Bye Reflex, Olá Genius!!!

AGT

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Boas,

Até umas 2 semanas andava todo contente com a minha antiga Scott Reflex FX35 de 06... Não teve uma utilização muito intensiva, mas facilmente cheguei à conclusão que para começar a fazer provas um pouco mais a sério e para apanhar menos porrada nas descidas (o amortecedor Scott não era mau, mas a Rock Shox Tora não é aquela coisa...) precisava de uma coisa um pouco mais a sério... e em vez de andar a gastar mais dinheiro em upgrades, resolvi trocar tudo e subir de escalão...

Então, depois de muito pesquisar e experimentar (entre Cannondale Rush e Rize, Specialized Epic, Scott Spark, Specialized StumpJumper FSR, etc), apareceu-me um negócio de uma MC10 nova (modelo 2008) com um desconto porreiro por estar em fim de vida... e avancei!!!

Está practicamente de origem, à excepção dos pneus e selim:

Quadro: Genius MC Carbono tamanho M
Suspensão: Fox 32 Talas RL
Amortecedor: Scott TC
Caixa de Direcção: Ritchey Pro 1 1/8"
Desviador Tr.: Shimano XTR Shadow
Desviador Fr.: Shimano XT
Manípulos Mudanças: Shimano XT
Travões: Shimano XT FR 180mm, TR 160mm
Manetes Travões: Shimano XT
Pedaleira: Shimano XT
Pedais: Shimano PD-M540
Guiador: Ritchey Carbon Pro, 31.8mm, 15mm de elevação , 640mm
Avanço: Scott MC pro, 1-1/8", 6°
Espigão Selim: Scott RC 03-20 / 34.9mm
Selim: Specialized Avatar Gel
Rodas: DT Swiss XR1
Cassete: Shimano XT
Pneu FR: Maxxis Ignitor 1.95
Pneu TR: Maxxis Larsen TT 2.0
Peso: 12.20 kg (pesados na loja)

Neste momento tem cerca de 100km, e a opinião geral é excelente. Sobe bastante bem (o sistema Talas é excelente, ao baixar a altura da frente ganha-se uma postura muito mais confortável e eficiente), desce ainda melhor... No entanto necessita de alguns ajustes. Eu sou adepto de "sofás", e noto a Fox um pouco dura...assim como o TC. O próximo investimento será numa bomba de alta pressão para me dedicar a afinar as suspensões.

Outra coisa que necessita de uma afinação são os travões... Já experimentei uns correctamente sangrados e têm muito mais potência que os meus.

Confesso que ainda não perdi o medo de andar com um quadro de carbono...o bater das pedras no quadro faz-me confusão, mas isto deve passar com o tempo...

A bicicleta com o equipamento de origem não necessita de muitos upgrades... O que talvez troque no futuro é o avanço e o espigão do selim, mas neste último caso a medida meio "estranha" dificulta um pouco a escolha (ainda não descobri nenhum outro para além do Scott em 34.9). Malta das MC's, que recomendam?

Outra coisa a trocar de futuro são os pneus...este set é bom para rolar e maratonas, mas para descer mais à vontade sou capaz de comprar uns Mountain King 2.2... Isso é para o futuro, que agora a conta bancária ainda está a tentar recuperar do rombo... :p

Este fim de semana terei a primeira prova, em Almeirim... Depois digo como se portou.

Aqui fica uma foto da minha nova "menina". :)

genius_new.JPG
 

HR

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É sem duvida uma belíssima bike a pedir muitos kms... agora o que é preciso é mesmo uma análise desta no terreno...

Boas pedaladas...
 

AGT

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Hugo_BTTejo said:
Amortecedor LCR na mesma ???

Não é o LCR, é o TC.

jonypaul said:
AGT os travões demoram mesmo muito a travar como deve ser, experimenta ajustar o Free Stroke!

Tenho que brincar um pouco com as afinações... Também as pastilhas são de inverno, o que as torna algo "duras"...

Quando voltar da maratona logo vos deixo alguns comentários...mas isto gosta mesmo é de descer... :D
 

AGT

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Ontem foi a maratona de Almeirim, a primeira maratona da Genius... Está agora com quase 150km.

Os 40km afinal foram 50, o que me deixaram de rastos...mas a bicicleta está mais que aprovada.

O sistema Talas é um salva-vidas, não desmontei em nenhuma subida e nas descidas é uma maravilha... No entanto, houve umas quantas coisas que não gostei.

> O sistema Talas podia ter comandos no guiador. Quando comecei uma descida mais acentuada reparei que tinha a suspensão a 100... Ora ali já não conseguia chegar ao selector de curso, pelo que tive que me aguentar com a frente mais baixa, e não foi lá muito agradável. Também o selector pequeno é um bocado manhoso de operar com luvas com dedos compridos... Entendo que é pequeno para não se prender em nada que ali bata, mas mesmo assim... Se fosse de dupla coroa não era necessário, mas assim o peso também disparava...

> Acho a Talas algo rija e não muito sensível... Possivelmente é um problema que com uns ajustes de pressão a coisa vai ao sítio. Também o rebound tem de ser ajustado.

> A suspensão traseira pode ficar um pouco mais mole. Já a ajustei para 75kg (peso 80) mas acho que vou baixar para os ajustes de 70kg... Aqui tem a ver com gosto pessoal, gosto de sentir a suspensão mole e bastante activa. Tenho que testar para ver se não fica a bombear demasiado. Rebound também tem que ser ajustado...

> Os travões são uma maravilha...não senti fadiga nem perca de travagem em nenhuma situação. Mais uma vez tenho que brincar com a regulação...

> Pneus: ora aqui é que está o problema, ia vendo a minha vida a andar para trás com estes pneus... Para piso duro são excelentes, para descidas cheias de cascalho e areia são muito maus. Numa descida cheia de cascalho em que me deixei ir apanho uma curva à esquerda...inclino-me, viro o guiador...ops, deriva às duas rodas...o que vale é que a suspensão "amochou" e manteve a tracção nas duas rodas..foi como se instantaneamente tivesse passado a fazer a curva do lado de fora, quando a comecei do lado de dentro... Assustador mesmo... E em todos os bocados de areia solta torcia-se toda... Aqui dou é graças ao desviador XTR, super rápido e preciso, quase nunca tive que por o pé no chão já que ganhava logo torque na roda traseira ao tornar a relação mais leve... Já me dei muito bem com estes pneus (Maratona Ferreira Alentejo), mas para este piso são terríveis para quem andar com confiança... Começo a ver um novo set para breve... Estou de olho nos Mountain King, mas tenho que sondar.

Bem, está na altura de brincar a sério com a regulação das suspensões e dos travões e achar o "meu" setup, mas no geral estou mesmo muito contente!!! :D
 

NITSA

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Bela máquina.......também tenho uma, mas das mais baratinhas :wink:

Demorei uns 3 meses a experimentar o setup da minha até chegar ao que considero hoje o ideal, por isso tens que ter paciência...

Quanto a pneus também tive uns sustos que me puseram a pensar e a experimentar, e o que te posso dizer / aconselhar é para pores à frente um pneu direccional. Não sei se é por causa da geometria da bike mas o comportamento dela à frente varia muito com o pneu utilizado.

muitas voltinhas!
 

AGT

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Eu acho a Rush uma bike linda...em especial a branca e laranja. Tem uma estética muito bem conseguida, e na altura considerei a Carbon 4, que tem o quadro em carbono e em termos de equipamento tem uma Fox F120 e Transmissão LX/XT...e na altura até estava em promoção na BikeZone.

Parece-me uma bike excelente, mas não a comprei porque a posição de condução é demasiado "racing" para as minhas mãos. Sofro um bocado de dormência (e dor mesmo) nas mãos, e para mim andar de bike é um divertimento, não um sofrimento. Há quem ande com posições mega-racing, e depois ficam cheios de dores de costas, de braços, etc, mas não faz mal... Para mim isso não serve, e qualquer bike que compre tem de ser sempre confortável e estilo sofá...assim, dados os problemas de mãos e costas que tenho, optei pela postura All Mountain da Genius e não pela mais maratonista Rush... claro que a Rush deve subir melhor, mas a Genius sempre tem a Talas que ajuda bastante. 8) é sempre tudo uma questão de compromissos...

O que ainda não achei é a pressão certa para a Talas, continuo a achá-la demasiado rija, comparando à F120...e se baixo muito a pressão o SAG aumenta em demasiado e depois perco curso... parece que lhe falta lubrificação nas pernas, mas já ouvi que colocar vaselina não é bom porque depois agarra a poeira toda... Quem tem uma Talas o que pensa disto?

Cumps
 

AGT

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Ok...pneus novos comprados! Continental Vertical UST 2.3... Acho que matei as minhas aspirações de acompanhar a malta de XC a rolar, mas ao menos a descer espero ir sem os sustos que estava a apanhar... Depois de montados digo qualquer coisa...
 

AGT

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De momento encontro-me lesionado e o BTT vai ficar em modo de pausa durante uns mesitos, mas de qualquer forma deixo o meu relato das últimas alterações.

Os pneus são muito bons, se bem que funcionam melhor com pressões baixas. Na última volta que dei gostei mais do comportamento da suspensão. De início achei-a muito dura, depois tirei-lhe pressão a mais ficou com um SAG brutal e o funcionamento também não satisfazia... Desta vez acho que acertei. Cerca de 30% de SAG é mesmo o melhor.

Já após lesão comprei um avanço Ritchey 4 Axis de 120 (thkx Batas!)... Acho que vai melhorar a minha postura porque tenho 1.80 e a bike é M...de qualquer forma ainda não tive oportunidade de experimentar...

Os bar-ends também levaram uma modificação caseira, agora mais curtos e com look carbono. :p

Detalhes neste post:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,46676.0.html

E pronto... Por agora fica por ali no suporte enquanto não curar as costas...

Cumps
 

Leonix

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Ainda não tinha tido a oportunidade de ler este post e dar-te os parabéns pela Maquina!
Lamento que neste momento devido à lesão não estejas a disfrutar da máquina.

Adoro o quadro e sem dúvida excelente equipamento.

Em relação aos espigões de selim tens poucas hipoteses, mas a mudar só por um Ritchey Carbon WCS 34,9 são os equipam todas as Scott 10 e limited. Tem um aspecto brutal e é a cereja nessa excelente máquina que tens.

Suspensão/amortecedor
O amortecedor de trás é sem duvida do melhor que pode haver :) mas como todos exige pressão adequada para o utilizador, na camara positiva e negativa. O comando com 3 posições é um luxo impagavel :) uso milhentas vezes. Subo com ele a meio curso, desço com todo o curso e bloqueio apenas nas subidas de alcatrão.

SAG de 30% para mim é demasiado na TALAS, já experimentei Rock shox revalation e digo-te que fica a milhas em sensibilidade da Talas. Afina-a tu até encontrares o melhor compromisso. Se não estou em erro nas Fox colocam-se tantos psi's como peso do utilizador. Realmente regular através dos ~15clicks é pouco pratico para se fazer assim de repente. Eu costumo andar num intermédio de 100-110mm, mas se souber que vou descer à grande, abro até aos 130mm. O mesmo acontece com as grandes subidas, ai dou-me tb ao trabalho de baixar para os 90mm. Não é crime nenhum descer com ela a 100-110mm acabas por te habituar qd a conheceres melhor.

Os pneus é um tema muito variavel, porque os que eu não gosto vai sempre existir alguem que gosta e etc...
Neste momento uso Specialized Resolution 2.0 (atenção que estes 2.0 são mais largos que os scott 2,25 que ela trazia de origem)
Para all-mountain são muito bons, tacos juntos ao centro para rolar, carcaça volumosa (permite mt conforto e absorção de obstáculos), bons a curvar e facil de conhecer os limites deles.

Espero que recuperes depressa e possas rápidamente voltar "à carga"

Abraço
 
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