Juicy 3 2007 (julgo que semelhantes, senão iguais, aos Juicy 5 de 2006), ao contrário do que li em algumas apreciações, são fáceis de dosear e bastante pontentes (estou a comparar com uns V-brake Deore :twisted.
Julgo que o melhor que posso dizer em jeito de conclusão é que tem satisfeito as minhas espectativas.
Em breve volto a dar noticias e imagens
PARTE 2
Conforme referido na introdução efectuei a substituição das rodas de origem pelas Mavic Crosstrail Disc (presente adiantado do Papai Nöel) :#1:. De momento mantive os pneus de origem, embora estas jantes possibilitam a montagem de pneus tubless.
Rodei já cerca de 100Km e só posso referir que considero que foi um bom investimento. Umas boas rodas fazem diferença. A facilidade de rodar aumentou notóriamente, julgo que conjugado pelo factor redução do peso e fluidez de rodagem com a consequente diminuição de inércia . Parece-me que estas rodas fazem um bom conjunto com este quadro. São suficientemente rigidas e resistentes para aguentar maus pisos.
Relativamente ao "setup" da bike de referir que neste momento utilizo 80 psi (para 70Kg) no amortecedor de modo a aproveitar melhor a absorção de irregularidades. Não considero que existam grandes perdas de motricidade para um nivel de andamento suave como o meu, especialmente a subir
PARTE 3 - não perca os próximos capitulos :grrr: